A Fazenda

A Fazenda Tom Rob Smith

Resenhas - A Fazena

Marina Mendes 02/01/2022

Até o momento em que ele recebeu um telefonema desesperado de seu pai, Daniel acreditava que seus pais estavam indo para uma aposentadoria tranquila, bem merecida. Eles venderam sua casa de negócios em Londres e disseram "adeus para a Inglaterra" com uma festa alegre onde todos os seus amigos se reuniram para desejar-lhes bem para a grande aventura: sair para começar uma nova vida sem um controle remoto, numa fazenda bucólica na zona rural Suécia. Mas, com um telefonema, tudo muda. "Sua mãe não está bem" seu pai lhe diz., "Ela está imaginando coisas - terríveis, coisas terríveis. Ela teve um surto psicótico e foi internada em um hospital mental". Daniel se prepara para correr para a Suécia, no primeiro voo disponível para o dia seguinte. Antes que ele possa embarcar no avião, seu pai contatá-lo novamente com uma notícia mais assustadora: sua mãe foi liberada do hospital, e ele não sabe onde ela está. Em seguida , ele ouve de sua mãe: "Tenho certeza que seu pai falou com você. Tudo o que o homem lhe disse é uma mentira. Eu não sou louca. Eu não preciso de um médico. Preciso da polícia. Estou prestes a embarcar em um voo para Londres.

Carol.Scagliusi 18/12/2021

A fazenda
O livro "A fazenda" do Tom Rob Smith, tem a premissa muito interessante e como já havia lido "Criança 44" do autor e tinha amado, fui com grandes expectativas.

A história começa com Daniel, um homem que vive em Londres e recebe a ligação do pai, que se mudou para a Suécia com a mãe,  contando que ela foi internada pois estava psicótica.

A mãe acaba liberada do hospital e vai escondida a Londres, explicar tudo ao filho.

Conforme vamos lendo, surgem muitas dúvidas quanto à loucura da mãe e ao quanto o pai é corrupto.

Alerta para abuso, racismo e machismo.

O livro começa muito bem em um ritmo super envolvente, porém mais ou menos com 30% fica mais lento e um tanto repetitivo com a neurose da mãe em estar sendo perseguida. No final, o livro volta a prender a atenção e ganhar ritmo.

Achei o final muito bom e me surpreendeu bastante, mas por ter essa parte mais lenta, acabei tirando 1,5 estrela.

Julia 09/11/2021

Nadou, nadou e morreu na praia
Amei o desenrolar do livro, seus personagens, os segredos do passado, mas o final foi super abrupto, parece que o autor teve preguiça de terminar o que ele construiu o livro todo.
Todas as expecrativas criadas murcharam com o final.
Um pouco decepcionante mas no geral foi uma boa leitura.

Letícia 27/10/2021

Melhor que a encomenda
São 2:36 da manhã enquanto escrevo isso. Fica o aviso, o final desse livro não é do tipo que dá pra ser "deixado para amanhã". É do tipo que desde o início cria curiosidade e não tem teoria maluca que você crie que chegue perto desse fim. Trata de temas sensíveis então já fica o aviso ?

Isa 22/10/2021

A fazenda
Thriller do autor Tom Rob Smith. Após seus pais se mudarem da Inglaterra para a Suécia para uma vida tranquila, Daniel recebe um telefonema de seu pai dizendo que Tilde, sua mãe, não estava nada bem. Em seguida, sua mãe lhe diz que está vindo para Londres e que os dois precisavam conversar e, pior, fala para Daniel não acreditar em nada que seu pai lhe disser. Daniel leva sua mãe para o apartamento onde mora com seu parceiro Mark e lá ela começa uma história detalhada e cronológica de tudo o que aconteceu desde que se mudaram para a fazenda na Suécia e, vai mostrando objetos para Daniel que ela diz serem provas de crimes cometidos na cidade em que residem. Enquanto isso, Chris, pai de Daniel, liga avisando que tbm está indo para Londres para buscar Tilde e interna-la novamente. Daniel fica no meio de um fogo cruzado, não sabe em quem acreditar. Ele ouve a história toda de sua mãe e resolve ir até a Suécia para verificar por conta própria o que é real e o que é fantasia. E é nesse momento que descobrimos o que Tilde realmente passou no verão de 1963 e porque ela cria um cenário tão meticuloso para proteger Mia, a jovem negra adotada por Hasan, um poderoso fazendeiro da região. Achei a história intrigante porém não muito surpreendente, mas a leitura é fluida e rápida. Vale a pena chegar ao fim da história.

Naruth 14/10/2021

Simplesmente brilhante.
Quando eu vi esse livro no sebo, fiquei meio "hm..pegar ou não pegar?"mas percebo agora que fiz a decisão certa.
Um breve resumo sobre:
Tudo começa com Daniel recebendo uma ligação avisando que sua mãe não estava bem. Que ela teve um surto psicótico. Claro, com uma ligação dessa, seu mundo vira de cabeça pra baixo e o que você mais quer é resolver tudo. Mas, minutos antes de embarcar no avião, ele recebe uma ligação da mãe : tudo que esse homem falou para você é mentira. Eu não sou louca e não preciso de um médico. Me encontre em .." bom, o restante você vai ter que descobrir.
A única coisa que deixou a desejar é o final muito rápido e sem maiores explicações . O livro foi muito bem construído,mas aí do nada PÁ NÃO É ISSO. Mas vale a pena!
-Vou colocar uma parte do livro que achei MUITO importante.
"Devo lembrar que a alegação de ser mentalmente incapaz é um método testado e aprovado para silenciar mulheres há séculos, uma arma para nós desacreditar quando lutamos contra abusos e desafiamos autoridades."

Rai 12/10/2021

Esse livro mexeu comigo
Eu concordo com o que muitos falam a respeito do livro ser meio "arrastado", muito descritivo pela Tilde, e sim, foi uma das coisas que também me incomodou durante a leitura. Mas a conclusão explica o motivo dele ser assim.

Ele contém gatilho : abuso sexual, estupro...

É um livro muito bom, mexeu muito comigo.
Sei que existem muitas críticas a respeito dele, mas indico que leia e tire suas conclusões.

É um ótimo livro!!

Kelly 24/08/2021

Surpreendente! Apesar de...
Ter deixado um pouco a desejar no final. Achei que a narrativa é extremamente envolvente! Queria ler só um pedaço para tirar a dúvida se compraria o livro físico ou continuaria no KU, mas fiquei tão entretida que quando dei por mim, já estava avançada na leitura e completamente fisgada pelo relato da Tilde. A forma como o livro é escrito nos faz colocar tudo em cheque, até mesmo o que parece certo, se torna duvidoso, e aí vem o plot e pá! Um tapa na cara! As coisas começam a se encaixar, fazer sentido e os olhos enfim se abrem para as possibilidades, que até então foram ignoradas. É genial, apesar do fim abrupto.

Manu 05/08/2021

Daniel recebe um telefonema de seu pai, que reside na Suécia com sua mãe, informando que sua mãe, Tilde, foi internada em um hospício após um surto psicótico.

Daniel compra uma passagem partindo da Inglaterra para a Suécia no intuito de ver a sua mãe, mas antes de sua partida ela entra em contato e informa que está a caminha da Inglaterra.

Após o encontro do filho e sua mãe, Tilde inicia um relato detalhado sobre uma conspiração envolvendo alguns homens, detre os quais o seu pai, no intuito de fazê-la parecer louca.

Achei a narrativa parada e o desenrolar não foi instigante. Esperava mais da história e do mistério central do livro.

Vanessa Garcia 24/07/2021

A Fazenda
Confesso que em algum momento pensei em desistir mas estava curiosa em como terminaria. De fato parecia muito confuso (se o autor queria que nós sentíssimos assim deu certo) mas cai encaixando. Achei o final atropelado mas razoável.

Fabrício 20/07/2021

Fluido
Livro fluido, bem visual, as vezes exagerado, mas você fica na dúvida de quem está falando a verdade. Intrigante. Boa Reviravolta.

Adinha.Cris 30/06/2021

Um livro digno de leitura
Posso correr o risco de dar spoiler (o que não desejo, obviamente), mas é preciso dizer: esse livro precisa ser lido por todos, pai, mãe e seus filhos.
O enredo principal é de embrulhar o estômago, embora uma realidade.

Se eu recomendo: óbvio!!!
Ghost Reader 30/06/2021minha estante
Parece um leitura bem instigante, gostei da sinopse do livro??

Adinha.Cris 01/07/2021minha estante
Surreaaaaal

Thaís Furlan 09/06/2021

Vale a leitura, maaasss...
Um momento da vida de Daniel em que sua mãe foge de sua fazenda na Suécia e o procura para denunciar um crime... e o envolvimento do pai de Daniel nele. Enquanto isso seu pai acusa sua mãe de loucura, alegando que ela já vinha definhando e teria fugido de uma instituição psiquiátrica.
Quem está certo? Quem está mentindo?

Quando a narrativa de Tilde, a mãe, se inicia, já fica claro que ela está fora do prumo. Mas ela tem evidências.
Já seu pai possui narrativas mais consistente, mas esconde algo.

É um livro que se arrasta no começo e te prende depois da metade.
Contudo, algumas descrições de detalhes, motivos, circunstâncias são exageradas e desnecessárias, parece que a autora quer se explicar demais pq acha que é assim que vai ser convincente.

Aí chega um final do nada e pá... Parece que caiu a última página do livro e ficou faltando algo.