Uma Breve História do Tempo

Uma Breve História do Tempo Stephen Hawking

Resenhas - Uma breve história do tempo

Heverton 27/11/2022

Motivador
Esse livro me motivou a estudar mais a base matemática e física como forma de explorar os segredos do universo.

Lua 27/11/2022

Explicativo
I?m ótimo livro para quem quer iniciar e entender de forma didática sobre o assunto. Apesar da densidade do conteúdo, a escrita é fácil e auto explicativa.

Layla 23/11/2022

Simplesmente brilhante
Stephen Hawking, em ?Uma Breve História do Tempo?, traz o mundo da física moderna para muito mais perto do leitor, de uma maneira extraordinária, envolvente e cativante. Certamente não é uma leitura simples, e eu estaria mentindo se dissesse que entendi absolutamente tudo o que ele falou sobre no livro, mas tenho certeza de que nunca teria a capacidade de tomar conhecimento dos assuntos trazidos por ele se não fosse por esse livro, já que são tópicos de uma complexidade imensa. Achei incrível a escrita do Stephen, e fantástico como ele conseguiu colocar humor em um livro de física. A leitura com certeza me deixou com uma certa angústia em relação a quão ínfimo é o conhecimento que temos sobre o lugar em que vivemos, mas também me deixou de certa forma empolgada com as possibilidades que aguardam a humanidade no futuro, que são muitas, porque, como disse o Stephen, ainda temos muito a descobrir e seria ignorância dizer que não.

Karolina 17/11/2022

Bom mas
Não é um livro ruim, porém fui com uma expectativa totalmente diferente do que realmente foi. O livro é bem escrito, porém e muito técnico e não achei que seria. Em vários momentos me senti perdida e bem burra hahaah

Luis Claudio LA 14/11/2022

Outra obra fantástica do Stephen Hawking
Pôxa vida... Que pena que não dá para termos outras obras escritas pelo Stephen Hawking... :'-(

Neste livro o autor literalmente conta uma história desde o início do tempo... Pois é, parece que houve um momento, em estando certo o que se tem até hoje, que nem o tempo existia e ele fala sobre tempo, espaço-tempo e como estas coisas estão grudadas uma nas outras.

Fala do Princípio da Incerteza e o fenômeno que você não consegue ter precisão na posição e velocidade de uma partícula. Sempre de forma muito didática. Fala de Buracos negros, uma radiação que aparentemente deixa o Buraco Negro, o provável destino do universo.

Fala também sobre a Seta do Tempo e as implicações disso e hora ou outra fala de Deus também, mas não em sentido religioso... Não diz que Deus não existe, mas deixa claro que quanto mais aumenta o entendimento da ciência a respeito dos fenômenos físicos acontecem, menos o ser humano precisa lançar mão de uma explicação divina.

Gosto muito dos livros do Stephen W. Hawking e recomendo muito a leitura deste em particular.

Grande abraço
Luís Cláudio LA

Doug 11/11/2022

?? Gravitação quântica ??
Nunca irei me cansar de ler a escrita do Stephen Hawking, de verdade... Uma breve história do tempo aborda vários temas interessantes (como todo o livro dele). Qual é o destino do universo? Viagem no tempo, é possível? Como e o que é um buraco negro? São todos temas que a princípio você olha e pensa: Cara, eu como leigo em física teórica, irei ficar perdidinho... O mais interessante nos livro do Hawking é isso, ele tenta deixar uma coisa complicada ( desde das duas grandes teorias que descrevem o universo hoje: Mecânica quântica à relatividade geral) mais palpável, coerente... O próprio Hawking diz que gostaria que a fisica fosse melhor compreendida por boa parte da população e não por um grupo especializado no assunto.

Obs: É meio errado pensar no leve humor negro que aparenta ter quando o Hawking diz que se um astronauta fosse jogado dentro de um buraco negro, ele viraria espaguete???? HAHAHA

Marie :) 11/11/2022

Meu lado apaixonado por astronomia ficou deslumbrado por essa leitura, me peguei rindo perante um livro de física

De um modo inteligente e bem humorado, Stephen Hawking nos conduz por diversas teorias e questões do universo, plantando aquela sementinha de dúvida na nossa cabeça

Talow_. 31/10/2022

Um livro simplesmente maravilhoso, o hawking tem a capacidade de criar uma riqueza de detalhes em relação ao conteúdo abordado, facilitando a compreensão. É um livro muito bom para pessoas que querem saber mais sobre física e cosmologia em geral

Caroline 28/10/2022

Entendi nada, demorei um tempo pra conseguir ler pq cada página tinha muitas informações técnicas que exigiam parar pra entender. O livro se salva por alguns momentos cômicos e outros de melhor compreensão.
É um ótimo livro, mas achei uma leitura cansativa

Bruna 26/10/2022

Um livro muito técnico e difícil de acompanhar. Confesso que de toda obra devo ter absorvido uns 10% do que foi escrito, porém são os 10% mais impressionantes e interessantes que se pode imaginar. Leitura muitas vezes é isso, mesmo que não consiga absorver por completo, sempre acaba deixando aquele ?rastro? de informação. Stephen Hawking foi uma potência, um homem notável. Meu segundo livro dele e sou presidente do fã clube desse popstar da física.

lukinhas 24/10/2022

Uma breve história do espaço-tempo*
Sim, o livro começa com a ideia do início do tempo mas na verdade só reforça a teoria do espaço-tempo serem um só e estarem contidos em algo filosófico nomeado como "continuum do espaço-tempo", o Stephen Hawking mais uma vez nos entrega essa obra prima que tem uma linguagem até acessível mesmo pra quem não sabe quase nada de física porém se você sabe esse livro se torna mais maravilhoso de se ler ainda se você sabe o básico já dá pra não se confundir com algumas teorias que ele vai apresentando e os cálculos que mostram que o tempo é breve. O livro carrega muita filosofia nas entrelinha e eu consegui sentir bem essa filosofia tanto como um livro que fala das descobertas acerca do universo quanto de como somos voltados ao desconhecido e temos a vontade de explora-lo.

Andre 20/10/2022

Do big bang à tentativa da humanidade de encontrar uma teoria de tudo, capaz de unificar a física moderna, Hawking nos guia através das descobertas mais incríveis que a ciência nos proporcionou.

Por se tratar de um livro escrito nos anos 80 ele está obviamente desatualizado em alguns pontos citados, porém nada que tire o valor do conteúdo apresentado já que muito do que é descrito ainda é perfeitamente aceito pela ciência atual.

Laísa 15/10/2022

Acho que me faltou conhecimento
Minha experiência não foi muito boa com esse livro. Acho que me faltou conhecimento sobre o assunto. Não é um livro para se ler cru, você tem que ter uma bagagem para compreender o que está sendo explicado, ou então, pode acabar como eu, lendo páginas e páginas só aceitando o que está sendo lido ao invés de realmente compreender. Ele não é para leigos.

Coelho Cabaço 14/10/2022

viagem no tempo lol
eu lembro de ler esse livro e ficar entusiasmado com os tópicos, principalmente o "VIAGEM NO TEMPO É POSSÍVEL?"

a leitura é um pouco complicada então isso pode acabar te desmotivando, mas os tópicos são muito interessantes e bem abordados, se você puder passar por cima da linguagem mais pesada, eu super recomendo

Clara.Petisco 11/10/2022

não entendi quase nada mas sou capaz de fazer um fluxograma sobre a relação desse livro com o suposto caso entre taylor swift e eddie redmayne