Belleville

Belleville Felipe Colbert

Resenhas - Belleville

Letpiress 18/06/2017

Belleville vai prender você!!!!
Lucius é um rapaz que se muda para Campos do Jordão pra cursar a faculdade de matemática. Ele aluga uma velha casa pra morar durante os 5 anos de faculdade.

Até que um dia ele encontra a foto de uma menina na biblioteca da casa e é nesse momento que começa o desenrolar da história.

Belleville me prendeu do início ao fim, porém com algumas ressalvas. O livro tem uma escrita leve, é um romance com uma premissa que não é nada comum, e por isso segura nossa atenção.

Porém, o que me irritou nesse livro foi a falta de construção de um fato pra outro, tudo se desenrolava muito facilmente, as coisas simplesmente aconteciam, de um minuto pro outro. O final também me decepcionou muito, por ter sido tão "prático" e simples.

Mas no geral é um bom livro. Recomendo!!!'

kathrein.oliveira 10/02/2018

Uma fofura de livro
Li belleville sem muitas expectativas, confesso que nos primeiros 50% o livro foi bem difícil pra mim, a narrativa não me conquistava e achava até um pouco enrolada mas logo depois o livro me prendeu e comecei a realmente sofrer pelos personagens.

Um livro doce e fofo, de uma forma que conquista o coração do leitor.

Cady 10/02/2018

Um bom livro nacional
Primeiro livro que lí do autor, gostei muito. A história é bem envolvente. Só não consegui me identificar e entender algumas ações do protagonista, achei que foram bem irresponsáveis e tal. Tirando esse fato, a história é muito boa. O final me surpreendeu muito! Não foi nada clichê, pensei que ia acabar de um jeito e foi de outro. Recomendo!

Caroline.Weber 15/02/2018

Se pudesse, Lucius aterrissaria em 1964 para ajudar Anabelle a realizar o grande sonho do seu falecido pai! De quebra, ajudaria a moça a enfrentar alguns problemas muito difíceis, entre eles resistir à violência do seu tio Lino. Claro que conhecer de perto os lindos olhos verdes que ele viu no retrato não seria nenhum sacrifício? Sem conseguir explicar o que está acontecendo, Lucius inicia uma intensa troca de correspondência com a antiga moradora da casa para onde se mudou. Uma relação que começa com desconfiança, passa pelo carinho e evolui para uma irresistível paixão ? e para um pedido de socorro?

Silvia.Souza 26/03/2018

Excelente!!!
O tema principal da história me lembra muito o filme "A casa do lago" que eu simplesmente amo! Isso, com certeza me animou muito a continuar a leitura... Os personagens, pelo menos no início, não me agradaram muito... Achei Anabelle apática demais... Passando necessidades e incapaz de se reerguer, e sua apatia se repetia em relação ao tio... Já Lucius, achei meio inconsequente e irresponsável, jogando fora seu futuro acadêmico... Mas claro que tudo isso se fez necessário para que a história tivesse todo o brilho que teve... Confesso que a parte do Lucius me deixou agoniada por diversas vezes, devido ao seu total deprendimento em abandonar tudo para realizar o sonho de Anabelle... Enfim, um livro excepcional que me fez voltar a amar e admirar o autor (o livro dele que li anteriormente a esse tinha me decepcionado muito!)... Estou simplesmente apaixonado por essa história e recomendo muitíssimo a leitura!!!

Francislaine Costa e Silva 29/11/2018

Quiz ler o livro primeiramente porque achei a capa do livro linda, mas ao me deparar com a historia desse livro foi tão impactante que não conseguia mais largar o livro, li em apenas 2 dias, e ainda estou com a historia na cabeça, realmente esse livro é extremamente impactante.

Nu e As 1001 Nuccias 24/05/2019

Resenha Blog As 1001 Nuccias
Comprei o livro na Bienal de 2015 e coloquei na pilha pra ler. Aí, comecei a carreira de blogueira e escritora, as parcerias e meus livros foram entrando na frente e... Bem, finalmente, li! Ao que parece, esse ano é dos romances que me abalam, e olha que isso não é fácil. Já explico.

Lucius é um rapaz de 20 anos que se muda para Campos do Jordão a fim de fazer sua graduação em Licenciatura em Matemática, um sonho desde a adolescência. Ele nunca foi de fazer muitos amigos, dado o seu jeito... contido de ser. E não foi diferente ao pisar na universidade. O bullying o persegue em qualquer escola ou idade.

"Ainda que a jovem não fosse conhecida, eu sentia certa familiaridade ao olhar para a fotografia. Talvez estivesse simplesmente encantado pela sua beleza, descobrindo a comum sensação de ver uma pessoa pela primeira vez e ter a impressão de já conhecê-la... Mas não era só isso. Quanto mais observava os detalhes da imagem, mais próximo eu me sentia daquele tempo, daquele lugar, daquela garota."

Mas até aí, nada estranho. Estranha mesmo é a casa que aluga para morar enquanto estuda. Antiga, com mais de 50 anos, os canos cantam cada vez que uma torneira é aberta. Há um galpão cheio de ferramentas e madeiras estranhas, no qual ele encontrou uma velha Vespa, que decidiu consertar e usar para se locomover. E... estacas. Enormes toras de madeira encaixadas no terreno de trás, semi-ocultas por um bosque. O que os antigos donos queriam com aquilo?

Quando decide explorar melhor a casa, descobre uma biblioteca. Sem querer, em meio aos livros, encontra uma fotografia antiga, em preto e branco, de uma moça de olhos brilhantes (que ele podia jurar que eram verdes), ajoelhada ao lado de um daqueles pilares, a enterrar uma caixa de madeira. Se isso não é intrigante, nem sei mais o que poderia ser.

"Parecia sensato concluir que não havia coerência nenhuma e encerrar o assunto de uma vez. No entanto, não era isso que meu coração pedia. Senti uma vontade irresistível de saber até onde aquela história iria. Eu queria decifrar não apenas o enigma, mas a pessoa que estava por trás dele. Talvez as respostas de que eu precisava pudessem ser respondidas com uma só pergunta... Quem é Lucius?"
Óbvio que Lucius vai até lá. E descobre a caixa enterrada ao lado do pilar primordial. E dentro da caixa... uma carta. Um pedido. Um sonho. E a explicação para toda aquela parafernália.

É assim que conhecemos melhor Anabelle, a jovem de 18 anos que viveu naquela casa 50 anos atrás. Recém-órfã, ela passa por dificuldades. E seu sonho e seu pedido são um só: ver a montanha-russa, Belleville, que seu pai estava construindo para ela, se tornar realidade.

O incrível começa a acontecer quando Lucius decide deixar uma nova carta junto daquela. Inacreditavelmente, quem recebe a carta de Lucius é Anabelle. E então, um relacionamento através de 50 anos de diferença começa a acontecer. A vida dos dois está mudando, para sempre.

"Então busquei o cordão de Anabelle em meu bolso e apertei-o tão forte que as pontas fincaram na palma da minha mão. Aquela peça era meu amuleto; meu pedido, óbvio demais. Com a outra mão, peguei a pá e comecei a cavar."

Cá entre nós, foi um livro lindo! Gostei de Lucius, de sua obstinação que nasceu da curiosidade. Da força que Anabelle tinha, mesmo que em seu tempo, mais especificamente 1964, esse tido de força fosse visto de outra maneira. As dores que essa menina enfrentou...!

Achei bacana que o autor tentou dar uma explicação cientifica para o que ocorria, para o que permitia que dois jovens se comunicassem através do tempo naquele espaço. O toque "sobrenatural" aliado à física quântica ficou show e deu um toque especial ao livro.

"Olhei para o console de Belleville, instalado no terreno, com as luzes acesas. Imediatamente, minhas pernas ficaram bambas como maria-mole, ao mesmo tempo em que uma lágrima desceu lentamente pela lateral do meu rosto. (...) Eu tinha um único pensamento bem definido, que aflorava por todos os cantos até tomar toda minha pele: eu estava encarando aquilo como uma contagem regressiva para a realização de um sonho."

A leitura tem fluidez, cadência e não é melosa. Comecei a ler o livro em uma 6f, pausei no sábado (porque estava em um evento literário) e finalizei em 5h de viagem no domingo. Foi uma das leituras mais rápidas e também emocionante.

Acho, então, que fazer uma recomendação é redundante, mas ok. Amantes de romances vão se derreter no amor que surge entre Lucius e Ana. Amantes de ciência vão querer minuciar mais o fenômeno. E quem está a fim de começar a ler romances, pode começar por esse tranquilo, vai adorar!

site: https://1001nuccias.blogspot.com/2019/05/resenha-livro-belleville.html
Berenice.Thais 30/05/2019minha estante
Estou lendo nesse momento, quase não consegui parar.

Véu do @leituraseaventuras 10/05/2020

Sempre que termino um livro, sinto dificuldades para escolher o próximo. Isso porque acredito que, para uma leitura ser proveitosa, você precisa se conectar a ela. Quando resolvi ler Belleville buscava algo leve, mas que fugisse, de alguma forma, do senso comum. Apesar de ser um romance, e como tal, possuir seus clichês, Belleville traz consigo uma premissa inusitada: dois jovens que se conectam através da troca de cartas numa espécie de viagem no tempo (até aí nada muito novo), mas que passam a ter um propósito comum: construir uma montanha russa no terreno de casa. Bom, como eu adoro coisas que me fazem sair da caixinha
e que requerem certo poder de abstração, mergulhei de cabeça e, com este pano de fundo, fui apresentada à história de Lucius e Anabelle. Lucius é um jovem que acabou de mudar para Campos do Jordão, em 2014, para cursar sua faculdade de matemática. O tímido jovem, que possui dificuldades no quesito relacionamento, aluga uma casa antiga em cujo quintal encontra indícios da construção de uma montanha russa, além de uma carta que o fará repensar seus objetivos. Já Anabelle é uma jovem órfã, que vive em 1964, em companhia de seu fiel gatinho Tião, com sérias dificuldades financeiras. Seu pai tinha o sonho de construir para ela uma montanha-russa, Belleville, no terreno da casa, mas não conseguiu terminar seu projeto. Com a esperança de que alguém pudesse um dia concretizar este sonho, ela escreveu uma carta, colocou-a dentro de uma caixa e enterrou em um dos pilares da construção. Ao encontrar uma foto de Anabelle e a carta em questão, Lucius passa a se corresponder com a jovem, com uma diferença no tempo de cinquenta anos. O livro é narrado em primeira pessoa, alternando a perspectiva dos dois personagens, o que torna a leitura bastante fluida e faz com que você se aproxime e torça por eles. Além disso, aborda questões importantes como violência doméstica e bullying, mas, acima de tudo, traz a importância em ter esperança e acreditar nos sonhos. O livro te leva a um mix de sentimentos: emoção, alegria, tristeza, raiva, compaixão, aflição... Entretanto, de modo geral, acho que faltou alguma coisa na construção dos personagens, sobretudo os secundários. Achei-os relativamente caricatos e superficiais, como por exemplo Ed e os cones e o próprio tio Lino, com sua maldade descabida e gratuita. Já a relação de Lucius com seu pai poderia ter sido mais bem explorada (acho que daria um bom caldo). Não falarei muito sobre o final para evitar spoilers, mas, de modo geral, achei-o compatível com a trajetória da história e de seus personagens. Leitura leve, rápida e que deixa o coração quentinho.

Amanda Tonietti 05/11/2020

Campos do Jordão ?
Comprei o livro realmente pela capa sem saber nada sobre a história. Preciso fazer isso mais vezes.

Thais645 18/03/2021

Romance, cartas, um sonho e viagem no tempo.
Em 2014, Lucius se muda para um casarão antigo e encontra nos fundos do seu quintal, um projeto de uma montanha-russa inacabada. Em 1964, Anabelle tenta suportar a solidão e suas perdas.

Entre cartas trocadas, Lucius começa a construção de um projeto, enquanto Anabelle o auxilia do outro lado. Com esse fenômeno temporal inexplicável, um sentimento especial surge neles e um romance que ultrapassa a barreira do tempo se inicia.

Duas pessoas em décadas diferentes, mas na mesma casa e trocando correspondências. É de fazer o cérebro explodir, pelo menos comigo foi assim. Tudo que envolve espaço-tempo com eventos misteriosos como estes, me fazem refletir por um bom tempo e me questionar. Histórias com viagem no tempo é uma característica extremamente atraente para prender a minha atenção e me envolver.

E com Belleville foi assim, ele foi um livro que dei uma oportunidade e me venceu pelo conteúdo inesperado e quando percebi já estava rasgando elogios para este livro. Para os fãs nostálgicos do filme "a casa do lago" é um lindo presente nacional, e pergunto a autor se houve alguma inspiração no filme de 2006?

Não sei se faria algo igual Lucius fez, abrir mão do seu sonho pelo sonho de outra pessoa. Foi uma atitude louvável e me fez orgulhar fortemente dele, mesmo que coisas assim podem acarretar em futuras consequências. Embora ele foi aquele tipo de pessoa que não me chama a atenção e não é nada interessante, Lucius puxou uma luz para si depois que começou esse trabalho, e a escrever as cartas, que ficou difícil não ver sua evolução e amadurecimento.

Ainda penso que Anabelle poderia acordar pra vida bem antes e evitar certas coisas. Ela esperou tudo ruir para ter alguma iniciativa, daí foi tarde demais e a aparição desagradável de uma pessoa só complicou mais ainda as coisas. Fiquei extremamente triste por sua situação e por todo mal que ela passou. Pior ainda foi não ter para quem pedir ajuda. Mas vi que bem lá no fundo ela tinha uma grande força de ganhar essa luta.

Doce na medida certa, triste em alguns pontos, romântico nos detalhes e forte para ficar nas memórias. Belleville é tudo isso e um pouco mais.

Thais645 18/03/2021

Romance, cartas, um sonho e viagem no tempo.

Gustavo 09/08/2021

Que livro bom! Forte e emocionante
Não costumo ler livros escritos por Brasileiros, nada contra, apenas não me chamam a atenção, quando peguei esse pra ler descobri que o escritor é brasileiro e foi uma grata surpresa.
Gostei muito de Belleville apesar de achar um pouco de forçação de barra várias decisões que Lucius tomou no decorrer de toda a história o que me fazia pensar: Bom, é só um livro ficcional e o autor deve ter um motivo pra isso, então me tirava da história completamente, mas fora isso, a história é ótima, e o que dizer de Anabelle? Que personagem forte! Ilustra muito bem como era a vida das mulheres antigamente e a vida que algumas tinham que se sugeitar para apenas sobreviver, momentos angustiantes, de raiva, inconformismo e angústia senti na pele com ela, de longe as partes mais fortes e interessantes. Até perto do fim estava com medo de continuar e me desapontar com o final depois de tudo o que acontecia e uma certa corrida contra o tempo, mas o final faz tudo valer a pena, inclusive a vontade de entrar no livro e esganar aquele tio ridículo dela. Super recomendo a leitura!

Emily 22/08/2021

Perfeito
Cada vez mais tenho me apaixonado pelos contos brasileiros, e essa obra não deixou a desejar. Adquiri a muito tempo esse livro na Bienal do Livro e nunca sentia a vontade de lê-lo, mais a oportunidade surgiu e não me arrependo de ter iniciado. Uma história envolvente e que te instiga a continuar a cada página. O final foi sensacional. Anabelle e Lucius agora são meu casal literário preferido ????

Super recomendo a história para quem gosta de romance.

Ceiça alves 08/03/2022

Que final, que final!!
Nossa eu espera tudo menos isso hahaha é um romance daqueles inesquecíveis, de tirar o fôlego.