O Príncipe

O Príncipe Maquiavel

Resenhas - O Príncipe

louise.girardi 15/11/2023

é de fato uma obra atemporal e atribui muitas práticas que podemos ver no comportamento de líderes na sociedade de hoje e majoritariamente antiga, acho interessante a leitura para entender melhor a forma de governo e como ela é entendida pelos possuidores desses estados.

cecilivros 14/11/2023

é
Absolutamente atemporal, foi muito interessante porque eu tava lendo bem na época do ataque do grupo Wagner e Maquiavel fala sobre exército de mercenários nesse livro e o quanto isso é um tiro no pé!!
foi definitivamente um livro kkkk li pra fazer provas de filosofia/sociologia mais rápido e realmente funcionou! mas não indico como leitura livre, ensina muita coisa, mas não é uma experiência prazerosa (pelo menos não foi pra mim).

Eduardo 13/11/2023

Complexo e intenso!
Uma análise diferente sobre política e poder. A obra trás uma abordagem pragmática onde o autor oferece uma reflexão interessantes sobre estratégias de liderança e governança. Uma leitura essencial para quem busca compreender as nuances do poder e da tomada de decisões políticas.

Lucas 10/11/2023

Eu não sei ler
Maquiavel eu achei que vc tinha feito o primeiro livro motivacional mas eu só tô vendo coisa de príncipe de reino chapou veinho isso nem existe mais kkkkkk

André Lima 10/11/2023

Interessante como alguns feelings ainda podem ser retirados de um ivro escrito a tanto tempo....sabedoria não envelhece.

lLokiFrost 08/11/2023

Incrível
Um livro nada mais que incrível, traz a luz tudo que o ser humano precisa saber para viver em sociedade, subir e se manter no topo, ser um líder para todos ao seu redor.

Queilinha 30/10/2023

O Príncipe...
É um livro interessante. Sempre tive curiosidade de ler. Apesar de um pouco massante, devido a toda a sua abordagem e temática, ele mostra como as sociedades na época surgiam, e como também eram governadas.

É como uma espécie de manual para que um líder esteja sempre presente, próximo ao povo, e seja querido e adorado por ele, evitando assim rebeliões e revoltas, ou até mesmo perder o poder ou um território.

amtnda 30/10/2023

Interessante para análise
É interessante analisar como essa obra atravessa por várias épocas e figuras políticas que utilizam de seus escritos para construir suas personas. Apesar de ser bastante discutida se é uma obra bajuladora ou não, não deixa de ter sua importância histórica e política.

Lethier 27/10/2023

Comentário.
É inegável que ele foi um homem considerado muito inteligente por outros em sua época, porém de longe, um bom homem.
Qualquer opinião contrária a dele, resultaria em morte, pois os meios justificam os fins, um completo ditador horrível.
O livro foi muito bem escrito e de leve compreensão.

Maria16302 25/10/2023

Suas crenças são ardilosas.
Ler este livro foi expandir e entender as visões de Maquiavel.

O intuito que tive em ler este livro era somente de interesse próprio, e para estudos...

Maquiavel tem visões de mundo e sobre policia muito ardilosas, vemos que se adaptarmos algumas visões dele, não muda muito para as práticas de atualmente.

De certa forma gostei muito da leitura por se tratar do próprio Maquiavel, eu já tinha um certo interesse em ler e entender seus pensamentos.

maffessoni 24/10/2023

Mais um clássico (levemente) chato
Sempre tive muita expectativa para ler Maquiavel na escola e me decepcionei um pouco quando esse grande dia chegou.

É um clássico da ciência política e acho genial alguns anacronismos que a gente consegue identificar na leitura, acho impossível negar a importância e a capacidade marcante que esse livro tem.

Meu erro foi criar muita expectativa e achar que seria uma leitura fácil. Não foi extremamente difícil (ler Hobbes, por exemplo, é um inferno na Terra), mas foi uma leitura bem cansativa e chatinha. Se não fosse uma leitura obrigatória do curso e eu pudesse ler no meu tempo, na paz, acho que teria gostado mais. Com certeza vou reler no futuro.

O lado bom é que tem muitas frases e reflexões fodas que me marcaram demais e vou levar pra vida. No tempo dele, o cara foi um gênio.

Raden.Vladi 23/10/2023

Complemento
Um bom livro para ser lido antes deste, é o romance de Mário Puzo, Os Borgias - A história da primeira grande família do crime.

edybitencurt 22/10/2023

Livro de leitura difícil para iniciantes. Li por causa da escola.
É um bom livro para entender o passado, mas não recomendaria para quem não se interessa muito por filosofia.

Letticia.Goncalves 19/10/2023

Um manual para aquele que quer ou que já detém poder, poder esse que pode ser interpretado de forma ampla.
Li sem expectativas e me surpreendi, considero favorito.
Os fins justificam os meios, é melhor ser temido do que ser amado. Para manter o principado/governo é necessário sacrifícios, deve-se ser mau e bom quando conveniente para alcançar aquilo que deseja. Deve-se ser leão e raposa para manter o que se tem.
Achei a leitura válida, recomendo!