Uma Breve História do Tempo

Uma Breve História do Tempo Stephen Hawking

Resenhas - Uma breve história do tempo

duda 08/12/2023

Um belo meio termo
Confesso que li esse completamente influenciada pelo meu namorado, fui com muitas expectativas mesmo não sendo a maior fã de física. Gostei muito de alguns capítulos, foi esclarecedor, mas outros fiquei completamente entediada e me senti burra kkkk. A escrita do livro é excelente para quem não conhece muito sobre essa matéria, que para mim, por mais que seja interessante mostra se desafiadora. Talvez daqui uns anos leia de novo e me interesse mais, mas valeu a pena pela escrita clara e objetiva.

Loh Valente 06/12/2023

Muito bom!
Segundo livro do Hawking que leio. Ele escreve de uma forma que qualquer um, se prestar atenção, consegue entender.
Gosto muito da forma como ele explica assuntos complexos de forma simples.

CONRADO0 01/12/2023

Odisseia com Stephen Hawking
"Uma Breve História do Tempo" é uma jornada fascinante pelo cosmos, guiada pela genialidade de Stephen Hawking. Sua habilidade em desvendar os mistérios do universo é equiparada apenas pela capacidade de traduzir esses conceitos complexos em uma linguagem acessível, tornando a exploração do desconhecido uma experiência gratificante e envolvente. Uma verdadeira obra-prima que nos deixa à vontade para desbravar os enigmas do tempo e do espaço.

Lil penne 27/11/2023

"Uma Breve História do Tempo", de Stephen Hawking, é uma envolvente jornada de reflexão pelo intrigante universo e a complexidade do tempo. A obra conduz os leitores por conceitos desafiadores da física, como a teoria da relatividade e a mecânica quântica, enquanto explora o progresso em direção a uma teoria unificada. Embora alguns aspectos, como as peculiaridades das partículas spin, possam parecer desafiadores, o livro é habilmente projetado para leigos, apresentando uma linguagem simples e acessível.

Hawking compartilha sua visão singular sobre a origem e o futuro do universo, oferecendo uma experiência excepcional que combina ciência e história. Este não é apenas um livro técnico; é uma obra que cativa tanto iniciantes quanto entusiastas, desafiando-nos a refletir sobre os mistérios fundamentais do cosmos.

Lista de Livros 27/11/2023

Lista de Livros: Uma Breve História do Tempo, de Stephen Hawking
Parte I:

“A fim de falar sobre a natureza do universo e discutir questões como se ele tem um início ou um fim, devemos esclarecer o que é uma teoria científica. Vou adotar a visão simplória de que uma teoria é apenas um modelo do universo — ou uma parte restrita dele — e um conjunto de regras que relacionam as quantidades no modelo às observações que fazemos. Ela existe apenas em nossas mentes e não possui qualquer outra realidade (seja lá o que isso possa significar). Uma teoria é considerada boa se satisfaz dois requisitos: descreve de forma adequada um grande número de observações com base em um modelo que contém apenas poucos elementos arbitrários e faz previsões precisas sobre os resultados de futuras observações. Por exemplo, Aristóteles acreditava na teoria de Empédocles de que tudo era feito dos elementos: terra, ar, fogo e água. Isso era bastante simples, mas não se traduzia em previsões precisas. Já a teoria da gravitação de Newton se baseava em um modelo ainda mais simples, no qual os corpos atraíam uns aos outros com uma força proporcional a uma grandeza chamada de massa e inversamente proporcional ao quadrado da distância entre eles. E, contudo, ela prevê os movimentos do Sol, da Lua e dos planetas com alto grau de precisão.”
Mais do blog Lista de Livros em:

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

Parte II:

“Os buracos negros são apenas um caso, de uma quantidade razoavelmente pequena na história da ciência, em que uma teoria foi desenvolvida em grande detalhe como modelo matemático antes de haver quaisquer evidências observacionais que a comprovassem. Na verdade, esse era o principal argumento dos detratores dos buracos negros: como alguém poderia acreditar em objetos para os quais a única evidência eram cálculos baseados na duvidosa teoria da relatividade geral? No entanto, em 1963, o astrônomo Maarten Schmidt, do Observatório Palomar, na Califórnia, mediu o desvio para o vermelho de um objeto fraco aparentemente estelar na direção da fonte de ondas de rádio chamada 3C273 (ou seja, fonte número 273 do terceiro catálogo de Cambridge das fontes de rádio). Ele descobriu que o desvio era grande demais para ser causado por um campo gravitacional: se fosse um desvio gravitacional, o objeto teria de ser tão massivo e estar tão próximo de nós que perturbaria as órbitas dos planetas no Sistema Solar. Isso sugeria que, na verdade, o desvio para o vermelho havia sido causado pela expansão do universo, o que, por sua vez, significava que o objeto estava a uma distância muito grande. E, para ser visível de tão longe, o objeto devia ser muito brilhante; em outras palavras, devia estar emitindo uma quantidade imensa de energia. O único mecanismo no qual as pessoas conseguiram pensar que seria capaz de produzir quantidades tão grandes de energia parecia ser o colapso gravitacional não só de uma estrela, mas de toda a região central de uma galáxia. Foram descobertos inúmeros outros “objetos quase estelares” semelhantes, ou quasares, todos com grandes desvios para o vermelho. Mas todos estão longe demais e, assim, são difíceis de observar a fim de fornecer evidências conclusivas dos buracos negros.”
“Quando se publicou um livro intitulado ‘100 autores contra Einstein’, ele replicou: “Se eu estivesse errado, bastaria um!””
Mais do blog Lista de Livros em:

site: https://listadelivros-doney.blogspot.com/2023/11/uma-breve-historia-do-tempo-parte-ii-de.html

Zé meinha 19/11/2023

O topico mais importante, não é sobre o universo.
Hawking é muito feliz em cada uma de suas analogias e metáforas. Tornam um assunto muito completo, como o que ele estudou durante sua vida, em um assunto entendível que desperta o interesse.
Obvio que, além de bem explicado, tudo é muito simplificado para que a gente, meros mortais, entendam o mínimo do minimo do minimo.
Mas o que mais me importa nesse livro é sua proposta, a de justamente popularizar a física, a tornando divertida e interessante. Ele diz inclusive, que é impossível ter um entendimento aprofundado sobre física e não dedicar sua vida inteira a isso, mas é completamente possível todo mundo ter uma pequena noção da ciência.

soujulianax 19/11/2023

Livro perfeito!
Em Uma Breve História Do Tempo, o ilustre Stephen Hawking introduz o leitor a temas considerados complexos de maneira mais simples, indo desde a relativamente geral até a mecânica quântica. Sou completamente apaixonada pelo trabalho que Hawking desempenhou e pela sua colaboração com a ciência e sua difusão. Ler esse livro foi um sonho meu por muito tempo e, agora que o fiz, quero recomendar a todos.
Na obra, há a explicação de vários temas considerados difíceis com uma linguagem mais acessível, com várias imagens e também um glossário super completo. Vale ressaltar que, apesar de ser considerado um livro de divulgação científica, tem algumas partes meio difíceis de entender, mas relendo a gente entende.
Por fim, considero esse meu novo livro preferido e tenho a esperança de que um dia, a tão sonhada teoria final do universo será descoberta. Quando e se isso acontecer, vai ser apoiado nos ombros do Hawking. Leiam!!
Gabriel.Enderle 19/11/2023minha estante
Esta na lista esse também, parece um livro incrível e resenhas assim só me fazem ter mais vontade de lê-lo

soujulianax 20/11/2023minha estante
Gabriel, te garanto que você não se arrependerá da leitura. como disse na resenha, próximo ao meio do livro vc pode pensar que está muito difícil e querer desistir da leitura, mas se você persistir tenho certeza que vai gostar muito.

Gabriel.Enderle 21/11/2023minha estante
Se for tipo o breves respostas para grandes questões, acho que sei qual é o sentimento, mas nada que reler não resolva. Esse deve valer a pena tanto quanto o outro

zxsaturno 22/11/2023minha estante
Amo esse livro, perfeito!

Mírian-Atikum 18/11/2023

Temporal
O tempo tem engolido nossa vida, seria ele o buraco negro?essa leitura é pra quem busca compreender mais sobre o cosmo, tenta aceitar que o infinito não existe e entender cada vez mais que passado, presente e futuro acontece mutuamente; também vai fazer por sentido em to a serie de Flash, pra quem curte."O desejo profundo da humanidade pelo conhecimento é justificativa suficiente para nossa busca contínua".

Elizabeth 01/11/2023

A origem?
Não sabemos, tentamos nos enganar, sonhamos, alguns estudam para ter a resposta, este livro responde um pouco, será?

Marcela.Silva 31/10/2023

Como tudo começou?
Você não precisa ser expert, estar cursando Física ou afins para entender este livro; basta ter curiosidade. Claro que se de fato for uma pessoa que pesquisa bastante sobre astronomia e astrofísica, terá 100% de aproveitamento, mas no geral o conteúdo é transmitido de forma simples, objetiva e até mesmo divertida. Stephen Hawking conduziu essa obra com maestria, utilizando um compilado de referências que proporcionam uma viagem incrível em busca dos mistérios da criação.

Isabele191 22/10/2023

Física nunca foi meu forte, nunca me destaquei nessa disciplina na escola, logo, me considero uma pessoa muito leiga no assunto. Por isso, não foi uma leitura fácil para mim, tive que ler devagar, capítulo por capítulo, mas mesmo assim, o livro consegue ser didático na medida do possível, para uma pessoa ignorante como eu, entender pelo menos o básico do tópico apresentado. Entretanto por mais didático o livro possa ser, fiquei confusa em determinados momentos, porém a culpa é toda minha por não saber nada sobre física kkkkk. Ademais achei muito interessante ver como o entendimento do universo foi se alterando até chegar no que é mais aceito hoje em dia, no ponto de vista da ciência. Futuramente, pretendo fazer um releitura depois de estudar mais e, com isso, ter uma bagagem maior de conhecimento, para assim conseguir entender melhor essa obra do gênio Stephen Hawking.

Heloísa Schmitz 17/10/2023

Técnico, mas interessante
O livro é bem complexo, possui muitos termos técnicos. Definitivamente não foi um livro de leitura rápida.

Tem bastante frases e fatos curiosos. Quem gosta de física e ciência, vai gostar!

LaryShelf 10/10/2023

Uma breve história da Fisica
O livro que eu deveria ter usado como base do meu TCC!

Simplesmente magnífico, em menos de 300 páginas Hawkings traz um resumo detalhado, coeso e cheio de humor da Física Moderna desde Aristóteles até os anos 2000.

Expondo todas a teorias já formuladas a cerca do universo, sua origem e seu possível fim, Stephen traz suas descobertas e opiniões sobre os estudos de físicos conhecidos e até mesmo seus próprios estudos, falando tanto das mais aceitas como das mais errôneas e como todas tiveram sua importância para a Física como a conhecemos hoje. Foi fascinante esse passeio pela mente brilhante dele, suas explicações diretas e usando comparações que facilitadam muito o entendimento. Eu, como Física, fiquei deslumbrada e apaixonada pela didática incrível dele! Como não li esse livro antes?

No entanto, apesar de realmente tentar facilitar ao máximo o entendimento de complicadas teorias, esse não é mesmo um livro para leigos na área já que há necessidade de usar termos que apenas pessoas com algum conhecimento, mesmo que mínimo, na área vão compreender. Sim, o glossário ajuda, mas não são todos que terão paciência de ir buscar o significado de algo como "horizonte de eventos" para só depois se aprofundar na teoria dos buracos negros, por exemplo.

Esse é um livro para aqueles que ama a Física e o universo, que as teorias mesmo que muitas delas nunca tenham sido comprovadas experimentalmente. Um livro incrível para compreender o que há muita além do nosso planetinha azul.

lara a 07/10/2023

Como um todo é um livro incrível e fez eu compreender algumas coisas, é um livro que requer que voce leia e o releia sempre, acredito que dessa maneira você consegue absorver tudo.
Em certos momentos eu acabei me perdendo no meio de tantas teorias, mas o fato dele estar sempre citando e reforçando seus significados ajudou, as vezes voce se perde e pensa "espera ai nao entendi nada" mas como nao somos especialistas acredito ser normal.
Todas as perguntas que ele faz me fez refletir, as citaçoes acidas sobre o Criador muitas vezes me deixou reflexiva, também me fez compreender porque muitas pessoas nao acreditam na ciência, são apenas teorias. E sao tantas teorias que é difícil da gente compreender e aceitar, enfim, sou apaixonada nesse assunto, é um livro incrível, eu tenho me sentido cada dia mais insignificante.

Andressa 04/10/2023

Admito que comecei empolgada e entendendo bastante coisa, mas chegou um momento que achei confuso, mas isso se deve ao fato de eu não ter muito entendimento no assunto.