Delirium Carlos Patricio

Resenhas - Delirium

Pyt 15/03/2019

Terror nacional de qualidade
Olá leitores, vocês gostam de contos de terror? Conheci Delirium por indicação da Redatora de M* (diva maravilhosa do desgraçamento). O livro tem 7 contos e 1 poema, com temas diferentes entre eles que nos envolvem e nos fazem pensar bastante.

Gostei bastante da escrita do autor, Carlos Pátrico muda o tom de um conto para outro e realmente cumpre com o prometido: DESORDENS - DISTÚRBIOS - INSÂNIAS

A edição da editora Página 42 está impecável, ótima diagramação e as ilustrações são lindíssimas, um livro realmente muito caprichado.

Todos os contos mexeram comigo de alguma maneira, mas os que mais desgraçaram a minha cabeça foram: Doutor Sádico e Truco!. Doutor Sádico é sobre um psicopata muito cruel, o conto explora o lado mais podre da mente humana, com muito gore e realismo nas cenas.

Truco! é surpreendente, misterioso e a gente é enganado junto com o personagem, o plot twist é de cair o queixo, mostrando como o medo pode moldar nossos atos.

Menção honrosa ao conto Agoniado, sobre o que sente uma pessoa que sofre de ansiedade, é um pouco previsível porém o final surpreende e é até um pouco engraçado.

Livro super indicado para a galera que curte terror, fiquei muito feliz de ter gostado, ainda mais sendo um livro nacional e pouco conhecido.

site: https://www.instagram.com/villageofcoffee/
Daniele Machado 15/03/2019minha estante
Me interessei. Vou querer ler.

Pyt 15/03/2019minha estante
Os contos são ótimos, super recomendo a leitura

DynhoC. 06/11/2019minha estante
A capa, o nome "Delirium", a estrutura do texto tendo contos e poema me lembrou demais "Assombro" do Chuck Palahniuk, livro que estou lendo agora. Há alguma semelhança ou inspiração? Fiquei curioso para conferir esse livro :)

Carlos Patricio 29/11/2019minha estante
Olá, Dynho! Não, não há - inclusive vi depois que a capa se assemelha, com as duas edições de Assombro, aliás. A inspiração da capa foi a capa de um disco da banda King Crimson, dá uma pesquisada, o ilustrador Zambi mandou bem!

Jackson 24/03/2020

Delirium, uma boa surpresa
De início achei a escrita fraca, forçada, mas o primeiro conto é o que fideliza o leitor. É uma história... Eu não sei dizer o que senti; repulsa, graça, ódio, medo, horror... É nojento! Maligno, podre!

Amei??

A partir daí percebi um amadurecimento da escrita, o autor aborda temas sociais importantes, e a capacidade didática que mais me chamou à atenção. Sinceramente, ainda tem o que melhorar, mas para mim o Autor tem uma grande possibilidade de se destacar como um dos grandes. Lindos Sonhos Dourados foi simplesmente magnífico!
A questão de todas as questões, bem escrito, com boas referências; aliás todo o livro tem referências importantes demonstrando um bom repertório do autor que se dissolve por todo o livro.
Terminei e agora preciso de 'quarentena' até esvaecer esse sentimento de 'querer mais'. Carlos Patrício, obrigado!

Paulo Silas 30/05/2015

Uma reunião de contos do autor, os quais abordam os mais variados temas em cada história. Ao todo são oito, onde em cada qual há um diálogo (intrínseco ou expresso) do autor para como leitor.

Em "Doutor Sádico" o leitor conta com uma excelente e tenebrosa história que segue a linha de terror de Stephen King. Há um perturbado cometendo as mais diversas e inimagináveis barbáries na Áustria, e o caminho do protagonista (ou será o próprio sádico, em verdade, o protagonista?) se cruzará à duras custas com aquele, resultando numa verdadeira luta pela sobrevivência. Destaque para o diálogo presente no debate entre vítima e agressor, cujo discorrer existencialista prepara o leitor para uma abordagem mais profunda que o autor retoma em outro conto.

"Truco" é um conto curto, numa narrativa bastante regionalizada e com um final arrebatador. "Agoniado", que também conta com poucas páginas, retrata um dia de um cidadão que sofre de extrema ansiedade.

"Telefone Sem Fio", outro conto bastante regionalizado (ponto para a literatura brasileira divergente), narra a história de um rapaz que chama para morar consigo uma mulher que conheceu numa festa de carnaval. As consequências de tal ato pouco pensado vão para além daquilo que já é esperado pelo leitor.

Tem-se na sequência o ponto mais alto da obra: "A Questão de Todas as Questões". Aqui o autor utiliza como pano de fundo uma história simples, para que nela possa situar o seu verdadeiro objetivo, a saber, dialogar com o leitor acerca da questão das religiões e crenças. O que mais chama a atenção na exposição deste conto é a forma utilizada de desconstrução de argumentos, já que inicialmente uma primeira sustentação é destruída, para que logo em seguida a mesma linha argumentativa utilizada para desmistificar a primeira é refutada num novo diálogo, tal qual num processo dialético.

"O Outro Mundo de Henrique", um conto frugal, expõe a necessidade de fuga da realidade calcada em uma realidade virtual (um jogo de videogame). Na sequência, "Pouco Antes da Virada" é um curto poema.

Finalmente tem-se "Lindos Sonhos Dourados", uma história dentre as que mais ocupa páginas no livro. O relato de um jovem que, por suas razões (desacreditadas posteriormente), opta por abandonar a boa vida (mas nem tanto) que leva e seguir o seu próprio e tormentoso caminho (regrado à festas e bebedeira), culminando numa desastrosa experiência com os efeitos do ácido lisérgico, leva o leitor a fazer uma introspectiva acerca do próprio relacionamento familiar.

Um livro bem escrito, repleto de citações. Os contos, em sua maioria, cativam e agradam. O convite ao delírio, proposto pelo autor, está aberto.
Recomendo!

Juliana Raasch 03/12/2019

Vale a leitura!!
Delirium - Carlos Patrício

O livro é composto de oito contos, que abordam desde temas como religião, relação familiares, drogas, distúrbios psicológicos até DST's.
Dois dos contos me causaram grande impacto, pois me fizeram pensar mesmo depois da leitura. O que ao meu ver é um grande feito, já que se trata de um livro de contos rápidos.

O conto de abertura é o mais diferente dentre eles, pois tem uma escrita mais rebuscada e um tema mais difícil de ser lido, porem foi um dos que mais gostei, justamente por esses fatos.
O conto que menos gostei, também é um sobre o assunto mais polêmico: religião. E o fato de eu não ter gostado se trata mais de achar o conto longo demais, do que concordar ou não com as opiniões ali expostas.

A capa está muito bonita e merece um destaque a parte.
Flávia Pasqualin 03/12/2019minha estante
Fiquei com vontade de ler.

Dani 26/09/2014

Definitivamente DELIRANTE!
Creio que foi um dos livros mais fortes, digamos assim, que li até agora. E não me arrependo nem um pouco de tê-lo lido. Todo o enredo dos contos me prenderam cada vez mais a leitura. Confesso que o impacto com as histórias foi tão grande que fiquei um bom tempo sem conseguir iniciar outra leitura. E é um livro para mentes abertas, para ler e mastigar as informações e assim criar suas próprias ideias. Um verdadeiro estimulante de ideias e conceitos. Apreciei muito essa leitura e super recomendo.

Mah 30/04/2016

Um livro para delirar!

Que tal um livro que aborda temas dos mais inusitados aos mais escandalosos?
Delirium é uma coletânea que reúne sete contos e um poema, nos levando a histórias totalmente diversificadas e únicas. Pretendo comentar um pouco de cada, de modo objetivo e claro.

O primeiro conto se chama Doutor Sádico, que me fez lembrar o motivo para minha falta de entusiasmo por livros de terror. É um conto bastante ousado, pois explora as condições de uma mente doentia e perversa. A história se inicia com Klose tentando disfarçar os últimos acontecimentos que envolvem não somente sequestros de crianças, mas como de adultos também, para sua filhinha Elizabeth não temer o início das aulas. Após ele deixar Elizabeth na escola, vai à um bar, onde pode afundar suas preocupações em relação ao emprego perdido. Lá ele conhece Hans Mozart, um homem cuja a aparência e o comportamento sugerem civilidade, mas foi assim que entendi o verdadeiro significado da frase as aparências enganam. Hans Mozart é na verdade conhecido como Doutor Sádico, um monstro que não conhece limites na hora de brincar com suas vitimas.

"Pedofilia, assassinato, torturas sangrentas, estupros, canibalismo, necrofilia, zoofilia, coprofagia, e entre outras práticas absolutamente asquerosas...."

Logo Klose se vê acordando de um sono profundo (ele foi drogado), em um lugar que sou incapaz de descrever.

"Para descrever o interior daquela casa, palavras não passam de vento. [...] Corpos mutilados, instrumentos de tortura e toneladas de podridão compunham um indesejado panorama aos olhos do sensível cristão."

Doutor Sádico usa fraseologia de vários filósofos para explicar o fato de ter aceitado a própria condição humana, como o Conde de Lautréamont, Marquês de Sade, Stephen King, Hitler, Nietzsche, e etc. A história se desenrola de modo imprevisível, e com um fim inédito. Tudo que eu mais queria durante a leitura era terminá-la, pois o que realmente me afligia era saber que o comparsa do Sádico estava indo buscar a filhinha do Klose na escola.

O segundo conto é bem mais tranquilo, comparado ao primeiro, apesar de também ter um desfecho impressionante. Truco nos apresenta a uma noite de jogos entre amigos próximos, mas que termina com tragédia nos levando a literatura fantástica e a um mistério envolvente.

Em Agoniado conhecemos Julio, um sujeito de vinte e oito anos, solteiro e que vive no centro da agitada São Paulo. Um cara aparentemente comum, mas que sofre de uma terrível ansiedade, beirando a loucura. O quarto conto se chama Telefone Sem Fio que conseguiu me deixar apreensiva e apavorada com o poder de uma fofoca avassaladora.

A Questão de Todas as Questões está entre os meus favoritos que abordou um dos assuntos mais comentados e polêmicos que existe até hoje, religião vs. ciência. O autor nos leva a conhecer o brilhante cirurgião oncológico Daniel, e sua prima (considerada uma irmã) Karen, que acaba de descobrir que possui um tumor no estômago.
Com o futuro incerto da prima, Daniel acaba refletindo mais profundamente sobre Deus, o universo, vida e morte. O médico passou a vida inteira, até este momento, em busca de respostas e uma religião que pudesse acreditar e seguir seus ensinamentos, submetendo-se até mesmo ao budismo por considerar mais uma filosofia de vida do que uma religião (só para abandonar essa filosofia logo após descobrir as origens da imagem do famoso Buda).

"Teísmo ou ateísmo? Crença ou descrença? Plano ou acaso?
Quanto mais ele pensava, mais confuso ficava."

Daniel chegou a debater sobre Deus com uma cristã convicta, Camilla. O debate entre eles foi um dos melhores diálogos que já tive a chance de ler. Eles conversam, no limite do possível, sobre as possibilidades de um mundo livre da religião, sobre as guerras santas serem a causa de milhares de mortes, mas também sobre a ética e a moral estabelecida há muito tempo pelos antigos.

"Estas tuas sugestões não me atingem, doutor! Camilla manteve a compostura. Dizer coisas como é incrível alguém acreditar numa cobra falante! a mim não representam nada, pois, se assim está escrito na Bíblia, assim acredito que foi. [...]"

Não posso deixar de concordar com Estevan Lutz, autor de O voo de Icarus, que escreveu o prefácio do livro Delirium, quando ele enfatiza que o conto chegou a um desfecho que oferece ao leitor a liberdade para tirar suas próprias conclusões.

O Outro Mundo de Henrique somos impelidos, pela imaginação do personagem Henrique, a um mundo totalmente fantasioso, para onde ele foge de sua entediante realidade. Nesta terra dos sonhos, Henrique pode ser qualquer coisa ou está em qualquer lugar que desejar, escolheu para aquele dia ser um guerreiro.

O poema Pouco Antes da Virada me surpreendeu muito por ter uma pegada melancolia e sonora super envolvente. Através das palavras ritmadas podemos compreender a proposta do narrador, que se vê diante da virada do ano, sem ter nem mesmo a certeza se verá o ano novo chegar.

"É ruindade desejar
Que sozinho eu não vá?
Sinceramente, não sei..."

Lindos Sonhos Dourados reforçou completamente a ideia de que drogas são o verdadeiro desastre na vida de uma pessoa. Conhecemos Guliver neste conto, um mauricinho que sempre viveu submisso ao pai, tendo que aturar suas injustiças, principalmente o que diz respeito aos negócios da família, encontrando uma espécie de conforto na música e ao sair de casa, sem rumo.

"-Escute meu conselho, truta, nunca entre nessa onda, ouviu? Nunca! Não seja burro de experimentar, como eu fui. [...]"

Delerium é um livro totalmente diferente de qualquer outro que eu já tenha lido, alguns dos seus contos são obscuros e insanos, nos convidando a mergulhar em mundos delirantes. Carlos Patricio ofereceu em seu livro uma proposta que mescla o real com o imaginário, fazendo seus leitores se desprenderem da realidade. É a primeira obra publicada do autor, e fico bastante orgulhosa de saber que o Carlos Patricio é um escritor nacional (um dos meus poucos favoritos).

A escrita usada no livro é fantástica e muito convidativa. Gostei também das frases de grandes pensadores que ele incluiu nos contos. Em relação a capa, vou ser sincera com vocês, não conseguiu me cativar nem um pouco, mas vou contar um segredo: as ilustrações internas são impressionantes! Muito lindas, juro. Foram feitas pelo Cassio Gois, e fiquei super tentada a colori-las. Elas estão entre as passagens de um conto para outro, essas artes estão em uma completa harmonia com o tema de cada história.

Recomento muito esse livro para os leitores que adoram contos, porém sugiro que estejam
preparados para esses mundos diversificados e dilacerantes que irão encontrar nestas páginas.

Gabriela 31/10/2015

Em partes foi como ler a mim mesma
Poucos livros fizeram eu me identificar tanto como esse. São 8 contos muito bem escritos, cada um deles com uma história diferente.
O que mais me admirou foi a forma como o autor conseguiu transmitir com palavras para o leitor exatamente aquilo que os personagens estavam sentindo, o desespero, a angustia, a revolta, o medo, tudo muito bem detalhado. Outra coisa que me fez amar esse livro foram as citações presentes em quase todos os contos e, em "Lindos Sonhos Dourados", os trechinhos de músicas (sou suspeita pra falar sobre, amo música).
Achei muito interessante a forma como o autor conseguiu transcrever com maestria a mente de um psicopata, a agonia de um ansioso e como foram bem descritas as sensações causadas pelos alucinógenos.
A leitura deste livro é literalmente um delírio, recomendo demais.

Amanda Molina 20/10/2015

Delirium
Delirium é uma coletânea de oito contos, vou descrever a minha opinião sobre cada um:

O meu conto favorito foi Doutos Sádico, ele é intenso e com cenas fortes. O autor nesse primeiro conto nos leva a uma mente doentia de um psicopata, com descrições acerca de seus atos nojentos e frases de grandes autores com referência em terror, o que me fez gostar ainda mais do conto e mostrou que o autor se dedicou de verdade ao escrever a obra. Conto viciante que te faz querer saber mais sobre o que o psicopata pensa, do que ele é capaz e, se sua mente insana tem limites.

Truco é bem curto, mas mesmo assim cheio de detalhes, o terror aqui foi muito bem escrito pelo Carlos, apesar de o final ser previsível, é um bom conto.

Agoniado: Expressa os pensamentos e atitudes de uma pessoa que sofre de ansiedade, esse conto mostra como funciona uma mente ansiosa, fazendo-nos sentirmos no lugar do personagem, realmente agoniante.

"Não sei o que fazer, nem para onde ir; esta minha pressa não faz sentido, mas não consigo controlá-la."

Telefone Sem Fio, um conto sobre fofoca e suas consequencias, e com a tristeza de uma doença terminal impedindo assim que o personagem esclareça as coisas acerca das fofocas.

A Questão de Todas as Questões, para mim o maior e mais lento de todos, devido ao grande numero de argumentos, entre as diferentes opiniões acerca da religião. Apesar de ser um assunto bastante polemico não me interessei muito por esse conto.

O Outro Mundo de Henrique, mostra Henrique um cara preso na rotina que deseja refugiar-se em um mundo imaginário. No inicio do conto, pensei que Henrique estava sobre a influencia de alguma droga. Conto simples e verdadeiro.

Pouco antes da virada, não é um conto, é um poema sobre as lamentações de uma pessoa..

Lindos Sonhos Dourados, neste costo temos a história de Guliver, um jovem que busca descontar seus problemas familiares em atos rebeldes. Apesar de longo, esse conto prende bastante a atenção do leitor, curiosos com o que acontece com o o jovem depois de mais um ato..

"Eis que, sem aparente razão, uma agitação inesperada e feroz decidiu nascer na alma ferida de Guliver, fruto de pequenas cicatrizes internas que, somadas, resultariam em estouro."

Você começa a ler, e tem a necessidade de saber o que vem no próximo conto. Gostei do modo de escrita do autor e das varias referencias feitas por ele ao longo do livro.

site: blogdameninaquele.blogspot.com.br

Isabella 06/10/2014

Delirium
Creio que esse tenha sido o livro mais bonito (em relação à ilustração) e inteligente que já li até hoje.
Ler Delirium foi como sentar-se a mesa com um psicólogo e conversar sobre os mais variados assuntos (inclusive os que a sociedade insiste em esconder debaixo dos panos).
Na aventura eletrizante que desencadeei nos oito contos da coletânea, posso confessar que meus nervos ficaram a flor da pele. A cada página virada era perceptível que um tema era ligado a outro, alguns de forma mais distante, outros nem tanto...

Doutor Sádico

No primeiro conto de Delirium é possível sentir na pele as insânias de um louco. Mergulhamos fundo numa piscina de insanidade. Nesse conto, o autor trabalha a mente dos leitores. Meu sangue fervia a cada página virada e a leitura me chocou. Além disso, o conto me fez desencadear muitas coisas que meu cérebro não processava. Como por exemplo: a que ponto um louco pode chegar? Afinal, a insanidade tem limites?

Truco!

Violência é algo ''natural'' nos dias de hoje e é esse o tema de Truco. Além de narrar uma história com um tema bem atual, a forma como o autor descreve o medo, nos mostra exatamente como é não poder agir por si mesmo. O medo nos cega e nos leva a agir sem pensar. (chorei lendo... UM CONTO NÃO PODE ACABAR ASSIM!!!)

O Agoniado

Esse foi, sem dúvidas, o melhor conto que já li.
O Agoniado expressa de forma bem clara a vida de uma pessoa que sofre de ansiedade. Pude sentir na pele cada sensação passada pelo autor. Foi incrível sentir tudo isso num conto tão curto.

Telefone sem Fio

Fofoca, decisões precipitadas e confiança. De que forma tudo isso pode afetar sua vida? E se, junto a isso, uma doença que pode te matar antes de você poder esclarecer um desentendido resolver aparecer?
Confesso que esse conto não me agradou muito, pois o final me deixou abalada. (Quando chegou ao fim, fiquei parada olhando pro vão da parede, totalmente sem reação).

Continuação aqui: http://www.livrologias.com/2014/10/resenha-delirium.html

site: http://www.livrologias.com/2014/10/resenha-delirium.html

Natalia.Goncalves 22/03/2016

Delirium
O livro Delirium é dividido em oito contos sobre variados aspectos abordados sobre o tema. A cada início de capítulo, somos apresentados a uma ilustração que nos indicará qual será a abordagem da estória que se segue.
O grande problema que tive com esse livro foras as diversas citações que, embora demonstrem a grande pesquisa e embasamento do autor no desenvolvimento de sua obra, representaram inúmeras quebras do fluxo da narrativa. Acredito que muitas dessas citações poderiam ser excluídas, reescritas pelo autor ou mesmo inseridas como notas de rodapé sem prejuízos.

DOUTOR SÁDICO (4 estrelas)
Conto de abertura e certamente o mais perturbador, narra o entrave entre um psicopata com sua vítima. A forma com que os atos e gostos peculiares do criminoso são narrados, causa no leitor uma mistura de sentimentos que passam entre o desconforto para a total repulsa, sendo difícil até de explicar.
Não acho que foi uma boa escolha iniciar por esse conto. A expectativa do leitor passa a ser de outros contos seguindo a mesma linha de perturbação psicológica, o que não ocorre.
O conto só perdeu estrela por se prolongar muito no debate filosófico durante a leitura do livro de citações. Se eram suas convicções, poderiam ser simplesmente expostas da mesma forma que o crente expunha as dele. Além disso, a participação do comparsa poderia ter sido melhor desenvolvida relatando mais sobre este personagem.

TRUCO (4 estrelas)
Uma noite agradável de jogos entre amigos é interrompida com a chegada de um assaltante na casa. De narrativa simples, só perde uma estrela pela previsibilidade do desfecho.

AGONIADO (4 estrelas)
Trata de um dia na vida de uma pessoa extremamente ansiosa. Interessante ver a busca incansável por soluções a este transtorno e como o mesmo interfere em sua vida cotidiana.

QUESTÃO DE TODAS AS COISAS (2 estrelas)
Médico tenta convencer sua prima/irmã com câncer a alterar suas convicções religiosas, além de travar um debate com uma funcionária da cantina cristã sobre o mesmo tema. Resumidamente, o texto ficou extenso e cansativo, com muitos argumentos repetitivos (e fracos por parte da funcionária da cantina). Por vezes fiquei confusa sobre o que o médico de fato defendia, sendo por vezes repulsivo as crenças católicas, mas convicto durante argumentação com a prima (quem possuía os melhores argumentos a meu ver)

OUTRO MUNDO DE HENRIQUE (2 estrelas)
Incorporação de um personagem de jogo na vida de Henrique. Desisti desse conto, não tenho afinidade com jogos e, talvez por isso, não consegui contextualizar adequadamente.

POUCO ANTES DA VIRADA (3 estrelas)
Poema em que o personagem lamenta sobre a doença que o assola.

LINDOS SONHOS DOURADOS (5 estrelas)
Mostra os conflitos e divergência entre pai e filho(s) em que um deles acaba buscando refúgio nas drogas. Minha preferência por esse conto talvez seja pelo qual consegui mais me aproximar do personagem principal. Os eventos narrados permitem interpretações sobre diferenças entre gerações, além de ter uma descrição detalhada dos efeitos de algumas drogas tanto pessoais como para a família.
Fernando Lafaiete 22/03/2016minha estante
Gostei bastante da resenha. Tenho muita vontade de ler este livro!

Carlos Patricio 09/09/2016minha estante
Fernando, quando quiser um exemplar, só pedir no inbox ;)

Isa 26/09/2015

De fato um delírio!
Eu simplesmente adorei e com certeza foi um dos melhores livros de contos que eu já li. Leitura gostosa e eu não percebia o tempo passar. A cada conto, o autor refutava um assunto diferente. Ele abordava temas atuais, porém importantes de serem expostos. Me identifiquei demais no que se referia à ansiedade.

Recomendo demais a leitura deste! Pois ele é praticamente um delírio, sem perceber, parece que você faz parte da história. Achei super envolvente! O autor deve continuar a escrever mais livros, parabéns!

Cleber Vasconcelos 22/08/2015

Delirante!
DOUTOR SÁDICO - Com cenários e situações bem descritos, e citações de Clarice Lispector, Dante Alighieri, Nietzsche, entre outros, o autor nos presenteia com um thriller intenso e original. O "debate" entre a vítima, que luta desesperadamente por sua vida, e o maníaco Dr. Sádico é o ponto alto da história. Indiscutivelmente o melhor conto do livro! Recomendado para quem tem estômago forte.

TRUCO - Era para ser apenas uma noite de "jogatina" entre quatro amigos. Mas um fato inesperado muda suas vidas para sempre. O "defeito" dessa história é que ficou muito curta, e o final acabou não tendo o impacto esperado. Faltou profundidade. Tinha potencial para mais.

AGONIADO - Aqui acompanhamos Julio, que sofre de ansiedade. Com uma narrativa acelerada, o autor nos dá uma ideia de como as coisas são vistas por quem tem esse tipo de problema. É um conto que te deixa realmente agoniado!

TELEFONE SEM FIO - Após casar-se com seu amor de carnaval, Ricardo encara as consequências do ato impensado. Como se não bastasse tudo o que está passando, ele ainda se torna vítima de uma velha conhecida de todos nós, a fofoca.

A QUESTÃO DE TODAS AS QUESTÕES - Nesta história, temos Daniel, médico, bem sucedido, mas com uma profunda "dúvida existencial". Abordando vários pontos de vista, passando por várias religiões e doutrinas, Daniel busca incessantemente por respostas, ou, pela resposta. Independente da intenção do autor, é inegável e inevitável que este conto não desagrade a alguns leitores, por razões óbvias. O que é uma pena, pois é uma ótima história! Recomendado para quem tem a mente aberta.

O OUTRO MUNDO DE HENRIQUE - Aqui temos a história de Henrique, que vive entediado com sua rotina, e usa o vídeo-game como escape. Como um amante de games, gostei bastante desse conto. O autor conseguiu passar bastante realismo com as emoções sentidas pelo personagem.

POUCO ANTES DA VIRADA - Não é um conto, e sim um poema. Mas não um poema qualquer, delicado e singelo. Estaria mais para gótico, ainda que não seja a melhor definição. Bom, é meio complicado falar sobre ele sem dar spoiler. Mas vale a leitura!

LINDOS SONHOS DOURADOS - Um retrato bem fiel do que acontece em muitas famílias. Filho desprezado pelo pai, que sempre deu preferência ao seu irmão mais novo, resolve sair de casa. Para extravasar sua revolta e mostrar que agora é livre, começa a se meter em confusões e a usar drogas.

Seja numa história sobre serial killer, sobrenatural, , religião ou drama familiar, Carlos Patrício mostra habilidade, criatividade e inteligência para "brincar" com as emoções e sentimentos do leitor! Um livro altamente recomendado. Para ler e delirar.

Raphael Rasse 16/01/2016

Delirium
Recebí este livro de maneira inusitada. Do próprio autor.
Nota-se desde o início que se trata de um escritor com muita ambição e muita criatividade além de possuir uma qualidade rara nos tempos atuais. Ele sabe sobre o que está escrevendo. Não chega a ser massacrante como a maioria dos especialistas é. Não. È um especialismo leve. O tipo de especialismo que pode nos instigar a querer ser um pouco mais especialista em algo.
A obra em questão trata-se de uma série de contos sem relação entre os próprios e que oscila entre os caminhos que chamam de estilo. Passa por épocas diferentes, países/estados diferentes e por poucos ou muitos personagens envolvidos nos contos.
Com personagens distintos e com tramas interessantes, a leitura vai se desenrolando de forma tranqüila graças á linguagem simples e dinâmica, primordial, em minha opinião, para contos.
Destaque para “Telefone sem fio”.
Parabenizo o escritor pela obra e pela coragem de ser um jovem escritor no Brasil. Esse país de gênios da literatura e, kafkiquianamente, povoado de pessoas que não querem ler.

Natália Caetano 06/01/2016

Resenha Delirium
A escrita é fluida e agradável. Os contos são bem variados, tanto nos temas quanto nos tamanhos, o que torna a leitura mais interessante. O primeiro conto poderia ter descrito mais as ações do vilão e prolongado um pouco mais o sofrimento do outro. Truco achei previsível. O debate sobre crenças e religião achei fantástico,bem como as referências presentes em todo o livro e os trechos de músicas. O último conto aborda a temática das drogas, mas também foca nas relações familiares, o que atraiu mais a minha atenção e fechou o livro de uma maneira que, mesmo simples, me emocionou bastante. Antes de cada conto tem uma ilustração maravilhosa!!! Recomendo.

Bruno 19/11/2015

Surpreendente!
Após um bom tempo sem fazer nenhuma resenha, me senti inspirado a fazê-la após o término do livro.
O mesmo me surpreendeu pela maturidade do escritor, seja em criar histórias de terror ou do cotidiano, ou até mesmo a junção de vários assuntos num mesmo conto.
De todos eles, os que mais me agradaram foram:
"Doutor Sádico" - Não fique surpreso ao se ver torcendo pela vida ou pela morte dos personagens, aqui a crueldade é mostrada nua e crua no melhor estilo "sangue, tripas, bosta e lugares fedorentos". A podridão do ser humano é mostrada em detalhes.
"Truco" - Um conto curto com uma pitada de terror, onde a loucura impera. Este foi meu preferido pela supresa proporcionada exatamente no estilo que eu gosto.
Enfim, não vou me estender para não perder o objetivo. Se você ficou curioso com a sinopse, não perca tempo... mergulhe de cabeça e "delire-se"!
OBS: Vale salientar a qualidade dos autores brasileiros, que acabam por perder espaço para o marketing criado em cima de livros estrangeiros... com certeza o esforço é muito maior para se estabelecer no mercado. Veja mais em: http://trechosdelivros.com/as-dificuldades-dos-escritores-brasileiros-por-luana-leao/