O Príncipe

O Príncipe Maquiavel

Resenhas - O Príncipe

Jessica.valcaci 15/10/2023

Os fins justificam os meios
Escrito em 1513 em Florença, atual Itália, Maquiavel se encontrava preso nessa época e esse ?mini manual? de como governar um Estado foi um presente a Lourenzo de médici, filho de Piero de médici uma das famílias mais poderosas de todo o território de Florença, basicamente o intuito do livro é te ensinar a arte de governar, pois entre ser temido e ser amado é bom que sejamos os dois, mas na falta de um é melhor que sejamos temidos mesmo, astuto como uma raposa, temido como um leão,pois para Maquiavel um governante precisa saber governar com os inimigos, não depender da boa sorte e está mesmo quando a tiver saber usá-la ao seu favor, ser bom e religioso, mas com astúcia, ser maligno, fazer guerra se assim for conveniente, mas nunca com exército comprado (mercenários), pois estes são de fácil traição, assim como também saber escolher bons ministros que atentem ao povo e ao rei em primeiro lugar e não somente em seus privilégios. É portanto, que tal obra é conhecida como a célebre frase de que os fins justificam os meios, é que um rei precisa ser prudente é conveniente em toda e qualquer situação e não ser ?bom? ou ?mau?, mas astuto e prudente quando necessário para governar e não ter problemas com o povo, ou com problemas externos que podem sim afetar o povo e virar ódio ao governante, é preciso ser temido não odiado pelo povo, como também aos outros de fora, um bom governante resolve os problemas presentes e prevê os futuros tendo já como resolve-o-lós. É por isso que ?os fins justificam os meios? nessa obra.
?O príncipe? me foi uma releitura, já havia lido uns três anos atrás, mas entendi quase nada na primeira vez e sabia que precisaria reler de novo, principalmente agora tendo matérias de moderna dois e dando monitoria de moderna um sabia que precisava reler a obra e entender um pouco mais do contexto do que era ou não era a Itália, enquanto formação de Estado nacional, assim como era para Maquiavel, que era mais um historiador da época não necessariamente um filósofo, apesar de conter filosofia em sua obra principalmente de cunho político, era assim imprescindível reler o livro e gostei bastante de ter feito isso, recomendo à leitura para todos!

Josiastds 13/10/2023

Tinha muita expectativa
Temos que entender que esse livro é de 1500 e lá vai cacetada, só que não é sobre a data mas a escrita e o modo como seus conhecimentos sobre o principado e príncipes etc... Queria muito que essa leitura mudasse algo na minha vida, como um todo, e não aconteceu pois gosto muito desse tipo de assunto, sou um leitor de Brandon, George, Tolkien e Mestre King e por isso não teve quase nenhuma anormalidade, assim dizendo, pois já tinha conhecimento. Só que teve a "CARTA", que foi enviada ao Francisco no final do livro, se tivesse aquele tipo de interação e escrita seria milhares de vezes melhor.

Mafê 12/10/2023

O príncipe
Achava que seria uma leitura mais difícil e chata, mas a linguagem até que é de fácil entendimento. Foi difícil para reconhecer algumas pessoas que ele fazia referência.
Maquiavel faz uma leitura realista da política, tendo como argumento que para conquistar o poder tudo é válido, dando foco para o uso da força física e não cumprir com as promessas. Mesmo tentando manter uma boa impressão destinando a parte complicada a terceiros.
É interessante perceber que, mesmo com séculos de diferença, o ser humano continua agindo e pensando da mesma forma.

Kelvin Mosna 11/10/2023

Os fins justificam os meios?
Em resumo, “O Príncipe” é um livro escrito por Nicolau Maquiavel nos meandros de 1513. Inicialmente, a obra foi confeccionada sob a forma de carta, direcionada a Giuliano de Médici, que faleceu antes que Maquiavel a terminasse. Nicolau Maquiavel viveu naquela Itália militarmente e politicamente arrefecida. Em linhas gerais, o autor escrutina minúcias do conceito de Estado, formas de governo, e como os seus governantes devem se portar. Maquiavel pontua aconselhamentos a esses políticos da época. A propósito, para alguns pesquisadores dessa seara, a famosa perspectiva Maquiavélica de que “os fins justificam os meios” deve ser avaliada sob o contexto da Itália renascentista, que lutava contra seus infortúnios. Daí, acreditam que Maquiavel não defendia que esse lema poderia ser aplicado para todo e qualquer setor da vida humana, mas apenas ao momento político conturbado por ele sofrido. O intuito do autor, para eles, é descrever as maneiras adequadas de manejo dos negócios públicos e, principalmente, como administrar o principado. Maquiavel cuida da ascensão e manutenção do poder. Apesar das críticas, parcela dos estudiosos destaca que a obra é ainda influenciadora da atual concepção de Estado em certa medida, mesmo que mudanças tenham ocorrido, o que torna essa leitura muito importante para estudiosos de Ciências Humanas, Sociais e Jurídicas como um todo.

Curiosidade: a tal máxima “os fins justificam os meios” não aparece no texto de "O Príncipe". Os estudiosos asseguram que Maquiavel não a escreveu. Interessante, não?!

Reis55 05/10/2023

O Príncipe - Nicolau Maquiavel
É um livro interessante para que possamos entender como sociedades eram e são regidas por meio de medo, terror, controle psicológico, entre outros.
O livro mostra maneiras de se mostrar presente e perto de seu povo, como fazê-lo não se rebelar, como integrar uma cidade a seu império.
Recomendaria a um fã de história antiga e que deseja saber mais sobre a Itália e como foi governada pela Família de Maquiavel

Lua 04/10/2023

Joia
É um livro interessante. Gostei de ver os pontos de vista dele em relação a sociedade no geral e consegui pontuar muitos dos assuntos abordados na minha própria vida

andbia 03/10/2023

Um Guia Político Atemporal
?O Príncipe?, escrito por Nicolau Maquiavel no século XVI, é um tratado político clássico que permanece relevante e influente até hoje. Este livro oferece uma visão perspicaz sobre a política, o poder e a liderança, e desafia as convenções da época com sua abordagem pragmática e realista da governança.

O Realismo de Maquiavel:

Uma das características mais notáveis de ?O Príncipe? é a abordagem realista de Maquiavel à política. Em vez de aderir a ideais utópicos, Maquiavel olha para a política como ela é, não como deveria ser. Ele descreve o poder como uma força que precisa ser conquistada e mantida, muitas vezes à custa da moralidade convencional. Essa abordagem crua e desapaixonada torna o livro tanto desafiador quanto fascinante.

A Natureza do Poder:

Maquiavel explora profundamente a natureza do poder, observando que os líderes devem conseguir adaptar suas estratégias às circunstâncias em constante mudança. Ele discute a importância da astúcia, da habilidade militar e da diplomacia, e oferece conselhos práticos para aqueles que buscam manter o controle político. O livro destaca a necessidade de um equilíbrio entre a força e a astúcia na governança.

Conselhos Atuais:

Apesar de ter sido escrito há séculos, ?O Príncipe? continua a oferecer insights valiosos para líderes e políticos contemporâneos. Muitas das lições de Maquiavel sobre como lidar com as complexidades do poder e da liderança são aplicáveis em uma variedade de contextos, desde a política até os negócios.

Controvérsia e Debate:

O livro provocou debates acalorados e controvérsias ao longo dos séculos. Alguns o consideram um manual de cinismo político, enquanto outros o veem como uma obra que reflete as realidades cruas da política. Essa diversidade de interpretações é um testemunho da riqueza e complexidade do texto de Maquiavel.

Conclusão:

?O Príncipe? de Nicolau Maquiavel é uma obra literária fundamental que desafia preconceitos e continua a provocar reflexão sobre a política e o poder. A abordagem realista de Maquiavel, sua análise profunda da natureza do poder e sua ênfase na adaptação estratégica tornam o livro uma leitura indispensável para qualquer pessoa interessada em política, liderança e história. É um guia atemporal que permanece como um dos tratados políticos mais influentes já escritos.

Guilherme1831 02/10/2023

Um livro bem intrigante e amplo

Como foi escrito a 500 anos atrás, o pensamento de Maquiavel foi base de regimes totalitários que aconteceram posteriormente, e de certa forma é importante entender como funciona tal pensamento justamente pra conseguir reconhecer e evitar-los. As formas de governo apresentadas são frias e um tanto quanto sombrias, como por exemplo: "é mais seguro ser temido do que amado, quando se tem de desistir de uma das duas" uma das frases mais conhecida do autor, e bem nítido toda essa concepção maquiavélica, mas acredito que a análise e estudo desse pensamento ainda seja bem importante para entender certas coisas da política.
Nunca gostei muito de política, mas este livro me fez querer entender mais sobre e mostrou a importância dela, me fez refletir e questionar várias coisas.

Victor.Kagan 01/10/2023

O Príncipe é uma das maiores obras da história. Maquiavel dá dicas e comenta sobre como deve ser governado um principado. No livro, fica claro que os fins justificam os meios, de modo que não é necessário explicar os meios desde que o fim dê certo, independentemente pelo que se deve passar para chegar ao idealizado. Um clássico.

Arnaldo 29/09/2023

Livro muito bom!
Nesse livro Maquiavel dá sugestões aos principes de como governar em situações diversas, e como lidar com o exercito , com o povo e com os inimigos e amigos. As sugestão são extramente objetivas e racionais e em alguns casos podem ser vistas como sendo frias e calculistas. No entanto Maquiavel demonstra conhecer muito bem os governantes de sua época, e assim sendo, através do seu escrito, ele dá conselhos valiosos ao seu principe, para que esse possa ter um bom governo.

V!no 28/09/2023

Muito interessante mas também muito irritante.
Pra época é chocante mesmo pelo tamanho do conhecimento dele sobre as relações políticas e de poder-e-povo. Mas muito difícil de entender a medida que ele vai explicando os seus pontos enquanto da exemplos à partir de governos que deram e que não deram certo etc. Fica extremamente confuso com o tanto de personagens que ele coloca nesse balaio. Tirando isso, é uma obra mesmo, atemporal e indispensável pra quem se interessa por política.

Marcos606 27/09/2023

Segue a tradição do “Espelho para Príncipes”, livros de conselhos que permitiam aos governantes adotarem o melhor líder como exemplo, o que começou com a Ciropédia do historiador grego Xenofonte (431-350 a.C) e continuou na idade média.

Tem sido uma visão comum entre os filósofos políticos que existe uma relação especial entre a bondade moral e a autoridade legítima. Muitos autores (especialmente aqueles que escreveram livros sobre espelhos de príncipes ou livros de conselhos reais durante a Idade Média e a Renascença) acreditavam que o uso do poder político só era legítimo se fosse exercido por um governante cujo caráter moral pessoal fosse estritamente virtuoso. Assim, os governantes foram aconselhados que, se quisessem ter sucesso – isto é, se desejassem um reinado longo e pacífico e pretendessem transmitir o seu cargo aos seus descendentes – deveriam ter a certeza de se comportar de acordo com os padrões convencionais de bondade ética. Num certo sentido, pensava-se que os governantes faziam bem quando faziam o bem; eles conquistaram o direito de serem obedecidos e respeitados, na medida em que se mostraram virtuosos e moralmente corretos.

Maquiavel critica precisamente esta visão moralista da autoridade no seu tratado mais conhecido, 'O Príncipe'. Para Maquiavel, não existe base moral para julgar a diferença entre usos legítimos e ilegítimos do poder. Pelo contrário, autoridade e poder são essencialmente iguais: quem tem poder tem o direito de comandar; mas a bondade não garante poder e a pessoa boa não tem mais autoridade em virtude de ser boa. Assim, em oposição direta a uma teoria moralista da política, Maquiavel diz que a única preocupação real do governante político é a aquisição e manutenção do poder (embora ele fale menos sobre o poder em si do que sobre “manter o Estado”). Nesse sentido, Maquiavel apresenta uma crítica incisiva ao conceito de autoridade, argumentando que a noção de direitos legítimos de governo nada acrescenta à posse real do poder.

O Príncipe pretende refletir o realismo político de um autor que está plenamente consciente – com base na experiência direta com o governo florentino – de que a bondade e o direito não são suficientes para conquistar e manter um cargo político. Maquiavel procura assim aprender e ensinar as regras do poder político. Para Maquiavel, o poder define caracteristicamente a atividade política e, portanto, é necessário que qualquer governante bem-sucedido saiba como o poder deve ser usado. Somente por meio da aplicação adequada do poder, acredita Maquiavel, os indivíduos poderão ser levados a obedecer e o governante será capaz de manter o Estado em segurança.

A teoria política de Maquiavel representa, então, um esforço para excluir questões de autoridade e legitimidade da consideração na discussão da tomada de decisões políticas e do julgamento político. Em nenhum lugar isso fica mais claro do que no seu tratamento da relação entre lei e força. Maquiavel reconhece que boas leis e boas armas constituem os fundamentos duplos de um sistema político bem ordenado. Mas acrescenta imediatamente que, uma vez que a coerção cria legalidade, concentrará a sua atenção na força. Ele diz: “Como não pode haver boas leis sem boas armas, não considerarei leis, mas falarei de armas”. Por outras palavras, a legitimidade da lei assenta inteiramente na ameaça da força coercitiva; a autoridade é impossível como um direito separado do poder de aplicá-lo. Consequentemente, Maquiavel é levado a concluir que o medo é sempre preferível ao afeto nos sujeitos, assim como a violência e o engano são superiores à legalidade para controlá-los efetivamente. Maquiavel observa que:

"pode-se dizer isto em geral dos homens: eles são ingratos, desleais, insinceros e enganadores, tímidos do perigo e ávidos de lucro…. O amor é um vínculo de obrigação que essas criaturas miseráveis ​​rompem sempre que lhes convém; mas o medo os mantém firmes por um pavor de punição que nunca passa."

Como resultado, não se pode realmente dizer que Maquiavel tenha uma teoria da obrigação separada da imposição do poder; as pessoas obedecem apenas porque temem as consequências de não fazê-lo, seja a perda de vidas ou de privilégios. E, claro, o poder por si só não pode obrigar alguém, na medida em que a obrigação pressupõe que não se pode agir de outra forma significativa.

Concomitantemente, uma perspectiva maquiavélica ataca diretamente a noção de qualquer base para autoridade independente da simples posse de poder. Para Maquiavel, as pessoas são obrigadas a obedecer puramente em deferência ao poder superior do Estado. Se penso que não devo obedecer a uma lei específica, o que acabará por me levar a submeter-me a essa lei será o medo do poder do Estado ou do próprio exercício desse poder. É o poder que, em última instância, é necessário para impor pontos de vista conflitantes sobre o que devo fazer; Só posso optar por não obedecer se tiver o poder de resistir às exigências do Estado ou se estiver disposto a aceitar as consequências da superioridade da força coercitiva do Estado. O argumento de Maquiavel em O Príncipe destina-se a demonstrar que a política só pode ser definida de forma coerente em termos da supremacia do poder coercivo; autoridade como direito de comando não tem status independente. Ele fundamenta esta afirmação com referência às realidades observáveis ​​dos assuntos políticos e da vida pública, bem como com argumentos que revelam a natureza egoísta de toda a conduta humana. Para Maquiavel é inútil e sem sentido falar de qualquer reivindicação de autoridade e de direito de comando que esteja separada da posse de um poder político superior. O governante que vive apenas de acordo com os seus direitos certamente murchará e morrerá de acordo com esses mesmos direitos, porque na agitação do conflito político aqueles que preferem o poder à autoridade têm mais probabilidades de ter sucesso.

A noção de virtù exige que o príncipe se preocupe principalmente com a arte da guerra e procure não apenas a segurança, mas também a glória, pois a glória está incluída na necessidade. Virtù é virtude não por si mesma, mas sim pela reputação que permite aos príncipes adquirir. A liberalidade, por exemplo, não ajuda um príncipe, porque os destinatários podem não ficar gratos, e exibições suntuosas exigem impostos dos súditos do príncipe, que o desprezarão por isso. Assim, um príncipe não deve se preocupar se for considerado mesquinho, pois esse vício lhe permite governar. Da mesma forma, um príncipe não deveria se preocupar em ser considerado cruel, desde que a crueldade seja “bem utilizada”. Maquiavel às vezes também usa virtù no sentido tradicional, como numa famosa passagem sobre Agátocles (361-289 a.C.), o autoproclamado rei da Sicília, a quem Maquiavel descreve como um “excelente capitão”, mas que chegou ao poder por meio de ações criminosas. Sobre Agátocles, Maquiavel escreve que “não se pode chamar de virtude matar os cidadãos, trair os amigos, ficar sem fé, sem misericórdia e sem religião”. No entanto, na frase seguinte ele fala da “virtude de Agátocles”, que fez todas essas coisas. A virtude, segundo Maquiavel, visa reduzir o poder da fortuna sobre os assuntos humanos porque a fortuna impede os homens de confiarem em si mesmos. A princípio Maquiavel admite que a fortuna (sorte, acaso) governa metade da vida dos homens, mas depois, numa metáfora infame, compara a fortuna a uma mulher que se deixa conquistar mais pelos impetuosos e pelos jovens, “que a comandam com mais audácia”, do que por aqueles que procedem com cautela. Maquiavel não pode simplesmente descartar ou substituir a noção tradicional de virtude moral, que obtém a sua força a partir das crenças religiosas das pessoas comuns. Sua própria virtude de domínio coexiste com a virtude moral tradicional, mas também faz uso dela. Um príncipe que possui a virtude da maestria pode comandar a fortuna e administrar as pessoas em um grau nunca antes considerado possível.

Danilo224 26/09/2023

Atemporal
É impressionante que (infelizmente) a obra de Maquiavel continue ? e continuará ? influenciado a história política. O texto é bruto. O autor o trata como um verdadeiro manual e levando em consideração que ele foi escrito para ganhar a confiança de Lorenço II de Medici (Duque de Urbino), tudo ganha ainda mais sentido.
O livro é bem curto mas não se engane: é bastante denso. Então prepare seu tempo e sua mente para ler a obra.

DouglasCruz 22/09/2023

Essencial
Nicolau Maquiavel expõe sua visão sobre o cenário político e o exercício do poder de maneira explícita e lúcida. Ele sustenta que os condutores da sociedade devem demonstrar prontidão em empregar artifícios e vigor quando demandado, a fim de zelar pelo domínio e assegurar a estabilidade do Estado. Sua abordagem pragmática diante das questões políticas figura entre as principais justificativas para a contínua abrangência de "O Príncipe" nas leituras e estudos contemporâneos. Maquiavel reconhece a intrincada natureza da condição humana e do tabuleiro político, atribuindo-lhe uma atemporalidade literária.

Ademais, a obra proporciona perscrutações de valor inestimável a respeito de estratégia e liderança. Maquiavel discorre sobre a relevância da adaptabilidade e da aptidão do líder para se acomodar às vicissitudes incessantes. Ele também aborda temas como a aplicação da força militar, a perpetuação do domínio e a significância da reputação. Muitas das doutrinas maquiavélicas conservam sua pertinência para os dirigentes contemporâneos em todas as partes do mundo.

Por outro ângulo, convém ressaltar que "O Príncipe" também incitou polêmicas ao longo dos anos. Maquiavel é frequentemente alvo de críticas pela suposta destituída moralidade e ética no contexto político. Contudo, é crucial reter que o tratado deve ser apreciado como uma análise descritiva das artimanhas políticas, e não como um manual normativo a prescrever condutas para os líderes. Maquiavel estava ávido em compreender o funcionamento real da política, abstendo-se de instituir um código de ética político.

Resumidamente, "O Príncipe" de Nicolau Maquiavel figura como uma obra primordial que proporciona uma visão realista e perspicaz do universo político e do exercício do poder. Sua exposição lúcida e a abordagem pragmática subsistem como referências marcantes para leitores e estadistas em todas as partes do globo. Configura-se como uma leitura indispensável para aqueles que aspiram desvendar as intricadas tramas da liderança e do governo.