O Lado Mais Sombrio

O Lado Mais Sombrio A. G. Howard

Resenhas - O Lado Mais Sombrio

Vetorea 02/01/2022

Me sinto na obrigação de...
Descer a ripa! Não foi uma leitura proveitosa, foi arrastada, cansativa demais.

Me forcei a terminar de ler, a protagonista não é diferente das outras que vemos por ai, parece sempre indecisa e temerosa demais para fazer uma escolha, não me conectei com ela e a narração em primeira pessoa só me fez querer acertar a cabeça dela com um tijolo.

Tem muito do mesmo de sempre, um triângulo amoroso, uns personagens mal desenvolvidos, a autora colocou tanto mistério em um deles que no fim eu nem consegui entender o coitado, provavelmente o cidadão é desenvolvido no segundo livro que tem a cara dele na capa.

Mas relaxa, as coisas melhoram no fim, quando tudo aparentemente consegue dar certo, o arco que ficou aberto para o próximo volume não foi lá essas coisas, mas se sustenta razoavelmente (sentiu meu otimismo?).

Tem um plot legalzinho, mas eu tava tão confusa que tive que reler algumas vezes para entender '-'.

Eu comprei os 3 volumes (4), porque eu achei que seria incrível e tô chorando porque sei que vou detestar as continuações, hoje é um dia particularmente triste senhores.
Gabriela 02/01/2022minha estante
Eu também comprei eles sksksksksksk tem mais de um ano que comecei a ler o primeiro e leitura simplesmente não engata, vou me forçar a ler ele mesmo, pq se não eu abandono.

Vetorea 02/01/2022minha estante
Então menina, eu comecei o segundo volume e abandonei. Não rolou, infelizmente. Doeu quando eu percebi que foi um péssimo investimento kkkk

Gabriela 02/01/2022minha estante
Coloca pra vender na Estante Virtual amg pra recuperar o dinheiro, eu vou tentar ler ainda, mas se não engatar mesmo, é isso que eu farei.

Vetorea 02/01/2022minha estante
Valeu pela dica vou tentar fazer isso ??

Catrine Vieira 14/11/2016

Em O Lado Mais Sombrio conhecemos Alyssa, descendente de Alice Liddell. Sim, aquela de Alice no Pais das Maravilhas; ou você conhece ela ou você mora debaixo de uma pedra.
Por serem descendente de Alice, as mulheres de sua família são taxadas como loucas. Ainda bem nova, nossa protagonista viu sua mãe sendo levada para uma clínica psiquiátrica devido a loucura; e para não ter o mesmo destino, esconde o fato de conseguir ouvir o que dizem as plantas e os insetos.

Para silenciá-los, ela os mata - com alfinetes - e coloca seu senso "artístico" para funcionar. Essas obras de artes retratam um lugar fantasioso totalmente diferente do que ela vive.
"Os insetos não morrem em vão. Eu os uso em minha arte, disponho de seus cadáveres em formatos e desenhos. Flores secas, folhas e cacos de vidro dão cor e textura aos desenhos feitos sobre uma base de gesso. Essas são minas obras de arte... Meus mórbidos mosaicos."
O grande ponta pé da história, a grande revira volta de sua vida, ocorre quando ela descobre que esse dom é na verdade uma maldição, que foi lançada a linhagem Liddell quando Alice foi ao Pais das Maravilhas, deixando por lá vários problemas. Quando ela menos espera, já está em direção ao lugar que as amaldiçoou, com objetivo de consertar os erros de sua ancestral e colocar um fim na maldição que acorrenta a mulheres da sua família.
Só que Alyssa não espera que, sem querer, ira arrastar seu melhor amigo, Jeb, por quem é apaixonada em segredo; muito menos que irá "conhecer" um intraterreneo com passado ligado ao seu. O misterioso - maravilhoso - e sexy, Morfeu.
Alyssa, junto com eles, vai conhecer esse mágico, sombrio e misterioso mundo; mas principalmente, vai se reconhecer.

"É da sua natureza encontrar a tranquilidade em meio à loucura."

***
Juro que estou me controlando para não surtar aqui!

O livro é narrado em primeira pessoa, o que valoriza e muito considerando a ambientação. Eu me senti a própria Al conhecendo o Pais das Maravilhas, transbordando de emoções a cada detalhe. Esse é um ponto fortíssimo da história. Tudo é muito bem caracterizado e detalhado; o que faz com que o leitor consiga visualizar as cenas perfeitamente, e melhor, sem deixar que a leitura fique, em nenhum segundo sequer, maçante.

"Ainda vejo as flores se metamorfoseando em monstros perante nossos olhos. Como disse Jeb, este não é o País das Maravilhas que Lewis Carroll criou."

A cada lugar que eu "conhecia" me sentia mais maravilhada. Nunca li Alice no Pais das Maravilhas, apenas assisti aos filmes, mas arrisco dizer que, O Lado Mais Sombrio é um livro muito criativo. Os lugares e seres são muito bem criados, não é nada daquilo que esperei. É muito melhor!
"Não é o Coelho Branco ou nenhum outro tipo de coelho. É uma criaturinha parecida com um duende e do tamanho de um coelho. As pernas, braços e corpo são humanos, mas sem carne - um esqueleto descarnado. Luvas brancas cobrem as mãos cadavéricas; botas brancas protegem seus pés. [...] Seus olhos - esbugalhados e inquisitivos, como os de uma corça - têm um brilho rosado. Longas antenas brancas brotam de trás de cada uma de suas pequenas orelhas humanas."
Além disso, Alyssa é uma protagonista corajosa e forte, e mesmo nesse livro, que é o primeiro da trilogia, ela já monstra amadurecimento. Em alguns momentos ela até está um pouco chata, mas nada muito negativo.

Aaaa, Morfeu! Não apenas amei o personagem como também coloquei ele na listinha de personagens preferidos. Ele é todo mistério, rebelde mas ao mesmo tempo cuidadoso e, nossa, incrível. O lado protetor dele é muito diferente do de Jeb, enquanto ele ajuda Alyssa a se reconhecer, Jeb a limita superprotegendo.

"Eu sabia que Alyssa estaria à altura. Tenho certeza absoluta de que ela pode defender a si mesma. Você, por outro lado, não parece compreender esse conceito."

Eu sempre tive vontade de ler esse livro, e agora que o terceiro e ultimo livro foram lançados não pensei duas vezes e iniciei a leitura. Conclui o primeiro volume mais que satisfeita. É uma história repleta de fantasia, que me deixou vidrada; mistério, que me fez tentar decifrar cada charada e segredo; romance, com um triangulo amoroso noqual já tenho meu lado; e claro, muita aventura, que me fez sentir tudo na pele, que me tirou o ar.

A escrita da autora é maravilhosa, as vezes até parece que o personagem está conversando com o leitor: Oi leitor, você está entendendo tudo direitinho?

Indico a leitura para os amantes de releituras, de Alice no Pais das Maravilhas e fantasia.
Enfim, amei o livro, uma das minhas leituras preferidas do ano. Um releitura que mesmo com muito da história original consegue ser super original!

Atualização: Reli o livro agora, ANOS depois, e ele continua incrível. A diferença mais notável foi somente o fato dos personagens me estressarem mais agora.

site: http://estantemineira.blogspot.com/2016/08/resenha-o-lado-mais-sombrio-a-g-howard.html
Thaira.Corpes 14/11/2016minha estante
Eu amo essa série, uma das melhores. E principalmente amo Morfeu pra sempre! S2

Catrine Vieira 15/11/2016minha estante
Também amooooo! ??? Morfeu... Ahhh, o melhooooor!

May Cruz 23/11/2016minha estante
undefined

amada.png 17/01/2022minha estante
MDS O MORFEU É TUDDDDO

@estantecalore 17/01/2022minha estante
Nossa SIM

@estantecalore 17/01/2022minha estante
Ele é manipulador e às vezes estrapola mas eu amo??

Hubris 10/06/2021

Gostaria mais se tivesse lido aos 14
O livro não é horrível, se retirar algumas partes com conotação sexual eu super recomendaria pra uma criança de 12/14 anos.
Eu comecei o livro com altas expectativas de que seria focado na fantasia quando na verdade é focado quase inteiramente no romance, além do fato de que a aceitação da personagem sobre suas características parece se resumir a escolher qual macho ela vai ficar... O jeito que a autora colocou os enigmas foi bem construído no geral, as respostas não estavam óbvias, porém eu consegui acertar o plot principal sobre a Alyssa entre as páginas 100 e 150
O Jeb é insuportável pq parece que ele não deixa a Alyssa falar por ela, o que me fez gostar mais do Morfeu, mas no final eu acabei enjoado dos dois kk...
A autora jogou um plot atrás do outro no final mas o livro já tinha se tornado tão chato que não fez diferença nenhuma pra mim, só queria terminar logo.
Não me arrependo mas n leria novamente.
meumundinhodoslivr 12/06/2021minha estante
qual a classificação etária?

Hubris 12/06/2021minha estante
Não tem dizendo em nenhuma parte do livro

viuuu

Line 27/06/2021

Um lado diferente de Alice no país das maravilhas
Gostei bastante dessa leitura, um livro fluído e bem surpreendente. A protagonista é uma personagem bem interessante e gostei da construção da mesma até aqui.
O livro só não foi cinco estrelas e favoritado por conta do triângulo amoroso, que odiei bastante. Achei que o Jeb não acrescentou em praticamente nada na história e também não morri de amores pelo final.
Mas no geral é um bom livro e é uma fantasia bem construída.
Anna 28/06/2021minha estante
Te entendo

Anna 28/06/2021minha estante
Eu não gostei de como o Jeb foi inserido na história.

Line 28/06/2021minha estante
Isso, ele não somou em nada na história e foi um triângulo amoroso desnecessário. Ele é um personagem que se bem construído teria sido interessante.

Leleh 30/10/2021minha estante
Nossa sim, a grenadine e uma planta é a mesma coisa. Mas O morfeu sempre amou a Alyssa, a vermelha ela era boa, mas por todo o lance da traição do rei e do morfeu ela ficou vingativa, ela perdeu o trono por culpa deles e por isso ficou má. Foi isso que eu entendi, mas é confuso mesmo.

Leleh 30/10/2021minha estante
Mas eu não entendi se a Alyssa continua sendo rainha ou nem. Fiquei perdida

FlAvia.Bassi 04/11/2021minha estante
Lendo a continuação, ela continua sendo rainha e a grenadine é "suplente" hahaha tipo um vice

shelukessonarry 31/05/2021

nostalgia né
NOTA DA 1ª LEITURA: 4 (2014)
NOTA DA 2ª LEITURA: 3 (2021)

Mesmo que eu concorde que este livro não é ótimo, eu sou cadela de Alice e esse foi um favorito da adolescência, então... releitura feita!

Reler esse livro com uma cabeça completamente diferente, 7 anos depois, me fez perceber algumas coisas:
-Como nossa abordagem social de assuntos importantes mudou (pra melhor! Felizmente!)
-Como eu não era fã desse livro a toa, porque a ambientação é incrível!
-Como minhas exigências quanto a boys aumentaram! Jeb e Morfeu cês tão ruim hein

Não vou me aprofundar muito no livro, como eu disse, porque eu li ele com 14 anos então não sou imparcial pra revisar já que a nostalgia é grande. Mas quero comentar algumas coisas importantes.

Esse livro comete sim alguns erros. Não que eu ache que só porque é mais velho eu deva passar pano, mas eu realmente não acho justo pessoas passarem pano pra clássicos com comentários racistas só porque são clássicos e exigirem horrores de um livro de 7 anos atrás porque não tem representatividade e tem desinformação sobre saúde mental.

Se você está discordando de mim, pare, acorde e pense em que ano você está: 2021!!!! A saúde mental ganhou mais um pouco de espaço ano passado por causa da pandemia!

Em 2014, quando o livro não foi escrito, a desinformação era tamanha. Além disso, não se exigia muito por parte de autores - ainda mais os estreantes, o caso desse livro - que fizessem pesquisas extensas e falassem com pessoas informadas a respeito.

Como uma jovem de 21 anos agora, que tem ansiedade, vejo as lacunas e o uso vazio das doenças mentais em relação à representação da mãe de Alyssa. Infelizmente, quando o livro saiu, apenas 7 anos atrás realmente as coisas ERAM MUITO RETRÓGRADAS AINDA, e só estamos percebendo isso agora porque a cobrança veio massiva. Então, reconheço sim o criativo trabalho da autora, com a ambientação impecável, que apesar de seguir os clichês YA da época de um boy pior que o outro, criou personagens dos quais eu gosto e tenho carinho até hoje.

Ainda o achei divertido de ler, apesar da escrita super jovem e já um pouco truncada para meu cérebro de 21 anos, mas nada que tornasse a experiência incomoda. Por fim, a autora parece ter mudado sua maneira de abordar os tópicos e pesquisar coisas, visto a melhora na satisfação dos leitores com seus livros mais recentes. É bom relembrar você leitor de rebobinar seu cérebro de volta a 2014 se for ler. Se não quiser tentar, visite minha página e encontre muitas outras fantasias para se aventurar!
meumundinhodoslivr 12/06/2021minha estante
qual a classificação etária??

shelukessonarry 13/06/2021minha estante
Acho que é 15/16 anos Bia! é vendido como YA e eu concordo!

meumundinhodoslivr 13/06/2021minha estante
brigadaaa!!

sra. warner 08/01/2022

muito bom
é releitura, então claro q gostei. é um livro muito bom, única coisa que me incomoda é o triângulo amoroso. a Alyssa é meu xodozinho, é chata mas eu gosto, jeb é insuportável, e o morfeu é perfeito, nunca errou e se errou foi tentando acertar.
Paty 08/01/2022minha estante
Eu penso exatamente assim kkkkk

Venuz 18/11/2022minha estante
Um delírio esse negócio da autora ter feito Jeb um dos pares românticos, ele é insuportável demais, pra ela ficava só com o Morfeu msm

sra. warner 19/11/2022minha estante
simmmm!! exato

Juliana 05/06/2020

Depois de uma releitura de Cinderela (Cinder, de Marissa Meyer), uma releitura de Alice no País das Maravilhas.
Uma releitura mais sombria com personagens inspirados na famosa história, mas com uma lado obscuro.
Carol M. 05/06/2020minha estante
Confesso que me decepcionou um pouco ):

Juliana 05/06/2020minha estante
Estou lendo Atrás do Espelho agora... vamos ver como a história vai se desenrolar.

Carol M. 06/06/2020minha estante
Vou ficar de olho na sua resenha quando terminar!!

Tati Freitas 14/04/2021

Uma visão diferente do País das Maravilhas
Confesso que só li porque a temática me interessou. Eu amo Alice no País das Maravilhas, e não resisti à curiosidade. Não me arrependi, a história é legal cheia de personagens e lugares fora do comum e descrições que desafiam a imaginação. Eu só não gostei muito do romance e da dependência da personagem principal. Mas quero acreditar que isso tem um objetivo final que veremos nos próximos livros.
vecchio 14/04/2021minha estante
a série é perfeita, eu amo!!!! uma das minhas favoritas

Tati Freitas 14/04/2021minha estante
Esse seu comentário me empolgou, amanhã começo o próximo

vecchio 14/04/2021minha estante
começa sim, acho que o segundo livro é um dos melhores da saga

Henri B. Neto 17/11/2014

Resenha: O Lado Mais Sombrio
Expectativa é uma droga. Eu sei disto, você sabe disto, mas - ainda sim - nunca aprendemos. É um ciclo longo e vicioso. Mesmo que lutando contra, não importa, cedo ou tarde vamos cair no estômago deste monstro que criamos dentro de nós e vamos inadvertidamente quebrar a cara. Foi mais ou menos isto o que aconteceu com o ''O Lado Mais Sombrio'', primeiro volume da trilogia de estreia de A.G. Howard. Vejam bem, por que eu não iria ter grandes expectativas com relação ao livro? A capa era linda, a diagramação era super caprichada (sim, mesmo a do livro digital) e a sinopse não poderia ser mais interessante: O País das Maravilhas é real. E uma descendente de Alice Lindell precisa retornar para ele, para consertar todos os erros provocados pela sua ancestral e libertar a família de uma antiga maldição.
Não tinha como nada dar errado, não é mesmo? Bom, não foi bem assim.
Quando eu leio um livro de fantasia (De qualquer tipo. Seja um Medieval, ou Fantasia Urbana, ou Romance Sobrenatural), o que eu mais espero do autor é que ele me insira no universo do seu livro. Me convença que suas invencionices são reais, me faça querer embarcar na sua história junto com os os seus personagens - por mais que pareça louco ou inverosímel. Mesmo tendo em sua vantagem toda a base deixada pelo clássico ''Alice no País das Maravilhas/Através do Espelho'' (além de suas adaptações variadas, é claro), eu não senti em nenhum momento que a autora tentou me inserir em seu mundo. A apresentação dos dons (ou da maldição, seria melhor dizer) de Alyssa e sua afinidade com Wonderland era muito seca, sem um pingo de aura mágica que me cativasse e que me fizesse desejar conhecer mais. Nos primeiros capítulos, suas descrições deste mundo fantástico que a protagonista tinha que lidar eram tão interessantes quanto ver um mosca batendo na janela. Ou saber de uma pessoa sem graça andando tranquilamente pela rua... E isto meio que foi um choque.
Mesmo sendo narrado em primeira pessoa, eu não achei o texto fluído. Eu lutava constantemente para terminar um capítulo, como se eu estivesse me movendo em areia movediça - lutando para criar um interesse real tanto pela história, quanto pelo mundo adaptado por A.G. Howard, ou quem vivia nele. E falando nisto, outra coisa que a narrativa mais atrapalhou do que ajudou foi justamente isto: eu simplesmente não conseguia ficar interessado pelos personagens. Nada do que acontecia à eles me instigava de verdade. Talvez, o mais próximo à isto tenha sido no momento em que Alyssa vai visitar a mãe em uma Clínica de Repouso. Mas foi um único momento, e passou rápido demais, junto com a aparição relâmpago de sua progenitora.
No decorrer de uma semana, lutei com todas as minhas forças para que a história de ''O Lado Mais Sombrio'' me prendesse, mas isto não acontecia. Por um momento, eu cheguei a pensar que isto talvez fosse um sinal de ressaca literária - mas, ao me ver terminando outros livros (maiores, até) do que ele, comecei a aceitar que o problema não era eu. E sim o livro. Era uma sensação semelhante à que tive com ''Cidade dos Ossos'' (o primeiro livro da série ''Os Instrumentos Mortais'', e que quase me fez abandonar a saga), mas de uma forma muito mais assustadora. Cheguei à metade da trama, exatamente na marca de 50% do epub lido, e ainda sim lutava para me adaptar. Com relação à tudo. E foi quando resolvi dar um basta em toda a situação.
Por mais que me doa - e acreditem em mim, dói bastante - decidi abandonar de vez a leitura do primeiro volume da trilogia. Eu sei que alguns devem estar se perguntando: Mas Henri, você poderia ter feito leitura dinâmica, não? Sim, eu poderia. Mas não acharia isto honesto comigo mesmo - e principalmente, nem disposição para isto o livro me proporcionou. Talvez, todos estes os pormenores que falei, que foram se acumulando e acabaram me irritando esteja diretamente ligado ao fato deste ser o romance de estréia da autora... Mas não tenho coragem de encarar a continuação para ver isto mesmo. Até por que, eu precisaria terminar este antes, e querem saber? Quando fechei o livro e decidi abandonar a lutar, a sensação de alívio foi indescritível... Infelizmente, nem tudo funciona com todos os leitores. E, sem sombra de dúvidas, a série Splintered não foi feita para mim.
Henri B. Neto
''Na Minha Estante''

site: http://naestante-henribneto.blogspot.com.br/2014/10/resenha-o-lado-mais-sombrio.html
Dafne 17/11/2014minha estante
Sério que não é tudo isso Henri? D: Bom, menos um para eu ler rsrs

Henri B. Neto 18/11/2014minha estante
Dafs, infelizment, o livro não conseguiu chamar a minha atenção de jeito nenhum! ''(

Luana C. 16/01/2015minha estante
Trilogia? Então vou esperar os três para poder comprar/ler. kkk

Minhas Galáxias 29/06/2021

"Você chora por ele, mas sangra por mim."
Terminei esse livro com bem mais entusiasmo do que achei que terminaria, que bom que o segundo já estava me esperando aqui em casa para ler.
Alyssa é uma protagonista de personalidade e estilo próprios, adorei as descrições de seu visual alternativo e um tanto sombrio em contraponto à estética que contos de fada normalmente têm. No decorrer da história, ela se mostra focada em seus objetivos e bem madura para uma garota de 16 anos. A narrativa é realista a mostrar seus conflitos sobre as revelações feitas a ela no país das maravilhas.
Sobre o subterrâneo, gostei da construção mais sombria dos personagens desde à Rainha vermelha até as gêmeas que não tem tanto destaque no conto original. Mais uma vez, as descrições da autora fazem um ótimo trabalho, deixando um espaço para que nossa imaginação complete algumas lacunas. Morfeu se tornou um personagem que eu amodeio como um bom moreno sarcástico (mesmo que ele tenha cabelo azul) e meu tipo de vilão favorito, manipulador e com intenções sombrias.
Jeb, que tem um nome bem esquisito que não me arrisco a tentar escrever, podia ser um pouco melhor explorado, mas acredito que isso acontecerá nos próximos livros da série. Durante a leitura, eu não estava muito curiosa sobre ele (na verdade não fui muito com a cara dele, no geral), mas depois de alguns dias percebo que um pouco mais sobre ele poderia ter sido apresentado.
O livro é uma fantasia com romance e não o contrário então é muito mais focado no desenvolvimento de Alyssa e todas as suas provações.

A meia estrela que faltou tem uma explicação simples, estou cansada que livros com triângulo amoroso, inclusive aceito indicações de livros de fantasia sem eles.

site: https://www.youtube.com/watch?v=g9SG3sE4PTE
elyrix 01/07/2021minha estante
Só o título da resenha me convenceu a ler meu deus quero

Minhas Galáxias 01/07/2021minha estante
Ely, estou lendo o segundo agora e essa série está cada vez mais se tornando uma das minhas preferidas

elyrix 01/07/2021minha estante
eu preciso AAAA

Gaudio 30/12/2021

AMEI
Eu tinha acabado de ver uma resenha MUITO negativa sobre esse livro quando eu comecei a ler, então já estava meio receosa.

Mas me surpreendi muito com essa leitura, claro tem alguns pontos que eu acho que não precisavam estar lá (as brigas entre a Alyssa e o Jeb sobre o Morfeu a todo momento, mesmo depois deles se reconciliarem; Algumas atitudes da Alyssa que me lembra pick me girl).

Em geral é um livro com bastante detalhes, personagens envolventes e quem gosta de Alice no País das Maravilhas vai adorar essa nova visão.
Mile 01/01/2022minha estante
Concordo plenamente com você

Gaudio 04/01/2022minha estante
me surpreendi muito sério

Gaudio 04/01/2022minha estante
espero que o segundo seja bom assim também

Julia.Egydio 26/05/2021

O Lado Mais Sombrio
Uau, esse livro é simplesmente... UAU. Eu realmente não tenho palavras o suficiente pra falar o QUANTO ESSE LIVRO É BOM. Ele entrelaça magia e mistério, romance e perigo, dualidade e autodescoberta. Abordando assuntos sérios que se passa numa realidade perturbadora, fantástica e surpreendente. A A.G. Howard soube descrever cada detalhe e momento na história de forma clara e maravilhosa, que deixa o leitor com fome do livro, querendo ler cada vez mais os capítulos.
Espero que gostem desse livro e o amem assim como eu o amo.
meumundinhodoslivr 12/06/2021minha estante
qual a classificação etária??

Julia.Egydio 12/06/2021minha estante
eu não achei nenhum site falando da faixa etária, mas pode ser considerado como 15+

viuu brigadaaaa