O Lado Mais Sombrio

O Lado Mais Sombrio A. G. Howard

Resenhas - O Lado Mais Sombrio

Claudia - @segunda.opiniao 05/12/2022

Não sei o porquê desse título ter ficado esquecido, juntado pó e teias de aranha na estante. A sinopse é instigante e a capa é a Diva Suprema Magnânima da Nobreza Primorosa Magistral. Sério. É muito linda. Inclusive, comprei esse livro pela capa, num passeio rápido que fiz a uma livraria.

Antes de tudo, tenho que confessar que Fantasia não é o meu gênero. Talvez por isso a leitura tenha sido arrastada e sofrida até, mais ou menos até o meio do livro, mas depois que engatou, desembestei a ler e não conseguia mais largar.

O Lado Mais Sombrio conta a história de Alyssa, uma garota atormentada pela certeza de que vai acabar num Hospício. Ela é ancestral de Alice Liddell, a garotinha que inspirou Lewis Carroll a escrever o clássico: Alice no País das Maravilhas. Todas as descendentes de Alice enlouquecem e a jovem Alyssa já consegue ouvir perfeitamente o falatório dos insetos, embora os ignore para não dar pista de que herdou a loucura da tataravó.

Depois que a moça presencia uma força mágica tentar matar sua mãe, que já está internada num Hospital Psiquiátrico, ela investiga a causa da suposta “loucura” das mulheres da família e descobre que, na verdade, elas estão sob efeito de uma maldição e que para quebrá-la, terá que descer pela toca do coelho até o Mundo Intraterreno (País das Maravilhas) e arrumar algumas coisas que Alice fez por lá. E é exatamente isso que Alyssa faz, mas ela não vai sozinha, leva consigo seu melhor amigo e amor platônico Jeb. (Que não devia ter ido).

No Mundo Intraterreno a moça vai ter um guia, um rapaz gótico alado que pode se transformar numa Mariposa e que já era um velho conhecido de seus sonhos. E aí começa a aventura por um lugar bizarro, cheio que criaturas improváveis e nonsenses.

Colocado nesse contexto a história parece perfeita, mas a narrativa excessivamente explicativa da autora deixa algumas partes bem cansativas e tediosas. Também não gostei do Jeb e das decisões que tomou durante a jornada. O que esse cara foi fazer lá mesmo? Jeb, meu filho, saí daí! Saí desse livro!!!

Com certeza muitas pessoas que leram devem ter amado o Jeb, mas eu só achei o moço desnecessário. (Sem contar os toques, carícias e beijos no meio de situações caóticas. Jeb vivia num estado constante de cio). O que me conforta é que o livro é uma trilogia e talvez haja um lugar para o rapaz na história. Um lugar que me convença.

Só para defender um pouco meu “amigo” Jeb, sempre que leio um triângulo amoroso, a tendência é que eu me apegue a um e despreze o outro. Como amei o Morfeu (o gótico alado que se transforma em Mariposa) sobrou desafeto para o Jeb.

Os acontecimentos no Mundo Intraterreno foram muito bem bolados e rola até um Plot Twist lá pro final. Coisa que eu adoro.

Já está certo que vou ler as continuações, até porque o desfecho foi muito bem bolado e ficou perfeito. Não vi brecha e nem gancho para os próximos livros. Tenho que saber o que a autora bolou para prosseguir com a história.

Recomendo a leitura para quem gosta de fantasia, gosta de releitura de contos de fada e gosta de triângulos amorosos.

Beijos mágicos.

Câmbio. Desligo.
~ Cau

site: @segunda.opiniao

Thaynara.Flausino 04/12/2022

Só digo uma coisa, nada é oque parece manipulação pra todo lado confiou em alguém? Essa confiança é quebrada rapidamente.. Mas no fim deu tudo certo, eu acho né porque tem o segundo livro que eu acho que a rainha vermelha volta...

gabriela 30/11/2022

Me surpreendeu
Bem esse livro foi muito bom, não esperei esse final mas achei lindo e romântico e amei no último capítulo ñ parava de sorrir nas últimas páginas ñ sei exatamente quais. Com certeza esse livro vai ficar no meu coração sempre, eu li ele meio lento mas em compensação eu achei a história dele muito interessante e o Morfeu então ?? sem palavras meu favorito apesar das raivas ksksks.

JessicaRodriigues 28/11/2022

...
Apesar da premissa ser muito interessante, a escrita é arrastada, e confusa, o que dificulta demais leitura.

Julia 22/11/2022

Acho q esse foi a melhor releitura de Alice no país das maravilhas que eu já vi na minha vida, de fato, tudo nesse livro é perfeito

raynarasantos 20/11/2022

inícios.
amo esse livro, um dos meus favs também. a história é muito bem explorada na minha opinião, o fato de a personagem principal ter certas dúvidas e receios no início é algo que pesa muito durante o resto da saga. livro leve e consideravelmente rápido de se ler. dei 5 estrelas a esse só pela exploração da histórias e pelas referências, mas o livro em si, pra mim seriam 3 estrelas e meia. o primeiro livro não é o melhor da saga, mas a maioria dos livros que abrem portas para sagas não são lá dos melhores. o "anti-herói" simplesmente tomou todo o palco do mocinho (o Brasil te ama Morfeu!).

Jo 19/11/2022

Um lado de muito ódio
Meu Deus, como eu passei raiva lendo esse livro. Morfeu simplesmente meu personagem preferido e mais injustiçado (apesar de ser um babaca de primeira KKKKKKK)

O meu ódio pelo Jeb não pode ser escrito em palavras, apenas sentido. Cada "a" que ele fala meus olhos reviram. A Alyssa não pode fazer nada que ele já fala "Ah, isso não é seguro, vamo embora". AH, VAI CUIDAR DA SUA VIDA! Meu Deus, que ódio KKKKKK

A Alyssa é uma personagem que vai evoluindo muito conforte vai passando o livro, no momento estou lendo o segundo livro e ela já melhorou bastante, ela te estressa em alguns momentos, mas ela é muito cativante.

OBS: Morfeu carregou esse livro nas costas.

Ale_5ilva 17/11/2022

Seres Intraterrenos...
[...]
"Ao levantar uma mão, ele inclina o chapéu daquele jeito sexy.
- Você me quer. Admita.
Mesmo que ele esteja parcialmente certo, nunca admitirei. - Porque eu deveria querer você?
Ele levanta três dedos para contar. - Misterioso. Rebelde. Problemático. Todas as qualidades que as mulheres acham irresistíveis.
- Sempre otimista.
- Meu copo está sempre meio cheio."

Júlyy 17/11/2022

Ah o Morfeu gentee (suspiros)
Esse livro me deixou bem confusa no final, aconteceu tanta, mais tanta coisa em tão pouco tempo que não deu pra digerir tudo ainda e eu não sei o que botar aqui, a única coisa q sei é que não esperava pelo final q teve. Foi bem surpreendente o final de verdade
Aconselho muito a leitura mesmo q a escrita dela seja um pouco complicada, pelo menos para mim né. Já estou ansiosa pelo próximo!!

Bianca547 16/11/2022

A história é muito boa (apesar de ter ficado um pouco perdida com o que estava acontecendo)
Só não dei 5 estrela porque a protagonista me estressou muito e o melhor amigo dela tbm, o único que se salvou nesse meio foi o morfeu

kimb 15/11/2022

se tivesse lido a uns 4 anos atrás seria 5 estrelas
eu sempre fui MUITO curiosa para ler essa série de livros, amo tudo relacionado ao universo da alice, mas acredito que tenho colocado expectativas demais neste livro

eu gostei muito de alguns personagens, ainda mais o morfeu, ele é bem construído e amo personagens mais irônicos e misteriosos, mas a principal em si não me apaixonei.
o enredo total da trama é um pouco confuso, não sei se é porque eu não prestei muita atenção, mas me observei relendo diversas partes varias vezes para entender o que estava acontecendo...

é uma boa leitura para quem é iniciante no mundo das leituras fantasiosas, se tivesse lido a uns anos atrás tenho certeza que AMARIA! mas hoje, não me surpreendeu muito.

555shinemoon 11/11/2022

"Você chora por ele mais sangra por mim"???
"Sua mãe não ê ela mesma há anos"
..................................

Adorei os personagens principais,só o Jeb que não (comparado ao Morfeu e Alyssa) e não sou a única,porque nem tem fanart deleKKKK.
O livro foi bem rápido,não tem muita enrolação como em outros livros que li esse ano e me chamou atencao des do começo.O universo é bem legal.
Havia alguns momentos que ficava confusa e não conseguia compreender oque estava acontecendo,oque geralmente acontece em livros de fantasia.

Mayara 27/10/2022

Pelo fim, eu daria uma nota maior
A alguns anos atrás eu já tinha tentado ler esse livro, não gostei e desisti...
Esse ano resolvi dar uma segunda oportunidade.
Me arrastei muito nessa leitura, achei o livro confuso em várias partes, mas a ideia da história era boa, então não desisti.
O final compensou bastante achei muito bom, mas não sei se é uma história que eu gostaria de reler

Samara 27/10/2022

é um livro simplesmente extraordinário, o romance entre dois personagens é cativante e me fazia ler mais e mais, a quantidade de plot é sobrenatural e essa é uma das coisas que mais gostei nesse livro, quanto eu achava que estava entendendo tudo e nada ia me surpreender a autora simplesmente vinha e jogava uma notícia chocante. enfim só leiam juro que vale a pena

Aline 26/10/2022

Um mergulho na loucura
Sinceramente, quando li o livro não esperava nada. A capa foi o que mais me chamou atenção para ler o livro. Há tantas releituras sobre o país das maravilhas, que eu achei que esse livro fosse ser só mais um. Mas, não, não mesmo. O universo criado por AG Howard é único, é diferente e traz uma interpretação diferente sobre esse país das maravilhas. Alyssa Gardner é nos apresentada com uma descendente de Alice Liddel e logo percebemos que ela é diferente das pessoas ao seu redor. Ela escuta os insetos, as plantas, mas ela finge que eles não estão ali. Ela acredita veemente que herdou a loucura da sua mãe. Mas, tudo muda quando ela precisa entrar no país das maravilhas, para salvar sua mãe e desfazer os erros de Alice.
O livro do começo ao fim é muito bem descrito, nos faz imaginar cada cenário e situação. E a cada página, eu fiquei surpreendida pela escrita dessa autora. Ela é poética e envolvente. Nos mais, se eu pudesse chutar Morpheus daqui a Lua, seria perfeito ahushaushau apesar disso, gosto dele demais. O que me fez ler toda a série completa. Recomendo demais *-*
E sobre o título na resenha, quem leu sabe que cada descrição do país das maravilhas parece coisa de louco que usou LSD, sorry ahhahaha mas o estilo fantasia pede isso né?