Eternidade Por Um Fio

Eternidade Por Um Fio Ken Follett

Resenhas - Eternidade Por Um Fio

Mariliz.Vargas 21/01/2022

Maravilhoso!
Esta trilogia do ken Follet é mais do que uma leitura deliciosa e emocionante ! É extremante rica em informações e cultura do século 20. Uma verdadeira aula de história colorida por romances e dramas com personagens inesquecíveis ! Recomendo demais!!

Roberta 10/01/2022

Um desfecho épico para uma trilogia épica!
Ken Follett começou a trilogia O Século dando seu melhor em Queda de Gigantes, relatando os horrores da Primeira Guerra Mundial e toda a trama política que a envolveu.

Em Inverno do Mundo, o segundo volume da trilogia, eu esperei por uma obra ainda melhor que a primeira, já que esta retrataria a Segunda Guerra Mundial, que foi, para mim, a mais rica em histórias.
Só que Ken perdeu o compasso e nos ofereceu um livro mediano.

Ok, vamos ao terceiro volume, Eternidade por um Fio: Guerra Fria, comunismo versus capitalismo, construção e queda do Muro de Berlim, histórias incríveis que constroem a História maior.

Follett recuperou o fôlego no último livro e se mostrou o mesmo autor do primeiro.

Carlos Nunes 29/12/2021

Conclusão brilhante
Depois de mais de 2800 páginas, a conclusão dessa retrospectiva do século XX trazida de forma brilhante pelo Ken Follett. Foram fatos marcantes, momentos (muito) tensos, personagens incrivelmente reais, aos quais nos apegamos e torcemos (tanto para o bem quanto para o mal).
Obra indispensável para quem deseja mergulhar na História recente do mundo de forma prazerosa e imersiva, porque você estará lá, no âmago do fato, torcendo pelas decisões e ações de pessoas que, a cada momento, num simples gesto, determinam o destino de milhares de outras.
Obra soberba, daquelas que ficam para sempre na nossa memória!

Dijair Antonino 26/12/2021

Muito bom! Fecha bem a trilogia
Apesar de ter uma pegada um pouco diferente dos outros dois livros, pois o espaço de tempo é bem maior, o terceiro e último volume é tão bom quanto os outros. Guerra fria, direitos civis, liberdade sexual... tudo junto e misturado como só Ken Follett sabe fazer.

Guilherme Dehon 24/12/2021

Digno...
Eternidade por um Fio... A última viagem pela Trilogia O Século! Não é tão intenso, marcante, empolgante quanto Queda de Gigantes e Invento no Mundo, mas não menos interessante.

O livro retrata dentre vários temas muito interessantes e importantes na história, como a luta pelos direitos civis nos EUA, segregação racial, a crise dos mísseis em Cuba, a gerra fria, colapso da URSS, subida do muro de Berlim, os assassinatos dos irmãos Kennedy, a guerra do Vietnã, Amor livre, Rock and Roll, etc...

De todos, é o mais político dos volumes e as intrigas e armações são constantes..

Também achei o mais utópico, surreal, e sexual dos livros... Todo mundo próspera financeiramente, quase que por mágica. Uma pegação, que ao meu ver, um tanto desnecessária... Poderia ter acrescido mais em fatos históricos do que "encher algumas linguiças"

Investigação, espionagem, opressão, miséria, sofrimento, luta, superação, medo, esperança, permeiam a obra...

Estamos na terceira geração dos personagens que conhecemos no primeiro volume, porém não achei nenhum tão impactante quanto alguns dos volumes anteriores...

Novamente as personagens fictícias se destacam pela ótima construção, e a evolução marcantes; intensos, cativantes.

Ken Follett realmente é um artista impar no quesito real/ficcional.

Obra Singular!

Já estou com saudades!
Lypee 24/12/2021minha estante
Discordo de alguns pontos. Concordo com outros. Mas acima disso, realmente foi ímpar a escrita dele. Minha saudade foi tanta que já estou pensando em começar a quarta leitura da trilogia rsrs.

Guilherme Dehon 24/12/2021minha estante
Você é um gênio! Três vezes essa trilogia não é pra qualquer leitor não! Um dia quem sabe eu volte a esta saga, porém há outras para trilhar...

Bruhhcardozo 05/12/2021

Confesso que esperava mais.
É o mais parado dos três, embora aborde assuntos super importantes como o muro de Berlim, a crise dos mísseis em Cuba, a luta pelos direitos civis, etc.

Não consegui em conectar com vários dos personagens (com algumas excessões), e a quantidade de traições nesse livro me incomodou um pouco.

Mas em geral, recomendo muito a trilogia.

Arthur Sanches 02/12/2021

No último capítulo da trilogia do século Ken Follet nos entrega uma história que tropeça em alguns momentos mas revive pela facilidade com que o autor consegue nos entregar mastigados os entreveiros políticos nascidos com o fim da segunda guerra.
Considero uma leitura imprescindível que com certeza irá enriquecer o leitor com conhecimento histórico e uma dose de novelão

Stef 01/12/2021

Esse último livro da trilogia o século me fez pensar no quanto devemos ser gratos por viver uma época de paz, pois nada pior do que ver aqueles que você ama sempre em perigo. O que essas famílias viveram não foi fácil, cada uma deu o melhor de si para sobreviver, a vida não era fácil naquele tempo. Esse último livro retrata o nazismo e o muro de Berlim, como a Alemanha foi atingida por esse momento tão difícil.

andreiaflores 18/11/2021

Leiam por favor ken Follet. A trilogia século é uma aula de história, desde a primeira guerra mundial até a atualidade.

JOSI RAMOS 11/11/2021

Espetacular!
Termino essa trilogia com lágrimas nos olhos (na verdade chorei os últimos dez minutos da leitura). Foi uma viagem emocionante que durou cem anos e seis gerações. Acompanhar esses personagens foi uma aventura incrível e as minhas lágrimas foram pra representar que eu vou sentir muita falta de cada um deles, que sim são personagens fictícios mas que eu senti como pessoas que eu convivi por três meses que me fizeram rir, chorar e sentir todo tipo de sentimento diferente. Uma pesquisa histórica perfeita e uma escrita genial. Ken Follet você tem meu respeito e minha admiração e onde tiver um livro seu eu estarei lá atrás dele??

Pedro.Ribeiro 11/11/2021

Bom mas nem tanto quanto os outros
No primeiro e segundo livro da série o autor navega em "mares tranquilos", digamos assim. Por mais que primeira e segunda guerra sejam eventos enormes, estamos falando de 15 anos em passagem temporal e uma escrita linear para entender ambos os fenômenos. Os dois primeiros livros da série são espetaculares do início ao fim tanto do ponto de vista narrativo quanto do ponto de vista histórico.
É normal começar a ler "Eternidade por um fio" com a expectativa de viver mais uma aula histórica enquanto ficamos animados com a trajetória de personagens. O problema é que a Guerra Fria dura praticamente 50 anos, as histórias dos diferentes países não se misturam com tanta facilidade e, ao terminar o livro, fiquei com o sentimento que o autor esteve tão preocupado em abraçar o maior número de fatos históricos que acabou esquecendo de desenvolver boas narrativas para os mais variados personagens (são 50 anos de história, muita gente teve que entrar do nada para sustentar aquilo) e fez isso deixando muita coisa importante de fora do ponto de vista histórico.
Eternidade por um fio é uma boa leitura e bem recomendável para quem já vem embalado pelo começo da série mas a escrita aqui é tão difícil que o nível baixou e ele é tranquilamente o pior dos 3.

Tati 07/11/2021

Último volume da minha trilogia predileta, Eternidade por um Fio é a despedida dos personagens e descendentes das famílias que Ken Follet criou com perfeição para contar o desenrolar do século passado. Está na minha lista de livros que preciso reler com certeza.
( ps: tem uma fala nesse livro que me fez chorar demais, e sei que vou chorar de novo quando reler)

Rosangela Max 15/10/2021

É aqui que toda a genialidade do autor fica mais evidente.
Ele se superou nesse terceiro volume.
Misturar ficção com acontecimentos mundiais como: a política de Cuba, a construção do muro de Berlim, a segregação racial e os Kannedy não é para qualquer um.
Uma trilogia espetacular que deixará os leitores (aqueles que não se intimidam com calhamaços) encantados.
CPF1964 15/10/2021minha estante
??? Já comprei a Trilogia. Começarei a ler em breve.

Rosangela Max 15/10/2021minha estante
Tenho certeza que irá curtir. ??

Rodrigo 15/10/2021minha estante
Uaaaaau! Que belo resumo... Sempre achei esse volume o melhor da trilogia...

Gervasio 19/03/2022minha estante
Rosângela ? concordo que este é o melhor, mas levo em que os acontecimentos reais foram por nossa geração acompanhados. Parabéns pelo resumo!!!

Gervasio 19/03/2022minha estante
? em conta que?

Rosangela Max 19/03/2022minha estante
Muito obrigada! ??

Gabriel1994 06/02/2023minha estante
Escrever Ficção Histórica não é pra qualquer um! Eu terminei a trilogia agora e Ken Follett é um monstro!!! Muito bom!!!

Monica.Fusco 13/10/2021

Eternidade por um fio
Finalizando com chave de ouro a trilogia O século, onde temos a história de várias famílias e países!

BenicioDG 02/10/2021

Ótimo Livro
Embora seja inferior aos outros dois livros da trilogia, é uma obra muito bem escrita com personagens muito bem desenvolvidos. Me apeguei menos a alguns personagens introduzidos nesse livro mas foi ótimo ver o desenvolvimento de alguns personagens dos dois primeiros livros. O ponto negativo é o fato de que alguns acontecimentos históricos foram explorados de forma completamente rasa como a Guerra do Vietnã e a Guerra do Afeganistão, extremamente relevante para o declínio da URSS.