Fique onde está e então corra

Fique onde está e então corra John Boyne

Resenhas - Fique Onde Está e Então Corra

Emo Supremo 23/11/2022

Chorei igual uma cadela : livro 10/10
Mais uma vez o John Boyne conseguiu me fazer chorar horrores com um livro. Ao mesmo tempo que fala de algo tão difícil como as consequências de uma guerra, de tanta violência e violação de direitos, o autor consegue dar um tom de inocência quando traz a narração de uma criança.
O livro é muito imersivo e nós traz reflexões muito profundas. As motivações dos personagens, em específico do nosso personagem principal é absolutamente TUDO. E a última frase me fez chorar sem parar por uns 10 minutos.

Chorei igual uma desgraçada, logo o livro é 5 ?

Gabrielli.Scherma 04/05/2024

Eu sem querer excluir ele da minha estante e apagou TODO meu progresso e comentários de leitura dele, eu to muito triste, muito mesmo.
enfim, amei o livro, a história é linda e por mais que é contada na visão de uma criança a leitura não é nada tranquila, você fica com o coração na mão o tempo todo, desejo toda a paz do mundo pra esses personagens (menos a vizinha maldita do começo do livro)

Heri Holanda 12/09/2021

"Pela melhor razão do mundo. Por amor.
Que livro incrível, mds... Não tenho nem palavras pra descrever ele. E minha única crítica é algo que faz sentido pra história, o meio do livro é um pouco parado mas isso ainda sim faz sentido pra história. A construção de como era a vida na época da 1° GM é muito bem feita.

Paulinha 24/04/2018

...
Acho que nenhuma palavra é suficiente para descrever esse livro. Assim como o menino do pijama listrado, ele é emocionante, triste, realista e perfeito em sua simplicidade. Que escrita perfeita. Gosto de livros sobre as grandes guerras. Mas conhecer esse sofrimento me entristece também.
Cíntia 27/07/2018minha estante
Compartilho o mesmo sentimento. Gosto do tema, mas sofro muito durante a leitura, principalmente por saber que apesar de história ser fictícia, muitas pessoas sofreram exatamente isso.

Humberto 14/12/2021

Tão bonito quando O Menino do Pijama Listrado
Eu sei que muita gente tem um certo preconceito com os livros do John Boyne... tem gente na internet espalhando que ele escrevia sobre crianças nazistas/facistas... calma lá, gente,
O jovem Alfie é uma criança que se vê no meio de um guerra, e só quer que o pai volte para casa. Ele não noção do que é a guerra ou os seus porquês. A guerra tira dele as coisas mais importantes de sua vida... então, por que ele iria compactuar com os ideais da guerra?
Fique Onde Está e então Corra é um livro sobre uma criança corajosa que faz de tudo e o impossível para ter o pai em sua casa novamente. É demasiadamente tocante!

FP Neto 24/01/2019

Uma narrativa infarto-juvenil panfletária que, caso nunca a conhecesse, não sentiria falta...

Erica Leme 22/04/2019

Emocionante
Que livro lindo!
Nunca tinha lido nada do autor, e fiquei encantada com a sutileza da narrativa, que fluiu facilmente.
Terminei o livro super rápido, pois simplesmente não conseguia largá-lo, para saber o que aconteceria em seguida, torcendo pelo bem dos personagens, como se eles existissem e fossem alguém próximos a mim.
Há muito tempo não lia algo que fazia eu me sentir assim.

Mesmo sendo um tema pesado, primeira guerra mundial, com algumas passagens mais densas, no geral o livro é bem leve, pois vemos tudo através da perspectiva de um menino.
As reflexões que a história nos trás também é excelente.

Amei. Leiam.

Luana.Calili 08/12/2021

A guerra vai acabar antes do Natal
Nesse livro é retratado um dos piores lugares para se estar numa guerra (além das trincheiras) : o hospital. Como é um hospital lotado de ex-soldados? Sequelados? Com a chamada "neurose de guerra"? Os efeitos colaterais de tanta violência são abordados aqui.

É um livro simples, mas que te prende. Vale a leitura. Conhecer um pouquinho de como era a vida das famílias durante a guerra.

Todos estavam cansados, vulneráveis e com cicatrizes, mas com esperança de que a guerra terminasse antes do Natal.

Ana 02/12/2019

Cruel, verdadeiro, extraordinário
John Boyne acerta mais uma vez ao retratar os horrores da guerra pelo olhar de uma criança. As marcas que a guerra deixa em Alfie são inevitáveis mas ele permanece levando com ele aquela inocência infantil, isso faz com a história seja dolorosamente bonita. A retrataçã da "neurose de guerra" é feita de uma forma verdadeiramente cruel, o que torna a história muito mais comovente.

Gleydson @juristageek 07/04/2020

Deveras emocionante
Quando se fala em um livro sobre a Primeira Guerra Mundial, imagina-se um cenário devastador, com soldados nas trincheiras, bombardeios, desespero e mortes. No livro, tais coisas são apenas citadas, já que acompanhamos tudo do ponto de vista de uma criança. Alfie nos mostra como a guerra interferiu na vida de todos, principalmente na sua. O mais emocionante do livro é a inocência do protagonista: como seu objetivo é encontrar seu pai e tirá-lo de onde ele quer que ele esteja, ele não vai medir esforços para isso, mesmo sendo um garotinho.

Também existem os personagens secundários, que são muito importantes para a história. Margie, mãe de Alfie, que era doce e carismática, se tornou uma mulher frustrada, que trabalha o dia todo. O personagem secundário que mais chamou a minha atenção foi Joe Patience, amigo de Georgie, que se recusou a ir para guerra, chegando a ser preso e agredido por isso. O motivo pelo qual ele se recusa a ir para a guerra é muito nobre, então é melhor descobrir durante a leitura do livro.

Eu acho que a capa do livro faz um bom trabalho de divulgação, pois todos os elementos presentes nela combinam: a ilustração, a fonte, as cores... Depois de lê-lo, ela fica ainda mais bonita, pois passa a fazer total sentido. Sobre a escrita, ela é simples e a leitura flui rapidamente, o livro acabou em um piscar de olhos e eu fiquei com um gosto de quero mais.

É um livro emocionante, que pode ser lido em todas as idades e que passa uma mensagem muito bonita.

site: http://www.acampamentodaleitura.com/

Biah 07/04/2020

Adorável
O ano é 1914. Alfie tem apenas 5 anos quando vê tudo ao seu redor desmoronar com o início da Primeira Guerra Mundial. Seu pai precisa se alistar para o combate e, com o passar dos anos, Alfie vai percebendo que talvez a vida nunca volte ao normal. Ainda assim n mede esforços pra tentar consertar as coisas e trazer seu pai de volta.
"Ele tinha feito pela melhor razão do mundo. Por amor"

@gugugb 19/04/2020

Mais um livro extremamente sensível do sempre interessante John Boyne!!!

JV 27/05/2020

Eu já li O menino do pijama listrado desse autor e gostado bastante, então já li confiando que iria gostar.
A leitura é bem fluida e não é cansativa, é um bom livro apesar da história não ter grandes surpresas, só achei o protagonista muito esperto pra idade dele hahaha