O Teste

O Teste Joelle Charbonneau

Resenhas - O Teste

@Livrosdami_ 08/12/2018

Me surpreendeu
Quando eu comprei esse livro no imaginava que ele era tão bom, o motivo de ter comprado, confesso foi o valor.
Dito isso, preciso deixar registrado minha empolgação ao conhecer Cia (Malencia Vale), Tomas e todo o processo para entra na Universidade da Comunidade das Nações Unificadas.
O livro conta a trajetória de Cia antes e durante O teste.
E digo e repito, são testes de arrepiar, de deixar você aflito e querer saber mais e mais.
O final, óbvio, te prepara para o segundo livro, que eu não vejo a hora de ler.
Eu amei o livro, só resta saber se a trilogia me manterá empolgada.

Nathan Oliveira 01/09/2018

Mais do mesmo....
Quando peguei O Teste para ler, eu sabia exatamente o que encontraria.
A história não é muito original, a construção de mundo é exatamente igual a de outras várias distopias que tem por ai. A escrita da autora também não ajuda muito
Não é péssima, mas acaba se tornando um ponto negativo no decorrer do meio para o fim do livro, onde há a mais detalhamento do que ação em si.
Os personagens principais não são inovadores, a protagonista me pareceu comum demais, não surpreender em momento algum.
É aquele tipo de livro em que você consegue adivinhar o que vai acontecer, quem vai trair quem e etc. Surpreendente consegui lê-lo até o final, mas confesso que foi forçado por que eu odeio abandonar os livros que começo.

Andréia 11/07/2018

Resenha O Teste - www.starbooks.com.br
*Livro cedido pela editora para uma resenha honesta*

O Teste é uma distopia que narra a estória da jovem Cia. Cia vive em uma província pequena e está prestes a se forma e seu sonho é ser um dos poucos privilegiados com o convite de ir à Universidade, onde ela poderá ter uma carreira e um futuro brilhante com um cargo promissor como uma das líderes da Comunidade das Ações Unificadas. Só que quando ela é surpreendentemente selecionada, descobrimos que talvez O Teste (etapa que antecede e seleciona os melhores para a Universidade) não seja apenas um processo seletivo para demonstrar seus conhecimentos; e a crueldade passa a ser algo frequente

‘‘O pai nunca falou sobre o Teste, nem muito sobre seus dias passados na universidade, não importa quantas perguntas eu tenha feito. Por um momento eu me sinto mais próxima dele, sabendo que vamos dividir a experiência. Então o momento é despedaçado.’’

Cia é muito inteligente, tem uma família que ama, e que como leitores, conhecemos pouco no inicio, mas Cia vai nos apresentando aos membros da sua família e suas personalidades conforme a leitura avança, assim como ela vai mostrando sua personalidade e caráter pouco a pouco, só consegui montar uma imagem sólida da Cia ao final do livro, e ela é uma personagem que não tem defeitos!! Ainda não sei se isso é bom ou ruim mas não encontrei nada de negativo nas atitudes dela e o fato de ser narrado em primeira pessoa só fortaleceu essa constatação.

Cia também é muito madura e ela já pensa lá na frente, achei umas partes meio 'tudo está se encaixando muito bem', eu quero dizer que parecia que a protagonista já sabia exatamente o que iria enfrentar, que a surpresa seria apenas para o leitor, e isso eu achei meio falho, pois a Cia sempre tinha o necessário em mãos, sim ela sofre, mas ela consegue prorrogar muitas situações e se safar de outras.

‘‘(...) Tiros e gritos ecoam pela paisagem do Noroeste. Lembretes de que não estamos sozinhos na nossa missão e de que o perigo ainda não passou. (...)’’

Durante o desenvolvimento da narrativa eu tive a impressão de que muitos fatos ocorridos eram previsíveis e lógicos, em nenhum momento eu me vi pensando ‘’Meu Deus, o que será que vem em seguida???’’. Quando começava a ocorrer algo com a protagonista, eu então já imaginava o que viria em seguida, e digamos que eu não fui surpreendida (isso só até o desfecho do livro). Encontrei muitas similaridades com Jogos Vorazes e outras com Divergente, mas próximo ao final do livro essas similaridades não existiam mais e fico feliz em dizer que Joelle Charbonneau conseguiu me surpreender bastante com o desfecho -pena que a surpresa veio só no final- e eu queria muito ter o segundo livro em mãos para emendar uma leitura à outra.

Joelle Charbonneau cria um mundo distópico no qual conseguimos ver distinções sociais e inovações tecnológicas únicas ao mesmo tempo que parte da população sofre com certas restrições. Enquanto muitos autores de trilogias distópicas deixam para explicar sobre o mundo por eles criado só a partir do segundo livro, no caso de O Teste já temos algumas explicações nesse livro e pelo que eu vi o Estudo Independente promete ter tanta emoção quanto O Teste teve, e quem curte distopias e gostou de Jogos Vorazes, acho que também irá gostar de O Teste, só tentem não comparar uma obra a outra, ok. Outro detalhe, há sim, um par romântico para a mocinha, mas ao menos por enquanto não teve triângulo amoroso, e o romance é bem leve, surge de forma um tanto quanto abrupta, então demorei um pouco a me acostumar, mas é plausível e não é o foco principal.

‘‘(...) Bem, talvez seja a verdadeira base desse Teste. Líderes são forçados a matar o tempo todo. Então precisam aprender a viver com as decisões que tomaram. Assim como vou ter de aprender a viver com as minhas.’’

Estranhei um pouco o fato da protagonista se referir aos pais sempre como O Pai e Mãe, até o final do livro eu fiquei sem saber os nomes deles, mas isso não atrapalha em nada. Também encontrei alguns erros gramaticais, que provavelmente passaram despercebidos durante a revisão, mas que não atrapalham em nada a interpretação do texto. A edição está ótima e para aqueles que gostam de ter marcadores de páginas do livro, a editora Única pensou em tudo e colocou um marcador destacável junto à obra.

site: http://www.starbooks.com.br

Mari 02/07/2018

Livro Perfeito
Não tem como falar de O Teste sem lembrar do quão bom é esse livro... sério! Muito envolvente, te faz ficar com medo do que pode acontecer em casa capítulo e curiosidade para ler o próximo livro (é uma trilogia, que já foi publicada)... Não conhecia a autora mas agora já sou fã! Se está na dúvida se vai gostar ou não, de uma chance para o livro!

Caroline.Weber 30/06/2018

O Teste é o primeiro livro da trilogia que já foi totalmente publicada no Brasil, composta pelos livros O Teste, Estudos Independentes e A Formatura. A trilogia foi escrita por Joelle Charbonneau, que vive em Chicago com seu marido e filho. Os direitos cinematográficos foram comprados pela Paramount.

O livro abre-se nos apresentando o dia da formatura da protagonista Malencia Vale no equivalente ao nosso ensino médio. Cia vive na colônia Cinco Lagos em um mundo semi-morto, isto é, os sobreviventes estão reconstruindo o mundo pós-guerra.

Cia é a caçula de uma família grande, cinco irmãos. Ela não tem muitos amigos, mas sua melhor amiga é um encanto. Seu pai é responsável pelo desenvolvimento de alimentos capazes de sobreviver ao clima devastado.

Há dificuldades para todos os lados: obtenção de comida, água, bens necessários para a vida. Todos começam a trabalhar imediatamente após a formatura do ?ensino médio?, e já tem muitos anos que ninguém da Colônia Cinco Lagos é selecionado para estudar na universidade.

Alana.Freitas 21/02/2018

É apenas um comentário sobre a obra - um comentário muito longo
Decidi ler esse livro porque considero que estou numa vibe de distopia e ficção científica então fui dar uma checada. Minha amiga sempre teceu muitos comentários muito bons sobre a obra e por pura curiosidade decidi conferi-la. Infelizmente não curti. A obra da autora não funcionou comigo.
Não farei um resumo da estória, pois a sinopse já sumariza tudo que acontece na estória. Por isso vamos direto para os meus comentários.

"Talvez seja a primeira regra que eu vá aprender como adulta: que nem sempre você pode conseguir o que quer."

Então, relevando os precedentes clichês e batidos de uma distopia como a Cia ser a escolhida para O Teste quando muitos não conseguiram, segui firme com a leitura, mas infelizmente nada me conquistou na obra. Li muita gente dizendo como ela forte e tal, mas não consegui enxergar nada demais na Cia, na verdade achei ela bem apática, fraca e facilmente manipulável, vide a facilidade que ela fazia amizade com pessoas estranhas e confiava nelas. Além disso a Cia é extremamente "sortuda". Em todo momento que o caldo engrossa na estória de repente ela lembra que foi ensinada a fazer isso ou aquilo e tem certas habilidades que a deixam a frente dos outros - e essas "vivências" anteriores não ajudam a estória porque soa como se tudo fosse muito fácil para Malencia. A protagonista não é cativante e nem expressiva. Nada novo sob o sol.

"Tomas sabe que esta não é hora ou lugar para draminha sentimentais. Sobrevivência - passar no Teste - tem de vir primeiro."

Algo que me deixou muito incomodada na leitura foi o problema grave de revisão. Gravíssimo. A pontuação e outras coisas deixaram bastante a desejar. Em alguns momentos a pontuação que demarca as falas não eram separadas e havia muito erro de revisão bobo que deixou o texto uma bagunça, e para mim foi complicado de ler porque precisava ficar acertando esses trens na minha cabeça. A escrita da autora também não é boa. Ela peca pela falta de profundidade, de modo que as situações que deveriam ser nervosas ou bem dramáticas na verdade não tem a intensidade que deveriam.
Outra coisa que me incomodou bastante foi o romance e a maneira como ele foi conduzido. Muito flop. O romance é tão sem sal, mecânico e desinteressante que eu queria um triângulo amoroso - sério, gente. E eu odeio triângulo amoroso. Senti que o romance estava ali apenas para ter um romance porque começa bem sem jeito e sem graça e continua sem emoção alguma. Em momento algum consegui acreditar nos sentimentos do casal que se forma.
Não sou a favor de comparações com outras obras por que acredito que cada livro tem seu mérito e suas qualidades, mas a proposta na contra capa do livro salienta que O Teste é uma mistura de Jogos Vorazes com Divergente, mas com uma pitada a mais de tensão. Mas o livro na verdade é uma combinação bem mal feita e sem graça disso. Monótona e repetitiva.
Falta profundidade na estória. Então muitas cenas deixam a desejar e no geral não enternecem o leitor. As descrições dos cenários são muito fracas e há momentos que nem isso tem ainda quando a protagonista se desloca para outras áreas e tals.
As coisas nem sempre acontecem como a gente espera. Você só precisa se recompor e encontrar uma nova direção a seguir.
Além desses problemas, me incomodei com a narração e como a protagonista não passava pela maioria dos sofrimentos que os outros passavam. Acho que fica muito óbvio que tecnicamente nada de muito ruim acontecerá com a protagonista exatamente porque a estória é narrada em primeira pessoa, mas acho que soltar algumas emoções e conflitos mais catastróficos e excitantes prenderia melhor o leitor. Senti que faltou algo desse calibre na estória.
Em vários momentos da leitura eu pensava: vai engatar, vai engatar, mas não engatou. A estória tentava chegar a algum lugar e propor algo, mas nunca acontecia nada muito grande ou interessante. A leitura não foi prazerosa para mim e deixou bastante a desejar, então se você já leu muitas distopias não vai encontrar nada de novo ou inovador nessa. O Teste é uma distopia mais do mesmo.

site: https://piecesofalanagabriela.blogspot.com.br/2018/02/resenha-o-teste-joelle-charbonneau.html

Beatriz1208 14/01/2018

Mais do mesmo?
Malencia Vale ou Cia, como preferirem, é uma garota normal como qualquer outra que mora em uma colônia chamada cinco lagos com seu pais e irmãos. O livro começa no dia de sua formatura no colégio e sua grande apreensão é saber se irá ser chamada para O Teste ou não. O Teste nessa construção de mundo é uma espécie de avaliação para cursar a universidade e depois se tornar um líder da Comunidade Nações Unificadas. Estes líderes são responsáveis por trazer ideias e reconstruir o mundo pós guerra. Após anos que ninguém em sua colônia é chamado para O Teste Cia é chamada juntamente com mais três colegas, e é ai que sua jornada começa, todavia O Teste pode não ser o melhor futuro como ela espera.
Este primeiro livro com certeza é mais do mesmo para mim. Passei a maior parte do livro comparando ele com outros livros de distopias já lidos como: divergente, jogos vorazes (que para mim é o que mais se parece), e confesso que em parte também lembrava de Admirável Mundo Novo. Espero profundamente que eu veja menos semelhanças nos próximos livros, embora não tenha muitas expectativas. Foi uma leitura que me prendeu, quando eu pegava o livro era difícil largar pelo fato da escrita ser envolvente, de não ser um livro parado, tem toda aquela ansiedade de saber o que vai acontecer e de onde a personagem vai parar.
Agora vamos falar sobre a personagem principal Cia. É uma personagem que eu particularmente gosto bastante, entretanto para mim ela lembra muito a Katniss Everdeen de jogos vorazes, havia várias situações em que eu parecia estar lendo jogos vorazes, ela tinha questões morais que pareciam as questões que a Katniss vivia dentro e fora da arena, o comportamento dela era igual em algumas cenas. Prefiro não falar as cenas para não dar Spoiler mas se você procurar você vai achar.
Com relação a construção de mundo é bem escrito mas não temos novidades. É um mundo destruído pela guerra e um lugar onde o homem tenta reconstruir o que ele perdeu, por meio de métodos não tão admiráveis. O Teste me recordava daquela parte em que Tris (Divergente) passa para Audácia mas ainda tem que passar por mais provas para permanecer na facção. E a quarta fase do teste com certeza foi inspirada na arena de Jogos Vorazes.
Enfim, indico este livro para quem gosta de distopias, porém se você espera achar neste primeiro livro algo de novo, que nunca viu antes, já adianto que não vai achar. Agora se você não se importa de ler algo parecido com Divergente e Jogos Vorazes este é o livro certo.

Matt 01/08/2017

Resenha: O Teste
Com uma pincelada geral pelas conclusões geradas após terminar o livro, noto que ele é extremamente superficial e um pouco mal escrito. O livro tem vários aspectos que podem ser bastante explorados: a história do universo, o romance, os personagens, as colônias, mas todos eles são ou parcialmente ou escassamente explorados e desenvolvidos, deixando o livro, por mais que tenha um bom enredo, vazio, dificultando a criação de uma conexão com os personagens e com a história.

Boa parte dos momentos em que os diálogos deveriam acontecer são substituídos por explicações da protagonista (como "fulano contou que..." ou "fulano fez uma piada"). Consequentemente, o desenvolvimento dos personagem secundários é muito pouco trabalho. Infelizmente, isso também acontece com a protagonista, em que poucas características suas são notáveis e com o co-protagonista Tomas.

Alguns cenários são incrivelmente mal detalhados, e há momentos em que isso sequer acontece, especialmente no final do livro.

A protagonista é extremamente abençoada. Durante a leitura, sempre parece ter alguém que a ensinou a fazer tal coisa durante algum momento da vida e não lhe parece faltar conhecimento para nada. É excessivamente perfeito, inclinando a leitura para o superficial, não para o real. Não consegui notar nela uma personalidade expressiva e cativante, algo que pudesse ser destacado.

O suspense é um ponto positivo do livro. A autora consegue prender a atenção e criar curiosidade. O livro conseguiu me trazer tensão, apreensão e curiosidade, mas não tristeza, alegria ou conexão com os personagens.

Exceto em algumas partes do final, que me surpreenderam positivamente, foi extremamente previsível em boa parte dos momentos. Tinha potencial de ser um livro denso, se fosse bem trabalho. Não acredito que seja o caso.

Jully Divulga Livros 17/07/2017

Em tempos muito difíceis e inóspitos, num mundo pós guerra, onde a humanidade está reaprendendo a sobreviver depois do caos, somente os destaques estudantis de cada colônia podem continuar seus estudos na capital. Mas para isso eles devem antes passar pelo Teste, este tem por objetivo selecionar as mentes mas brilhantes para que se tornem futuros estudiosos e líderes para ajudar a reconstruir sua civilização.

Texto completo no blog

site: http://comentandolivroslidos.blogspot.com.br/2017/07/trilogia-o-teste.html

Dara 30/04/2017

Impressionante
Eu cofesso que este livro não havia me chamado a atenção. Primeiro porque estava em uma feirinha de livros com vários outros livros famosos mais barato, e segundo porque eu nunca havia ouvido falar dele.
Analisei a capa e li a seguinte frase "os fãs de jogos vorazes vão amar". Pensei: "sera que vao mesmo?", e resolvi levar.
Fui surpreendida enormemente por esse livro. É um livro cativante, a narração é simples e te prende porque você nunca quer parar de encontrar o porque das coisas. E ele sempre te mostra o porque. Gosto de livros que tenham ação e se passam em mundos distópicos. E , para confessar, não acho que o que se passou ali esteja longe do nosso futuro.
É um livro maravilhoso, mas lembre-se que é uma trilogia. Não faça igual a mim e só compre o primeiro porque você vai ficar em agonia em querer saber mais.

nathy 02/04/2017

Não esperava gostar tanto deste livro como gostei
Apesar de gostar de ler livros distópicos é um fato também que poucos são aqueles que não me decepcionam. Por isso, você não irá estranhar se disser que estava mais que desconfiada com O Teste, livro da autora Joelle Charbonneau que foi lançado pela Editora Única em 2014. Apesar dos meus receios me arrisquei na leitura e encontrei um enredo instigante, ou seja, um enredo que soube despertar e manter meu interesse até as derradeiras páginas.

O livro conta à história de uma jovem chamada Malencia Vale. Ela sempre teve o sonho de entrar para a universidade e se tornar uma grande líder para sua colônia (a menor de todas desde que a nação fora dividida no pós-guerra). Para chegar a tanto, Cia tem que passar primeiro pelo Teste- um programa criado pelo governo que seleciona a cada ano apenas os melhores alunos de cada colônia.
O pai de Cia já tinha participado do Teste só que não se lembrava de muitas coisas pois sua memória tinha sido apagada (assim como a dos demais participantes), no entanto, ele tinha sonhos e esses o faziam não desejar que a filha fosse escolhida para o programa, agora, quando acontece dela ser chamada (e não pode haver uma negativa) ele faz um alerta: não confie em ninguém.

Cia logo entende o porque do conselho do pai. O Teste não é apenas uma avaliação de quem poderia ser o melhor ou mais inteligente. Quem comete erros acaba pagando muito caro e quem consegue concluir o processo não se lembra de nada e nunca mais vê a sua família. Para sobreviver -literalmente - ao Teste, Cia, terá que enfrentar várias etapas que se tornam cada vez mais difícil a medida que avança e tem que ficar de olho na concorrência, inclusive naqueles que dizem ser seus amigos, afinal, apenas 20 pessoas são aprovadas e, quem fica para trás não tem outra chance.

É bem verdade que num todo, a ideia do Teste não é tão original assim, afinal, não é a primeira vez que vejo um mundo dividido em colônias e que um grupo de jovens destas "acabem" tendo que lutar por suas vidas (vide Jogos Vorazes). No entanto, apesar do livro da Joelle ter um ou outro elemento que nos remete uma distopia já conhecida em nenhum momento deixa de ser algo novo, diferente e bom de se acompanhar.

A narrativa do livro é voltada para o publico juvenil e em primeira pessoa, algo que gostei bastante. No entanto, confesso que a escrita da autora envolve muitas descrições e isso foi algo que me deixou confusa inicialmente. É até "normal" que isso aconteça tendo em vista que O Teste é o primeiro volume de uma trilogia e que por tanto serve como uma "introdução" ao mundo criado pela autora, são muitas coisas para o leitor assimilar. A verdade é que se por um lado temos mais detalhes das coisas, personagens, locais e situações e assimilamos mais o ambiente, por outro lado, a trama se torna mais lenta e um pouco demorada para engrenar.

LEIA MAIS...

site: http://ventoliterario.blogspot.com.br/2016/10/o-vento-me-disse55-o-teste-joelle.html

Ivy (De repente, no último livro) 21/01/2017

Muito melhor do que eu imaginei, uma surpresa das boas...
As palavras me ficam curtas para expressar o quanto amei esse início de saga. Sou uma fã assídua das distopias e fantasias que descobri em Os Jogos Vorazes o amor pelo gênero. Em O Teste praticamente voltei a sentir a expectativa que uma boa distopia consegue trazer ao leitor.

Em um mundo devastado por guerras responsáveis pela extinção de grande parte da população, os Estados Unidos se tornaram um alvo durante as guerras, e todas as suas grandes cidades se extinguiram, devastadas por bombas e ataques atômicos e nucleares. O que resta agora da outrora próspera nação é uma grande extensão territorial condenada, infértil e devastada, e uma pequena área, aonde os poucos sobreviventes agruparam-se em pequenas comunidades, umas mais distantes das outras e assim, lutam para sobreviver em meio à recursos escassos, isolados do mundo e com poucas esperanças de melhoria.
A capital que hoje comanda essas pequenas cidades é Tosu City, a mais próspera das novas colônias que, uma vez ao ano, seleciona os jovens mais promissores de cada comunidade para O Teste.

O Teste é um conjunto de provas, aonde os classificados ganham a chance única de frequentar a universidade e a possibilidade de poder ser um dia líderes da nação.
Apenas os vencedores do Teste podem se tornar um dia líderes ou pessoas de prestígio.

Malencia "Cia" Vale é a mais nova de um grupo de irmãos. Seu pai, um homem inteligente, responsável pelo desenvolvimento de novas tecnologias sustentáveis nas colônias, foi um dos grandes vencedores do Teste em seu tempo.
Quando Cia é classificada para participar do Teste, seu pai decide revelar à ela as escabrosas lembranças que todas as noites o atormentam. Há dúvidas quanto a veracidade dessas memórias, porém, se não são reais, porque os organizadores do Teste se preocuparam em apagar as memórias de cada participante ao fim de seus respectivos Testes?
Antes de partir, Cia recebe uma última mensagem de seu pai: Não confie em ninguém.

Cia é selecionada aos Testes com outros 3 amigos de sua colônia, Cinco Lagos: Malachi, Zahdria e Thomas.
Ao princípio ela segue firme, acreditando que O Teste consiste apenas em avaliações sobre conhecimentos gerais e específicos, trabalhos em equipe e testes de liderança, porém, quando os participantes são abandonados à própria sorte para sobreviver em uma Chicago não apenas devastada pela guerra mas também povoada por mutações violentas, Cia deverá escolher em quem pode confiar para sobreviver e quando os seus próprios amigos ameaçam trair-la, a sobrevivência de Cia se torna cada vez mais incerta.

Basicamente, essa é a atraente premissa de O Teste e já os digo: página a página, capítulo à capítulo, a autora consegue não apenas prender o leitor, porém surpreender, deixar-nos com o coração em pedaços e ao fim, com os cabelos em pé, sem conseguir confiar em nenhum dos personagens. As reviravoltas e revelações e a tensão são uma constante e o ritmo da trama não decaiu em nenhum momento.

O livro está narrado em primeira pessoa, sob o ponto de vista de Cia, e através dos olhos de nossa protagonista, descobrimos junto com ela em quem poderemos ou não confiar.

Cia é uma protagonista diferente de outras garotas que já vi em distopias. Ela não é a garota fria e durona como Katniss de Jogos Vorazes, tampoco é a garota doce que entrará em choque ao descobrir que o mundo ideal não existe como a Cassia de Destino.
Cia é valente, sem ser arrogante. É uma garota que consegue ser romântica e acreditar no amor mesmo diante de um cenário de medo e morte. Porém, Cia não se ilude facilmente. Ela tem os pés no chão, é realista e sabe escutar aos demais. Cia é inteligente e ágil, e foi ensinada por seus pais a sempre questionar tudo. Amei a personagem e pude conectar com ela desde os primeiros capítulos. Um outro ponto positivo é que Cia demonstra ser bastante madura, apesar de sua pouca idade, recém saindo da adolescência.

O outro protagonista da história é Thomas, o interesse amoroso de Cia que será o único companheiro leal dela durante O Teste. Porém, em um universo aonde nada é o que parece e ninguém é o que demonstra ser, à todo momento o leitor se questiona quem realmente é Thomas e quais são suas verdadeiras intenções.
Sob a narrativa de Cia, Thomas é um garoto doce, leal, sempre presente para os seus amigos e protetor, porém, em alguns momentos da trama a autora consegue levantar dúvidas sobre o caráter do personagem.

Além de Thomas e Cia teremos também um extenso rol de personagens secundários, alguns bastante interessantes apesar de que neste primeiro volume não estão completamente introduzidos na história, como Mikal, um dos monitores do Teste, Brick e Will, dois novos colegas de Cia durante as provas.

O Teste é um livro recheado de momentos de pura tensão e ação, com muitos mistérios ainda à serem desvendados, personagens de personalidade duvidosa e um romance fofo que ajuda o leitor a desconectar um pouco da atmosfera sombria.

O final é um dos maiores cliffhangers que já vi desde que comecei a ler. De verdade, somos afortunados em já ter a disposição as próximas continuações da da série pois a autora nos brinda com um daqueles finais em que é impossível fechar o livro sem desejar imediatamente estar com o próximo em mãos.

site: http://aliceandthebooks.blogspot.com.br/2016/05/review-o-teste.html
Kelvin Sousa 16/02/2017minha estante
Sua crítica é perfeita! Início de saga surpreendente!!

AmadosLivros 29/12/2016

Resenha do blog Amados Livros
Sabe aquele livro que estava ali parado na sua estante, e você olhava para ele e ficava "nheeeee"? Todo mundo tem um, né? Aí um dia, você decide lê-lo e BOOOOM: OMG!!! Porque eu não li esse livro antes??? Esta sou eu, no dia de hoje, após devorar O Teste! Deus, me diz, porque eu fico deixando livros legais passarem?
Anos no futuro, guerras devastaram o mundo. Foram sete estágios de guerra, que destruíram não só a civilização como era conhecida, mas minou todos os recursos do planeta: solo contaminado, rios contaminados, e muitas mutações genéticas, tanto nos animais como em alguns humanos. O que restou do planeta teve que se reorganizar para continuar a existir. O que restou dos E.U.A dividiu-se em capital e colônias (isso soa meio familiar? Para mim também soou).

(Continue lendo no blog)

site: http://amadoslivros.blogspot.com.br/2015/08/livro-o-teste-trilogia-o-teste-livro-01.html