Uma Breve História do Tempo

Uma Breve História do Tempo Stephen Hawking

Resenhas - Uma breve história do tempo

Marcelo1108 09/08/2023

Não foi fácil mas o desafio foi cumprido, com certeza um dos livros de ciência mais legais que já lí.

Naiara 09/08/2023

É um livro muoto bem escrito, leve, descontraido e com bom humor.
Nao é dificil de entender, a narrativa faz com que tudo va se encaixando conforme as paginas vao passando..
Demorei horrores para terminar porque nao é o tipo de assunto que me interessa, porem vale a pena para pelo menos ter uma noçao do que se passa fora da bolha que leio..

Victorwyk 09/08/2023

A forma como Stephen Hawking descreve fenômenos físicos é bem simples e compreensível, os capítulos conseguem passar muita informação além de abranger conhecimentos bem complexos que dificilmente são tratados de forma simples.
Desgosto do fato de não haver nenhuma equação relevante nesse livro, sei que o intuito é ser um livro de divulgação e seu público alvo são leigos, então provavelmente eu esteja buscando algo que está fora do escopo desse livro, porém muitas equações são necessárias para descrever os pontos trabalhados pelo autor e acredito que a falta delas é uma perda relevante.

eduanton 07/08/2023

Teoria sobre a origem e o futuro do Universo
O autor discorre sobre as teorias sobre a origem do Universo, do tempo e do espaço, abordando as possibilidades teóricas de viagem no tempo e ?buracos se minhoca?.
Achei a leitura de difícil compreensão para um leigo. Talvez os físicos e matemáticos consigam entender melhor a obra e sentir prazer na leitura, mas não foi o meu caso.

Lithien 06/08/2023

Esse livro simplifica conceitos físicos e astrofísicos complexos, facilitando o entendimento das pessoas que não são da área.

Hopper1 06/08/2023

Então.
O livro é cativante! Porém chato. Deve ser pelo fato de eu não ser nerd ?
Não respondeu minhas perguntas só me deixou com mais perguntas.
Tirando isso é um livro macio de se ler eu li em dois dias fácil fácil não posso dizer com propriedade que entendi tudo (por que não entendi)

Sofidajaca 01/08/2023

Onda ou partícula? Os dois...
Nesse livro, Sthephen Hawking tenta descrever os primórdios do universo unindo mecânica quântica à relatividade geral, os maiores ramos da física moderna. Um trabalho consideravelmente complicado.
Pude sentir minha alma transcendendo na explicação de partículas subatômicas e nas singularidades de buracos negros. E finalmente entendi pelo menos o básico de relatividade geral.
Posso garantir que ao ler esse livro contribui para o aumento da entropia do universo em muitos quantuns kskkskfkskvkks ?
Sem pensar duas vezes, 5 estrelas (a explicação é bem clara e didática, além de gênio um ótimo professor).

lialarson 26/07/2023

Eu adorei.
a escrita do hawking é levinha de ler (pra quem gosta de física, no caso), não é preciso ficar parando pra entender o que foi escrito (e ainda tem um glossário no final, caso alguma definição não tenha ficado clara)
com certeza tirei muito conhecimento daqui e espero que os outros dele sejam levinhos assim também porque quero ler todosss ??

Giovana 26/07/2023

Física e cosmologia para leigos e entusiastas
Acho fantástica questão a divulgação científica, e de se traduzir para leigos assuntos muitas vezes tão complexos. A capacidade de explicar assuntos mais técnicos utilizando analogias muitas vezes tão simples evidenciam a genialidade de Stephen Hawking.

"Quando o tempo começou? Onde estão e o que são as fronteiras do universo? De onde viemos? Para onde iremos?"Acho que qualquer pessoa já fez à si mesmo essas perguntas, mas possivelmente nunca encontrou resposta alguma. É por isso que devem ler livros como esse. Os 12 capítulos exploram muito bem os princípios e teorias que regem as leias do universo, tempo, partículas, anti-partículas, etc de maneira didática, compreensível e, em algumas vezes, divertida.

A leitura deste livro é bastante fluida em vários pontos, apesar disso, alguns termos mais técnicos podem fazer com a leitura se arraste em alguns pontos. Acredito que seja uma leitura super válida para aqueles que se interessam pelos assuntos da física/cosmologia.

André_Tarbi 25/07/2023

"ao passo que uma equação existe para a eternidade."
Eu amei esse livro tanto, com certeza vou voltar a ler ele centenas de vezes, até por que têm muitas ideias que não compreendi completamente, mas só de o Hawking conseguir transparecer ideias complexas para que "qualquer um" entenda, é fenomenal, sem falar que ele é super engraçado. Não é tão profundo como o Cosmos de Carl Sagan, mas ainda sim, por mais que seja mais explicativo, tem seus momentos de reflexão.

Eli 24/07/2023

Demorei demais pra ler mds, mas vale a pena cada página.
sabem porque a viagem no tempo é impossível??? leiam e descubram(não é só sobre isso kkkk) eu amei ?

Carlos871 23/07/2023

Livro bom, mas recomendo um conhecimento prévio antes de ler
O livro é muito bom e fala sobre muitas áreas da física, mas se n tiver um conhecimento de cada tópico falado não vai entender 100%.

Luiza1100 05/07/2023

+ Curiosidade
Ao ler o livro descobri que ainda tenho muito o que aprender, termino o livro me sentindo fascinada pelo assunto ! Como há tanto para descobrir ainda, minha curiosidade aumentou, espero ler mais livros sobre o tema, amei !

"There was a young lady of Wight
Who travelled much faster than light
She departed one day
In a relative way
And arrived on the previous night"

Helder 27/06/2023

A BÍBLIA DA ASTRONOMIA
"Ah, Helder! Livro científico, que coisa chata!" TOME VERGONHA NA SUA CARA, RAPAZ! Esse livro é a perfeição pra quem ama Astronomia e ciências de um modo geral, e pra quem não gosta, se ler, com toda certeza vai pirar. Ele te dá uma visão abrangente do nosso universo de um modo nada maçante. Você aí que nunca se interessou pelo assunto, leia! Depois vem aqui me cobrar, porque eu aposto que vai se apaixonar.

cecilivros 25/06/2023

Amo
Esqueci de colocar meu queridinho aqui!! não tenho como descrever em palavras o quanto stephen hawking foi importante pra eu ser o que sou hoje, o que não é muita coisa, mas com certeza é o que eu posso ser de melhor! te amo sempre eterno stephinho, sou fã #1
cecilivros 25/06/2023minha estante
e sobre o livro em si: maravilhoso, didática perfeita ?