O Teste

O Teste Joelle Charbonneau

Resenhas - O Teste

Cris 21/05/2020

Gostosinho de ler, mas não surpreende muito
"Eles dizem que outrora o céu foi limpo e numa noite sem nuvens as estrelas pareciam diamantes. Talvez isso seja verdade. É difícil de imaginar." Pág. 33

Nesta história distópica, a protagonista é Malencia Vale. Ela é moradora de Cinco Lagos, uma das colônias mais insignificantes da Comunidade das Nações Unificadas.

O mundo foi destruído por guerras e tenta se reconstruir, e para isso, cada colônia é responsável por uma atividade, e além disso, há um programa chamado "O teste" elaborado para reunir os mais brilhantes jovens a irem para a Universidade.

Cia sempre foi muito inteligente, e seu sonho era participar do teste. Quando chega a sua vez, ela mal pode acreditar. Porém tudo acontece muito rápido, e ela precisa sair de seu lar com pais e irmãos amorosos e partir para um lugar desconhecido, deixando tudo o que conhece para trás.

Pra quem já leu Jogos Vorazes, Divergente ou Battle Royale, vai achar muita coisa neste livro que relembre tais histórias: um governo autoritário, uma disputa cruel entre jovens, uma terra devastada e ao mesmo tempo com muita tecnologia.

Eu já li estas histórias e algumas outras do mesmo gênero, porém, apesar de tantas semelhanças, há alguns pontos em que a história se inova.

O primeiro ponto, é que o Teste é algo que todos os jovens almejam participar. O segundo ponto é a família de Cia, eles são muito unidos e vivem uma vida confortável.

Há alguns furos na história, como o fato de aparentemente ninguém se questionar com o que acontece com os jovens que falham no teste. Há um mistério envolvendo o que acontece durante o teste que todos ignoram.

O livro também tem muitos personagens, eu fiquei o tempo todo desconfiando de uns e de outros, e apesar de muitas reviravoltas, ainda tenho minhas dúvidas sobre o caráter de alguns deles.

Há um romance que não é nada empolgante, o mocinho também é bem sem graça hahaha.

Quanto a esta edição econômica, deixa a desejar também, com alguns erros de revisão, além de uma tradução confusa em alguns momentos.

Apesar de tudo isso, eu gostei muito da história, achei a protagonista muito corajosa e inteligente. E o livro acaba num ponto em que eu fiquei muito curiosa pra saber o que acontece na sequência.

"Abaixada, escuto a água da chuva escorrer pela rua em direção a nós rodopiando com sangue vermelho. Vermelho. O mesmo que o nosso. Humano. Todos humanos. Todos mortos." Pág. 255

Parceira Do Az 12/05/2020

Radioactive!
Como me surpreendi positivamente vom essa leitura! Não sei porque mais pessoas não fala sobre ele, é realmente uma leitura incrível e um prato cheio pra quem gosta de distopias como jogos vorazes e divergente!

A Cia, protagonista do livro, é tão inteligente quanto bondosa e nem um pouco fraca, apesar de muito humana. Como qualquer boa distopia, esse livro nos faz pensar sobre os limites humanos e nossas tendências egoístas quando se trata de ter poder.
Todos os personagens se mostraram curiosos de história e personalidade, sem falar nos plots inesperados e reviravoltas que teve!

Espero muito que o segundo seja tão bom quanto esse!!

Gihwest 07/05/2020

Maravilhoso.
Além de me irritar um pouco, essa trilogia de livros é sem duvida a melhor que já li, mesmo sendo um pouco clichê, me faz ficar em noites em claro. Quanto tempo faz que eu não leio um livro porque simplesmente não consigo parar?
Não me lembro, mas esse livro me trouxe essa sensação maravilhosa.

Sir Jenner 05/05/2020

Vemos através desta leitura, que embora as coisas não tenha saído como planejamos, Deus tem nos reservado algo muito melhor. E que a honestidade é sempre o caminho.

Matheus 01/05/2020

Uma das melhores leituras do ano...
... sem sombra de dúvidas.

A quanto tempo não leio uma distopia que eu me sinta bem lendo...
Se a propaganda pra quem gostou de jogos vorazes pode gostar desse livro, estivesse em uma publicação pra esse livro e não pra startes eu estaria muito feliz a muito tempo atrás.

lilly.ly 22/04/2020

Eu não sabia que precisava tanto ler esse livro até lê-lo. Eu não consigo, de verdade, descrever por completo minhas emoções lendo. Foi incrível, genial. A história é ótima, a leitura flui bem e a aflição e a angústia que eu sentia junto aos personagens não me deixava largar. Sério, leiam.
Beloti0 22/04/2020minha estante
Tenho o box há uns três anos e ainda não li.. sério que é bom? Vou colocar na minha meta desse ano.

Marcus Vinicius 22/04/2020minha estante
Obrigado pelo comentário, me encorajou a ler esse livro hahah eu sempre quis ler mas tinha um pé atrás

lilly.ly 22/04/2020minha estante
Gente, muito sério. Eu estou apaixonada, não consegui fazer mais nada até terminar. Agora estou louca procurando os próximos pra comprar e ler depressa hahah espero que gostem :)

Marcus Vinicius 22/04/2020minha estante
Hahah vou ler, são quantos livros?

lilly.ly 22/04/2020minha estante
São 3: O teste, Estudo Independente e A Formatura.

Marcus Vinicius 22/04/2020minha estante
Já vou marcar na lista de livros que vou ler hahah

lilly.ly 22/04/2020minha estante
Que ótimo! Espero muito mesmo que goste :)

Luana.Cristina 31/03/2020

Para Todos os Fãs de Distopia... Não Confie Em Ninguém!
A história é narrada por Cia, a protagonista da nossa distopia. Cia é uma garota que mora em uma Colônia chamada Cinco Lagos, essa pequena Colônia é uma das muitas que existem agora onde antes foi os EUA. Após 8 guerras mundiais, a sociedade se reergue desta maneira, varias Colônias, algumas grandes outras pequenas, todas determinadas a procurar uma solução para concertar determinados problemas causados pela guerra, como por exemplo, o estado do solo. Essas Colônias são controladas por uma espécie de Capital.
Cia, assim como vários outros adolescentes de Cinco Lagos estão prestes a se formar, e ela estuda mais do que nunca, afim de ser escolhida para O Teste. Os alunos que passam no Teste entram para a universidade, onde estudam para encontrar maneiras de salvar a terra onde vivem.
Mas ninguém sabe direito como é este teste, e os participantes anteriores não conseguem se lembrar.
O pai de Cia foi um deles, e ele não queria que a filha fosse escolhida, pois mesmo não se lembrando, ele tinha pesadelos terríveis, como se lembranças do subconsciente quisessem lhe dizer algo.
Mas apesar de todo o suspense inicial, é obvio que Cia seria uma das escolhidas para O Teste no fim das contas. Quando isso acontece, eu senti que em fim a história iria andar de verdade.
Junto com Thomas e outros colegas, Cia é levada a "Capital" onde ocorre o Teste.
Este Teste foi dividido em quatro partes, sendo a primeira muito parecida com o nosso vestibular. Provas feitas a mão, com determinadas mateiras separadas. Quem passasse nessa etapa, seguiria para a próxima.
A Próxima é uma coisa mais pratica, onde Cia e outros participantes descobrem qual é a penalidade para quem comete um erro em uma questão do Teste.
A Terceira, seria um trabalho em grupo e confiança, até onde você poderia confiar em seus colegas? E será que você é esperto o suficiente para perceber quando há algo errado? O próprio livro diz: "Não Confie em Ninguém".
E o quarto Teste é onde tudo começa de verdade, é literalmente um teste físico, e que sim, definitivamente vai te lembrar de Jogos Vorazes, apesar de a ideia principal não ser lutarem até sobrar um único sobrevivente.
Bem, nada de spoilers, mas eu amei demais essa história, e mesmo quando você acha que está tudo certo, ainda dá para questionar: "será mesmo que está tudo bem?", "Será que eu deveria confiar nesse personagem?", com esse misto de emoção e suspense, o Teste vai conquistar muitos leitores por ai...
E lendo o primeiro livro, difícil você não querer saber o que acontece depois... Eu mesma quero muito ler, e é por isto que vou com certeza continuar a franquia e logo trazer a resenha para vocês.
Eu recomendo o Teste para todos, menos para as universidades... Imagine só se elas gostarem da ideia!

site: http://divertidoblogdalulu.blogspot.com/2020/03/resenha-do-livro-o-teste.html

Luane 23/02/2020

Gente, que livro! Estava a mto tempo na minha estante e resolvi ler. E simplesmente amei. É uma distopia, em que o mundo foi destruído pelo homem, com guerras e bombas nucleares que acabaram ferindo gravemente não só a população, mas tbm a terra. Em busca de reconstruir a comunidade é criado um teste para que os próximos líderes sejam preparados e não comentam os mesmos erros que seus antecessores. Porém o teste pode ser letal. Super recomendo a leitura

Lele 17/02/2020

Me surpreendeu
essa trilogia estava abandonada nos meus livros há +/- 3 anos até eu ter vontade de ler uma distopia e só ter essa. comecei sem expectativas e se tornou um dos meus favoritos! o livro é bem surpreendente, bem escrito e te prende muito. em nenhum momento a história fica entediante, e isso sem precisar "jogar" acontecimentos desnecessários no livro. simplesmente amei e me surpreendeu muito.

Suellen vieira 15/01/2020

O TESTE
Vou admitir gosto muito de distopia adolescente, até agora todas elas me surpreenderam e amei todas ,( JOGOS VORAZES, DIVERGENTE E LEGEND) apesar de notar que elas bebem da fonte uma da outra, especialmente de JOGOS VORAZES.
Essa distopia nos apresenta um mundo dividido em colônias que está em processo de rescontrução dessa da guerra que dizimou o mundo que se conhecia. Nesse novo mundo os jovens quando completam 16 anos se formam no que equivaleria ao ensino médio na nossa linguagem e alguns desses jovens são selecionados para participarem de uma série de Teste, que se por acaso passarem entram na Universidade. Nesse contexto conhecemos Cia, que narra a história, é selecionada para o teste e a partir daí vai passar por provas que lhe testaram o físico, o psicológico, assim como a sua ética e a sua moral.

Letícia 07/09/2019

Peguei esse livro bem aleatoriamente pra ler, e algo que se nota desde a sinopse é a semelhança gigante com Jogos Vorazes. Essa foi a crítica mais citada do livro, mas pra mim não foi um ponto negativo... porque você nao necessariamente tem que matar alguém ali, você só mata porque é da sua índole mesmo. De qualquer forma, ler o livro me deixou com bastante vontade de assistir aos filmes de Jogos Vorazes de novo, mas O Teste tem sim seus pontos únicos na história. A base em si é a mesma de HG: aconteceu alguma coisa no mundo, e os dividiu em várias colônias. Algumas tem mais sorte de ter um solo mais fértil, outras nem tanto. A protagonista, Cia, vem de Cinco Lagos, uma colônia extremamente pequena, onde graças ao trabalho de seu pai, não passam mais fome. Quando se formam na escola, algumas das mentes mais brilhantes são escolhidas para O Teste, uma prova que determinará se a pessoa é apta a cursar a universidade e assim, acrescentar algo ao mundo que foi destruído. Caso contrário, você apenas será um operador ou fazendeiro na sua colônia, trabalhando para aqueles inteligentes o suficiente que passaram pelo Teste. Até então, todos sonham em ser selecionados e irem para a universidade. Até que Cia foi escolhida e seu pai, que já participou do Teste, diz que o mesmo não é algo bom e que das poucas memórias que tem, pessoas morreram ali. Quem é selecionado, nunca mais volta, tendo passado no teste ou não.
Cia não tem mais opção (se ela se recusar a ir para o teste, a punição é a morte), e vai para Tosu City, onde o teste ocorrerá. São quatro fases, onde a cada uma candidatos são descartados e as punições são extremamente cruéis. Cia pode apenas contar com seu instinto e com um companheiro de sua colônia, Tomas. A última fase do Teste é a mais parecida com Jogos vorazes: eles são colocados em Washington, que está destruída e desabitada. Precisam retornar para Tosu City sozinhos (mais de mil km!), sobreviver a fome, sede (uma vez que a água é contaminada), armadilhas e aos próprios concorrentes do Teste, que matam uns aos outros para conseguir uma vaga na Universidade.
O livro no começo é um pouco lento. Mas depois que pega o ritmo, fica muito bom. A partir dos testes fica tudo bem interessante e não consegui parar até terminar (li tudo em um dia, praticamente). A escrita é bem fluida e já tô com o segundo pra ler.

Laura 28/07/2019

Vou dar 2 estrelas para esse livro porque ele é uma copia de jogos vorazes com um toque de divergente. A escrita não é ruim, a trama é bem construída, mas é simplesmente uma cópia. Existe a competição, a divisão da sociedade, a menina principal e seu romance com um cara que ela nunca realmente reparou, uma substância que faz você falar a verdade, pessoas se matando para ganhar. Eu gostei do livro, mas não sei se quero ler mais dois livros que provavelmente serão mais cópias de livros que eu já li.

Lilyan Sotnas 18/07/2019

Uma verdadeira surpresa!
O livro O Teste é o primeiro da trilogia da autora Joelle Charbonneau. Primeira vez que li algo escrito por ela e minha primeira impressão foi (tãm, tãm, tãm): não vou gostar de ler. Pois, mesmo que a capa me chamasse a atenção e a sinopse também -eu amo literatura fantástica e todo o universo ficcional, por isso me senti atraída-, o começo do livro foi extremamente parado. Já tinha tentado ler uma vez e tinha desistido, mas dessa vez eu insistir mais um pouco e o resultado mudou. Eu gostei. Com o passar dos 10 primeiros capítulos me vi desejando acabar logo, desejando saber os eventos da página seguinte, tipo, a leitura me cativou bastante quando as coisas começaram a "esquentar". E as coisas esquentam muito!
O livro trás a história de Cia Vale em um mundo utópico que eu diria não estar tão distante do nosso. O livro é ambientado na Terra, que foi devastado pelas guerras que se alastrou por todo o planeta, matando tanto boa parte da população como também a natureza. Com o passar dos anos nasce a Comunidade Unida que tenta revitalizar a natureza para que melhore a condição de vida para as pessoas que restaram. E progrediram muito já que somos iniciados na história quando as Comunidades já estão em progressos avançados. A natureza volta a melhorar graças as pessoas que usaram a inteligência não para destruir, mas para criar e reconstruir. A família de Cia mora na comunidade Cinco Lagos e estão empolgados com a formatura dela, assim como também nervosos. Pois todos que se formam podem ser escolhidos para ir fazer o Teste para ir a universidade. É o que Cia mais quer, ir para a universidade. Porém, quando é escolhida junto com mais 4 integrantes da sua antiga sala de aula, seu pai que foi o único da família à ir a universidade, fala que tem pesadelos estranhos dos Testes em que foi submetido a fazer, mas que não tem como ele ter certeza porque a memória dos que fazem o Teste é apagada. E o aviso dele sobre ela não confiar em ninguém quando ela parte de Cinco Lagos para a comunidade Tosu City, onde vai acontecer os testes, deixa Cia mais do que intrigada. Mesmo com os avisos do seu pai ela não estava preparada para ver seus amigos morrerem e nem para se apaixonar por seu amigo. O livro é escrito em primeira pessoa e narrado pela Cia. Protagonista bem desenvolvida e forte, mesmo que em algumas partes ela tenha me irritado eu gostei dela. RECOMENDO O LIVRO PARA LEITORES DE "DIVERGENTE" E DE "JOGOS VORAZES", pois achei o livro uma mistura equilibrada de ambos. Enfim, leiam o livro e tirem suas próprias opiniões e, se quiserem, conversem comigo sobre ele! BOA LEITURA!

Luana Teles 04/04/2019

Ser escolhida não é tão bom quanto parece
A história se desenvolve em um mundo pós guerra. Todos os anos jovens recém formados são selecionados para ir ao Teste, uma espécie de seleção super renomada e importante na qual os aprovados, além de ajudarem o governo a reconstruir o mundo destruído pelo próprio ser humano, ganham muito prestígio e uma vida bem melhor em relação a maioria da população.

Cia é uma jovem de 16 anos da desacreditada Colônia de Cinco Lagos. Ela é selecionada para o Teste, mas não imaginava que ser escolhida não era a maravilha que sempre acreditou. As provas são um tanto quanto... mortais!

O livro é bem movimentado, cada prova traz um desafio diferente, há muitas armadilhas, traições, mentiras, manipulações, surpresas e disputas, isso mantém um ótimo ritmo de leitura, você sempre quer ler mais um capítulo.

Um ponto desfavorável é a revisão do texto, a edição tem vários erros chatinhos que incomodam um pouco durante a leitura, mas nada que atrapalhe o entendimento da história. Talvez o fato da editora não ser tão grande possa ter influenciado nessa falha.

Gostei muito do livro, cumpre bem o papel que se dispõe a desempenhar dentro do gênero distópico. Temos um mundo destruído pela guerra, um governo que manipula informações e não diz o que realmente acontece no Teste, uma personagem que percebe que as coisas estão erradas e quer por fim no sistema, mas temos também o elemento da manipulação das memórias, os idealizadores do Teste tinham uma carta na manga e os planos de Cia foram frustrados assim que ela recebeu o resultado final.

Esse livro me fez pensar: se a história fosse no Brasil, seria o Teste uma versão sinistra do ENEM e demais vestibulares? Fica aí o questionamento (haha rindo de nervoso)

Débora Teixeira 31/03/2019

Me surpreendeu muito positivamente.
É uma história cheia de emoções. Lutas. Um pouco de suspense. Muito drama. E, principalmente, muitas reflexões sobre a vida.

Mesmo que a história seja meio bobinha às vezes, ela também é muito cativante. Eu não tinha vontade de parar de ler, e quando precisava parar não via a hora de voltar à leitura. A narrativa é bem fluida. Tem um toque de romance bem leve. Mas, o principal foco da história é mostrar a força dessa garota e o quanto as pessoas não são perfeitas. Mesmo sendo "boas", em sua maioria, também são capazes de fazer coisas terriveis.

Os maiores pontos negativos dessa história, que foi o responsável por eu tirar uma estrela, foi a tradução e a revisão do texto. Várias vezes eu fiquei incomodada, precisando ler mais de uma vez alguns trechos para compreender o que realmente estava escrito. Em sua maioria, os erros eram com a pontuação e palavras que estavam em ordem errada nas frases.