O Príncipe

O Príncipe Maquiavel

Resenhas - O Príncipe

Laurex 23/01/2024

Clássico histórico
Confesso que li simplesmente porque é um clássico, que inclusive não li nos tempos de colégio (ainda bem pois nada entenderia). Sou leiga da parte histórica que o livro retrata e como um clássico, achei ok. Maquiavel trás algumas reflexões interessantes e tudo mais sobre a visão dele acerca da comunidade e do ser humano, que é mau por natureza. Por vários motivos discordo de vários pontos que tratam de reflexoes mais filosóficas mas acho que como um clássico é importante a leitura para quem se interessa por esse tipo.

Tete 23/01/2024

Manual para o príncipe
O livro conta com orientações para que um príncipe tenha bom empenho no seu reinado. Se passa na visão de alguém que observa tanto o prícipe, o povo e os outros reinos, com um olhar mais amplo sobre o reinado. Com aspectos que o fazem permanecder com glória. Lembrando da importancia de ser amado e temido ao mesmo tempo. "para conhecer bem a natureza do povo é preciso ser príncipe, e, para conhecer bem aquela do príncipe, é preciso ser povo."

Ingryd_lorena 22/01/2024

Atemporal
Um livros escrito a mais de 500 anos consegue ser bem colocado hoje em dia. Simplesmente incrível, a leitura é lenta por conta do vocabulário mais rebuscado, no começo não dá pra entender direito, mas conforme você vai lendo tudo se torna mais claro e por mais que você não conheça a história dos exemplos que ele conta a forma como ele explica fica claro e dá pra usar com os exemplos da atualidade.

Markão 22/01/2024

Ideias antigas mas que ainda possuem valor
Considerando o ano em que foi escrito,1513, ainda se pode tirar bastante conhecimento político, assim como em A Arte da Guerra é possível puxar bastantes ensinamentos para a atualidade.
O livro ajuda a entender um pouco sobre as ideias e estratégias políticas, e instiga a estudar a história política no mundo mais a fundo.

Felipe1503 22/01/2024

O Príncipe
Um livro muito histórico, reflete uma época cheia de conflitos e descobertas, onde o nosso protagonista Maquiavel faz suas análises sobre:os principados, figuras históricas importantes, conflitos e dogmas desse período(1513). Acho um livro ótimo, apesar de ser estigmatizado pelas falas de Maquiavel, que muitos classificam como ?manipuladoras? e ?perversas?. Porém eu acho Maquiavel um gênio de sua época, por fazer uma análise aprofundada de diversos temas com uma crítica certeira, que nos ensina muito sobre diversos assuntos. Perdão nesse eu me prolonguei KKKKKKKKKK.

Tatianegusmaoo 21/01/2024

Não é um livro de leitura rápida, precisa ler com calma.
Apesar da tradução ser de boa compreensão, mesmo assim precisa ter muita concentração para entender o texto principal a ideia que Maquiavel queria passar. Não é um livro de leitura rápida, principal para uma pessoa que não seja tão racional, porque o príncipe de maquiavel mostra tudo se um forma fria e calculista. E tem que entender que é um livro sobre o seu tempo e acredito que para entender mais suas ideias, seria interessante saber como se passava a Itália na época em que livro foi escrito ou talvez um pouco sobre o contexto político do século XVI.
Um livro que seria muito mais prazero e reflexivel para se discutir em grupo, em rodas de leitura e analisar a obra como um todo e a partir disso poderia sair ideias interessantes. Mas não posso negar que a leitura de o Principe pode-se dizer um pouco chata.

madu.zi 12/01/2024

Atemporal
Uma obra com mais de 500 anos foi capaz de retratar tão bem como atitudes desonestas no ramo político quase sempre resultam em êxito, como um Monarca absolutamente totalitário é capaz de manter seu poder centralizado com pequenas e veladas ações de preocupação com o seu povo, porque sabe do valor do apoio dos mesmos. Apesar de me irritar completamente durante toda a leitura com essa exemplificação da centralização de poder, o livro é bem escrito, real e cru, é completamente verídica as ações que príncipes e monarcas tomam e tomaram ao longo dos anos para se manterem soberanos.

alaskadinha 11/01/2024

Só me vem a cabeça que no primeiro semestre da faculdade todo mundo andava com um livro desses debaixo do braço. Os comentários da Cristina da Suécia são interessantes, mas em um geral é chato demais.

Eliane406 10/01/2024

Será que os fins justificam os meios?
O "Príncipe" na obra de Maquiavel, não é o filho de um monarca destinado ao trono, mas é o principal cidadão do Estado, esse cidadão é o governante que Maquiavel procurava com suas obras estudar e orientar para um caminho certo no comando. Hoje é todo aquele que detém o poder executivo, em qualquer dos escalões, quer seja no espaço público ou na área privada. De acordo com o livro "Príncipe" é todo aquele que conquistou, de alguma forma, autoridade legítima sobre outros seres humanos. E separa a moral católica da ética política, lembrando do período do Renascimento que surgiu com o Humanismo. Cada capítulo discorre sobre como obter esse comando e como mantê-lo.
Para entender com aprofundamento a obra de Maquiavel, leia o livro do professor José Nivaldo Júnior chamado Maquiavel, o Poder- História e Marketing.
O fim justifica os meios" ou "os fins justificam os meios" é uma paráfrase de Nicolau Maquiavel, significando que se os objetivos forem importantes o suficiente, qualquer método para os atingir é aceitável. A frase também é atribuída a Ovídio, na obra Heroides, que escreveu exitus acta probat ("o sucesso valida o ato").

Luiz358 08/01/2024

Melhor temido do que amado.
Livro escrito a 500 anos, não dá pra ser chato ao ponto de reclamar de tudo. Eu gostei bastante, é realmente um relato frio e cru, uma análise melhor dizendo. Não busca uma solução e em certos momentos nem parece achar que existe uma.
Leitura sucinta e necessária para aqueles que como eu, estão ainda aprendendo sobre como a política de fato funciona.

enzobernardi 07/01/2024

IL PRINCIPE
Embora seja muito criticado por trazer, com frieza, algumas compreensões sobre a política, é uma leitura fascinante. Para mim, justamente a frieza por trás da obra é que a torna magnífica. Escrita em 1513, Maquiavel trouxe a ruptura entre a moral religiosa (católica) e a ética política. O que importa na política não é a santidade, mas o êxito das ações que conduzam ao bem do Estado e ao fortalecimento do poder do príncipe.

Através da história (até 1513, para ser mais preciso), Maquiavel compreendeu os comportamentos e a lógica por trás do êxito e fortalecimento citados anteriormente, e apenas os registrou, sem criar um novo ?código? a ser seguido.

Uma curiosidade é que a frase ?Melhor ser temido do que ser amado? é de Maquiavel, de um dos trechos de ?o príncipe?. Porém, a famosa frase ?os fins justificam os meios? não faz parte nem do livro e muito menos foi escrita pelo autor, mas muitas pessoas associam a frase ao mesmo por fazer uma síntese de todo o seu legado.

melissalfr 06/01/2024

Já posso me tornar um príncipe!!
Obrigada pelas dicas Nicolau, apesar de ser um ser humano bem desprezível no geral, falou umas coisas bem inteligentes (pra sua época, obviamente).
É uma leitura chata, mas fácil ??

Silva 05/01/2024

Clássico e Atemporal
É uma leitura essencial para os que se interessam pela área de humanas, especialmente pensando em história e em ciência política. Apesar de muito rechaçado em sua época, o que Maquiavel escreve aqui pode ser percebido em nossa sociedade atual.

Marix 01/01/2024

Clássico dos clássicos.

Linguagem rebuscada. Ler com bastante calma garante entendimento

A Releitura pode ser uma boa ideia.