Uma Breve História do Tempo

Uma Breve História do Tempo Stephen Hawking

Resenhas - Uma breve história do tempo

Tainara.Takahache 13/01/2024

Muito bom!
O livro em é muito bom, é um livro mais complexo, porém, mesmo assim dá para entender algumas coisas que o autor explica.

Laísa 11/01/2024

Realmente mudou meu modo de ver o mundo
O título não é meramente ilustrativo. Sou de humanas, portanto, física não era muito a minha área. Apesar disso, aprendi muito mais do que a minha (longa) vida acadêmica. E, preciso confessar que fiquei extremamente interessada em física, mais especificamente na origem do universo e, principalmente, buracos negros.
Independente da área que estudamos ou gostamos, o livro trata de temas que são necessários ao conhecimento de todos. Quem não gostou, realmente perdeu muito.

Luiz358 08/01/2024

Buracos negros são muito interessantes.
Eu que não entendo muito de física, fiquei bem entretido. Muito se deve pela linguagem, que é de fácil entendimento. No entanto, em alguns momentos de fato pode-se boiar pesado, porque em dado momento a linguagem necessita ser mais técnica.
Saldo do livro é positivo, bem coeso e não vejo defeitos para não o deixar com 5 estrelas. Realmente nós ficamos "De onde viemos e para onde vamos" pós conclusão do livro.

Zévitu 06/01/2024

Uma breve resenha do tempo
Livro muito bom, informa a população leiga sem nenhum conhecimento científico sobre todos os problemas da ciência moderna e explica de forma clara e com exemplos muito bom. 2 capítulos sobre buracos negros, 1 inteiro sobre buracos de minhoca e viagem no tempo. tudo com linguagem basica e que qualquer um entende livro 10/10 recomendo da criança da alfabetização a o idoso com 90 anos.

Eliane406 31/12/2023

Estamos à deriva neste Universo?
?De onde viemos?Por que o universo é do jeito que é?

?Admiro a Física com muito amor e sempre procuro estudar sobre o assunto. É indiscutível a importância da ciência para o mundo; as descobertas, os avanços. A cada geração, teorias são comprovadas, outras abandonadas, e outras nascem através do poder de inteligência do ser humano.
Neste livro o brilhante Stephen Hawking explica de forma sucinta e bem humorada sobre algumas teorias que envolve a Física: espaço-tempo, singularidade, Universo, particulas elementares, forças da natureza, seta do tempo, buracos negros, buracos de minhoca, viagem no tempo, o princípio da incerteza, a unificação da Física e sobre as principais mentes: Galileu Galilei, Isaac Newton e Albert Einstein.
Uma ser humano com uma mente ativa e brilhante, ele em si mesmo desafiou a física, quando diagnosticado com uma doença grave e terminal, a esclerose lateral amiotrófica ou Loe Gehrig, com expectativa de vida de mais ou menos de 1 ou 2 anos, não achou sentido em trabalhar em sua tese de doutorado sobre o teorema de Penrose, mas, passado esse tempo e a vida continuava, despertou sua mente e passou a viver com sua deficiência, com seus limites físicos, com muito bom humor, uma marca da inteligência, saber enfrentar as adversidades e viver apesar de. Deixou um enorme ponto de estudo e uma lição de vida memorável.

?Amei as participações dele na série The Big Bang Theory.

?"..as leis clássicas foram substituídas por leis quânticas baseadas no princípio da incerteza. As leis quânticas são mais liberais e permite que você fique no negativo em uma ou duas contas, desde que o balanço total seja positivo." pág.197, cáp.Buracos de Minhoca e Viagem no Tempo, exerto sobre o artigo de Einstein-Rose, 1935.

bat.eliza 31/12/2023

DIDÁTICO DEMAIS
Me emocionei em como foi didático entender as teorias da física que sempre me deixaram com dúvidas. A linguagem dele é mais acessível, obviamente tem momentos matemáticos que embaralham um pouco a cabeça kkkkkkk, mas no geral, dá pra compreender.

Amei.

vallenpiress 28/12/2023

Um livro mais que incrível!
Uma breve história do tempo é uma obra escrita pelo renomado físico Stephen Hawking que conta com maestria diversos tópicos que vão desde a física do período moderno até os dias atuais. O livro, explora conceitos como o princípio antrópico, unificação das teorias da física, a origem e o destino do universo, viagens no tempo e muito mais. Além de se aprofundar em conteúdos mais teóricos, como a relatividade geral, física quântica, mecânica clássica, buracos negros etc. Sendo extremamente completo, acredito que seja interessante um estudo prévio, de forma básica, para uma experiência melhor durante a leitura. Vale ressaltar, que Stephen compartilha além do seu abrangente conhecimento, situações cotidianas e aplica ótimas analogias para o aprendizado. Estou encantada, pretendo ler mais obras dele.

João 27/12/2023

Explorando o universo
Stephen Hawking com extrema inteligência nos dá uma breve história do tempo. Em alguns momentos da leitura me sentia esperto, e em outros, um completo idiota por não entender nada.

Vale apena para conhecer um pouco dessa figura tão notável, exemplo de resiliência, força de vontade e bom humor.
LuccySwan 30/12/2023minha estante
Esse está na minha meta para 2024 ^^

analivramos 24/12/2023

É um livro complicado em algumas partes; a leitura não flui taaaanto, mas é legal.
(De um modo geral)

Daniel.Sousa 22/12/2023

A teoria... da vida, o universo e tudo mais!
"Se realmente descobrirmos uma teoria completa, seus princípios gerais deverão ser, no devido tempo, compreensíveis para todos, e não apenas para uns poucos cientistas." Essa frase retirada do último parágrafo do livro sintetiza muito bem o objetivo do livro, difundir conhecimentos científicos para leigos que, assim como eu, são entusiastas de coisas do tipo.

Stephen Hawking conseguiu atualizar, reformular e simplificar ideias trabalhadas no famoso "uma breve história do tempo" e, com a co-autoria de Leonard Mlodinow, abordou também temas novos como a teoria das cordas e avanços na busca por uma teoria unificada.

É uma leitura cativante, informativa e fluida. Apesar dos assuntos tratados serem de extrema complexidade, a forma com que são abordados deixa tudo muito claro e de fácil entendimento. É possível traçar uma linha do tempo dos avanços científicos e de como muitos deles foram refutados por observações ou uma outra teoria, também é interessante compreender que por mais racionais que fossem aqueles que fizeram descobertas no campo da ciência, estavam quase sempre limitados por suas vaidades e concepções pessoais.

Tuyl 21/12/2023

Teoria das cordas, singularidade, buraco de minhoca. Termos que eu já tinha ouvido, queria entender e saí dessa leitura ainda não entendendo direito. Apesar disso, é um livraço, que não me tirou todas as dúvidas, mas me explicou muito de algo que sei quase nada.

Gabriel Schorr 19/12/2023

Primeiro livro que leio deste grande cientista. Achei realmente muito interessante e nostálgico, com uma boa conexão entre os assuntos e uma leitura relativamente fluida. Entretanto, mesmo com uma bagagem considerável de conhecimentos de física, matemática e ciências no geral, tive certa dificuldade de compreender alguns conceitos e analogias utilizadas, o que creio ser uma falha na tentativa de traduzir e dar maior acessibilidade à população leiga de assuntos da física.

lidi 11/12/2023

Demorei mais do que gostaria, mas nos últimos capítulos consegui manter uma constância e as coisas foram se alinhando melhor.
Ele é denso, contém informações complexas de forma "breve" (como o nome diz), por isso sugiro a leitura mais constante.
Um ótimo livro, consegui compreender diversos conceitos e teorias da física.

Marco459 09/12/2023

Bom livro
É um bom livro.Stephen Hawking tenta esclarecer as principais teorias que buscam no fim das contas chegar nas leis que regem o universo, porém esbarra em limitações que ele mesmo esclarece. Entende-se ainda a ausência de uma teoria unificada e discute-se as complexidades das mesmas.