Uma Breve História do Tempo

Uma Breve História do Tempo Stephen Hawking

Resenhas - Uma breve história do tempo

Rubinho.Meneses 24/06/2023

"Uma Breve História do Tempo", de Stephen W. Hawking, é um livro sobre o universo. O autor explica coisas complicadas, como buracos negros e o tempo. Ele nos leva em uma viagem pelo espaço, contando sobre como o universo começou e como pode mudar no futuro. É um livro que nos faz pensar sobre a realidade e o que ainda não sabemos.

larameloc_ 20/06/2023

Muito bom.
Stephen Hawking explica física como se fosse um jogo para crianças. A linguagem fácil do livro nos permite entender tudo.

Isadora 10/06/2023

É meio difícil dar uma nota pra um livro de não ficção, mas avaliando a acessibilidade da leitura e a organização do texto eu diria que é um 3,5 para 4 estrelas. Perdeu pontos comigo porque em alguns momentos teorias mais complexas não tem textos mais claros e dedicados a explica-las da mesma forma que outras teorias o tem. Em mais de um momento ele usou um capítulo inteiro para explicar uma teoria e, no fim, afirmou que tem falhas e que outra foi sugerida para contornar essas falhas... mas não explicou essa nova que fica subentendida como "melhor". Eu, como leitora, senti falta dessas partes.

Se eu entendi 70% da teoria do que li foi muito... Mas como gosto muito de ler sobre as diferentes áreas da ciência, especialmente das que procuram desvendar e compreender o universo, achei interessante.

Drunked_G?y 04/06/2023

Osmistérios do universo são desafiadores porém gratificantes
"Uma Breve História do Tempo: Do Big Bang aos Buracos Negros", escrito pelo renomado físico teórico Stephen Hawking, é uma obra fascinante que busca explorar os mistérios do universo e explicar complexos conceitos científicos de forma acessível para os leigos.

Neste livro, Hawking nos conduz em uma jornada desde os primórdios do cosmos, passando pelo desenvolvimento das teorias científicas fundamentais, até chegar aos buracos negros e à natureza do tempo. Com uma linguagem clara e uma abordagem gradual, o autor consegue transmitir conceitos complexos de física teórica sem recorrer a jargões indecifráveis, permitindo que os leitores não especializados possam apreciar e compreender melhor o vasto campo da cosmologia.

A narrativa de Hawking é envolvente e estimulante, desafiando os leitores a questionarem suas próprias percepções sobre o universo. Ao explorar teorias como a relatividade de Einstein e a mecânica quântica, o autor desafia as concepções tradicionais de tempo, espaço e realidade, convidando-nos a repensar nossa compreensão do mundo que nos cerca.

Embora seja uma leitura empolgante, é importante ressaltar que "Uma Breve História do Tempo" não é uma leitura fácil. Os conceitos abordados são complexos e exigem uma atenção concentrada. É possível que alguns leitores se sintam sobrecarregados ou confusos em certos momentos. No entanto, é precisamente essa complexidade que torna a obra tão gratificante. À medida que avançamos na leitura, somos recompensados ??com um entendimento mais profundo dos mistérios do universo e uma apreciação renovada pela maravilha da ciência.

Além disso, o livro também oferece um vislumbre das contribuições significativas de Hawking para o campo da física teórica. Suas ideias revolucionárias sobre a natureza dos buracos negros e a singularidade do tempo deixam um legado impressionante para as futuras gerações de cientistas.

Em resumo, "Uma Breve História do Tempo" é uma obra indispensável para aqueles que desejam mergulhar no universo fascinante da cosmologia. Stephen Hawking nos presenteia com uma exploração abrangente, embora desafiadora, dos princípios fundamentais que moldam o cosmos. Esta leitura nos instiga a questionar e buscar respostas para os grandes enigmas do universo, deixando-nos maravilhados com a vastidão e complexidade de tudo o que nos rodeia.

Leonardo801 19/05/2023

Para os entusiastas
Eu considero esse um ótimo livro para introdução do assunto, se você é um entusiasta do tema assim como eu sou esse livro te explica alguns conceitos de maneira muito didática, te esclarece dúvidas e impõe novas para a sua reflexão.

Richelle 15/05/2023

Foi realmente incrível a forma com que tudo pode ser explicado pelo Stephen. Que chega a parecer que tudo foi descoberto de forma simples.

Samy 14/05/2023

Stephen Hawking foi um dos físicos mais brilhantes do século XX. Neste livro, apresenta um panorama das principais teorias sobre a formação do universo de uma forma acessível ao público geral, mas sem perder a qualidade técnica. É um livro recheado de informações, que vão desde os modelos geocêntricos e heliocêntricos, até a teoria da relatividade e a, relativamente recente, teoria das cordas.

Embora seja acessível, cabe uma observação: tal qual o tempo, a leveza do texto varia conforme o leitor/observador. Em alguns momentos, o livro exige bastante atenção, principalmente nos trechos que aborda as teorias subatômicas baseadas na física quântica. A quantidade de nomes e termos técnicos embaralhou um pouco a leitura. Lembrou-me a experiência de ler Dostoiévski pela primeira vez, com a sua vasta amplitude de nomes e personagens.

Tiago88 06/05/2023

Extremamente Técnico?
Um livro que aprofunda nas tentativas de explicação da criação do universo ( e fim do universo) até as teorias fundamentais da física que hoje fazem parte do nosso dia a dia. É bem técnico mas traz de forma simples e as vezes comediante os estudos feitos até aquela época. Recomendo a leitura para quem estiver disposto a mergulhar no mundo da física para conhecer um pouco mais de perto as histórias até a formulação das teorias atuais.

Bruno.Carvalho 01/05/2023

Fisica que talves até consingam entender
Eu sempre fui apaixonado na fisica(teoria, porque os calculos são uma maluquice) quando lançou o filme eu vi e achei super fofo, dai fui atras dos livros dele e me deparei com este. Os capitulos iniciais são bem de boas sabe, mas depois começa umas coisas que podem dificultar quem não gosta de fisica ou quem não entende muito e nem quer. Se você gosta de fisica, Vale muitio a pena ler, MUUUUUUUITO mesmo, porem e;e vai exigir um certro tempo de você, porque vai ter muitas coisas que você tem que pesquisar pra entender, ler reler outras até pegar o sentido, etc. Chegar no final do livro e entender boa parte do que ele quis te passar é uma vitoria e tanto. Sério. Eu fiquei muito feliz de entender boa parte do que esta aqui nesse livro e amei demais.

Aninha306 23/04/2023

Eita
Conheci a obra pelo clube do livro que participo, criei muitas espectativas para ler o livro, já que me interesso por física e pela história do Hawking.
Porém, não diria que superou minhas expectativas, não gostei muito da escrita dele, apesar de ser um assunto interessante e top, a escrita fez tudo ficar meio chato de ler, demorei pra ler por falta de vontade mesmo, contudo gostei.

Gabriel Santos 22/04/2023

Simplesmente Incrível !!!
Livro muito bom, desperta bastante curiosidades e explica de maneiras simples e descontraídas ( com toque de humor do Stephen Hawking ) que me fez compreender muito bem o assunto. O livro é bem Dinâmico, tem diversas imagens ilustrativas que torna a abordagem do conteúdo bem mais simples, o glossário bem completo ( extremamente indicado para quem não conhece muito sobre o assunto ) e possuí muitas dúvidas que Stephen Hawking nos deixou. Livro muito bom e recomendo.

Paula 30/03/2023

Bom para leigos
Interessante leitura pra quem não é do universo das ciência exatas. O livro aborda de forma clara conceitos básicos de física moderna e traz exemplos que facilitam a compreensão. Recomendo a leitura ora quem como eu não é desse universo mas se interessa por ele.

Rita Nascimento 29/03/2023

Comentário de quem não entende de física
#soudehumanas e acredito realmente que "a cabeça pensa onde os pés pisam", dito isso, posso afirmar que o ganho existencial proporcionado por essa leitura é inquestionável. A obra é fluida, didática e bastante aprazível. É de fato um livro de história. E vai te ajudar a superar alguns traumas caso você também tenha se dado muito mal em física no colégio.

rafamassagardi 25/03/2023

Genial
Stephen Hawking explica diversos conceitos físicos complexos de uma maneira leve e envolvente. É simplesmente muito interessante e impressionante ler sobre como a física evoluiu. Gostei bastante da escrita do livro e a história do Hawking é inspiradora.

Lucas 20/03/2023

Pros iniciados que querem ir um pouco além
Para um leigo que se interessa em astronomia, física e sobre os segredos do universo, esse é um prato cheio.

Faz um grande apanhado das teorias que são as principais bases da ciência física atual. Sugiro ler outros livros sobre o tema antes - talvez Cosmos ou Astrofísica para Apressados. Ou leia direto mesmo. É um livro incrível que nos permite conhecer esse gênio que tivemos a sorte de ser contemporâneos.