O Príncipe

O Príncipe Maquiavel

Resenhas - O Príncipe

al!c 27/07/2023

Maquiavel escreveu um livro na epoca do renascimento italiano e ate hoje as pessoas usam ele pra falar de política. ver que nada mudou é muito estranho. vou reler várias vezes, com certeza.

Heloisa.Vulcanis 26/07/2023

No livro sugere que o leitor aprenda e entenda sobre os diversos tipos de principados, e ao longo dele vai explicando e dando exemplos de situações que ocorreram com os consideráveis príncipes da época. Achei um pouco difícil a leitura no começo, mas me adaptei melhor lendo e ouvindo um audiobook.

yukicomelivro 24/07/2023

Gente, esse livro não tem nada haver com o Pequeno Príncipe ?

Fui ler ele e sem querer eu aprendi como manipular a população, dominar o estado, financiar um exército e governar como um tirano
nefertiticientista 29/07/2023minha estante
HAHAHHA

Diogo Crema 24/07/2023

CLÁSSICO!
O Príncipe - Nicolau Maquiavel - 1532 Florença/Itália

Revisitando um Clássico...
Até que ponto "Os fins justificam os meios" ?

Esta é a síntese do pensamento maquiavélico, porém ao contrário do que se pensa, essa frase não está em nenhum livro.

Trata-se de uma interpretação do pensamento contido neste livro.

lililu 22/07/2023

Nhe nhe
Ai sabe quando vc não sabe o que achar do livro?? me senti assim
Passei muita raiva com as coisas que eram citadas, achei muito chato e repetitivo.
Li apenas por se tratar de um livro bem citado na escola, nunca mais

Thayna283 22/07/2023

Interessante
É basicamente um manual sobre como governar. É muito interessante porque permite que a gente veja como era a forma de governo naquela época, e apesar de ser um livro antigo é possível vê que alguns elementos ainda estão muito presentes nas formas de governo da atualidade.

Maisa 15/07/2023

Um manual
Não foi pra mim.

É um manual, muito chato, apesar de não ser difícil de ler.

Menos de 100 páginas e mesmo assim senti que eram 100.000! ??

maryelli0 12/07/2023

Atemporal
Uma leitura bem pesada e um pouco maçante pela quantidade de datas e conhecimentos históricos que você precisa saber.

Maquiavel escreve com precisão esse "manual" para os príncipes e é bem absurdo pensar que tudo que foi escrito nele é usado hoje. Ótimo livro apesar de tudo.

Lucas 12/07/2023

Eu achei uma leitura pesada. Apesar de ser fácil de lida no sentido de vocabulário, tem comentários que são extremamente datados, mas que vemos sendo colocados em prática atualmente, e funcionando, mesmo sendo extremamente errado e antiético.

Rafael1548 09/07/2023

Um Manual
Essa obra demonstra os meios de se consultar e manutenção do poder Estatal. Obra excelente para os estudos de Teoria Geral do Estado.

Basicamente os principados se dividem em 2 Gêneros:

HEREDITÁRIO: linhagem sanguínea.

MISTO: Quando um Estado era anexado à outro por meio de guerras, alianças ou por fortuna e alheios (terceiros o concedem ou o dinheiro lhe traz. Geralmente quando se tem "a sorte" de alguém ser benevolente).

Já a manutenção do Estado ocorre através da vitù (nome dado a expertise de governo) sobre o povo e as forças armadas.

O que chama atenção no governo do povo é que Maquiavel afirma que a fidelidade do povo vem quando o Estado supre alguma necessidade. Dessa forma a necessidade jamais pode ser totalmente erradicada para que a fidelidade se mantenha (parecido com os os PeTralhas fizeram com o Brasil fazendo o povo depender de bolsa esmola).

VictAria69 06/07/2023

Interessante
É compreensível a ideia do Maquiavel, claro no contexto da época, sendo um reflexo da politica, ainda mais com último capítulo, que fica bem claro o direcionamento ao Lourenço de médici - quase como uma carta - clamando para ele "salvar" a Itália com sua virtú, considerando tudo que o Nicolau Maquiavel ensinou no livro.
Nos é apresentado formas de se manter sendo o príncipe e obviamente com manipulação, guerra, revoltas, golpes etc... (me lembra GOT)
Depois dessa leitura fica claro os meios políticos da época e ainda as suas influências e características hoje em dia - obviamente bem diferente - mas é possível fazer uma análogia.

Tiago.Guedes 04/07/2023

Conduta nada puritana
Um manual de conduta de um líder, capaz de governar, não somente ao outros, mais a si mesmo.
De fato Maquiavel não é para puritanos, mas traz uma visão de como um líder deve se portar para conquistar e se manter. Muitos aspectos podem sim ser empregados nos dias atuais, trazendo visões interessantes a um líder.
Um livro que todos deveriam ler, mas que seus ensinamentos sejam pautados com cautela.

Marco 03/07/2023

Resenha
Ícone da ciência política e da filosofia moderna.
Parte das condições sócio históricas da época para construir um novo tratado.

Igao, apenas 03/07/2023

Ser bonzinho é o car**** tem que botar pra f****.
O Príncipe é uma obra clássica escrita por Nicolau Maquiavel no século XVI. O livro é considerado uma das mais influentes e polêmicas obras políticas já escritas. Nele, Maquiavel explora a natureza do poder e oferece conselhos práticos sobre como um príncipe deve governar e manter seu poder.

A obra é dividida em 26 capítulos nos quais Maquiavel discute vários aspectos do governo e da liderança política. Ele aborda temas como a aquisição do poder, a manutenção do poder, as virtudes necessárias a um líder, a relação entre o príncipe e seus súditos, a importância da aparência e da reputação, entre outros.

Um dos conceitos centrais apresentados no livro é a ideia de que um governante deve ser pragmático e flexível em suas ações, priorizando a estabilidade e a segurança do estado em detrimento de considerações morais. Maquiavel argumenta que, em certas situações, um príncipe deve ser capaz de usar a força, a astúcia e até mesmo a crueldade para manter o controle e garantir a sobrevivência do estado.

"O Príncipe" desafia concepções tradicionais de ética e moralidade política, o que levou a obra a ser amplamente discutida e criticada ao longo dos séculos. Maquiavel é frequentemente associado à ideia de que os fins justificam os meios, pois ele argumenta que um príncipe deve estar disposto a fazer o que for necessário para alcançar e manter o poder.

Apesar de seu caráter controverso, "O Príncipe" é um livro de leitura essencial para aqueles interessados em política e liderança. Ele oferece uma visão realista e pragmática do exercício do poder, levantando questões e dilemas complexos sobre o governo e a natureza humana.

Rafa 02/07/2023

Um museu de grandes novidades
Apesar de antigo, percebe-se que certas coisas nunca mudam. A política é cíclica, mas a essência, o esqueleto, é o mesmo. Por ser assim mesmo, ou estariam replicando as regras de Maquiavel? Fica a dúvida?