Uma Breve História do Tempo

Uma Breve História do Tempo Stephen Hawking

Resenhas - Uma breve história do tempo

Cristiano 26/09/2022

Para expandir seu universo
O autor se esforça bastante para explicar da forma mais simples possível temas relacionados a teoria da relatividade geral, entropia, particulas subatomicas e mecânica quantica, tratando o assunto da forma mais leve possível, pincelando momentos históricos de descobertas da física, com algumas passagens pitorescas. Uma ótima leitura para exercitar o poder de abstração sobre algo tão complexo e fascinante.

Lis 19/09/2022

Pensa num livro massante? Esse mesmo. Adoro física, adoro buscar compreender coisas novas mas justamente por isso ele é um pouco difícil. Muito conhecimento novo que não dá pra entender na primeira leitura

Lisboa Richthofen 12/09/2022

O Princípio da Incerteza e tudo mais!
É inegável o fato do livro ser bastante denso e complexo no que diz respeito a sua temática. Diferentemente do que eu pensei, não é uma leitura para o público leeeigo de fato. Por mais que Stephen Hawking tenha se desdobrado para sintetizar o conteúdo para o público geralzão, é natural, durante o texto, o uso de conceitos técnicos e complexos aos quais farão necessárias pesquisas a parte por conta daqueles que realmente caíram de paraquedas no assunto.

Ainda assim, Uma Breve História do Tempo tá longe de ser aquele livro sobre o qual você não entende nada no fim das contas ? talvez ocorra em alguns capítulos, mas só alguns. Recomendo fortemente para aqueles que pretendem ingressar nos temas cosmologia e astrofisica, e com certeza voltarei a ler alguma obra de Hawking ? "Buracos Negros" parece maneiro.

Maria.Neves 07/09/2022

Comecei a ler em 2017. Larguei e voltei várias vezes.
É difícil.
Um assunto complicado e por mais que o autor tenha se esforçado para tornar acessível para nós os leigos, não conseguiu.

Uma desatenção na leitura e pronto!
Não entendemos nada.
Eu de minha parte confesso que apesar de ser fã de jornada nas estrelas, os mistérios do espaço, os buracos negros, a relatividade e a teoria das cordas não são assuntos que me empolgam.
Daí já viu.
Sem concentração fica mais difícil ainda.
Mas alguns capítulos me empolgaram e já pesquisei leituras de apoio, filmes e vídeos para assistir.
Quem sabe um dia tente uma releitura.
Duvido!
Mas enfim, vida longa e próspera para todos nós.

juju 07/09/2022

finalmente acabei!!
pra quem gosta e se interesse por astrofísica ou assuntos parecidos eu súper indico esse livro?
não consegui entender taanta coisa, mas talvez no futuro eu leia dnv

Thalito 07/09/2022

Que livrinho bom ein
Ele é bem complexo em certos pontos, mas acompanhando o glossário ele fica mais compreensível.
Eu sempre quis ler mais sobre a física moderna e esse livro fala de um jeito belíssimo, amei tanto que terminei em 5 dias

Ana.Belagamba 04/09/2022

Inspirador
Uma breve história do tempo é um presente para amantes da física e da ciência, porém, é importante ressaltar que esse livro não irá te ensinar física, é uma leitura complicada para quem nunca teve contato com os conceitos que ele aborda durante sua narrativa.
Para curiosos e entusiastas, essa obra é simplesmente sensacional, Stephen Hawking tem uma didática incrível, eu amo a leveza de suas explicações e a maneira como um livro de divulgação científica não se torna massante e mentalmente exaustivo sob suas palavras.
Vitória Marques 04/09/2022minha estante
Concordo plenamente... Hawking tem um jeito único de falar sobre ciência ??

Andre_Sch 03/09/2022

O livro é muito bem conduzido para pessoas comuns (como eu) conseguir entender os tópicos abordados sobre o universo da física. Confesso que mesmo assim tem coisas bem complexas para absorver todas as ideias.
Entre teorias e o ainda não explicável, prefiro alimentar a ideia de que somos ainda "incapacitados" de entender o todo.
Gostei bastante da parte final que ele apresenta algumas informações dos famosos físicos.
É um livro específico, e que vc precisa querer ler o assunto, se não, pode chegar a desistência.

Citadireito 28/08/2022

A simplicidade da complexidade
Eu sempre houve aquela frase, a qual nem me lembro o nome do autor, que -parafraseando- dizia o seguinte:

"Estude algo até poder explicar para uma criança de 5 anos de idade, só então terá dominado o conteúdo".

Hawking consegue abordar conceitos complexos -como buracos negros e o BigBang- de maneira tão simples que qualquer criança de 10 anos entenderia facilmente.

Esse livro tem uma leitura fluida e sem muitos termos entediantes e complexos, recomendo leitura para todas as idades que se interessam pelos mistérios do nosso universo.

Um abraço!

Fernanda.Kaschuk 13/08/2022

Um vislumbre científico com profunda humanidade
Stephen Hawking introduz e esclarece diversas teorias fundamentais para a física e compreensão mundial das dinâmicas do universo com o decorrer do tempo. Ilustra com sensibilidade os desejos viscerais do homem de entender sua própria natureza e com isso nos destaca a relevância de continuar produzindo e incentivando nosso intelecto para que busquemos cada vez mais abranger nosso esclarecimento sobre a realidade em que existimos.

souaval 11/08/2022

O universo pode ser desconcertante.
Que livro! Não é um livro fácil, apesar de o Stephen hawking falar que é um livro escrito para leigos. Talvez o leigo dele tenha significado diferente do meu, mas entendo, o universo e muita coisa que o envolve são complexos.

Entretando, gostei demais. Me deu uma nova visão do mundo, junto com informações e fatos preciosos. Gostaria de ter assimilado mais ainda dos assuntos, porém em alguns capítulos parecia que eu estava lendo em outra língua. Apesar disso, a linguagem é até muito didática, e tem uns pequenos momentos de cômicos, que amei e tornaram a leitura melhor.

Um livro para todos que, assim como eu, também tem várias perguntas sobre o universo e o seus mistérios. Como, o porque de apesar de temos tantas observações e teorias sobre seu O começo e fim, muita coisa não é tida como certa. Mas que já evoluímos bastante e temos informações boas e precisas sobre. O que é um buraco negro (meu capítulo favorito), e por que na verdade, eles não são negros assim. E outras perguntas e assuntos, de fato, respondidos e explicados sem muita complexidade e de forma brilhante.

Menu 10/08/2022

É um livro muito bom, mas não acho ele uma boa introdução para quem quer aprender ciência. É preciso ter uma leve bagagem para compreende-lo e talvez, ainda assim, seja complicado. Eu, que atualmente trabalho com ciência, achei uma obra incrível e quero muito ler os outros livros do autor.

Diego 09/08/2022

Um dos melhores relacionado ao tema
Um livro essencial pra entender um pouco mais sobre o funcionamento do universo e da fisica.

O autor consegue abordar os temas de forma simples e compreensiva alem de realizas observações importantes sobre filosofia e sociedade.

Guilh_ 08/08/2022

Simples e didata
Para os amantes de astronomia que não pretendem se aprofundar muito em física, a didática do Hawking para explicar os conceitos mais complicados que existem no universo neste livro foi excelente!!!
Com o uso de imagens, figuras e associações, o autor explica por cima os conceitos de relatividade, física atômica e etc., além de explicar qual é o maior dilema da física contemporânea: a teoria de tudo.