O Bicho-da-Seda

O Bicho-da-Seda J.K. Rowling
Robert Galbraith

Resenhas - O Bicho da Seda

Andressa 19/02/2022

Desde o primeiro livro gostei bastante dos personagens e nesse não foi diferente, mas a história deixa um pouco a desejar, foi lenta e o final bem morno. Mas ainda quero ler os próximos mas acho que vou ler as versões originais em inglês pq a tradução desse e do primeiro tinha vários errinhos.

Wolsey 13/02/2022

Melhor que O Chamado do Cuco.
Muito bom. Achei melhor que o primeiro livro. O Chamado do Cuco (1° livro) é mais arrastado e menos instigante, mas recomendo que sejam lidos em sequência. Em O Bicho da Seda (2° livro) há muitas referências a fatos ocorridos no primeiro, sem maiores explicações, o que pode deixar o leitor um pouco perdido.
A autora (que escreve com pseudônimo masculino) evoluiu no estilo, pois a trama me pareceu melhor elaborada.
Agradou tanto, que já emendei o terceiro livro (Vocação para o mal).

Vincento Hughes 10/02/2022

Crime complexo, criativo e conectado.
Trama policial com pegada noir para quem gosta de crimes complexos e conectados.

O romancista Owen Quine está desaparecido por alguns dias e sua esposa procura o detetive Cormoran Strike para localizar seu paradeiro. Quando o detetive particular descobre que Owen havia escrito um manuscrito em que difamava várias pessoas que o conheciam, o desaparecimento de Owen, que já havia sumido outras vezes e não era levado tão a sério por pessoas próximas ao escritor, ganha contornos suspeitos.

?O bicho da seda? é um exemplo de excelente romance policial com pegada noir. A história criada por Robert Galbraith é densa, complexa e rica em detalhes. Contada em terceira pessoa, sob a ótica de Cormoran Strike e, em alguns momentos, por sua jovem assistente Robin Ellacott, não foca apenas na investigação do escritor desaparecido. O aprofundamento do passado de um Strike com dores na perna amputada e de uma Robin em conflito com a carreira e o noivo, transitam em meio à narrativa, sem desconectar a leitura da trama central.

O que, nas primeiras páginas, pode aparentar uma narrativa mais devagar, é essencial ao desenrolar do que descobrimos junto com Strike. Detalhes como data, horários e endereços são bem significativos. O grande volume de informações e de personagens é dosado e apresentado com lentidão fluida e acolhedora, aguçando a curiosidade a cada capítulo.

Quase nenhum personagem é mencionado sem razão, inclusive os nomes fictícios da fantasia erótica grotesca criada pelo escritor desaparecido; mesmo não estando relacionado ao crime, os coadjuvantes auxiliam de alguma forma as incursões do detetive pelas ruas londrinas e preparam o leitor para quando Strike e Robin desvendam o mistério.

A solução do enigma é uma prova disso, deixando para as últimas páginas as explicações sobre o crime. Não espere algo mastigado, pois se presume que o leitor já acumulou conhecimento necessário para entender. Com escolha criativa para o título, ?O bicho-da-seda? é recomendadíssimo para quem gosta de noir e investigação e crimes complexos e conectados.

Como é o segundo livro da série com Cormoran Strike, quem quiser acompanhar a história do detetive, pode começar por ?O chamado do cuco?, mas nada impede de ler fora de ordem, pois são tramas independentes.

Raiane 06/02/2022

Mais uma investigação de tirar o fôlego!
Se o Chamado do Cuco já tinha me deixado com gosto de quero mais, com O Bicho da Seda não foi diferente.

Esse é um livro que você não quer parar de ler, porque a cada página tem algo muito bom acontecendo, seja na investigação, seja na vida pessoal dos protagonistas.

Pra mim, o assassino não ficou óbvio em nenhum momento, apostei em 2 suspeitos, mas no fim das contas a resposta era outra, alguém que eu até cogitei, mas não achava que seria.

A empatia do detetive com a família da vítima é algo muito cativante e comovente no livro. Além disso, a atuação da assistente e os momentos de tensão que ocorrem com ela e com o detetive no meio da investigação geram muita adrenalina no leitor.

A descrição dos cenários não foi maçante como no primeiro livro, melhorou bastante nesse aspecto e a forma como eles eram descritos nesse volume deixou cada cena muito clara na mente, especialmente a macabra cena do crime.

Enfim, recomendo demais a leitura de O Bicho da Seda. Mais uma vez, Galbraith/Rowling me proporcionou um favorito. Já quero ler os próximos!

Fernanda.Ceccon 30/01/2022

Um detetive que vai ganhando seu lugar a cada livro. Não é tão bom quanto o primeiro, mas vale a leitura.

Vivian.Souza 26/01/2022

Bom, mas a história é um pouco parada e previsível, já tem como pensar no culpado nas primeiras páginas.
Um ponto bom é que apesar disso, a relação de Robin e Strike continua se desenvolvendo e o contexto do assassinato é estranhamente interessante, por conta da forma BIZARRA que a vítima foi morta.

Ivi 24/01/2022

Surpreendente
Uma ótima surpresa foi me deparar com os outros 4 volumes dos livros de J.K. sob o pseudônimo de Robert Galbraith.
O primeiro livro "O chamado do cuco" já parecia pedir uma continuação porém nunca fui atrás. Coisa boa foi me deparar com as outras aventuras de Cormoran Strike! Amei e recomendo a leitura ;)

Nathalia Cecconello 21/01/2022

Oi :)

Minha expectativa para o segundo livro da série estava bem alta, ainda mais quando vi que o cenária seria no mundo editorial. É mais um ótimo livro de investigação, cheio de detalhes e personagens muito bem construídos e detalhados ao longo das páginas.

Gosto muito como a autora desenvolve os personagens principais, nos fazendo querer ser amigos na vida real deles hehehe

Vale a pena a leitura da série!

Selma 30/10/2021

Surpreendente
O bicho-da-seda traz mais uma aventura do detetive Cormoran Strike com sua competente secretária Robin, uma dupla que dá muito certo junto, apesar da inexperiência de Robin no campo das investigações. Porém, ao longo da história, ela se mostra muito interessada e competente na carreira e Strike promete treiná-la.
Nessa segunda grande investigação dessa dupla, Strike é contratado por Leonora para encontrar seu marido que está desaparecido. Owen é um escritor mediano que sonha em ficar famoso, então ele escreve o livro que acredita que o levará ao sucesso, mas que na verdade é apenas mais um romance medíocre em que ele difama todos seus conhecidos mais próximos, inclusive sua esposa. Um livro que dá muito o que falar e que se torna uma das peças principais para desvandar o assassinato que acontece logo após cópias do exemplar ser espalhado para os principais envolvidos nele, sendo um grande exemplo de "a vida imita a arte".
Gostei bastante desse livro, bem mais do que o primeiro livro da autora nesse gênero "O chamado do Cuco". Achei o começo uma narrativa muito lenta, muito descritiva e pouca ação para o gênero , mas dá metade para o fim tudo começa a ficar bem interessante e já não queria mais parar de ler...

Dri F. @viagenscomlivros 24/10/2021

Extremamente cansativo
Amo a escrita da Rowling, sou mega ultra fã de Harry Potter e estava com altas expectativas para os livros que ela lançou sob o pseudônimo de Robert Galbraith. Mas preciso confessar que não estou amando as histórias.
Em O bicho da seda, continuo com a mesma impressão que tive quando li O chamado do cuco: a autora "estica" a história de uma forma desnecessária, na minha opinião.
Gosto do protagonista, gosto da sua idoneidade, gosto da história que a autora trouxe sobre seu passado. Acho que o possível romance que aparentemente vai rolar em algum momento, está se arrastando, o que não faz muito sentido, mas ok.

Mas achei o pano de fundo dessa história, um livro sem pé nem cabeça que foi escrito pelo autor desaparecido, extremamente chato. Acho que a história foi enrolada, como se o objetivo fosse ter mais páginas só por ter.

Gostei mais do primeiro livro da série do que desse, e quero ver se leio o próximo para tirar da dúvida se continuo ou não.

site: Instagram @viagenscomlivros

21/10/2021

Gosto muito da dupla strike e Robin. O livro é fácil de ler, história envolvente. Já querendo ler o próximo livro.

mariaquiteria.s 06/10/2021

o bicho da seda
Sou suspeita em falar de qualquer livro que conta estória policial e investigação, amei a leitura. Quem gosta de ação vai ficar um pouco decepcionado. O livro é um pouco lento, pois está focado nas investigações, o Strike e Robin são uma dupla muito boa.

Ariel S 05/10/2021

A escrita da autora é fluida, as vezes fica cansativa mas se vc se empenhar da or terminar o livro sem problemas.

Monica.Fusco 02/10/2021

História de Detetive
Uma história de detetive muito bem contada, sobre a investigação de um assassinato de um escritor e como pano de fundo Londres!!