A Profecia

A Profecia David Seltzer

Resenhas - A Profecia

Eduardo 02/12/2023

Terminado a "tríade" do horror - O Bebê de Rosemary, O Exorcista e A Profecia.
Posso dizer que foi um deleite a leitura desses três livros, e todos eles foram maravilhosos.

Nesse aqui, temos uma narrativa viciante e que cativa muito fácil. É curto e extremamente direto, dificilmente você se sentirá entediado nessa leitura. Finais de capítulos que fazem você perder a hora no dia seguinte, que deixar de ler para ir dormir.

Só em alguns momentos achei um pouco de dificuldade de me conectar com os personagens, mas acho que teve mais a ver comigo.
Cenas de ação muito bem contadas e um final incrível.

"Tenho medo do que é bom porque sei que vai acabar... Tenho medo do que é ruim porque sou fraca demais para suportá-lo."

"Ele estava impotente. Todos os homens estavam. Não pediam para nascer ou para morrer. Eram obrigados a isso. Mas por que, entre o intervalo de nascimento e morte, era preciso haver tamanha dor? Talvez a humanidade fosse mais divertida assim. Talvez proporcionasse um entretenimento melhor.
Vania.Cristina 03/12/2023minha estante
Estou com os tres na minha estante mas só li A Profecia e já faz muito tempo.

@tigloko 25/10/2023

Muito eficiente em transmitir medo
Esse era o terror que estava procurando! Não consegui parar a leitura em determinado momento, pois o autor abusa em terminar os capítulos com reviravoltas, deixando a curiosidade para o próximo ser grande, além da fluidez. O terço final foi um dos melhores que já li em um livro de terror, tensão lá nas alturas, muito bom.

Há também traços de investigação durante a narrativa, quase um romance policial, o que eu curti bastante e aumentou meu interesse no desfecho. Especialmente quando são citados alguns trechos da Bíblia, com certo destaque para o Livro do Apocalipse, sempre relacionando com o contexto da época.

As cenas de terror me deixaram realmente assustado, descrições e cenários perturbadores, uma reunião de situações bizarras ao redor da família. A cena do cemitério vai ficar um bom tempo na minha memória. Foi muito eficiente em gerar o medo na maior parte da leitura. Em algumas partes me lembrou o filme Premonição, trazendo a sensação de que a qualquer hora tudo pode desandar em uma tragédia.

Enfim, ótimo livro do gênero, recomendo.
c a r o l 26/10/2023minha estante
Esse livro é uma delícia de ler. A cena do cemitério e do zoológico são inesquecíveis! A tensão e o horror são palpáveis.

@tigloko 26/10/2023minha estante
Nossa verdade, a cena do zoológico é tensa tbm ?. Livro que passa voando ne, muito bom

Bibs 23/10/2023

É praticamente uma forma escrita do filme
Não tenho conhecimento se o filme veio primeiro ou o livro, porém, de qualquer forma ambos são idênticos, claro, o livro tem detalhes a mais que enriquecem a história, mas nada muito diferente que pudesse alterar minha percepção sobre a obra. Portanto, estou dando mais ou menos a nota que eu dei quando assisti o filme.

Everton.Paulo 22/10/2023

Sem fôlego o tempo todo
Um político influente e sua esposa tinham o grande sonho de serem pais, mas nunca conseguiam. Num hospital italiano sua esposa tentava mais uma vez e seu filho nascera supostamente morto. Assim, após uma série de discussões uma criança que havia nascido naquele mesmo dia cuja mãe morrera no parto foi adotada por eles, sem o conhecimento da esposa. E a partir daí muita coisa estranha começou a acontecer com a família até que o protagonista da história, o pai, começassem a relacionar tais fatos ao filho adotado.
Gostei muito da narrativa, da história, sem enrolação e com cenas icônicas a cada capítulo. A tradução pecou um pouquinho mas nada que tirasse o brilho da obra.
A conclusão é angustiante e digna do tamanho desse clássico do terror.
Agora irei reassistir ao filme (talvez o remake mais recente) e fazer as devidas comparações.

Renata_ Pandora 21/10/2023

Vc seria capaz de matar um fragil menino, msm ele tendo nascido de forma tao terrivel? Um dos melhores livros de terror do século 20, depois deles ninguém consegue acreditar que no Vaticano não exista uma seita oculta de satanistas ??

Marcello.Buzon 09/10/2023

Angustiante
Reler essa história clássica foi fantástico. Adoro a atmosfera de urgência e obscura que o autor coloca para o leitor, criando dúvidas sobre realidade e ficção em seus personagens. O que os leva ao extremo.
Simplesmente maravilhoso.
André 09/10/2023minha estante
Quero emprestado! ?

Claudinei 04/10/2023

Denso, um verdadeiro thriller de horror
A última ameaça à humanidade, o maior inimigo do Cristianismo lançou sua cartada final: o Anticristo chegou à Terra. Tal qual sua contraparte, o Cristo, ele veio na forma de um bebê (não tão inocente), seu nome, Damien, seu número, seiscentos e sessenta e seis.
Este livro é um verdadeiro clássico da literatura de horror, uma ideia brilhante concebida por David Seltzer para incutir o terror em nossas mentes, criando uma versão de uma das passagens bíblicas mais temidas: o reinado do Anticristo. Mesmo que você não tenha tido contato com o texto bíblico ou não tenha ideia do que seja, a leitura deste livro ainda causará tensão e desconforto devido à densidade do horror psicológico estabelecido pelo autor.

Robert Thorn é um influente político norte-americano que, junto com sua esposa Kathy, já conquistou muitas vitórias pessoais e financeiras. No entanto, algo falta para completar sua felicidade: um filho. Após duas gestações interrompidas, o casal está na terceira, na expectativa de que seja "agora ou nunca". Assim, Thorn viaja às pressas para Roma, a fim de encontrar sua esposa, que em sua viagem ao velho continente, entrou em trabalho de parto. Infelizmente, mais uma vez, a criança não sobrevive. Robert teme pela sanidade de sua esposa, mas surge uma luz de esperança quando o Padre Spiletto, que dirige o hospital, aconselha-o a adotar um bebê que nasceu na mesma hora que seu filho. Segundo o Padre, a mãe do bebê não resistiu, e assim a providência divina estava agindo para que pais recebessem um filho e um filho recebesse seus pais. Devido à semelhança física com o casal, Kathy nem precisaria saber a verdade, e assim a família Thorn agora tem um herdeiro.

Inicialmente, a criança deveria trazer alegria ao lar e à família, mas logo se vê envolvida em circunstâncias de acidentes e mortes misteriosas, especialmente após criar um vínculo afetivo com uma babá excêntrica e superprotetora chamada Sra. Baylock. O estresse emocional e psicológico começa a dominar Robert e Kathy. Pessoas ao redor de Damien parecem servir apenas a ele, e fotografias começam a revelar coincidências misteriosas envolvendo as pessoas que morrem próximas ao garoto. Um Padre, inicialmente considerado lunático por Thorn, revela-lhe uma conspiração macabra que ocorreu no dia do nascimento de seu filho. Agora, Robert tem a responsabilidade de eliminar o maior mal que caminha na Terra antes que seja tarde demais para a humanidade.

Este livro foi uma estratégia de marketing para o lançamento do primeiro filme de uma trilogia que começou em 1976, conhecida como "A Profecia", que fez muito sucesso mundialmente. Um detalhe interessante é que Steve Harris, baixista da banda Iron Maiden, teve pesadelos com um dos filmes da franquia e, desse pesadelo, surgiu um dos grandes sucessos da banda, "The Number of the Beast". Além disso, existem teorias da conspiração sobre os acidentes e dificuldades de gravação no set. Seriam coincidências ou as forças do mal estavam realmente trabalhando para que seus segredos não fossem revelados ao mundo?

Apesar de ser um livro curto, é um thriller de terror psicológico habilmente escrito, que gera apreensão e desconforto na medida certa. Seltzer, em seu posfácio a esta edição do Pipoca e Nanquim, explica que, após o sucesso de "O Exorcista", encomendaram-lhe um thriller sobre o demônio pra “pegar carona” nessa onda. Qual referência melhor sobre esse tema do que a própria Bíblia e qual personagem melhor para o tema do que o próprio filho do diabo? O autor relata que muitas vezes se pegou pensando se ele mesmo não era um mensageiro do mal ao ter essa inspiração para escrever esse livro. No entanto, poderia ser o contrário: um mensageiro do céu, alertando a humanidade dos perigos futuros. Ao ler esta história agora, ela se encaixa muito bem com o momento atual da sociedade, onde as pessoas se tornaram fãs de políticos, em alguns casos desenvolvendo um fanatismo quase religioso por eles. Para aqueles que apreciam obras de terror, este é um clássico que definitivamente vale a pena ler.

site: https://www.instagram.com/leitor1986/

cahlendo 01/10/2023

Tensão
Admito que é o thriller psicológico mais envolvente e bem trabalhado no gênero que já li. O autor possui como base interpretações irreais interessantes sobre a Bíblia, e encosta o dedo por algumas heresias do catolicismo. A tensão nesse livro é constante, e os personagens são muito bem explorados. Essa leitura prende bastante e choca. Choca de uma forma em que você pensa: como alguém é capaz de escrever isso? E garanto que o final vai lhe deixar com raiva.
Acho que não faltou o que explorar, tendo em vista o estilo narrativo mais corrido de David Seltzer, porém há possibilidades de imergir por algumas lacunas. Esse universo pode ser perfeitamente explorado por meio de fanfics e novos livros.

Helenilma 28/09/2023

O filho do demo tem tudo o que quer, quando quer.
Li ele ali por 2015 e foi um dos primeiros livros de terror que tive coragem de pegar. Senti como se as cenas estivessem em volta de mim, me cercando, quase como se caso tirasse uma foto também fosse aparecer algum presságio. Nunca reli (pois num sou nem doida), mas a experiência foi bastante marcante.

Ginete Negro 2.0 24/09/2023

O Filho encarnado do Sete-peles
Gosto demais do filme lançado nos idos da década de 1970. A leitura do romance a meu ver começa lenta, mas engrena lá por 40% de modo que às vezes não queria parar de ler. Ainda mantenho mais apreço ao filme, o que não significa que o romance deva ser desconsiderado, pelo contrário! Recomendo.

JJFelix 24/09/2023

"Aquele que tem entendimento
Calcule o número da besta,
Pois é número de homem.
Ora, esse número é seiscentos e sessenta e seis.
--- O LIVRO DO APOCALIPSE, XIlI, 18."

Matheus656 22/09/2023

A profecia
Mais um clássico do terror lido. Acho curioso ler essas obras, pois a premissa geralmente é interessante, porém, os finais são os mesmos. Sempre no final, tem aquele plot de que o perigo não passou ou que outra pessoa acabou sendo amaldiçoada, essa é uma forma que hoje em dia virou clichê no gênero de terror. O livro é curto e bem interessante, envolve fácil o leitor naquele clima que ele pretende passar. Damien sendo o filho de anticristo, Thorn faz um acordo com um padre para adotar Damien para que sua mulher não descubra que seu filho biológico não sobreviveu ao parto. Daí em diante temos os problemas acontecendo. No começo do romance, temos a certeza que essa criança não é comum, perto do final do livro, o autor teve a genialidade de jogar para o leitor os sentimentos confusos do nosso protagonista adulto, de dúvidas, aquilo tudo é real ou não? É claro que como o livro dá várias pistas das profecias que irá acontecer durante a leitura, a gente ainda pega esperando o momento para ver como vai acontecer (ou até mesmo não esperando e achando que o protagonista vai salvar tudo). Não achei um livro perfeito, não curto esse final meio aberto, com a possibilidade para continuação, mas é um clássico do gênero e vale a pena ser lido.

analu175 19/09/2023

História pesada pra 🤬 #$%!& , achei muito interessante e me prendeu muito, o livro é maravilhoso!! o final me deixou ???