Boneca de Ossos

Boneca de Ossos Holly Black

Resenhas - Boneca de Ossos

let.warnette 26/11/2021

eu gostei muito desse livro, eu consegui me colocar muito no lugar dos personagens (apesar deles me irritarem bastante!) esse livro trata de uma coisa muito real para mim: o medo de crescer.
acho que a leitura vale a pena, lá para o meio eu achei meio parado, mas é muito bom.
Holly Black nunca erra!!

Isa 25/12/2021

Holly Black...
Esse livro tem toda a estética da Holly, consegue ser leve e assustador ao mesmo tempo.
A única coisa q estraga é que não explica muito a história da Eleanor e o livro gira em torno dela, de resto é tudo maravilhoso.

Heidi Gisele Borges 23/04/2014

"Boneca de ossos" me chamou à leitura já pela capa, depois fui ver do que se tratava a história. A ideia de uma boneca feita de ossos e que de repente começa a falar com duas crianças através de sonhos, me pareceu interessante e aceitei ler.

A leitura foi muito rápida. A linguagem é simples, bem para crianças leitoras que já se iniciaram no mundo dos livros, lá pelos seus 12 anos, até porque ele é um livro longo, de 224 páginas, e poucas ilustrações, mas bacanas – adoro obras ilustradas. Em algumas páginas há umas notas de rodapé – colocadas pelo editor (N.E.) – que são dispensáveis, como quando explica o que é uma cristaleira. Não há necessidade de colocar tudo mastigado para a criança. O bacana também é fazê-la sair em busca das respostas.

Bem, a história gira em torno de três amigos, Zack, Poppy e Alice. Eles são muito amigos e sempre se reúnem na casa de Poppy para brincar com seus bonecos e criar histórias fantásticas.

Cada família age de uma forma bem distinta. Os pais de Poppy a deixam ser livre, a casa é bem bagunçada e ninguém se importa. Alice mora com a avó superprotetora, que não a deixa fazer quase nada e qualquer deslize – como passas meia hora do tempo estipulado para estar em casa – é um castigo na certa. Isso deixa a menina muito apreensiva e medrosa, nunca se aventura a nada. Zack mora com os pais, ou melhor, com a mãe e o pai que voltou para casa depois de ficar longe por três anos. Agora ele quer descontar os atrasados e tentar ser o pai bom, que se importa, mas ele não consegue, pois não sabe exatamente como agir.

O pai não é presente e quer se fazer, obrigando o filho a abandonar sua melhor época, ou seja, a sua infância, e crescer para não ser zoado na escola por brincar com bonecos e se tornar um adulto responsável.

Mas Zack ainda é uma criança e não quer perder isso. Ele adora criar histórias e brincar com as amigas.

Então surge o dia em que Poppy começa a ter sonhos estranhos com a Rainha, o nome que deram à boneca que vive na cristaleira, a menina recebe uma mensagem e convida os amigos a buscar o que ela pede em sonho. É o dia de começar viver aventuras de verdade, nada de faz de conta.

Em "Boneca de ossos" (#Irado, 224 páginas) a autora, Holly Black (1971), criou uma bela história de amizade, superação e conhecimento. Li em pouco tempo e não me arrependi em nenhum momento de ter aceitado esse passeio, essa aventura. Em algumas partes me vi realmente dentro da história, sendo uma das crianças, pois eu tive uma infância massa, em que criei muito e me diverti tanto, que ainda não abandonei esse meu lado, por isso gosto de escrever para os pequenos e também para aqueles que não se esqueceram desse tempo, "O menino que perdeu a magia" (http://www.skoob.com.br/livro/373496) fala exatamente disso, de não perder os sonhos, a magia da infância. Foi uma experiência bem massa. Leiam!

site: http://mundodefantas.blogspot.com.br/

MiCandeloro 09/07/2014

Deliciosamente assustador!
Zach, Poppy e Alice eram crianças de 12 anos com uma imaginação extremamente fértil. Adoravam brincar de boneca e inventar histórias sobre piratas, ladras e sereias. Principalmente quando envolviam a Rainha, a temida e intocável boneca de ossos guardada a sete chaves na cristaleira da mãe de Poppy.

Certo dia, o pai de Zach jogou todos os seus bonecos fora, de maneira intransigente, numa tentativa de forçar o menino a amadurecer e agir conforme a sua idade. Mas peraí, quem disse que meninos não podem brincar de boneca? E quem disse que existe idade para viver no mundo de faz de conta? O que vocês fariam se fossem obrigados a virarem "adultos" assim, tão de repente?

Naturalmente Zach ficou furioso com o pai, mas ao mesmo tempo envergonhado. É como se lá no fundo ele admitisse para si mesmo ser um bobo por entrar na brincadeira das meninas. Ele não tinha coragem de contar o ocorrido para as suas amigas. Então a única maneira que encontrou de fugir dos convites delas para brincar de boneca foi dizer que não queria mais brincar. Nunca mais!

Mas Poppy não se deu por vencida, não veria seus amigos mudando a cada dia sem fazer nada para impedir. Certa noite, Zach foi abordado por Poppy e Alice que diziam precisar da sua ajuda para cumprir uma missão. Poppy tinha resgatado a Rainha da cristaleira, e contou para as crianças que a boneca era o fantasma de Eleanor, uma menina que morreu, teve seu corpo cremado e transformado em uma fina porcelana.

Eleanor queria ser enterrada para finalmente descansar em paz, e não sossegaria até que os meninos cumprissem essa tarefa. Mas isso significava fugir de casa, pegar um ônibus para outra cidade, explorar um cemitério desconhecido e muito mais. Será que os amigos darão conta dessa aventura? Será que Poppy está mesmo falando a verdade? E será que a amizade de três crianças irá sobreviver em meio a tantos segredos e mentiras?

Querem saber o que vai acontecer? Então leiam.

***

Desde que soube do lançamento de Boneca de Ossos fiquei completamente doida para lê-lo. Fui cativada de imediato pela linda capa e tive a alegria de ganhá-lo de presente da Dany em razão de uma brincadeira que fizemos no face. Devorei-o em seguida e me deleitei com a história.

Boneca de Ossos é narrado em terceira pessoa, de maneira jovial, divertida e fluida. O texto é viciante e possui muito mistério, com uma pitada de terror, ação e romance. Uma combinação explosiva.

"Havia um tipo de quietude que cobria o mundo no meio da noite, como se não houvesse mais ninguém acordado em nenhum lugar. Parecia cheio de mágica e de possibilidades infinitas."

A Novo Conceito está de parabéns pela diagramação e design gráfico do livro, que é recheado de assustadoras ilustrações. Uma das poucas coisas que me incomodou, mas que mesmo assim não desmerece a grande obra, foram as notas do editor feitas no rodapé, completamente desnecessárias, e por vezes incompletas ou equivocadas.

O que mais me encantou no livro foi me deparar com crianças extremamente imaginativas, que me fizeram sentir falta da minha própria infância e dos programas e dos livros de mistério e de terror que eu costumava assistir e ler, assim como das brincadeiras que inventava sozinha com meus bonecos, já que sou filha única.

"Ele se perguntava se crescer era descobrir que a maioria das histórias não passavam de mentira."

Hoje, depois de "grande", tento desesperadamente retomar aquele universo do qual eu nunca queria ter saído de verdade, e acho que os livros, e escrever histórias, meio que me ajudam com isso. Como esta obra é, teoricamente, para adolescentes, me permitam aconselhá-los: Preservem o melhor da infância dentro de vocês, assim, quando adultos, serão pessoas muito mais felizes.

"- Todo mundo tem uma história (...). Todo mundo é herói da sua história. (...) Há pessoas que fazem coisas e pessoas que nunca fazem... (...) Eu queria ter uma missão. E, agora que tenho uma, não vou recuar. (...)"

Resenha originalmente publicada em: http://www.recantodami.com/2014/07/resenha-boneca-de-ossos.html

Nat 29/07/2014

Boneca de Ossos.
O livro Boneca de Ossos é perfeito para adolescentes.
Holly Black é uma ótima escritora e, Bonceca de Ossos é uma prova disso. Esse livro irá te envolver de forma surpreendente.
Poppy, Zach e Alice junto com a delicada e sombria boneca, enfretam uma aventura cheia de altos e baixos: um cara maluca dentro do ônibus, coisas "sobrenaturais" acontecendo, brigas e discussões. Mas apesar todo esse sufoco, lá estão eles, junto e prontos para uma nova aventura.

Rafaela 24/11/2022

Super interessante. Uma leitura leve como um conto infanto juvenil. Tem aventuras, surpresas, momentos de tensão e um enredo fechadinho bem gostoso de finalizar. Recomendo pra uma leitura de final de semana bem tranquila.

C. Aguiar 19/01/2015

Esse livro foi uma verdadeira surpresa para mim, pois não costumo ler livros que sejam de "terror" (Ou qualquer coisa que envolva bonecas que se mechem. Sou muito medrosa). E como estava muito curiosa para ler algo da autora resolvi encarar esse livro.

Poppy, Zach e Alice são amigos a muito tempo e sempre que podem estão brincando de "faz de conta", onde geralmente suas brincadeiras se passam em reinos distantes, repletos de piratas, ladrões e mistérios. Eles criaram um verdadeiro mundo em suas brincadeiras e nesse local reina a Grande Rainha. Trata-se de uma boneca de porcelana chinesa que vive trancada na cristaleira da casa da Poppy, pois sua mãe dizia que um dia essa boneca seria vendida e que eles não poderiam brincar com ela para que não a estragassem.

Depois de alguns problemas em casa Zach acaba tendo que parar de brincar, pois isso está afetando seu pai que quer ver o filho parando de fazer isso e que passe a se dedicar mais aos esportes, e namorar com garotas ao invés de brincar "com bonecas". Porém pelo visto nem tudo acontece como deveria, pois Poppy acaba convidando seus dois amigos (Alice e Zach) para uma última aventura, mesmo sabendo que Zach não quer mais brincar com elas (apesar de não saber qual o motivo).

Ao descobrir que a boneca na verdade trata-se de uma menina morta, eles acabam embarcando na incrível aventura de encontrar o túmulo dela para que possam colocar a boneca no local ao qual pertence, e assim a Grande Rainha irá finalmente descansar em paz.

O livro tem a história narrada em terceira pessoa e foi um verdadeiro sufoco, mas não no sentido ruim é claro. A boneca se mexeu em algumas ocasiões durante o decorrer da história, o que me fez ficar atenta a qualquer barulho que era feito dentro de casa (sim sou muito medrosa), e eu fiquei tão empolgada com a leitura.

O que mais me chamou a atenção nesse livro, foi o fato das pessoas no decorrer da leitura quando se encontravam com o trio acabassem vendo a boneca como uma garota de verdade, e quase sempre era mencionada. Como dá vez em que eles compraram alguns doces e alguém serviu um de graça, pois a amiga deles parecia estar com muita foma. Nisso a pessoa estava apontando para o local onde a boneca estava depositada em uma das cadeiras da lanchonete.

A leitura do livro é ótima e com certeza a autora não só consegue envolver o leitor, mas deixa-lo em um ambiente sombrio e misterioso torcendo para que de tudo certo na missão dos três. Não me recordo de ter encontrado qualquer erro durante a leitura, e o livro possuí algumas ilustrações.

"- Você sabia que a porcelana de osso tem ossos de verdade? - Poppy disse, batendo em uma bochecha de porcelana. - A argila dela foi feita com ossos humanos. Ossos de menininha. Esse cabelo trançado pelo crânio é o cabelo da garotinha. E o corpo da boneca está cheio do que restou das cinzas dela."

site: http://www.seguindoocoelhobrancoo.com.br

Bia.Acs 17/12/2022

Apesar de ser teen?
Apesar de ser um livro infantil/juvenil, eu amei a leitura.
Passei muita raiva com a Poppy, que vocês não tem noção! Mas essa aventura foi top, eu com certeza não faria isso por uma boneca doidona, na primeira vez que ela mexeu a cabeça eu já teria queimado kkkkk
Já estou ansiosa pra ler mais livros da Holy

Escritor Hipócrita 15/12/2022

Não consegui...
Tentei e tentei mais ainda continuar lendo, mas não consegui. Muito chato!

As avaliações dizem que era um livro mais voltado para o público adolescente, então tirei a conclusão de que o ritmo seria mais rápido. Porém, o que acabou acontecendo é que li mais da metade da obra e a história ainda não chegou a lugar nenhum. Uma das coisas que mais me incomoda é a quantidade de descrições sobre coisas inúteis: li um parágrafo inteiro de umas 10 ou 15 linhas que só falava sobre os sabores dos doces de uma prateleira, que no final não importou pra nada na história.

isabela 27/10/2022

boneca de ossos
achei fofo mas tudo mundo é chato, mas é muito legal e rápido e tem uma aventura bem legal
e lembra muito seven da taylor

Téfy 27/10/2022

Muito bom!
Achei um ótimo livro, amei todos os personagens! São bem parecidos com os personagens de filme de terror anos 2000 mas com suas próprias singulariedades, a história é muitooo bem feits e cativante, fiquei louca querendo saber como termina esse livro e ele ainda me deu um gostinho de quero mais kkkkkkk, tem muitas referências também sobre outras histórias e personagens de sagas famosas ( percy jackson é um exemplo ). Enfim esse livro me deu vontade de conhecer mais do autora, principalmente por ela ter escrito umas das minhas sagas preferidas.

Biblioteca Álvaro Guerra 18/02/2020

Reinando soberana sobre todos esses personagens malucos está a Grande Rainha, uma boneca chinesa feita de ossos que mora em uma cristaleira. Ela costuma jogar uma terrível maldição sobre as pessoas que a contrariam. Só que os três amigos já estão grandinhos, e agora o pai de Zach quer que ele largue o faz de conta e se interesse mais pelo basquete. Como o seu pai o deixa sem escolha, Zach abandona de vez a brincadeira, mas não conta o verdadeiro motivo para as meninas. Parece que a amizade deles acabou mesmo...

Empreste esse livro na biblioteca pública.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788581633916

Matheus 06/03/2020

Tenho um sei-lá-o-quê-emocional com histórias sobre amadurecimento, e como não estava esperando que fosse uma delas, fui pego com a guarda baixa e acabei gostando mais do que imaginava.
Talvez por conta do público-alvo, os personagens não são muito aprofundados, com exceção do protagonista. O terror é bem leve e, com algumas exceções, a Boneca acaba sendo só um bom McGuffin pra história se desenrolar.
A dinâmica do grupo é legal (quando eles não estão brigando) e o desenvolvimento do protagonista é interessante de acompanhar. Principalmente se vc tbm tem um um sei-lá-o-quê-emocional com histórias sobre amadurecimento.

Milena 11/04/2020

Um belo terror adolescente
O suspense que cada página contém é esplêndido. A narrativa mantém o leitor preso e ansioso por mais... A ambientação é bem formulada e fácil de imaginar, e devo destacar o fato de a boneca em si causar medo até nas mentes mais sagazes.