O Príncipe

O Príncipe Maquiavel

Resenhas - O Príncipe

spplarue 09/04/2024

?????
?Para bem conhecer o caráter do povo, é preciso ser príncipe, e para bem conhecer o do príncipe, é preciso pertencer ao povo?

Rafaela.vAlmeida 08/04/2024

Gostei bastante, esperava que fosse ser mais difícil, mas até que fluiu bem. Não me arrependo de ter começado.

Testemunha de Kindle 05/04/2024

Um clássico
"O Príncipe" é uma obra clássica escrita por Nicolau Maquiavel durante o Renascimento. Publicado pela primeira vez em 1532, o livro é um tratado político que explora a natureza do poder e a arte de governar. Maquiavel oferece conselhos práticos e estratégias para governantes, enfatizando a necessidade de ser astuto, pragmático e, por vezes, até mesmo cruel para manter o poder e garantir a estabilidade política. A obra é famosa por sua abordagem realista e desapaixonada sobre a política, sendo objeto de debates e interpretações ao longo dos séculos. Embora controverso, "O Príncipe" continua a ser uma leitura relevante para estudantes de política e líderes em todo o mundo.

Giselle 04/04/2024

Interessante?
O vocabulário robusto e, algumas vezes, difícil, torna a leitura um pouco lenta e arrastada. O início também não prende a atenção.

Mas, conforme avança, o livro traz vários insights que podem ser aplicados a sociedade atual, relacionamentos, carreira e mundo corporativo.

Interessante ?

DAbora.AmAvel 02/04/2024

O Príncipe
O livro fala sobre poder, política e onde a comentários e dicas sobre como um principado deve ser governado. A sociedade tem a estrutura estabelecida desde o início em alguém que se vê oprimido, e alguém que se vê como opressor.
Um dos conselhos de Maquiavel em O Príncipe é: "É melhor ser temido, do que ser amado,se você não pode ser ambos, mas você deve evitar ser odiado". O medo é útil, já o ódio não é produtivo.
Na política impera a lei do mais forte ou mais esperto.

Kelli21 30/03/2024

É uma leitura bem complexa, com um vocabulário bem antigo mas com paciência é possível compreender. Fazendo algumas analogias com o cotidiano podemos aplicar alguns conselhos de forma suavizada, enfim, vale a pena.

Walter.M 29/03/2024

Bem Maquiavélico
Fugindo da visão dominante cristã de sua época, Maquiavel abandonou a explicação divina e cheia de floreios, amplamente aceita, sobre o que diz respeito aos governantes e descreveu um passo-a-passo de como funciona e como operar o "mecanismo" que rege o governo (que na época ele se referia como "o principado" mas que é possível fazer paralelos a todo tipo de poder governamental) tendo como base a observação da prática de diversos regentes anteriores e contemporâneos a ele.

O primeiro tratado de ciência política moderno, que desvincula a política da moral cristã.

Leitora 29/03/2024

Confesso que tinha uma visão um tanto deturpada de "O Príncipe". Achava que o livro seria bem mais imoral do que ele realmente é.

Não se engane, não significa que achei o livro moralmente retificado, pois é claro que em vários momentos o autor apresenta soluções e estratégias reprovadas pelos princípios morais. Mas percebo, nesta obra, que Maquiavel está empenhado em mostrar todas as formas de um governante conquistar e se manter no poder, sejam elas virtuosas ou não. Em alguns casos, a recomendação do autor ao príncipe é estritamente imoral, em outros, sua recomendação está de acordo com a moralidade. E, ainda, em outros, o autor apresenta soluções virtuosas e viciosas para um mesmo problema, descrevendo as consequências de cada uma delas, de modo que fica a critério daquele que busca o principado escolher qual delas irá utilizar.

Porém, por mais que Maquiavel apresente ações virtuosas, boas de serem praticadas por um príncipe, no fim das contas a recomendação do autor é que um príncipe deve prezar pela aparência de virtuosidade, mesmo que por trás dos panos aja viciosa e imoralmente. E além disso o autor escreve o livro inteiro levando em consideração que o príncipe busca o seu próprio interesse em detrimento do interesse de seus súditos, sem manifestar nenhuma objeção a isso (é claro). Tal ideia só está afastada no último capítulo, no qual ele faz recomendações a Lourenço II, visando a unificação e fortalecimento da Itália, a fim de livrá-la dos bárbaros, da igreja, dos mercenários e de nações externas.
Yfg 29/03/2024minha estante
Tenho O principe na minha estante mas nunca li, despertou meu interesse. Ótima resenha

Luciana.Segala 28/03/2024

O Príncipe de Maquiavel?
Incrível, como não dá pra dissociar o nome do livro do autor?! - ele permeia a sua essência, é parte de ser um clássico, um clássico notável por assim dizer.
Neste livro de escrita rebuscada e um tanto desafiadora, haja vista, a época em que foi escrito; Nicolau Maquiavel traça em suas linhas um manual dos principados, mostrando os principais feitos que levaram reis e príncipes(e outros nobres ilustres que exerciam o poder) a tanto se tornarem figuras renomadas, quanto a sucumbirem no seu mau exercício, ignorando o conselho de outros mais sábios que eles. Basicamente, vê-se um conselheiro real presenteando seu rei, com o maior dos presentes: um manual de como ser um bom rei?

Ps. O livro é muito mais do que a palavras de uma resenha, nunca faria jus a sabedoria contida nele, portanto, só digo: leia!

Daianny.Rufino 26/03/2024

O PRÍNCIPE
É um livro repleto de mensagens fenomenais. Apesar de ser uma linguagem um pouco mais difícil devido à sua época de escrita, você entende perfeitamente a mensagem do livro, que não serve apenas como instruções de como vencer batalhas ou governar um povo, mas serve para nossa vida como um todo.

Sara277 23/03/2024

Manual para príncipes
O livro é basicamente um manual de como manter um principado de fortal gloriosa, mas acredito tbm tem coisas q ajudam para a vida, livro muito bem escrito e com bons pontos, Maquiavel era um verdadeiro diplomata

Bianca.- 23/03/2024

O Príncipe.
O livro passa conselhos a um jovem que deverá ser o salvador de um determinado lugar e ter um principado virtuoso e bem sucedido.

Ao longo da obra o autor cita exemplos de príncipes, papas e duques quando lideraram e o que causou a sua ruína ou a sua vitória, aconselha o que o príncipe deve fazer e o que deve evitar a todo custo. A política bem presente no livro nos faz refletir sobre vários aspectos.

É uma obra interessante. Acho que todos devem ler algum dia.

Kathlen.kalinda 16/03/2024

Meu Deus que leitura densa!
Se você está acostumada com leituras fluídas, talvez sinta dificuldade com este tipo. O livro tem sua importância por se tratar de pensamentos sobre lideranças que Maquiavel traz para aquela época (século XVI), o que faz jus ao fato de ser aplicado até hoje em regimes políticos.
É interessante a leitura para entender o pq dele ser um clássico, mas esteja preparado para uma leitura chata.

Giulia 14/03/2024

Esse Nicolau era uma passiva change my mind
Achei interessante as analises politicas dele, é muito foda as articulações dele o cara manda muito namoral. Achei interessante e n ironicamente gostei do maquiavelismo, ele n é tão mal assim entenda o lado dele um republicano no meio do absolutismo o cara so é realista