Delirium

Delirium Carlos Patricio

Resenhas - Delirium

Bruno 19/11/2015

Surpreendente!
Após um bom tempo sem fazer nenhuma resenha, me senti inspirado a fazê-la após o término do livro.
O mesmo me surpreendeu pela maturidade do escritor, seja em criar histórias de terror ou do cotidiano, ou até mesmo a junção de vários assuntos num mesmo conto.
De todos eles, os que mais me agradaram foram:
"Doutor Sádico" - Não fique surpreso ao se ver torcendo pela vida ou pela morte dos personagens, aqui a crueldade é mostrada nua e crua no melhor estilo "sangue, tripas, bosta e lugares fedorentos". A podridão do ser humano é mostrada em detalhes.
"Truco" - Um conto curto com uma pitada de terror, onde a loucura impera. Este foi meu preferido pela supresa proporcionada exatamente no estilo que eu gosto.
Enfim, não vou me estender para não perder o objetivo. Se você ficou curioso com a sinopse, não perca tempo... mergulhe de cabeça e "delire-se"!
OBS: Vale salientar a qualidade dos autores brasileiros, que acabam por perder espaço para o marketing criado em cima de livros estrangeiros... com certeza o esforço é muito maior para se estabelecer no mercado. Veja mais em: http://trechosdelivros.com/as-dificuldades-dos-escritores-brasileiros-por-luana-leao/

Lucia.Nascimento 05/10/2016

Esplêndido!
Temas incríveis sendo abordados de modo original, este livro é uma grande surpresa! Doutor Sádico é o vilão mais insano da literatura, com certeza... E o debate entre crenças é de muitíssimo valor, especialmente àqueles cheios de dúvidas; pontos de vista diversos e cheios de personalidade se confrontando em diálogos de muita riqueza. E a escrita do Carlos é muito madura, com certeza fruto de muita leitura. Recomendo demais *-* !!!

Paty 16/09/2016

as mazelas de nossa época
O livro começou pesado com Doutor Sádico e eu achei que ia ser assim o resto do livro. Mas não. E ainda bem que não. Porque Carlos levantou questões que acontecem ao nosso redor. As reações e suas conseqüências. Nunca paramos pra pensar o quão agonizante deve ser estarmos à mercê de um ladrão armado bêbado invadindo nossa casa, matando todo mundo. Matar a pessoa errada sem querer. Coisas que acontecem por aí.
“Telefone sem fio” mostra como uma simples história pode se transformar em um boato com a ajuda de pessoas que não tem nada a perder adicionando inverdades só pra ver o circo pegando fogo. Acontece diariamente.
Henrique é um personagem comum. Aquela pessoa que passa o dia jogando para escapar da realidade. Semelhante a isso, as redes sociais para o mesmo fim.
Guliver é outro personagem comum do nosso tempo. Com dificuldades de concentração, que se apaixona pela música mas infelizmente é pressionado a seguir a mesma carreira do pai. Tratado diferente de seu irmão mais novo (que se identifica mais com a profissão do pai), se torna um jovem revoltado, se sentindo injustiçado e sai de casa conhecendo as drogas.
Como uma ex-cristã, gostei muito da discussão sobre a religião. Poucas vezes eu li algo bem embasado.
Achei que a intenção de Carlos foi elucidar essas “mazelas”, vamos dizer assim, do nosso tempo. Acho que o livro é muito mais interessante para os jovens adolescentes, acho que esse é o público principal.
“Não sei se precisamos de psicólogos ou de uma razão pra viver”. É engraçado e estranho mas foi isso que refleti quando terminei de ler o livro, rs.
Gostei das várias citações.
E essas ilustrações fizeram todo o diferencial. E a capa me lembrou “O Retrato” de Gogol.

site: http://blogdapatylavir.blogspot.com.br/

Caroline.Coelho 23/10/2016

Surpreendente!
Um ótimo livro que me prendeu do início ao fim. Muito envolvente.

Ana 20/07/2016

Um livro
A obra Delirium de Carlos Patrício é um conjunto de sete contos e um poema. De inicio se pensa que é apenas um livro comum de contos, mas no desenrolar do primeiro conto "Doutor Sádico" fica claro que não estamos diante de um livro qualquer. Doutor Sádico é mais que tudo um desafio para o leitor. Chegar até o fim é prova de sangue frio e estômago forte, até mesmo para pessoas realmente fãs do gênero terror como eu, porém quando se deixa envolver pelo conto, se torna cada vez maior sua curiosidade. Depois de capturado por Doutor Sádico, a situação de Klose é cada vez menos favorável. No entanto, o final é um pouco inacreditável e satisfatório.
Em "Truco", chegamos a quase sentir na pele a situação terrível de um assalto mal sucedido seguido de um traumatizante acidente.
"Agoniado" mostra a realidade de muitas pessoas de sofrem de ansiedade ou SPA - Transtorno do Pensamento Acelerado. Julio está sempre em busca de cura para seu problema, mesmo sem saber exatamente qual é. Tentando sempre terapias, tratamentos, exercícios e nunca obtendo êxito. No final do fracasso de cada tentativa Julio acaba sendo engolido pelo enorme desejo de paz a qualquer custo, mas nunca chegando até o final.
O quarto conto, "Telefone sem fio", é de longe meu preferido. Neste conto, vemos as proporções extraordinárias de um bela fofoca. O quanto ela pode nos afetar e afetar quem está a nossa volta? O quanto ela pode se distorcer e mudar a realidade e nossas ações baseadas nisso?
Neste conto temos uma noção razoável desses questionamentos e uma visão ampla de uma situação em que a fofoca chega em níveis absurdos em uma situação já ruim o suficiente. Confesso que o desfecho é muito frustrante, mas o conto em um todo é muito bom e nos prende do início ao fim.
Em 'A Questão de Todas as Questões" um assunto delicado entra em cena, a religião. O que é sagrado para uns e nem um pouco para outros é o foco principal deste conto. Daniel é médico e o protagonista, sua irmã Karen está com câncer. Ele se vê mergulhado em dúvidas, em uma busca de se esclarecer Dani dá inicio a um debate com sua irmã enferma que declarada atéia defendo com unhas e dentes sua descrença. Ele acredito que tanta descrença possa ter algum efeito ruim na cura de sua irmã. Ainda cheio de dúvidas e nada esclarecido ele tenta buscar respostas nas convicções de Camilla, cozinheira do hospital em que trabalha. Ambos os debates são acalorados e Daniel se coloca oposto tanto de Karen, como de Camilla. Pelo que avaliei de Daniel, ele tem suas convicções, e não busca respostas, apenas entender suas próprias crenças. Dependendo do leitor é inevitável esperar um desfecho em que Daniel acabe por aceitar a opinião de uma das duas, eu como atéia, desejava que ele acabasse sedendo diante dos argumentos de Karen, e após o debate com Camilla eu esperava isso, mas novamente Carlos Patrício consegue me enganar e o desfecho foi diferente, mas garanto que ele não sede a nem uma das duas. É um ótimo conto e nos faz pensar no que a maioria diz ser indiscutível.
Em "O outo Mundo de Henrique" o autor nos leva a uma viagem em um mundo de ficção maluco e desafiador em que Henrique luta com criaturas inimagináveis e tenta fugir de sua realidade.
"Pouco Antes da Virada" é um poema em meio a contos e se destaca por sua melancolia. Uma tristeza de um homem de recebeu o diagnóstico de um câncer devastador e junto sua sentença de morte que dizia que iria morrer em janeiro, pouco antes da virada ele tem seus devaneios melancólicos e sua solidão que compõe um triste, mas belo poema.
Em "Lindos sonhos dourados" o autor narra a vida de Guliver, um rapaz jovem e de família rica que nunca se deu bem com o pai. No decorrer da trama acompanhamos as novas aventuras de Guliver, as viagens ao seu passado e a metamorfose de sua relação com o pai.

Neste livro está contida uma compilação da vida da mais pura e cruel forma, que juntas podem levar uma pessoa sã ao delírio.

Gabrielly 11/07/2016

O livro é um conjunto de contos de suspense com horror, cada um com suas particularidades e elementos que nos fazem prender a leitura e só largar o livro quando o conto estiver finalizado. Este é o tipo de livro que eu recomendaria para quem tem estômago forte e sangue frio para não querer entrar na história e acabar com o problema ali exposto.
Com toda certeza o que aprendi com esta leitura foi não confiar em um desconhecido, ou você pode virar uma vítima do Doutor Sádico.

Sophia.Cueto 08/02/2015

Delirium por Carlos Patrício
*Resenha originalmente postada no blog https://lepaperwings.wordpress.com*

A minha história de como eu cheguei a esse livro chega a ser até mesmo um pouco… curiosa. Estava um dia rotineiramente entrando no meu facebook pessoal quando o autor me encontrou e me enviou uma mensagem privada falando que tinha encontrado as minhas resenhas no skoob e me perguntou se eu não tinha o interesse de resenhar o livro dele! Bem bacana ver quando as pessoas começam a gostar do que você faz, não é mesmo?

Eu recebi o livro dele em Dezembro, mas ao longo de todo o madness que eu passei nos últimos meses eu só pude pegar ele para ler recentemente. O Delirium é uma coletânea de contos diversos, mas todos eles trabalham com um ponto em comum: o psicológico, pensamentos, frstrações, delírios e insanidades de um ou vários personagens. Assim como eu fiz com O presente do meu grande amor, eu vou fazer a avaliação individual de cada um dos contos, já que eu acho isso seria mais interessante tanto para quem quiser ler esse livro no futuro quanto para o próprio autor em si.

Doutor Sádico | ★★★★★

Pra mim eu acho que não teve forma melhor de começar esse livro do que com esse conto. AI-MEU-DEUS.

Esse conto vai falar da história de um assassino psicopata austríaco que utiliza de elementos de sadismo e de tortura como forma de prazer próprio, e ao mesmo tempo conta o ponto de vista de um dos casos dele de assassinato tanto do lado do assassino quanto da vítima. A primeira coisa que eu tenho que dizer é que se você tem o estômago mais fraco, eu não recomendo a leitura desse conto, porque ele tem momentos de tortura muito gráficos e muito fortes, e se você é uma pessoa que se fica sensível com esse tipo de coisa, eu particularmente falaria para tomar cuidado ao seguir a leitura.

O desenvolvimento deste personagem do assassino foi simplesmente sen-sa-cio-nal. Ele é exatamente como nós imaginamos que é a cabeça de um psicopata: extremamente culto e ao mesmo tempo extremamente louco. É incrível ver o quanto que o personagem usa de trechos de grandes nomes da literatura para falar sobre elementos como delírios, prazer e também faz uma constante discussão sobre religião sobre um elemento neutro – o que de certa forma, eu meio que concordo. -, além de mostrar muito do passado do assassino até o momento que ele encontra com a sua vítima, que é um cristão extremista, em um bar.

“A beleza da mania religiosa é que ela tem o poder de explicar tudo. Uma vez que Deus ou Satã são aceitos como a primeira causa de tudo o que acontece no mundo mortal, nada é deixado à sorte. A lógica pode ser alegremente jogada pela janela.” (Stephen King)

Como eu falei no começo, é super gráfico, tem momentos que me deixou super aflita e super agitada, mas é uma dos melhores contos do tipo que eu já li em um bom tempo, eu adorei e super vou reler esse conto perto do Halloween, ele é perfeito para essa época do ano.

Truco! | ★★★★

É uma história de uma noite casual de truco entre amigos que acaba tendo um evento totalmente inesperado acontecendo com eles. É contada no ponto de vista de um dos amigos, que é meio como um narrador-observador. É um conto onde aconteceu muita coisa em um espaço muito curto de páginas, mas ao mesmo tempo eu senti falta de um pouco mais, queria um pouco mais de suspense!

Agoniado | ★★★★★

É a história de um personagem que sofre com caso extremamente severo de ansiedade descrevendo uma da sua de suas manhãs rotineiras na agitada São Paulo. O estilo de escrita que o autor usou nesse conto pra mim funcionou perfeitamente para mostrar como o personagem se sente: extremamente agitado, sem pausas. Eu me senti agoniada em muitos momentos junto com o personagem e eu acho que, por mais que muitas pessoas possam achar esse conto muito curto, pra mim ele tem o tamanho perfeito, já que na cabeça de uma pessoa que passa por esse tipo de situação o tempo passa muito rápido e muitas coisas acontecem ao mesmo tempo.

Na verdade, só d’eu escrever essa parte da resenha já comecei a ficar ansiosa de novo só de lembrar da história, ai você sabe o quanto que ela conseguiu ser marcante, não é mesmo? *respirando fundo*

Telefone sem fio | ★★★★

Telefone sem fio é aquela típica história onde a namorada trai o namorado, e uma história mal contada acaba gerando uma fofoca de altíssimo nível que acaba se tornando uma enorme bola de neve. Esse tipo de história normalmente não me chama muito a atenção pelo caracter de base de um dos personagens principais, a Mayra. Mas, por conta de um dos eventos que ocorre ao longo da história, ela acabou me cativando bastante para continuar, principalmente em ver o quanto que a inocência e o excesso de confiança pode fazer com que a vida de uma pessoa vire, literalmente, de cabeça para baixo.

Não é dos meus contos favoritos do livro, mas eu ainda assim gostei bastante do final, principalmente.

A questão de todas as questões | ★★★★

Esse com certeza é um conto extremamente polêmico! Ele vai falar de um personagem que sempre procura respostas para absolutamente todas as perguntas na vida, principalmente à aquelas que se tratam de crenças religiosas, ele se diz não acreditar no cristianismo ou em outras religiões e ao mesmo tempo também não acredita no ateísmo.

Eu tive que dar algumas pausas enquanto lia ele, mesmo tendo apenas 50 páginas, por ser um conto que tem muita informação pra ser processada ao mesmo tempo, já que temos dois pontos de vista principais de debate: o personagem principal com uma colega de trabalho, que é cristã extremista; e dele com a sua prima-irmã, que é atéia. O próprio personagem não é capaz de ter uma crença definitiva, o que faz ele ser meio hipócrita e falar coisas que faz ele contrariar coisas que ele falou anteriormente em alguns casos, mas ninguém é perfeito, e ao mesmo tempo não se pode ter a resposta de tudo na vida.

Enquanto eu li esse livro eu não pude parar de lembrar do Richard Dawkins, principalmente de um dos seus livros, o The God Delusion, que eu ainda não li mas tenho certeza que o autor deve ter lido ele para se inspirar durante o desenvolvimento desse conto, já que ele é uma referência muito forte em livros relacionados a religião e ateísmo.

Gostei bastante de ler esse conto mas eu devo dizer que a pessoa tem que tem a cabeça muito aberta para ler ele, ou se não existe uma grande probabilidade de alguém sentir que as suas crenças foram atacadas depois de ler este. Aviso dado!

O outro mundo de Henrique | ★★★

Eu sei que eu tinha dito que o Telefone sem fio era o conto que eu tinha menos gostado, mas infelizmente acabou sendo esse aqui.

Ele vai contar brevemente sobre a vida de uma pessoa que é viciada em jogos online por justamente estar cansada da sua monótona vida de pessoa trabalhadora e casada com filho. Eu acho que nesse conto faltou um pouco mais de páginas, faltou um pouco mais do Henrique fora da vida de WoW que o ator descreveu nesse conto, já que eu meio que interpretei o vício dele pelo jogo como uma forma de válvula de escape do tédio da sua rotina. Não quer dizer que eu não gostei do conto, de forma alguma! Mas eu senti falta de alguma coisa, mesmo gostando do que eu li.

Pouco antes da virada | ★★★★★

Esse é um dos contos mais curtos do livro, mas ele traz bastante impacto por causa da mensagem por trás. Se eu dizer algo além do fato que ele é contado em prosa e em primeira pessoa eu acho que já vou contar toda a graça dele, mas eu gostei muito e recomendo bastante a leitura.

Lindos Sonhos Dourados | ★★★★

O último conto de Delirium vai falar sobre um garoto chamado Guliver, o primogênito, que se sempre se sentiu vítima do favoritismo do seu pai ao filho mais novo, e essa acumulação de suas frustações ao longo de toda a sua infância até o início da sua vida adulta faz com que, próximo dos seus 20 anos, ele fuga de casa e deixe para trás todos os confortos que tinha, caindo em um buraco negro de tentações que ele acaba encontrando na sociedade.

Eu fiquei bastante frustrada, de forma até positiva, lendo esse conto em alguns momentos, daqueles do tipo “não custava nada tentar falar alguma coisa, arrrrg!”. Favoritismo existe em tudo quanto é lugar, eu mesma sou vítima dele, mas eu nunca que deixaria a minha vida se abalar por causa disso. Principalmente nos pontos que o personagem principal chegou, que literalmente chegou no fundo do poço e só voltou por ironia do destino.

O que me fez dar quatro estrelas pra esse conto ao invés de três foi o final, que foi bem revigorante ver o arrependimento e o sentimento de culpa vindo de ambos os lados da história, e a esperança de um futuro onde teria comunicação. É um conto que é bom para refletir nesse tipo de assunto que o autor trata nele, mas também é um pouco barra pesada quando a pessoa se coloca no lugar do Guliver.

Avaliação: 4/5 estrelas.

site: https://lepaperwings.wordpress.com

Edson.Amaro 01/04/2016

Um iniciante que se encaminha para ser mestre
Carlos Patricio Alberto é um escritor iniciante que já se encaminha para ser mestre.
Fiquei muito bem impressionado com seu livro de contos "Delirium". Há dois contos impecáveis, magistrais: "Truco!" -- um perfeito conto de suspense com um final imprevisível e "Agoniado", um conto que demonstra a preocupação do autor em pesquisar o universo da doença mental para criar de forma realista um protagonista doentiamente ansioso.
"Telefone Sem Fio", um conto em que uma rede de fofocas destrói a privacidade de um jovem afetado por uma doença venérea tem o mérito de documentar e reproduzir literariamente o momento tecnológico em que vivemos, em que a fofoca se dá por Internet, celular e outras tecnologias que criam novas formas de diálogo -- um mundo estranho pra gente como eu que faz dista de tecnologia: eu me recuso a usar whatsapp, nem sei como se escreve isso.
"Lindos Sonhos Dourados" é uma bela releitura da parábola do Filho Pródigo, com tributos a várias bandas pops do mundo lusófono e anglófono.
Vale a pena ler e prestigiar esse iniciante promissor.

Kézia 15/07/2015

Você vai mesmo Delirar!
Bom, vou tentar falar do livro sem dar spoilers. Não vou falar de todos os contos, porque acho que a resenha ficaria muito longa, mas vou resumir, dizendo que adorei todos. No entanto, falarei do meu preferido, o primeiro, do Doutor Sádico. Tenho que dizer que esse conto, é de longo, o mais agoniante do livro e eu acho que é justamente por isso que é o primeiro. O autor conseguiu pegar todas as coisas ruins que existem no ser humano e colocar em uma só pessoa. É incrível como conseguimos sentir repulsa pelo personagem e ao mesmo tempo, entender porque ele é assim. É aquela coisa que esquecemos de analisar ao lermos uma historia. Tudo tem um porquê. Se o personagem é tão ruim quanto lemos, provavelmente aconteceu algo terrível com ele. E apesar desse conto ser um dos mais agoniantes do livro, na minha opinião, eu consegui entende rum pouco o personagem. Senti repulsa, é claro. Tinha momentos que eu fiquei me perguntando como ele ainda estava vivo, e outros eu mesma queria entrar no livro e dar um jeito nele, mas provavelmente estaria morta Kkk

Outro conto que eu adorei foi a Questão de todas as questões. Nele o autor fala basicamente sobre religião e cita coisas que muitos de nós já pensamos, mas tivemos medo ou vergonha de falar por não querermos ser julgados. Achei o autor bem corajoso por abortar esse tipo de coisa, e conforme formos lendo, as palavras realmente abrem nossa mente. Nos fazem pensar, questionar, sentir coragem de perguntar.

“Todas as outras religiões também têm questões que abalariam seus crentes, mas talvez fosse melhor não falar disso com os mesmos, tão delicada é essa matéria e tão grande é o perigo de tocar em semelhante corda.” Pg 107

''Eu detesto religião, como não canso de falar, mas o ateísmo para mim também não faz sentido! Visto que, para vocês, não há imortalidade depois do túmulo, o que faz a vida parecer absurda, sem um propósito!'' Pg. 145

A editora 42 fez um ótimo trabalho de diagramação e a capa (tirei altas fotos com ela) feita pelo ilustrador Zambi, tais como as outras ilustrações dentro de cada conto, estão perfeitas. As ilustrações deram um toque a mais e me prenderam muito na leitura. Eu imaginei o Doutor Sádico, e o Henrique, exatamente como nas ilustrações! O que facilitou muito. O livro possui 8 contos, sendo deles um poema. As páginas pretas deram um toque a mais e as citações do autor surgindo pelas historias, fez o livro ficar mais original.

O autor escolheu bem o nome, pois o livro nos faz realmente delirar. Assassinato, Drogas, Fofocas, religião, são os diversos assuntos que você irá ler nessas 226 páginas, ele fez um ótimo trabalho, e eu espero ler mais de suas obras :D Se alguém quiser comprar o livro, é só entrar em contato com ele pelo facebook. Ele mesmo envia, com assinatura e tudo.

Bia 17/03/2016

Resenha publicada no blog Lua Literária
Hoje trago um livro totalmente diferente, que mexeu com minha sanidade. Tanto que demorei dois dias para avaliá-lo, e não sei exatamente as palavras certas para classificar os subgêneros da obra.
Delirium nos traz oito contos, que tem como tema principal o delírio humano. Que tipo de delírio Bia? Os ruins. Eu nem sei se posso classificar algum delírio como bom. Vejam só: nós deliramos com os lançamentos mensais de centenas de livros. Desejamos a maioria. Gastamos nosso dinheiro com eles. E ao final, nem conseguimos ler aquilo que compramos e tão pouco por um fim à imensa lista de desejo literária. Analisando de uma forma bem impessoal, não é saudável, por mais que se trate de livros, fonte da sabedoria e prazer.
A maioria das doenças psicológicas tem como protagonista os delírios. Podemos ficar horas a fio exemplificando a presença deles em várias enfermidades, mas vamos voltar ao livro.
Carlos abordou, em cada conto, os delírios presentes no psicopata, no ansioso, no alcoolizado, no viciado, no religioso, no saudável... enfim, na mente humana como um todo.
Apesar de ser um livro pequeno, cada problemática tratada nos contos tem o poder de causar sentimentos muito intensos no leitor. Como a conclusão dos desfechos é sempre nítida que a culpa é a própria mente humana, ficamos perturbados.
O conto de abertura do livro, intitulado Doutor Sádico, é o mais assustador. Nas resenhas que conferi da obra, ele foi o que mais se destacou na opinião dos leitores. O autor usou de fatos reais que abalaram praticamente o mundo todo, e deu vida a um personagem sádico e monstruoso. Um verdadeiro horror estampa o conto, senti nojo, repulsa, e medo; pois a ficção não está longe da realidade.
Muitos nem citaram o conto Truco nas resenhas. Para mim, foi o melhor. Usando uma linguagem simples, o autor me envolveu completamente ao enredo. As cenas por ele criadas ficaram totalmente palpáveis, a meu ver. E o sentido do DELÍRIO, ficou explícito. Um conto pequeno, sem delongas, cheio de significado. Foi o que mais representou a premissa do livro.
O conto Agoniado retrata os delírios de um personagem ansioso. A ansiedade é um mal da atualidade, então fica fácil se identificar ali.
Não sei se estou certa, mas acredito ser a primeira obra do autor. É um livro promissor, que dá a impressão de estarmos dentro da mente humana. Se torna difícil explicar isso para vocês, porém , enquanto lia, as vezes me sentia tanto na mente do personagem, que tinha a sensação que iria enlouquecer. Precisava parar, respirar um pouco, e assim começar novamente.
Tenho negativas para a obra. Odeio abordar os pontos que não me agradaram, principalmente se tratando de autores nacionais.
Antes de começar a ler, o autor me alertou que existia algumas passagens que poderiam não agradar aos religiosos de mente fechada. Eu sou religiosa, mas estou longe do ceticismo. Tenho a mente bem aberta para questões religiosas ou não. Faz algum tempo que não leio nada que aborda o tema claramente, impondo discussões e reflexões; e isso se dá por minha própria opinião, que as vezes não é condizente nem com a religião que sigo.
Explicado tudo isso, sabia bem que poderia encontrar questionamentos no enredo. Encontrei, e não gostei da forma repetitiva que foi abordado. O conto A questão de todas as questões abordou o tema da forma que eu já esperava. Foi algo que faz com que o leitor reflita e pondere suas opiniões, independente da religião que segue. O que me incomodou, foi esses questionamentos estarem presentes em outros contos. Tornou-se repetitivo, e, espero que essa afirmação não ofenda o autor, tive a impressão de ser a defesa de uma causa, pois alguns lugares não cabiam tais discussões. Os assuntos levantados são totalmente verídicos, e concordo em muitos pontos (na maioria, até), porém achei desnecessária a presença constante de tais levantamentos.
Outro ponto que me incomodou, foram as citações de obras, autores famosos e até músicas colocadas em alguns contos. Tais citações foram postas entre um parágrafo e outro; condiziam totalmente com o enredo, mas acabaram por me distrair.
Na minha humilde opinião (que vamos ser sinceros, não serve para muita coisa), o autor deve se concentrar em sua característica. Não sei quanto aos outros leitores, porém eu percebi que nos contos mais simples, que não houve tanta preocupação quanto a “edição” por assim dizendo, a leitura ficou mais prazerosa; e ao desfecho, eu tinha a sensação do que a obra pede: que o leitor delira ao testemunhar delírios.
Já disse muitos dos pontos positivos que a obra traz. Não posso terminar minha resenha sem dizer o quanto o autor é original, todos os contos presentes são únicos, sem comparações.

Sempre termino minhas resenhas indicando a obra para seu devido público. Essa, eu indico para o público adulto que procura algo exótico e original para ler, sem preconceito.

site: http://lua-literaria.blogspot.com.br/2016/03/resenha-delirium-carlos-patricio.html

Loryys 01/08/2022

Que final
O começo do livro um choque pra mim, argumenta um assunto pesado e que pra mim foi difícil de ler, mas eu consegui e não me arrependo de ler.
Contém diversos contos que mostram a crueldade humana, a hipocrisia e minha parte fav, o que a humanidade considera como louco e insano. Um livro muito bom! Com diversos conhecimentos e grandes falas de escritores.
Mas conforme fui lendo fui perdendo o interesse pq senti que o livro foi "amenizando" mas msm assim o final me surpreendeu até.
Gostei muito!

Thiago 11/03/2016

Que loucura lúcida cara !
Livro que faz jus ao título ! Se trata de uma experiência delirante. O começo já é soco na cara , conto instigante que deixa o leitor curioso e no fim surpreende. A sequência de contos segue com situações fortes, que descrevem o emocional e a rotina do que muitos (principalmente jovens) vivenciam, questionam, se corroem e se alimentam. E o mais importante, conduz o leitor à reflexão.
Muito bacana a paródia que o autor faz com alguns nomes conhecidos (risos), bem criativo ! Ao decorrer do livro é evidente o vasto conteúdo cultural que o Carlos possuí, música e literatura nota 10. Me surpreendi com alguns trechos, em especial quando vi até Ventania sendo citado, que barato !
Ademais, me identifiquei bem com as ideias abordas. Carlos Patricio está de parabéns, também adquiri o livro com ele, cara super humilde e gente finíssima. Livro recomendado para a molecada louca, e também para a molecada careta dar uma delirada.

Rê. 26/07/2015

Na falta de um adjetivo diferente, Delirium é delirante!
Na falta de um adjetivo diferente, Delirium é delirante!
Na classe de livros que escolhem o leitor, este não foi um livro lido por mim, ele me leu, e me atropelou como uma locomotiva pesada e desgovernada. Este é um livro de contos sem possibilidade de classificação simples. Quando recebi essa indicação, o que me foi dito, era que se tratava de uma obra da literatura fantástica, contos de um novo autor brasileiro, o excelentíssimo senhor Carlos Patricio, e que era apenas um pouco ácido e que tinha influencia na obra Clube da luta, mas...
Atingida com um soco que me quebrou o nariz, O Doutor Sádico é o primeiro conto, sem apresentações, preliminares, ou a menor conversa meu nariz jorrou sangue! Para quem tem estômago fraco e mesmo assim quiser ler este primeiro conto, coma coisas leves ou não coma, leia o conto primeiro!
Depois de ler o Doutor Sádico, respire fundo controle a ansiedade, a angustia, o medo, a fome, e leia os demais contos! Cada um com uma reflexão nas entrelinhas, nenhum conto, nem mesmo o primeiro é impune, todos tem a filosofia existencial humana entrelaçada que fará você refletir.
Mas cuidado! Se você não quer pensar na vida que leva, não quer ter certas percepções sobre a sua própria existência, não leia este livro! Não é apenas uma obra de fantasia, é uma obra reflexiva disfarçada, onde a iluminação e filosofia estarão no canto escuro com uma faca banhada em ácido a riste esperando por você passar.

site: https://www.facebook.com/326245447475446/photos/a.326247884141869.60239.326245447475446/674773915955929/?type=1&theater

Marta.Marta 20/10/2016

Muito bom!
Diferente de tudo que você já leu, muito envolvente, com contos curtos mas profundos. Você vai se surpreender.
vicki4you 23/02/2021minha estante
Olá ,
como você está? Meu nome é Srta. Vicki Dickson, vi seu perfil hoje e me interessei por você, quero que me envie um e-mail para meu endereço de e-mail privado (vickidickson100@gmail.com) porque tenho um assunto importante que quero compartilhar com você

Camila 31/07/2015

Perdoem-me o trocadilho...
Mas Delirium é de fato um delírio de livro! Te prende do começo ao fim, com seus contos que narram nos mínimos detalhes, a sordidez humana, seu lado mais nefasto e vil.
Com narrativa bem escrita, e linguagem simples. É um convite para que se mergulhe a fundo em uma excelente coletânea de contos!
Sobre os contos:
Doutor Sádico: não leia se tem estômago fraco! É um conto recheado de violência, sérios distúrbios psiquiátricos, luta pela vida e muito, mas muito sadismo!! Evoca uma gama de sensações e sentimentos que em uma leitura normal, você não teria!
Truco! : descreve a violência cotidiana, coisa que muitos já estamos acostumados. Com desfecho trágico devido a um reflexo-ação do medo.
O agoniado: Quem no mundo moderno nunca sofreu com ansiedade? Quem nunca teve um principio de depressão? Neste excelente conto, o autor aborda os limites da ansiedade, agorafobia, depressão e síndrome do pânico que são tão evidentes em muitos de nós!
Telefone sem fio: Fofocas, intrigas e coisas a dizer. Quem nunca foi vitima de uma, que atire a primeira pedra! Um texto que aborda uma das mais antigas vertentes do comportamento!
A questão de todas as questões: me remeteu aos meus 12 anos, quando comecei a questionar. Ai você se pergunta: "Mas questionar o que?". Lhe respondo com todas as letras: A religião! No texto vemos um claro diálogo entre uma pessoa questionadora e livre e a clássica reação de um religioso ao ter seus "fundamentos" refutados um a um. Leitura obrigatória!!
O outro mundo de Henrique: Assim como muitos, Henrique tenta fugir de sua realidade! Utiliza para tal, a tecnologia (convenhamos que muitos aqui fazem isso, apesar de não reconhecerem), método este que por mais que seja uma maneira de escape de suas pressões, angustias e do stress, lhe prende e domina, tal qual como um vício!
Pouco antes da virada: não é uma narrativa. Mas sim um poema! Poema que nos joga frente a frente com a morte!
Lindos sonhos dourados: trata da história de um jovem garoto, afetado pela pressão dos pais e da sociedade e encontra seu ponto de fuga são as drogas ilícitas. Mostra claramente os devaneios de uma mente adolescente e confusa!
Resumidamente, Delirium é sem sombra de dúvida um livro que todos deveriam mergulhar na leitura em algum momento de suas vidas. Principalmente para se colocar frente a frente com alguns sentimentos primários, do tipo: Do que você seria capaz para manter sua vida? Qual sua maior ambição? Qual seria sua reação em um momento em que seu cérebro te faz escolher entre bater ou correr? Um excelente livro, principalmente pelas abordagens comportamental e psicológica oferecidas! Vale a leitura!