O Teste

O Teste Joelle Charbonneau

Resenhas - O Teste

Mai_peereira 11/09/2020

é igual e não igual.
Então o teste ( primeiro livro da trilogia) segue o padrão dos jogos vorazes e divergente, porém tem suas peculiaridades.
Alguns momentos senti uma leitura repetitiva pelo fato de já ter lido as outras trilogias, entretanto do meio para o final tive muitas surpresas que tornam esse livro único. Ansiosa para começar a ler o segundo.

Gabi 05/09/2020

Eu nem fazia ideia de como começar essa resenha até ler uma que dizia "uma mistura de Divergente com Jogos Vorazes que deu certo", e me dei conta de que era exatamente isso. Os três primeiros capítulos foram um pouco mais arrastados, mas isso provavelmente se dar por ser a parte que nos apresenta ao universo em que se passa a história. Daí pra frente fiquei tão envolvida que simplesmente não consegui largar o livro. Gostei muito de Cia, ela não é a protagonista perfeita que está sempre certa em suas intuições, e essa construção de personalidade foi muito interessante de acompanhar. Queria poder falar sobre sobre os outros personagens, mas sinto que qualquer detalhe seria spoiler, então vou apenas dizer que o final me deixou muito ansiosa pro próximo, já vou correndo começar o segundo livro.

Shirlei 10/08/2020

amei o livro. com escrita facil e rapida, a autora conquista nas primeiras paginas e fica o gostinho de quero mais no final.

Juh Estrela 30/07/2020

Um ótimo começo para a história
Adorei esse livro!!!
Que escrita fluída, intensa e cheia de tramas e mistérios.
A autora me conquistou já desde o início.

Heloisa 27/07/2020

Bom início de distopia
Gostei bastante do livro, foi lançado naquela época das modas da distopia, mas comprei ele em 2018 na Bienal, não me arrependo e recomendo muito, ansiosa pelos dois próximos

Bruna 13/07/2020

Uma mistura de Jogos Vorazes com Divergente que deu certo.
Sou suspeita pra falar de distopias, porque não importa o quanto minha idade aumente, eu continuo gostando muito de ler esse gênero. Preciso confessar que esperava bem menos desse livro, apesar da falta de desenvolvimento de alguns personagens e da política/governo em questão, foi uma leitura bem gostosa da quarentena e que me convenceu a querer ler o próximo. Recomendo!

Lucas 09/07/2020

Uma experiência, embora nem sempre surpreendente, é sempre uma experiência.
O Teste (The Testing) é o primeiro livro de uma trilogia antiutopica do mesmo nome, escrita pela estreante Joelle Charbonneau, uma musicista que se dedicava a lecionar canto e produzir peças teatrais até descobrir seu amor pela escrita nas aventuras de Malencia Vale, chamada de Cia para os íntimos (descobrimos que qualquer pessoa com quem a autora queira que o leitor tenha simpatia entra nessa classificação).
A história de Cia nos apresenta um país comandado pela Comunidade das Nações Unidas, que desenvolveu uma série de Testes no qual adolescentes prodígios tem a chance de participar e colaborar para a reconstrução de seu mundo devastado por uma Guerra de Sete Estágios (que o leitor pacientemente deverá aguardar ser explicado em algum momento do livro). Cia anseia participar do Teste, espelhada na conquista do pai que não somente participou, como foi um dos ganhadores, galgando o direito a frequentar uma faculdade na área agrária que posteriormente lhe levaria a residir na Colônia de Cinco Lagos, lar dos que viriam a ser seus cinco filhos, sendo Cia a única menina.
Uma vez selecionados para o Teste, os formandos não poderão se recusar a participar, já que a negativa ao convite é vista como traição, punível com morte (não vai fazer diferença para alguns, que vão morrer do mesmo jeito). Porém, antes que pudesse partir para Tosu City, a capital da nação, Cia é alertada por seu pai sobre perigos presentes nos testes, como envenenamento por colegas de classe ou provas que poderão tirar sua vida (embora as memórias do pai de Cia sobre o Teste tenham sido apagadas, ele lhe dá alertas um tanto detalhados).
Um dia após a formatura, Cia e outros três formandos de sua cidade são selecionados para o Teste: Malachi, Zandri e Tomas (acredite se quiser), o menino por qual Cia nutre certa paixão. Tomas é um garoto extrovertido e harmonioso, e é claro que está no mesmo grupo de Provas de Cia. Ele é apresentado na história de maneira sucinta para que não tenhamos dúvida de que ele será o par romântico da protagonista. E não se passam dez páginas para Cia e Tomas engajarem afetos românticos e íntimos que nunca tiveram antes, incluindo trilhas a dois e a revelação de todos os segredos da personagem (que o pai tanto a advertiu para que não fosse compartilhado com qualquer pessoa). Mesmo as advertências sobre ter cuidado em quem confiar no teste, Cia confia no primeiro que aparece.
A protagonista é favorecida de diversas maneiras durante os testes, seja pela sua perspicácia sobre-humana, sua educação caseira que envolvia aprender tudo sobre tudo ou por outros personagens com as quais ela cria laços rasos e que geram consequências de relacionamentos profundos. Exemplo disso é o monitor de viagem do grupo, um jovem comandante de Tosu City, que deveria ser imparcial quanto aos selecionados ao teste, mas logo cria uma afeição secreta por Cia, lhe dando reconhecimentos por suas habilidades e dicas silenciosas sobreas avaliações enfrentadas pela menina.
Há momentos de reais inspirações em que o leitor é agraciado com passagens fluídas e criativas sobre determinados aspectos do mundo de Cia, mas são passagens que não são desenvolvidas e provavelmente você nem se lembrará algumas páginas depois. O final do livro até tenta lhe presentear com um desfecho costurado, mas soa como um copo de água para lacunas que foram engolidas a seco durante toda a leitura.
Apesar de trazer temas comuns da literatura infanto-juvenil e juntar elementos do gênero, Charbonneau não inova ao desenvolvê-los, nos entregando “reviravoltas” que poderiam ser mais emocionantes se fossem melhor trabalhadas e um conto que pode gerar certa familiaridade e previsibilidade para leitores mais experientes. A dosagem um pouco exagerada de clichês, mistérios e prepotência durante a narrativa é somada a uma inteligência quase onisciente da protagonista, funcionando apenas para trazer as reflexões que você pode nunca ter tido se não teve contato com outras distopias.
É definitivamente um bom livro para amadores no gênero, bebendo em cheio de clássicos da literatura e entregando uma protagonista que precisa lidar com um governo perigoso e uma rede de avaliações questionáveis. O Teste desempenha um ótimo papel de prelúdio de mais de trezentas páginas de uma história que pode até ser boa, mas que só cativa leitores iniciantes.
Hevelyn12 27/05/2022minha estante
Isso é muito real, pq eu li ele quando comecei a me aventurar em literatura infanto-juvenil

Guilherme 08/07/2020

O Teste - Joelle Charbonneau
O início do livro não é muito empolgante (os dois primeiros capítulos), mas isso foi totalmente recompensado em todos os capítulos seguintes. O clima da narrativa é de muita tensão durante quase todo o tempo, seja durante as provas mais simples, mas principalmente durante as mais desafiadoras (a partir da fase 2).

Durante a leitura nós realmente não sabemos quem é confiável. Eu torci muito por alguns personagens, mas ao mesmo tempo não sabia se estava torcendo para a pessoa certa. Foram várias viradas de mesa, vários momentos que me chocaram e que tive receio em saber o que aconteceria a seguir.

Não sabemos muito sobre o que levou aos Sete Estágios da Guerra que modificaram o mundo de forma tão intensa, mas por se tratar de uma trilogia, acredito que isso possa ser melhor explorado nos livros seguintes. Muitas pessoas podem torcer o nariz por se tratar de "mais uma distopia", mas o livro tem sua identidade, tem uma história bem construída e que entrega muito bem aquilo que promete.

Os personagens são bem construídos, acabamos nos envolvendo com eles, o que torna nossa tensão ainda maior ao ponto que percebemos que ninguém está seguro.

Eu fiquei preso ao livro até a conclusão porque cada capítulo terminava de uma forma que era impossível parar de ler antes com a curiosidade que era despertada. Temos várias críticas ao comportamento da humanidade: sobre desperdício, sobre privilégios, sobre governos autoritários, sobre a falta de empatia, a falta de gratidão, a busca pelo sucesso não importando por quais meios, algo infelizmente muito incentivado na nossa sociedade atual. A conclusão me deixou extremamente ansioso pela continuação.

A revisão do livro precisava ter sido um pouco mais atenta porque tem alguns erros de continuidade e digitação, mas não comprometem a leitura. Foi uma das melhores leituras que tive neste ano.

Julinha 03/06/2020

O teste
Esse livro é incrível e surpreendente. Cheio de mistérios e ciência. A gente conhece uma nova terra e um novo governo. A protagonista apesar de jovem é muito forte e inteligente. Com grandes plots. O livro te prende de início ao fim

Thaliame 02/06/2020

Nossa, eu não esperava gostar tanto desse livro. Eu tava enrolando pra ler ele a anos mas depois que comecei eu simplesmente não consegui parar. É muito bom, realmente lembra um pouco divergente e jogos vorazes mas de um jeito que acredito que todo livro distópicos lembraria.
Jully Divulga Livros 02/06/2020minha estante
Depois conta como foi os demais da série.... Pq o primeiro até gostei, o segundo li mas já foi difícil,o terceiro abandonei antes da metade!!!

Fabi 26/05/2020

PUTS EU AMEI?????? Li da biblioteca da escola e não esperava tanto. Mas avançando com a leitura eu fiquei vidraaaadaaaa e simplesmente não conseguia parar de ler. Acho que todo mundo sente um "quê" de Jogos Vorazes por aqui e nada novo sob o Sol né?! Sou extremamente rendida pela Katniss, logo, fiquei facilmente fissurada neste livro aqui. Superou TODAS as minhas expectativas, logo eu, que peguei pra ler sem compromisso nenhum.