Blade Runner

Blade Runner Philip K. Dick

Resenhas - Androides Sonham Com Ovelhas Elétricas?

Wilson 29/08/2019

Clássico da Ficção Científica
Um verdadeiro clássico da Ficção Científica. Tive vontade de ler depois de assistir o filme.

Wania Cris 08/09/2019

Prazer em conhecê-lo, PKD
Uma leitura conjunta me proporcionou a oportunidade de, finalmente, conhecer a escrita de Philip K Dick, que já estava na minha mira. Assisti a adaptação, sim, mas há tanto tempo que só me recordo que foi estrelada por Harrison Ford. No início é complicado se situar nesse mundo futuristico, mesmo ele acontecendo em 2019, mas logo me senti ambientada e tomada pela angústia dos personagens. Amei a escrita, amei as indagações que são feitas ao logo e após a leitura. Não digo que foi tarde, digo que PKD apareceu na hora certa pra mim.

Wania Cris 08/09/2019

Prazer em conhecê-lo, PKD

Maycon 27/09/2019

Em alguns trechos é meio confuso, o autor não explica bem a ambientalidade de alguns cenários e vc fica meio alheio.

Mas, é bem legal! O autor cria um universo q tem uma funcionalidade e nada vem por acaso. Mas, os androides são replicas humanas feitas em laboratório com órgãos artificiais e não meio robóticos como o título sugeriu na minha cabeça (escravos feitos para serem assim).

No fundo a história é sobre um homem q se conecta com a divindade q antes rejeitava. Um homem que ganha uma fé e se vê como o próprio Senhor.

J. R. P. LIMA 05/10/2019

Android nem é gente.
Blade Runner ou "andróides sonham com ovelhas elétricas?" É uma ficção científica (ou um "futurismo" como dito pelo autor) escrita por Philip K. Dick (um dos grandes nomes do Ci-Fi mundial) publicado em 1968. ????????? ?
??????? ?
O Livro traz a história do Blade Runner, caçador de andróides, Rick Deckard que recebe a difícil missão de encontrar e ""aposentar"" seis andróides orgânicos (pertencentes a um novo modelo, o Nexos - 6, que se assemelha e muito aos seres humanos). Tais andróides são considerados fugitivos por matar seus patrões humanos e emigrar ilegalmente para a Terra. ????????? ?
??????? ?
É interessante citar que a história se passa no ano de 1992 em um Planeta Terra arrasado pós uma Guerra Nuclear a "Grande Guerra Términos", em uma sociedade distopica que tenta de tudo para manter a humanidade viva, inclusive povoar outros planetas (as colônias). ????????? ?
??????? ?
O Caçador de recompensas se ver com essa difícil missão nas mãos e acaba se envolvendo com membros da "Corporação Rosen", com um deles em especial, Rachel Rosen (que não é o que parece, e acaba deixando Deckard confuso).????????? ?
??????? ?
Blade Runner se passa em um mundo onde a natureza está acabada, onde o sol sempre se esconde por de trás de uma espessa camada cinzenta (digna de um cataclismo nuclear) e onde os animas e plantas são raros, tanto que é comum o indivíduo possuir os animais elétricos como pets, seus habitantes estão doentes, suas gerações futuras estão danificadas e a poeira radioativa está em toda parte. ????????? ?
??????? ?
O livro possui uma adaptação para os cinemas "Blade Runner" dirigida por Ridley Scott, de 1982. E atualmente saiu o Blade Runner 2049... Para quem curte temas como ação e ficção científica (ou teme o rumo da humanidade) ele é um excelente livro. ? ????????? ?
??????? ? ????
Fica mais uma dica, Leia Blade Runner.?? ?

@solitude_e_books 07/10/2019

O mais fascinante da trama são as questões profunda que o autor nos trás, sobre empatia, moral e capacidade de amar.

DaniBooks 22/10/2019

Androides Sonham com Ovelhas Elétricas?
Androides sonham com Ovelhas Elétricas? é um livro de ficção científica, que tem como protagonista Rick Deckard, uma caçador de recompensas cujo objetivo é caçar e exterminar Androides. Em uma Terra inóspita, em que a radiação obrigou a maioria da população a emigrar e colonizar Marte, Rick caça andys que ameaçam os seres humanos. Há um teste para descobrir se o ser é um androide ou um humano. E o que diferencia um ser humano de uma inteligência artificial? A empatia. Mas ao longo da narrativa, Rick começa a se questionar sobre o seu ofício e sobre o define um ser humano.
O livro tem uma proposta interessante: discutir o que define a humanidade. Porém, a estrutura da narrativa é desconexa e apresenta ideias truncadas. Às vezes, parece que o autor ia colocando ideias sem se preocupar com coerência e coesão. Diálogos soltos, meio absurdos, que não passam nenhuma sensação de verossimilhança. O livro não é ruim, tem uma proposta bem interessante, a história em si é razoável, mas a escrita e a construção do texto deixam muito a desejar. Sei que é um clássico da ficção especulativa, mas, para mim, ficou longe de ser tudo aquilo que dizem do livro. Infelizmente, não entrega aquilo que promete.

Guilherme 12/11/2019

Androides, humanos e a empatia
“Androides sonham com ovelhas elétricas?” (1968), de Philip K. Dick, é uma ficção científica sobre a controversa empatia que permaneceu nos humanos em um cenário pós-apocalíptico. Nesse universo, para servir aos humanos em colônias extraterrestres, androides existem, fogem para a Terra e lá, permanecendo ilegalmente, são caçados. Há também os Especiais, humanos que foram afetados radioativamente. Inexistente em androides, essa empatia é o que os diferencia dos humanos e o tema central do livro. É delicada: deve ser constantemente reforçada pelos humanos, seja pelo culto ao Mercerismo, seja pelo cuidado de animais, reais ou elétricos, e não pode ser facilmente detectada em androides avançados ou humanos Especiais. Bom livro, que vai além das cenas de ação para explorar a ética humana. Fica a questão: é eticamente correto exterminar androides, orgânicos e fisiologicamente humanos, porém fabricados, usando como critérios a frágil e remanescente empatia dos humanos e a recusa dos androides à subserviência?

site: https://www.instagram.com/p/B4xFp31jeCg/

Leticia 14/11/2019

Quero mais
Esse livro me deixou com uma inquietação gostosa, querendo saber mais profundamente sobre o universo de Philip K. Dick, como os personagens chegaram naquelas circunstâncias e em quê eles se transformaram depois de o livro acabar.

Neto 29/11/2019

Bem pensado, nem tanto desenvolvido
Dick consegue trazer dentro da história do caçador de recompensas, Deckard, diversas análises psicológicas e existenciais extremamente interessantes, mas parece não trabalhar muito nelas. Por um momento, acreditei que o único interesse do autor era fazer com que ele conseguisse terminar de aposentar os 6 andróides o mais rápido possível.
Na minha opinião, a questão do desejo de possuir um animal poderia ter sido melhor explorado e, ainda, estendida aos andys. Além disso, a análise ?antropológica? dos andys poderia ser melhor aprofundada. O fato de Deckard já saber as informações da maioria deles ou usar um simples teste, reduz a capacidade de análise social que o livro propõe.
No mais, foi uma leitura que me segurou bastante, apesar de não ter conseguido compreender muito bem o contexto do Mercerismo, tendo inclusive questionado se o mesmo era fundamental para o desenvolvimento da história ou se poderia ser substituído por análises sociais e psicológicas mais profundas.
No mais, recomendo fortemente a leitura, mas de antemão, não esperem uma análise da sociedade e dos personagens profundas como em 1984 e Admirável mundo novo.

Dani Sousa - @eulieulerei 05/01/2020

Androides Sonham com Ovelhas Elétricas? fiquei com essa pergunta na cabeça
"A realidade é aquilo que, quando você para de acreditar, não desaparece.
Philip K. Dick" #quotes
“Androides sonham com ovelhas elétricas?” escrito em 1968, de Philip K. Dick, é uma ficção científica sobre a controversa empatia que permaneceu nos humanos em um cenário pós-apocalíptico, a história se passa no ano de 2019 (um fato que me chamou a atenção a imaginação do autor de como seria o mundo no ano mencionado).
Com Rick Deckard como protagonista, uma caçador de recompensas cujo objetivo é caçar e aposentar Androides. Em uma Terra em que a radiação obrigou a maioria da população a emigrar e colonizar Marte, ele caça andys que ameaçam os seres humanos através de um teste o "Voight-Kampff".
Inicia-se então os questionamentos sobre o que diferencia um humano de um android? os então chamados de nexus - 6 que possuem semelhanças ao humano em praticamente tudo. O livro trata de questões como o livre arbítrio, a solidão, a empatia , a humanidade e Deus.
Essa leitura foi uma surpresa para mim em tudo, não imaginava que poderia gostar tanto do livro, iniciei ele realmente desacreditada..kkk e no fim super recomendo se você curte o gênero e ainda não leu Dick inclua em suas leituras, e se quer se aventurar no SciFi recomendo esse também.

Nick Exaltação | IG @nickexaltacao 21/01/2020

O Cyberpunk que você precisa ler
O livro que inspirou o filme Blade Runner é um clássico da ficção cientifica, ambientado no planeta Terra pós-guerra nuclear, completamente poluída onde conhecemos o caçador de recompensas Rick Deckard. O seu trabalho é encontrar e eliminar androides fugitivos, que são absurdamente parecidos com seres humanos, até mesmo nas suas emoções. Esses androides são feitos para serem empregados nas colônias humanas em outros planetas e alguns deles se rebelam e até matam os seus donos para serem livres.

O protagonista tem uma vida tediosa e insatisfatória. O salário que ganha não é alto e a sua maior ambição é comprar um animal de verdade, pois são raros porque estão extintos no planeta. Com a escassez dos animais, possui-los é algo que indica status elevado na sociedade, porém é muito caro comprar-los.

Com isso, Rick e a sua esposa compram uma ovelha elétrica (um animal quase idêntico ao verdadeiro), a fim de enganar os vizinhos, pois se alguém descobrisse seria considerado uma humilhação. Mas Rick não está satisfeito e deseja possuir uma animal de verdade, com isso ele se encarrega de caçar um grupo de androides fugitivos, uma oportunidade de ganhar mais dinheiro e obter uma ovelha real e assim começa a sua jornada.

Philip K. Dick nos conduz por um caminho fantástico no decorrer do livro. Nos deparamos com questões sociológicas sobre o significado da realidade, sobre o comportamento humano diante das facilidades da vida e a criação humana.

Existe uma máquina de empatia, o que considero uma das coisas mais curiosas do livro. Há uma religião chamada Merceirismo, onde os personagens se conectam a essas máquinas de empatia que induzem sentimentos e eles podem escolher o sentimento que desejam vivenciar.

Continue lendo no blog.

site: https://www.nickexaltacao.xyz/2020/01/resenha-androides-sonham-com-ovelhas.html

Nah 05/02/2020

Livro que inspirou o filme Blade Runner
Ótimo livro pra começar a ler k. Dick. Em uma realidade pós-apocalíptica os personagens sentem que estão perdendo a "humanidade", vivem no automático sem muitas perspectivas. E o que diferencia um andróide de um ser humano é justamente a empatia, que no decorrer da trama nos faz duvidar quem é quem.

Karla Lima @seguelendo 15/02/2020

@seguelendo
Esse foi o primeiro livro do segundo ciclo do Projeto #LendoScifi. E que começo, senhoras e senhores! Recebi essa obra da @editoraaleph ano passado, mas segurei um pouco a leitura para ler junto com o pessoal do projeto. E foi maravilhoso!

Recentemente li outras obras de Philip K. Dick e a cada livro me surpreendo mais com a inventividade desse autor. Sua criatividade parece não ter limites! Essa obra, além de divertida, também traz à tona debates sociológicos e filosóficos sobre os limites do que é ser humano, sobre os rumos da humanidade e sobre a condição humana.

É uma verdadeira mistura de debates tecnológicos, teológicos e sobre a natureza e importância da vida. Somos levados a nos questionar enquanto lemos: o que eu faria nessa situação? Não é fácil responder as perguntas que são lançadas pelo autor nas entrelinhas, isso eu garanto.

A narrativa é rápida, fluida e gostosa de ler. A atmosfera sombria chega a ser perturbadora em alguns pontos. Os personagens possuem uma dualidade que pode incomodar quem costuma dividir as pessoas entre boas e más. Ninguém, nem mesmo os andróides, é apenas bom ou ruim. Nessa história existem apenas seres complexos em busca de um objetivo.

Recomendo demais! Queria ler faz tempo e me segurei pela experiência de poder ler e debater em grupo, mas, se eu fosse você, não esperaria mais! Leia esse clássico e assista ao filme! Seja você humano ou andróide, leia!