Uma Breve História do Tempo

Uma Breve História do Tempo Stephen Hawking

Resenhas - Uma breve história do tempo

Ueslei 26/09/2023

Conversa de um cafezinho
Penso no quão incrível é a pessoa que aborda temas complexos da vida e da ciência de maneira didática, simples e não simplória.
Este livro é um ótimo caminho para todos os iniciados, interessados e curiosos sobre os fundamentos da física ao longo do tempo. Hawking foi um grande cientista e fez muito por ela.
Livro de deliciosa leitura.

Kauã 23/09/2023

Extremamente essencial pra todos que tem o minimo de interesse em fisica
Nem sempre e tao simples de entender por ser muito abstrato ou complexo mas na maioria do tempo demonstra tudo com muita clareza.
Serve mais como um texto para demonstrar basicamente os conteudos e provocar a pesquisa sobre

Bora congecer mais do Hawking

Júlia Fortuna 23/09/2023

"Qualquer teoria física é sempre provisória."
Desde quando assisti o filme "A Teoria de Tudo" baseado na história de Stephen Hawking, na qual Eddie Redmayne interpreta o mesmo, fiquei curiosa pra ler a sua primeira obra publicada, "Uma Breve História do Tempo". Nesse livro, Hawking tenta responder de uma maneira simples algumas questões históricas da humanidade sobre o universo, como começou? Haverá um fim? É finito ou infinito? É possível viajar no tempo? Entre outras dúvidas que temos sobre nosso cosmos.

Como o título sugere, o livro narra uma história. A história de como a ciência e o nosso conhecimento sobre o universo evoluíram durante os tempos, desde Aristóteles, que em 340 a.C. já dizia que a terra era uma esfera, passando por Newton e sua gravitação universal, até Einstein com sua famosa teoria da relatividade, explicando suas consequências e algumas aplicações.

Hawking também fala sobre física de partículas e o modelo padrão, explicando também o que é o princípio de incerteza, dualidade onda/partícula, entrando assim em física quântica. Explica o que são buracos negros e buracos de minhoca e se é possível fazer uma viajem no tempo.

Finalmente ele conclui que para entendermos completamente como o universo funciona é necessário unificar a física quântica (para partículas muito pequenas) com a relatividade (para corpos muito grandes).

Suas explicações são agradáveis de ler, e o autor tem um excelente senso de humor. Referências históricas são pontuadas por comentários espirituosos, e seus exemplos são sempre engraçadinhos ? chega a ser considerado humor negro se um físico joga um astronauta dentro de um buraco negro e depois lamenta que ele não possa voltar porque ?virou espaguete??

Esses momentos de leveza são muito bem-vindos, porque os conceitos explicados por Hawking podem ser bem difíceis de entender. Mas a sensação geral é de que Hawking torna a ciência o mais palatável possível, mesmo que alguns assuntos sejam especialmente complicados. E faz isso de forma admirável ? não é uma tarefa simples resumir tantos assuntos e organizá-los numa ordem lógica e com uma curva de aprendizado razoável.

Aprender sobre o tempo e o espaço é fascinante. Hawking sabe estimular o fascínio e o amor pela ciência, e ainda nos deixar esperançosos pelos rumos que a ciência pode tomar.
Tiago Absolão. 02/10/2023minha estante
Uma das melhores resenhas que li, irei ler.

Júlia Fortuna 04/10/2023minha estante
Obrigada! Você vai gostar.

Tiago Absolão. 04/10/2023minha estante
Assim espero, pois sou totalmente leigo na área. Mas talvez eu esteja justamente nesse público alvo.

Yohan8 19/09/2023

Da série de livros que meu professor passa pra eu ler.
É uma leitura que definitivamente não me deixou entediado, ao contar uma simples teoria ele apresenta junto o contexto histórico, o cientista e como ocorreu o modo que podemos definir como uma forma apocalíptica de se ensinar física e suas curiosidades, além da linguagem que é estranhamente entendível e nos faz sentir seres de grande intelecto, e como de sempre em algum lugar, por mais escondido que esteja, irá apresentar questionamentos e pontos sobre a "intervenção divina".

Igor.Hekis 18/09/2023

Livro muito bom, porém um pouco cansativo, ainda mais para quem não tem um mini conhecimento sobre a área

JiukOn 16/09/2023

Resenha
Gravitação:

A teoria da gravitação universal de newton provou que o espaço não é absoluta e a teoria da relatividade geral de einstein provou que o tempo não é absoluto, sendo assim, a dimensão revonhecida como espaço-tempo é dinâmica e suas alterações são observáveis.

4 dimensão:

O movimento espiral da terra caindo em direção ao sol é o caminho mais rapido para fazê-lo, pois, assim como para um observador em uma montanha (que traz uma impressão tridimensional), um avião parece estar fazendo um movimento curvo quando na verdade esta fazendo um movimento linear (levando em consideraçãoque a superficie terrestre é bidimensional), a terra faz um movimento linear se considerar uma quarta dimensão, mas parece estar fazendo espirais em uma terceira.

Quarks:

Existem 6 tipo de quarks: up, down, strange, top, bottom, charmed. Os quarks tem também uma segunda divisão entre 3 grupos: vermelho, azul ou verde.

Resenha geral:

Enquanto lia esse livro tive algumas pequenas epifanias e acabei entendo como acontece muitas das coisas que eu imaginava "como isso pode ser possivel?"
Hawking tem uma maneira única de explicar e simplificar a centenas de anos de estudos físicos em um livro com palavras limitadas e capazes de entreter o leitor.
Qualquer leigo no assunto podera ler esse livro e experenciar de um novo conhecimento preenchendo seus neurônio pois esse livro além de um grande avanço pra fisica mundial é tambem um bela obra de arte e amor.

Dionathan 15/09/2023

Incrível leitura e conteúdo proporcionado por esta obra!

Fascinante a cada desenrolar histórico e teórico sobre um dos temas mais insolvente que existem!

Faltou foi maior conhecimento pra realmente compreender quase 2/3 do livro da forma que devia, mas valeu demais pelo aspecto da curiosidade e da ótima (e até surpreendente) desenvoltura no desenrolar das ideias.

Ponto positivo foi apreciar a obra por audiobook. Acho que o assunto fluiu de forma mais dinâmica desta forma!

Tayna170 14/09/2023

Uma breve história do tempo
Esse livro é impressionante, embora eu não tenha conhecimento de física o suficiente para compreender algumas passagens, sinto que pude entender o contexto geral e intenções de Hawking em contar essa história. Seus conhecimentos são muito abrangentes e ao mesmo tempo ele os expõe de maneira simples, educativa e divertida.
Aos que tem curiosidade sobre o universo, super recomendo.
É um livro que para mim se mostrou um desafio, mas ao mesmo tempo um bonito aprendizado.

Mabi 10/09/2023

Não somos nada perante o universo
Confesso que demorei muito para finalizar essa leitura. Como pessoa comum, não da área da física, tive que me forçar a entender algumas teorias das quais nunca tinha ouvido falar, mas algumas que atingiram minha compreensão deixaram-me boquiaberta. Muito feliz inclusive, que agora sei como um buraco negro se forma kkkkk, e finalmente entendi o que era o paradoxo dos irmãos gêmeos.
Independente da dificuldade e ânsia de entender tudo que estava escrito, acho que esse é um dos livros que estou bem feliz de ter terminado, ler as palavras de uma das maiores personalidades da história da humanidade me engrandeceu e as discussões propostas me fizeram perceber o quanto o ser humano é pequeno em uma sinfonia gigante que é o universo. Acho que é até uma maldição termos a razão e tentarmos a todo custo entender porque estamos aqui, meio que sem sucesso até então, a consciência é uma dádiva e uma maldição ao mesmo tempo. Espero que eu esteja viva para presenciar a razão desse grande universo existir.
De tudo, é um livro complexo, lento, denso, mas necessário, vale a pena o esforço. Impactada com as palavras finais, será o ser humano capaz de conhecer a mente de Deus?

GlAucia.Neves 08/09/2023

Foi uma leitura maravilhosa. Recomendo para qualquer pessoa que queira entender um pouco mais das pesquisas sobre o entendimento do universo.

anne.fonollosa 26/08/2023

Sou burra
Uma merda, não entendi nada, me senti uma macaca lendo essa bosta, odeio gente inteligente falando de coisa inteligente

Crislane 22/08/2023

Percepção do livro
Tem muitas partes que são fáceis de entender, e ele coloca vários exemplos, fora que tinha coisa que eu já havia estudado. Mas tem alguns capítulos e teorias que são super abstratas e que ele nao consegue explicar com exemplos cotidianos. Acho que valeu a tentativa de tornar algo complexo demais fácil pros leigos.

E também gostei da necessidade do autor, por uma ideia de que pra Deus realmente existir precisava disso e daquilo. Especialmente, do meio pro final do livro, ele toca muito nesse assunto de Deus. E pq Ele faria isso ou aquilo, ou pq Deus complicaria tanto, aborda tambem o que a igreja catolica fez pra se redimir da perseguição científica.

JoAo 17/08/2023

UMA BREVE HISTÓRIA DO TEMPO
Devo admitir esse livro foi mais complicado que o anterio skskskskks, porém consegui entender o máximo que pude e minha curiosidade pela física só aumentou.
QUEIJO460 01/09/2023minha estante
As exatas não são fáceis.

JoAo 01/09/2023minha estante
Exatamente porem devo dizer que é minha grande paixão.

Adriel.Rhavick 16/08/2023

Ótima leitura
O livro em si e muito bom, o Stephen Hawking é conhecido por deixar a física acessível para qualquer pessos, e realmente ele fez isso, até a metade do livro, que começa a ficar meio complicado, mas nada que possa impedir sua compreensão, minha dica é, tenha um breve entendimento de física, e ciências, tirando isso e um livro muito bom!

Marcelo1108 09/08/2023

Não foi fácil mas o desafio foi cumprido, com certeza um dos livros de ciência mais legais que já lí.