O Príncipe

O Príncipe Maquiavel

Resenhas - O Príncipe

Icaro.Morbeck 18/08/2023

Como cultivar o equilíbrio moral
Me impressiono em como Maquiavél consegue elaborar sobre política, ao mesmo tempo em que desenvolve conceitos que se adequam a qualquer tipo de relação de poder em um meio social. Afinal, o fato de eu não ser um ?entusiasta da política? faz com que eu tenha uma visão diferente sobre esse livro, e as tantas mensagens que podem ser interpretadas em cima dele.

O que mais me interessou foi sobre como um indivíduo pode construir autoridade, e qual mentalidade este deve manter para firmar suas relações sociais. Saber a quem se confia, a quem se dá ouvidos, e a quem se deve manipular. Claro, todos sabemos que a moralidade de Maquiavel pode ser questionável, mas dificilmente haverá alguém que diga que ela é ineficiente.

Também achei muito importante como o escritor deixa claro que seu livro não se trata de um ?Guia de regras para um bom príncipe? pois cada situação pede medidas particulares que, seguindo os conselhos oferecidos por Maquiavel, podem ser muito eficientes.

Deve-se sempre fugir do ódio, dosando com sabedoria a bondade com severidade para obter sucesso.

SSerbS 17/08/2023

Atemporal
Não inovo ao afirmar que é preciso ler O Príncipe com um olhar crítico, mas as afirmativas feitas por um Maquiavel contemporâneo ao renascimento assustam pela sua atemporalidade.

JoAo.Padilha 15/08/2023

Não esperava que fosse tão bom
Famoso livro, que a vida toda ouvi falar e nunca imaginei que algum dia iria ler. É uma aula de liderança e gestão de crise, dependendo da sua interpretação e o quão maquiavélico você consegue ser (rsrsrs). Indicação certa.

@riggifabio 10/08/2023

A obra em si é sempre o mesmo choque de realidade a cada nova leitura, uma das mais influentes, senão a mais, do pensamento político desde o Renascimento. A edição, comemorativa, com projeto gráfico muito bonito, é um tanto descuidada na tradução e revisão, infelizmente.

Manuela28 09/08/2023

MINHA OPINIÃO
Vamos começar pontuando que, primeiramente Maquiavel não é um idealista ele é realista(lembrando que o príncipe é um livro que fala da realidade política não uma descrição da realidade como ela é) . O seu livro foi escrito com a intenção de ser como um "manual" de como ter um governo eficiente e duradouro, o príncipe apresenta os detalhes dos chamados principados de sua época. Confesso que fiquei um pouco surpresa pelo conteúdo em si do livro (mesmo já tendo uma ideia do que iria encontrar) no começo não entendi muito bem pois Maquiavel parece que nos vai "jogando informações" logo de cara é preciso fazer uma leitura mais atenta (principalmente se você está lendo está obra para fins acadêmicos) é um livro muito bom para quem quer entender a história e é possível fazer associações a acontecimentos posteriores ao lançamento do livro e até entender como funciona certas ações de políticos hoje em dia (uma obra de fato atemporal). Para mim o único "defeito'' do livro é o incentivo a essas práticas desonestas mas sei que infelizmente essas práticas já surgiam muito antes e vão continuar surgindo na nossa sociedade pois o ser humano não é 100% bom e honesto.

Naislan 08/08/2023

O Príncipe
O Príncipe é um livro dedicado a um governante,onde Maquiavel defende a autonomia política em relação a moral e a prerrogativa absoluta para alcançar estabilidade.
Olha... Talvez não tenha sido o momento certo para essa leitura,pois foi muito maçante,apesar de ser curto. Quem sou eu para criticar Maquiavel, né.

Gaab '-' 07/08/2023

Com uma introdução incrível somos ambientalizados sobre todos valores da época em que o livro foi escrito e que ainda são atuais... por mais q seja curto, seu desenrolar passa uma mensagem única para liderança de principados mas que funciona super bem ao se comparar na gestão de pessoas...

Um manual de como tomar poder, agradar para seu benefício e prosperar...

Em uma posição de poder devemos ser amados ou temidos? O livro nos mostra que os dois devem ter uma medida correta para não passar a ser odiado pois assim não entrará em decadência seu governo...

VitArya 06/08/2023

Depois dessa leitura , sinto que posso dominar o mundo !!!!haha
Nicolau Maquiavel simplesmente nos ensina a manipular um grupo de pessoas de diversas maneiras , chega a ser até sutil .
Se você tem que liderar pessoas coloque esse livro não sua lista .

brayanmra 06/08/2023

Não é para qualquer um
É basicamente uma cartilha que consiste em conselhos de como um líder deve se manter no poder e alcançar o sucesso político. A ideia central se baseia de que os fins justificam os meios. Embora seja um pensamento que causou e ainda causa enorme controvérsia, Maquiavel defendia que um grande líder precisa se dispor a fazer o que for necessário (por mais sórdido que seja) para manter o controle e estabilidade.
Michely.Matos 06/08/2023minha estante
Gostei de seu comentário, me lembrou que preciso ler com urgência esta obra.
Mas, por que menos de duas estrelas?

brayanmra 06/08/2023minha estante
Pq não me agregou em nada. Comecei achando interessante mas conforme eu lia, foi me dando tédio. Deve-se a questão de não me pertencer ao público-alvo do livro. Pra quem tá inserido numa área mais jurídica/política, creio que ele possa ser mais interessante.

Cris.Olczyk 06/08/2023

Um título para se ler críticamente.
Um livro para pensar sobre moral e ética. Os sujeitos e a sociedade deveriam valorizar mais os valores morais e éticos do que o poder, mas é o que vemos na atualidade?

coffeandbook 05/08/2023

Quem sou eu para avaliar clássicos mas aqui estou, li pra minha aula de política e gostei é isso. foi de fácil compressão.

Gabriela 03/08/2023

Um livro escrito há anos atrás ainda mostra muito a realidade do povo . Sinceramente acho que todo político tira proveito desse livro para manipular. Infelizmente o povo não quer acordar para realidade.

Natty Criss 02/08/2023

Livro muito bom, porém a leitura não é para qualquer um?
?[?] sem ter armas próprias, nenhum principado está seguro; ao contrário, fica ele totalmente sujeito à sorte, não havendo virtude que o defenda na adversidade. Foi sempre opinião e sentença dos homens sábios: quod nibil sit tam infirmum aut instabile, quam fama potentiae non sua vi nixa.? (MAQUIAVEL, 2014, p. 130).
Esse livro é preciso ler com propósito ou vai se perder na leitura. #Ficaadica!

zalve 01/08/2023

Principe
O maquiavel é um ícone o homem escreve um negócio ha mais 600 anos atrás consegue ser atual em tudo, livro bizarro qualquer um que quer se botar de entendido de política tinha que ler esse aqui! muitoo bom papai