Delirium Carlos Patricio

Resenhas - Delirium

Leticia 26/12/2015

Delirium é dividido em sete contos e um poema. Cada conto possui um tema diferente, sendo que ao final de quase todos tive uma sensação de desconforto, em alguns casos por se tratar de realidades que eu já presenciei ou vivi, como a dos Lindos Sonhos Dourados e Telefone Sem Fio, mas nunca dei importância, e em outros como Doutor Sádico e Truco! por eu ter me colocado no lugar do protagonista e me perguntado o que eu faria em seu lugar.

Exceto A Questão de Todas as Questões e O Outro Mundo de Henrique, todos os contos
possuem uma escrita leve e gostosa, deixando a desejar somente nos diálogos, que não são tão fluidos quanto poderiam ser.

Para mim, Agoniado é de longe o melhor conto deste livro, trazendo uma sucessão de ações agoniantes que terminaram de uma forma inesperada, trazendo uma mensagem muito bonita de perseverança.

Karina 16/09/2015

DELIRIUM – Carlos Patricio.
DOUTOR SÁDICO – DELIRIUM – Carlos Patricio.

Parceiro e amigo do Blog Casa de Livro, Carlos Patricio, nos presenteou com um exemplar de sua obra.
“Delirium” é um livro contagiante.
Recheado com oito contos, que iremos resenhar individualmente, somos apresentados à histórias magníficas e assustadoras.
Até onde você iria para salvar um filho?
Até que ponto se sacrificaria?
“Doutor Sádico”, primeiro conto que compõe a obra, nos mostra as mais diversas reações que o medo provoca no ser humano.
Klose sempre foi um bom pai. Porém após o falecimento de sua esposa, passou a superproteger sua pequena filha Elizabeth.
A garota iria iniciar-se na escola. Sempre aos cuidados zelosos do pai, nunca ficou tanto tempo sozinha. E com a onda de sequestros que assolavam a região onde moravam, estava com ainda mais medo de sair de casa.
Mas Klose não iria se render aos choros de sua filha. Não hoje.
Estava cansado. Havia perdido o emprego, estava cheio de problemas. Precisava de um tempo sozinho.
Após deixar Elizabeth na escola, saiu para beber, queria relaxar e a bebida seria uma ótima companhia.
Ali naquele pacato bar, em um dia nublado, Klose conheceu Hans Mozart.
Entre uma bebida e outra, os papos fluíram. E particularidades de sua vida, foram expostas.
Hans desde pequeno era um garoto calado e sinistro. Que tinha uma capacidade incrível de convencer as pessoas a fazerem o que ele pediu. Tudo, independente do que fosse.
Sua mãe se prostituía para sustentá-los, Hans e sua pequena irmã.
As influências em sua vida não era das melhores, o que despertou o lado mais sombrio do garoto.
Cresceu com ideias horrendas em sua mente, e uma vontade absurda de torturas os seres humanos.
Estudou anos a fio para entender e conhecer os maiores pontos de dor presente no corpo humano.
Klose e Elizabeth, seriam apenas mais uma de suas vitimas. De muitas que fez durante a sua vida.
Agora esse pai amedrontado lutará com unhas e dentes contra o seu algoz. A esperança, raiva e o medo de algo vir a acontecer com sua menina, lhe dá uma força que não imaginava ter.
Mas Hans é forte, manipulador e astuto. Sabe como atormentar suas presas.
O tempo se esgota rápido.
Klose precisa agir.
Conseguirá livrar-se de Hans?
Terá que presenciar a tortura de sua filha?
O autor escreveu um conto que realmente nos fará delirar.
Casa de Livro Recomenda.

Por ter exagerado na paulada, não seria daquela vez que o psicopata Hanz Mozart iniciaria as impiedosas torturas que vinha planejando. De qualquer modo, o inferno já possuía um endereço.

Titulo: Doutor Sádico – Delirium

Karina Belo.

No final de uma rua esquecida e sem saída, onde nada mais havia senão uma casinha velha e arruinada, ainda morava um idoso solitário. Hans descobriu este ponto, que era no local mais escondido do bairro mais desabitado da cidade, e ali resolveu se instalar. Decidiu, portanto, que seria li onde cometeria suas tão sonhadas atrocidades.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
TRUCO – DELIRIUM – Carlos Patricio.

Carlos Patricio vem nos mostrando todo o seu talento com a escrita no livro Delirium.
A obra que é composta por uma coletânea de contos, que estão sendo resenhados individualmente pelo Casa de Livro, nos mostra oito incríveis pequenas histórias.
"Doutor Sádico", já divulgado aqui no Blog, nos leva para uma cena cruel e de torturas. Mas com um final surpreendente.
O segundo conto do livro, "Truco" que iremos comentar agora, nos retrata uma fatalidade.
Um inusitado problema que muda o rumo de algumas vidas para sempre.
Quatro grandes amigos, inseparáveis.
Sempre apoiando um ao outro, bebendo e "badalando" juntos.
Mas o fim de semana chegou e com ele uma forte chuva. Decidiram que a balada não seria uma boa, não com aquele tempo.
Caio estava com a casa liberada.
Seus pais estavam viajando, nada os impediria de passarem uma longa e agradabilíssima noite bebendo e jogando truco.
Mas essa noite não seria tão perfeita quanto imaginavam.
Um forte estrondo os despertaram daquela alegria do jogo. Um ladrão, armado, havia invadido a casa e não estava com paciência para aguentar gritarias.
Um tiro foi disparado.
O recado foi dado.
O medo somado a embriaguez fariam suas reações tornarem-se perigosas.
Os amigos que deveriam manter-se unidos, para enfrentarem tal terror juntos, irão tramar planos de fulga. Mas cada um em sua mente, sozinho.
Mas a tragédia irá acontecer.
Mãos ficaram sujas de sangue.
Um consciência ficará pesada.
Qual será o desfecho dessa história?
Mais uma história do livro Delirium, que o autor escreveu para nos fazer delirar.
Casa de Livro Recomenda!

Minutos se passaram em câmera lenta. Meus braços sofriam sob o peso do aparelho. A intensa pulsação forçava o sangue em minhas têmporas, latejando. O escuro piorava minha aflição, acentuando o medo de errar o golpe.
A maçaneta girou.

Titulo: Truco – Delirium

Karina Belo.

Não dormi direito. Quando a ficha caiu, meu sono se deparou com as barreiras da reflexão. Minhas lágrimas, perante a morte de Caio, eram genuínas, aquilo não era justo. Um garoto tão sossegado e prestativo como ele, que não reclamava nem quando bêbados quebrávamos os móveis de sua casa. Não merecia tamanha tragédia. Não viver... É assombroso meditar sobre a ideia. Um acontecimento muito acima dos nossos limites de compreensão.
AGONIADO – DELIRIUM – Carlos Patricio.

Delirium é uma obra fantástica.
Carlos Patricio já deixou provado seu talento.
Obra composta por oito contos, que estamos resenhando individualmente.
O conto de hoje “Agoniado” nos apresenta uma doença típica da nossa sociedade atual.
Julio é um jovem rapaz de vinte e oito anos.
Com uma bela vida pela frente, que vários objetivos a ser conquistado.
Mas sofria de uma terrível ansiedade. Uma doença que lhe rouba o sono e a vontade de viver.
Julio já tentou de tudo.
Acupuntura, terapias, até os melhores especialistas da região. Mas nada poderia ajudá-lo a melhorar.
Suas noites eram sempre uma tortura. Acordava banhado em suor, com os pesadelos atormentando a todo instante.
Seu cérebro nas desligava.
Seu coração disparava a todo instante.
Sua respiração era fraca.
Como ele poderia sobreviver assim?
A única coisa que lhe dava o mínimo alívio era o cigarro. Quando tragava aquela substância que lhe tira a vida lentamente, sentia-se vivo, calmo.
Mas naquele dia não foi trabalhar. Correr e fumar não melhorou em nada o que estava sentindo, aquela confusão em seu peito, uma perturbação mental.
Ele deveria procurar ajuda novamente, entender o que se passava com sua vida, precisava encontrar o seu verdadeiro eu.
Em sua casa uma arma carregada lhe esperava.
Já estava cansado dos seus dias, das suas lutas.
Irá se prender ao último fio de esperança que ainda lhe resta?
Ou sucumbirá a essa agonia que lhe mata a cada dia?
Um conto surpreendente que todos devem ler.
Casa de Livro Recomenda.

Acordei. Fora mais uma noite instável: cheia de sonhos.
Sonhos que não podem ser classificados como pesadelos, mas que também não são bons, pois, para mim, sonhos bons não existem. Para mim, uma boa noite de sono é aquela serena e limpa, vazia de pensamentos.

Titulo: Agoniado – Delirium

Karina Belo.

Não apenas o prédio parece ter ouvido o desabafo poderoso de minha garganta, mas também todos os que estão lá embaixo na calçada, pois, neste momento, vários bonecos olham espantados para cima. Respiro devagar e deito no sofá. O coração teima em pular. Preciso sair daqui, preciso me mexer. Levanto e saio do apartamento. Tranco a porta e desço pelas escadas – quando estou assim, agitado, não suporto as pausas do elevador. Meus passos são rápidos, desço os degraus saltitando, quase tropeçando, às vezes pulando de dois em dois. Apresso-me em chegar ao térreo, para que eu possa...
TELEFONE SEM FIO – DELIRIUM – Carlos Patricio.

Delirium é sem dúvidas uma obra fantástica.
Carlos Patricio, grande amigo do Blog Casa de Livro, consegue nos prender cada vez mais na leitura de seus contos. Um mais impactante que o outro.
Já estamos na metade do livro, e o coração começa a apertar. Iremos comentar agora sobre o quarto conto de Delirium.
Telefone sem fio nos traz como personagem pricipal, Ricardo.
Um jovem trabalhador, bonito e muito querido pelos amigos.
Ricardo sempre foi um garoto tímido, não sabia paquerar e estava sempre na dele. Mas após o termino de seu namoro, aceitou o convite de alguns amigos para uma viagem no carnaval.
A festa estava maravilhosa.
Trio elétrico, bebidas e muitas mulheres.
Mas quando Ricardo conheceu Mayra, tudo mudou dentro de si.
A garota era sedutora.
Mayra não tinha pudor, saia com vários homens no mesmo dia e nunca se importou com preservativos.
Ricardo era sim um rapaz bonito, mas o que mais lhe chamou a atenção, foi o fato de ele ser paulista.
Ela era manipuladora, ao notar que Ricardo estava sob o efeito do álcool e após terem relações sexuais, conseguiu ganhar um convite para morar com ele na capital.
Os primeiros meses foram ótimos.
Mayra ganhava presentes de um Ricardo apaixonado, e passava o dia conhecendo a cidade e os homens da região.
Ele foi várias vezes alertado por amigos, mas não queria acreditar que sua Mayra pudesse machucá-lo dessa forma.
Mas Ricardo receberá um resultado.
Algo que mudará seus planos.
Que mudará sua vida.
Qual será a culpa de Mayra no destino do rapaz?
Que resultado terá aquele papel?
Mais um conto que lhe fará delirar.

Após longos minutos de reflexão, o teto branco acabou indicando um plano: Resolver os dois problemas de uma vez só.

Titulo: Telefone Sem Fio – Delirium

Karina Belo.

Luiz espantou-se. Achava que o primo sabia. Droga! Já não bastava que morreria? Precisava agora que ele, seu primo, comunicasse mais uma notícia detestável?
A QUESTÃO DE TODAS AS QUESTÕES – DELIRIUM – Carlos Patricio.

Iremos curtir mais uma aventura literária escrita por Carlos Patricia.
Essa é a quinta pequena história que compões o livro Delirium, parece que o autor no cansa nunca de nos surpreender com tantas palavras alucinantes.
No conto intitulado “A Questão de Todas as Questões”, o autor nos mostra uma mente cheia de dúvidas e receios.
Dúvidas essas que fazem parte da vida de muitos cidadãos.
Daniel sempre foi um garoto altruísta.
Adorava fazer o bem, ajudar as pessoas e tinha o grande sonho de se tornar médico.
Queria salvar vidas, e assim faria.
Quando era apenas uma criança teve que enfrentar a morte de perto. Um terrível acidente tirou a vida de seus amados tios, e deixou órfã sua prima Karen.
Criados juntos, tornaram-se inseparáveis. Eram como irmãos, e muitos acreditavam nisso realmente.
Karen tornou-se professora.
Daniel realizou o grande sonho de ser médico.
As crianças cresceram, e junto veio as responsabilidades, medos, e questões sem respostas que martelavam incansavelmente em suas cabeças.
Algo que Daniel nunca imaginou, é que precisaria aplicar seus aprendizados na própria prima.
Karen descobriu que estava com câncer no estômago. Precisaria urgente de uma cirurgia.
Dani sempre procurou entender sobre os ensinamentos divinos. As diferentes religiões, o que pregavam. Mas nunca encontrou nada que pudesse dizer: “Essa é verdadeira”.
Ele não conseguia entender o desenvolvimento das religiões. Mas nesse momento difícil, com sua prima-irmã em um quadro clinico grave, queria algo para se apoiar.
Gostaria que Karen também acreditasse em algo, que pudesse lhe dar conforto. Mas a moça era irredutível em suas convicções.
Daniel se sentia atraído pelos estudos, porém a bíblia é tão contraditória, que ele se vê obrigado a realizar seus questionamentos aos fiéis.
Como pode acreditar e amar um Deus que mata pessoas inocentes?
São tantas perguntas sem respostas.
E nesse momento encontra uma colega, Camila. Uma fiel que sempre pede e agradece a Deus.
Que acredita no poder divino.
O conto trata-se de um inteligente debate sobre a existência de um Deus criador.
Uma história reflexiva que com certeza fará cada leitor Delirar.
Casa de Livro Recomenda.

Camila sorriu. Ficou interessada em prosseguir debatendo com o médico. Antes, a fervorosa cristã enxergou Daniel como um daqueles céticos desrespeitosos que se divertiam implicando com as crenças dos outros, mas agora ela constatava não ser o caso, gostaria de discutir com ele a respeito, pois transmitir o seu conhecimento teológico era um de seus maiores propósitos na vida.

Titulo: A Questão de Todas as Questões – Delirium

Karina Belo.

E assim a professora Karen voltou à sua vida, lecionando feliz e aproveitando cada instante de sua nova chance. Daniel, por sua vez, continuou em seu emprego, dedicado e bem-sucedido, mas ainda realizado. Prosseguia em sua busca pela verdade universal, debatendo com pessoas de crenças e pontos de vista diferentes.
O OUTRO MUNDO DE HENRIQUE – DELIRIUM – Carlos Patricio.

Mais uma vez Carlos Patricio conseguiu nos fazer delirar.
Delirium é uma obra recheada de contos maravilhosos, que estamos resenhando individualmente aqui no Casa de Livro. Contos que nos transportam para mundos distintos.
A pequena história intitulada "O Outro Mundo de Henrique" nos mostra toda a magia do mundo virtual e dos games.
Henrique sempre foi um rapaz calado.
Desde pequeno trabalhava ao lado de seu pai. O comércio da família vendia artigos para construções. Henrique era o garoto dos parafusos.
Estava cansado da mesmice. Da rotina que nada tinha de espetacular.
Não aguentava mais a sua vida. Era apenas trabalho e mais trabalho.
A sua única diversão era uma saidinha nos finais de semana.
Mas encontrou uma forma de sair da realidade. Uma forma de diversão.
Onde ele não era conhecido como o garoto dos parafusos.
Agora ele é um guerreiro que precisa lutar com todas as suas forças para salvar o seu mundo.
Mas não poderia ocorrer falhas.
Agora Henrique tem uma missão.
Precisa encontrar os pontos fracos dos inimigos e honrar sua vida dominando o novo mundo.
Henrique conseguirá sair vencedor de tal batalha?
Ou será derrotado pelas criaturas desconhecidas?
Mais um conto escrito com maestria e que irá encantar a todos os leitores.
Casa de Livro Recomenda.

Estava na terra dos sonhos, e, entre tantas opções, o lojista escolheu ser um guerreiro.

Titulo: O Outro Mundo de Henrique – Delirium

Karina Belo.

No reflexo, Henrique se abaixou ao ver a veloz lança se aproximando. A comprida arma chegou varando impiedosamente, no meio da testa, atravessando sua cabeça e dando fim àquele jogo.
Morreu. Definitivamente.
POUCO ANTES DA VIRADA – DELIRIUM – Carlos Patricio.

E vamos curtir mais um pouco do livro Delirium, escrito pelo talentoso Carlos Patricio.
Dessa vez não trata-se de um conto, e sim de um pequeno poema que nos mostra o quão versátil o autor pode ser.
“Pouco Antes da Virada” nos mostra uma alma atormentada.
Alguém que acabou de receber a notícia de que possui poucos dias de vida.
Um câncer que cresce dentro de si.
Que acabará com seus planos, desejos, com sua vida.
Qual o sentido de tudo isso?
Pra que tanto sofrimento?
O personagem passa dias sombrios, tristes.
Nada mais tem graça, nada mais tem cor.
É difícil receber tal notícia e continuar sorrindo.
Seus desejos são obscuros.
Não quer ir embora sozinho.
Carlos Patricio consegue nos passar a exata dose de melancolia.
Em suas palavras nos mostra o tormento de alguém que vive contando os seus dias.
Que vive esperando a sua morte.
Uma obra sensacional, que a cada pequena história nos surpreende ainda mais.

É ruindade desejar
Que sozinho eu não vá?
Sinceramente, não sei...

Titulo: Pouco Antes da Virada – Delirium

Karina Belo.
SONHOS DOURADOS – DELIRIUM – Carlos Patricio.

E mais uma vez, com o coração partido, iremos finalizar mais uma obra no Blog Casa de Livro.
Delirium é um livro espetacular.
Carlos Patricio escreveu contos maravilhosos que nos emocionaram, nos encantaram e nos fizeram delirar.
Sua obra é completa, em todos os sentidos literários. O autor nos mostrou sua evolução e todo o seu talento em páginas perfeitamente recheadas de palavras, formando pequenas histórias fascinantes.
“Sonhos Dourados”, conto que finaliza o livro Delirium, nos mostra uma emocionante história sobre indiferença, raiva e desprezo.
Guliver sempre foi um garoto apaixonado por música. Tocava bateria, e amava colocar seus sentimentos em letras de músicas que compunha.
Sempre foi desprezado pelo seu pai, que nunca escondeu a preferência que tinha pelo filho mais novo, irmão de Guliver.
O garoto estava cansado de tanta indiferença.
De ser humilhado pelo seu próprio pai.
Mas não iria desistir de seus seios, jamais.
Para seu pai, tudo o que Guliver fazia, estava errado. Nada dava certo.
Decidiu que sairia de casa.
Enfrentaria o homem que lhe deu a vida.
Quem sempre lhe sustentou.
Mas estava esgotado, e não aceitaria mais nenhuma humilhação.
Porém ao sair de casa, percebeu o quanto era complicado sobreviver neste mundo corrompido e sem ajuda.
Guliver se meteu com pessoas perigosas, e precisaria de todo o apoio para deixar a vida que estava levando.
Agora pai e filho precisam repensar suas atitudes.
Será possível que irão se entender?
Após tantos anos, Guliver entenderá os motivos de seu pai?
Um conto que finaliza o livro Delirium.
Que nos mostra os mais sinceros sentimentos, entre dois homens que só queriam palavras sinceras e abraços.
Casa de Livro Recomenda.

Ei que, sem aparente razão, uma agitação inesperada e feroz decidiu nascer na alma ferida de Guliver, fruto de pequenos cicatrizes internas que, somadas resultariam em estouro.

Titulo: Sonhos Dourados – Delirium

Karina Belo.

Os dois poderiam gastar horas se explicando e perdoando um ao outro sobre o que cada um se lamentava, mas como diz o ditado, “um gesto vale mais que mil palavras”. Quanto mais um gesto e uma palavra – se a palavra certa.

site: www.casadelivro.com.br

Verônica 03/02/2016

Delirium
Difícil encontrar palavras que descrevam esse livro. A obra é composta por oito contos, cada um sob uma perspectiva diferente, narrando o real, passando pelo imaginário, decorrente de debates, gerando expectativas, abordando assuntos polêmicos e por fim cercado do surreal.
Alguns temas atraem atenção por seus detalhes minuciosos que beiram a veracidade, transportando o leitor para cenários asquerosos onde imaginário domina o “palco” e aviva extremidades nunca experimentadas, despertando diversos sentimentos contraditórios. Outras histórias atraem pela sua contemporaneidade, por suas reflexões, debates e mentes complexas.
Entre textos suaves ou mais fortes o autor apresenta um leque de situações, nas quais algumas pertencem ao cotidiano de pessoas “normais” e outros que beiram as mentes loucas. Dessa forma é uma viagem entre o que é considerado normal ou mesmo anormal, onde a lucidez não existe e a sagacidade é arma utilizada por poucos. Por fim, para quem é fã de contos esse é o livro que lhe conduzirá para um universo de fantasias incompreensíveis.

site: http://pensaliterario.blogspot.com.br/2016/02/resenha-delirium.html

isaacleals 17/02/2016

Uma viagem nas viagens alheias! #excelente
A obra é de leitura muito excitante. A cada conto, você quer logo saber o desfecho e fica curioso para o próximo. Eu li numa só tacada, de tanto que me deixou curioso.
São contos que conquistam o leitor logo de cara.
Os personagens te farão viajar e até se identificar algumas vezes.
Traz à tona as discussões dos delírios nossos de cada dia, delírios estes que tentamos fechar os olhos e fingir que são ilusões; É a ilusão da mente que é real. Discussões de todo tipo de fantasias mentais que possuímos e encaramos das suas mais diversas formas, mostrando o quanto lutamos para encontrar-nos a nós mesmos, ou tentar encontrar prazer do lado de fora.
Destaque para as ilustrações (da capa, sem comentários!) e também a diagramação da obra.
Excelente livro, recomendo a leitura e releitura.

Paula Aono 22/02/2016

Uau

Que adjetivo usar para este livro? Incrível, parece muito pouco, para descrever tudo o que este livro me fez sentir!!
Delirium, é uma coletânea de 8 contos que retratam as fraquezas, os delírios e ansiedades de todos nós além de levantar questões interessantíssimas que me tiraram, quanto leitora da minha zona de conforto!
Carlos Patrício conseguiu me fazer transitar por diversas emoções do nojo á ansiedade, com maestria. Para citar um bom exemplo, no conto Agoniado, que fala sobre um rapaz tendo claramente uma crise de ansiedade, eu fiquei realmente agoniada, sem ar, era como se o personagem e eu fossemos a mesma coisa, entrei tanto na Vibe do personagem que fiquei psicologicamente cansada, quando acabei a leitura parecia que eu havia corrido uma maratona, e isso é demais!!!!!!!!!!!!

Um milhão de vivas e aplausos sem fim, para esta obra de arte!!!

site: http://livroeprosa.wix.com/blog

Camila.Alva 22/02/2016

Surpreendente
O livro me prendeu de tal forma que foi difícil parar a leitura por alguns momentos. Minha intenção era ler numa tacada só, porém a falta de tempo fez com que eu lesse um conto por vez, aumentando ainda mais minha ansiedade para conhecer a próxima história. O medo, a agonia, as alucinações, os conflitos, tudo transmitido de forma tão intensa que podemos visualizar as cenas, vivenciar os delírios e sentimentos dos personagens. Simplesmente incrível!!!

Lucas.Edgard 29/02/2016

Foi um dos raros livros que me prenderam a atenção de forma que cheguei a sonhar
Delirium, do autor Carlos Patrício (gente boa pra caramba), é exatamente o tipo de livro que eu gosto, do tipo que faz PENSAR, mesmo por seus contos, consegue-se perceber que cada história teria sua verdadeira face, como se o autor estivesse relatando fatos do qual vivenciou, utilizando de uma linguagem viva, simples, mas, rica em informações, ele nos faz vivenciar cada história de uma maneira muito natural, principalmente em "A Questão de Todas as Questões" e o Ultimo conto do qual não me lembro o nome, Mas relacionado à experiências com drogas.
Digo com sinceridade que esse conto foi o que mais me cortejou, não desqualificando os outros, é claro, mas sim pela forma que o autor descreve os sintomas de usuários de determinadas drogas, com eficácia em demonstrar a sua verdadeira face. Eu por morar numa região de periferia da minha cidade, sei muito bem como funciona tudo isso, somente por observar os usuários de cocaína, crack, e por ter tido esse tipo de problema dentro da minha casa, posso dizer que me familiarizei com esse livro, e seus contos.
É um livro que recomendo não só à um público específico, mas à todos, todos que buscam uma nova maneira de pensar em determinados assuntos, aprender, e vivenciar muitas situações cotidianas que são descritas em suas páginas. Um grande abraço ao autor. E que venham mais e mais obras de sua mente capciosa!

Thiago 11/03/2016

Que loucura lúcida cara !
Livro que faz jus ao título ! Se trata de uma experiência delirante. O começo já é soco na cara , conto instigante que deixa o leitor curioso e no fim surpreende. A sequência de contos segue com situações fortes, que descrevem o emocional e a rotina do que muitos (principalmente jovens) vivenciam, questionam, se corroem e se alimentam. E o mais importante, conduz o leitor à reflexão.
Muito bacana a paródia que o autor faz com alguns nomes conhecidos (risos), bem criativo ! Ao decorrer do livro é evidente o vasto conteúdo cultural que o Carlos possuí, música e literatura nota 10. Me surpreendi com alguns trechos, em especial quando vi até Ventania sendo citado, que barato !
Ademais, me identifiquei bem com as ideias abordas. Carlos Patricio está de parabéns, também adquiri o livro com ele, cara super humilde e gente finíssima. Livro recomendado para a molecada louca, e também para a molecada careta dar uma delirada.

Paty 16/09/2016

as mazelas de nossa época
O livro começou pesado com Doutor Sádico e eu achei que ia ser assim o resto do livro. Mas não. E ainda bem que não. Porque Carlos levantou questões que acontecem ao nosso redor. As reações e suas conseqüências. Nunca paramos pra pensar o quão agonizante deve ser estarmos à mercê de um ladrão armado bêbado invadindo nossa casa, matando todo mundo. Matar a pessoa errada sem querer. Coisas que acontecem por aí.
“Telefone sem fio” mostra como uma simples história pode se transformar em um boato com a ajuda de pessoas que não tem nada a perder adicionando inverdades só pra ver o circo pegando fogo. Acontece diariamente.
Henrique é um personagem comum. Aquela pessoa que passa o dia jogando para escapar da realidade. Semelhante a isso, as redes sociais para o mesmo fim.
Guliver é outro personagem comum do nosso tempo. Com dificuldades de concentração, que se apaixona pela música mas infelizmente é pressionado a seguir a mesma carreira do pai. Tratado diferente de seu irmão mais novo (que se identifica mais com a profissão do pai), se torna um jovem revoltado, se sentindo injustiçado e sai de casa conhecendo as drogas.
Como uma ex-cristã, gostei muito da discussão sobre a religião. Poucas vezes eu li algo bem embasado.
Achei que a intenção de Carlos foi elucidar essas “mazelas”, vamos dizer assim, do nosso tempo. Acho que o livro é muito mais interessante para os jovens adolescentes, acho que esse é o público principal.
“Não sei se precisamos de psicólogos ou de uma razão pra viver”. É engraçado e estranho mas foi isso que refleti quando terminei de ler o livro, rs.
Gostei das várias citações.
E essas ilustrações fizeram todo o diferencial. E a capa me lembrou “O Retrato” de Gogol.

site: http://blogdapatylavir.blogspot.com.br/

Bia 17/03/2016

Resenha publicada no blog Lua Literária
Hoje trago um livro totalmente diferente, que mexeu com minha sanidade. Tanto que demorei dois dias para avaliá-lo, e não sei exatamente as palavras certas para classificar os subgêneros da obra.
Delirium nos traz oito contos, que tem como tema principal o delírio humano. Que tipo de delírio Bia? Os ruins. Eu nem sei se posso classificar algum delírio como bom. Vejam só: nós deliramos com os lançamentos mensais de centenas de livros. Desejamos a maioria. Gastamos nosso dinheiro com eles. E ao final, nem conseguimos ler aquilo que compramos e tão pouco por um fim à imensa lista de desejo literária. Analisando de uma forma bem impessoal, não é saudável, por mais que se trate de livros, fonte da sabedoria e prazer.
A maioria das doenças psicológicas tem como protagonista os delírios. Podemos ficar horas a fio exemplificando a presença deles em várias enfermidades, mas vamos voltar ao livro.
Carlos abordou, em cada conto, os delírios presentes no psicopata, no ansioso, no alcoolizado, no viciado, no religioso, no saudável... enfim, na mente humana como um todo.
Apesar de ser um livro pequeno, cada problemática tratada nos contos tem o poder de causar sentimentos muito intensos no leitor. Como a conclusão dos desfechos é sempre nítida que a culpa é a própria mente humana, ficamos perturbados.
O conto de abertura do livro, intitulado Doutor Sádico, é o mais assustador. Nas resenhas que conferi da obra, ele foi o que mais se destacou na opinião dos leitores. O autor usou de fatos reais que abalaram praticamente o mundo todo, e deu vida a um personagem sádico e monstruoso. Um verdadeiro horror estampa o conto, senti nojo, repulsa, e medo; pois a ficção não está longe da realidade.
Muitos nem citaram o conto Truco nas resenhas. Para mim, foi o melhor. Usando uma linguagem simples, o autor me envolveu completamente ao enredo. As cenas por ele criadas ficaram totalmente palpáveis, a meu ver. E o sentido do DELÍRIO, ficou explícito. Um conto pequeno, sem delongas, cheio de significado. Foi o que mais representou a premissa do livro.
O conto Agoniado retrata os delírios de um personagem ansioso. A ansiedade é um mal da atualidade, então fica fácil se identificar ali.
Não sei se estou certa, mas acredito ser a primeira obra do autor. É um livro promissor, que dá a impressão de estarmos dentro da mente humana. Se torna difícil explicar isso para vocês, porém , enquanto lia, as vezes me sentia tanto na mente do personagem, que tinha a sensação que iria enlouquecer. Precisava parar, respirar um pouco, e assim começar novamente.
Tenho negativas para a obra. Odeio abordar os pontos que não me agradaram, principalmente se tratando de autores nacionais.
Antes de começar a ler, o autor me alertou que existia algumas passagens que poderiam não agradar aos religiosos de mente fechada. Eu sou religiosa, mas estou longe do ceticismo. Tenho a mente bem aberta para questões religiosas ou não. Faz algum tempo que não leio nada que aborda o tema claramente, impondo discussões e reflexões; e isso se dá por minha própria opinião, que as vezes não é condizente nem com a religião que sigo.
Explicado tudo isso, sabia bem que poderia encontrar questionamentos no enredo. Encontrei, e não gostei da forma repetitiva que foi abordado. O conto A questão de todas as questões abordou o tema da forma que eu já esperava. Foi algo que faz com que o leitor reflita e pondere suas opiniões, independente da religião que segue. O que me incomodou, foi esses questionamentos estarem presentes em outros contos. Tornou-se repetitivo, e, espero que essa afirmação não ofenda o autor, tive a impressão de ser a defesa de uma causa, pois alguns lugares não cabiam tais discussões. Os assuntos levantados são totalmente verídicos, e concordo em muitos pontos (na maioria, até), porém achei desnecessária a presença constante de tais levantamentos.
Outro ponto que me incomodou, foram as citações de obras, autores famosos e até músicas colocadas em alguns contos. Tais citações foram postas entre um parágrafo e outro; condiziam totalmente com o enredo, mas acabaram por me distrair.
Na minha humilde opinião (que vamos ser sinceros, não serve para muita coisa), o autor deve se concentrar em sua característica. Não sei quanto aos outros leitores, porém eu percebi que nos contos mais simples, que não houve tanta preocupação quanto a “edição” por assim dizendo, a leitura ficou mais prazerosa; e ao desfecho, eu tinha a sensação do que a obra pede: que o leitor delira ao testemunhar delírios.
Já disse muitos dos pontos positivos que a obra traz. Não posso terminar minha resenha sem dizer o quanto o autor é original, todos os contos presentes são únicos, sem comparações.

Sempre termino minhas resenhas indicando a obra para seu devido público. Essa, eu indico para o público adulto que procura algo exótico e original para ler, sem preconceito.

site: http://lua-literaria.blogspot.com.br/2016/03/resenha-delirium-carlos-patricio.html

Edson.Amaro 01/04/2016

Um iniciante que se encaminha para ser mestre
Carlos Patricio Alberto é um escritor iniciante que já se encaminha para ser mestre.
Fiquei muito bem impressionado com seu livro de contos "Delirium". Há dois contos impecáveis, magistrais: "Truco!" -- um perfeito conto de suspense com um final imprevisível e "Agoniado", um conto que demonstra a preocupação do autor em pesquisar o universo da doença mental para criar de forma realista um protagonista doentiamente ansioso.
"Telefone Sem Fio", um conto em que uma rede de fofocas destrói a privacidade de um jovem afetado por uma doença venérea tem o mérito de documentar e reproduzir literariamente o momento tecnológico em que vivemos, em que a fofoca se dá por Internet, celular e outras tecnologias que criam novas formas de diálogo -- um mundo estranho pra gente como eu que faz dista de tecnologia: eu me recuso a usar whatsapp, nem sei como se escreve isso.
"Lindos Sonhos Dourados" é uma bela releitura da parábola do Filho Pródigo, com tributos a várias bandas pops do mundo lusófono e anglófono.
Vale a pena ler e prestigiar esse iniciante promissor.

Bárbara 06/04/2016

Delirium
Delirium é um livro de contos com temáticas bem variadas, mas que apresentam, em comum, a característica de levar à uma reflexão e análise da sociedade e de nossos comportamentos. A obra, escrita pelo Carlos Patricio, é muito interessante e densa, além disso, outro aspecto que chama atenção é a estética do livro. Dessa forma, sua capa assombrosa, as páginas iniciais dos capítulos pretas e com desenhos relacionados com a temática do conto específico, tornam o visual do livro muito atraente e diferente.
O primeiro conto é Doutor Sádico, uma narrativa perturbadora e instigante. Em Truco há um desfecho surpreendente e ao mesmo tempo triste. Telefone Sem Fio retrata muito bem as fofocas tão presentes em nosso cotidiano e como são perigosas. Em A Questão de Todas as Questões existe um debate religioso muito acurado e bem desenvolvido. O Outro Mundo de Henrique mostra uma fuga do cotidiano através dos games, na qual vivenciamos a experiência que o jogador teve. Pouco Antes da Virada é um poema no qual o eu lírico se mostra um tanto quanto pessimista e angustiado diante da situação em que se encontra. E, por último, Lindos Sonhos Dourado, que narra a história de um jovem revoltado que procurou as drogas, mas consegue sua redenção.
A obra é muito interessante, apresenta passagens e referências à outras obras e músicas, contribuindo muito bem ao desenvolvimento dos contos e complementando sua construção. É um livro intrigante, original, que desperta curiosidade no leitor e vale muito a pena ser lido!

Camila 31/07/2015

Perdoem-me o trocadilho...
Mas Delirium é de fato um delírio de livro! Te prende do começo ao fim, com seus contos que narram nos mínimos detalhes, a sordidez humana, seu lado mais nefasto e vil.
Com narrativa bem escrita, e linguagem simples. É um convite para que se mergulhe a fundo em uma excelente coletânea de contos!
Sobre os contos:
Doutor Sádico: não leia se tem estômago fraco! É um conto recheado de violência, sérios distúrbios psiquiátricos, luta pela vida e muito, mas muito sadismo!! Evoca uma gama de sensações e sentimentos que em uma leitura normal, você não teria!
Truco! : descreve a violência cotidiana, coisa que muitos já estamos acostumados. Com desfecho trágico devido a um reflexo-ação do medo.
O agoniado: Quem no mundo moderno nunca sofreu com ansiedade? Quem nunca teve um principio de depressão? Neste excelente conto, o autor aborda os limites da ansiedade, agorafobia, depressão e síndrome do pânico que são tão evidentes em muitos de nós!
Telefone sem fio: Fofocas, intrigas e coisas a dizer. Quem nunca foi vitima de uma, que atire a primeira pedra! Um texto que aborda uma das mais antigas vertentes do comportamento!
A questão de todas as questões: me remeteu aos meus 12 anos, quando comecei a questionar. Ai você se pergunta: "Mas questionar o que?". Lhe respondo com todas as letras: A religião! No texto vemos um claro diálogo entre uma pessoa questionadora e livre e a clássica reação de um religioso ao ter seus "fundamentos" refutados um a um. Leitura obrigatória!!
O outro mundo de Henrique: Assim como muitos, Henrique tenta fugir de sua realidade! Utiliza para tal, a tecnologia (convenhamos que muitos aqui fazem isso, apesar de não reconhecerem), método este que por mais que seja uma maneira de escape de suas pressões, angustias e do stress, lhe prende e domina, tal qual como um vício!
Pouco antes da virada: não é uma narrativa. Mas sim um poema! Poema que nos joga frente a frente com a morte!
Lindos sonhos dourados: trata da história de um jovem garoto, afetado pela pressão dos pais e da sociedade e encontra seu ponto de fuga são as drogas ilícitas. Mostra claramente os devaneios de uma mente adolescente e confusa!
Resumidamente, Delirium é sem sombra de dúvida um livro que todos deveriam mergulhar na leitura em algum momento de suas vidas. Principalmente para se colocar frente a frente com alguns sentimentos primários, do tipo: Do que você seria capaz para manter sua vida? Qual sua maior ambição? Qual seria sua reação em um momento em que seu cérebro te faz escolher entre bater ou correr? Um excelente livro, principalmente pelas abordagens comportamental e psicológica oferecidas! Vale a leitura!

Gabrielly 11/07/2016

O livro é um conjunto de contos de suspense com horror, cada um com suas particularidades e elementos que nos fazem prender a leitura e só largar o livro quando o conto estiver finalizado. Este é o tipo de livro que eu recomendaria para quem tem estômago forte e sangue frio para não querer entrar na história e acabar com o problema ali exposto.
Com toda certeza o que aprendi com esta leitura foi não confiar em um desconhecido, ou você pode virar uma vítima do Doutor Sádico.

Ana 20/07/2016

Um livro
A obra Delirium de Carlos Patrício é um conjunto de sete contos e um poema. De inicio se pensa que é apenas um livro comum de contos, mas no desenrolar do primeiro conto "Doutor Sádico" fica claro que não estamos diante de um livro qualquer. Doutor Sádico é mais que tudo um desafio para o leitor. Chegar até o fim é prova de sangue frio e estômago forte, até mesmo para pessoas realmente fãs do gênero terror como eu, porém quando se deixa envolver pelo conto, se torna cada vez maior sua curiosidade. Depois de capturado por Doutor Sádico, a situação de Klose é cada vez menos favorável. No entanto, o final é um pouco inacreditável e satisfatório.
Em "Truco", chegamos a quase sentir na pele a situação terrível de um assalto mal sucedido seguido de um traumatizante acidente.
"Agoniado" mostra a realidade de muitas pessoas de sofrem de ansiedade ou SPA - Transtorno do Pensamento Acelerado. Julio está sempre em busca de cura para seu problema, mesmo sem saber exatamente qual é. Tentando sempre terapias, tratamentos, exercícios e nunca obtendo êxito. No final do fracasso de cada tentativa Julio acaba sendo engolido pelo enorme desejo de paz a qualquer custo, mas nunca chegando até o final.
O quarto conto, "Telefone sem fio", é de longe meu preferido. Neste conto, vemos as proporções extraordinárias de um bela fofoca. O quanto ela pode nos afetar e afetar quem está a nossa volta? O quanto ela pode se distorcer e mudar a realidade e nossas ações baseadas nisso?
Neste conto temos uma noção razoável desses questionamentos e uma visão ampla de uma situação em que a fofoca chega em níveis absurdos em uma situação já ruim o suficiente. Confesso que o desfecho é muito frustrante, mas o conto em um todo é muito bom e nos prende do início ao fim.
Em 'A Questão de Todas as Questões" um assunto delicado entra em cena, a religião. O que é sagrado para uns e nem um pouco para outros é o foco principal deste conto. Daniel é médico e o protagonista, sua irmã Karen está com câncer. Ele se vê mergulhado em dúvidas, em uma busca de se esclarecer Dani dá inicio a um debate com sua irmã enferma que declarada atéia defendo com unhas e dentes sua descrença. Ele acredito que tanta descrença possa ter algum efeito ruim na cura de sua irmã. Ainda cheio de dúvidas e nada esclarecido ele tenta buscar respostas nas convicções de Camilla, cozinheira do hospital em que trabalha. Ambos os debates são acalorados e Daniel se coloca oposto tanto de Karen, como de Camilla. Pelo que avaliei de Daniel, ele tem suas convicções, e não busca respostas, apenas entender suas próprias crenças. Dependendo do leitor é inevitável esperar um desfecho em que Daniel acabe por aceitar a opinião de uma das duas, eu como atéia, desejava que ele acabasse sedendo diante dos argumentos de Karen, e após o debate com Camilla eu esperava isso, mas novamente Carlos Patrício consegue me enganar e o desfecho foi diferente, mas garanto que ele não sede a nem uma das duas. É um ótimo conto e nos faz pensar no que a maioria diz ser indiscutível.
Em "O outo Mundo de Henrique" o autor nos leva a uma viagem em um mundo de ficção maluco e desafiador em que Henrique luta com criaturas inimagináveis e tenta fugir de sua realidade.
"Pouco Antes da Virada" é um poema em meio a contos e se destaca por sua melancolia. Uma tristeza de um homem de recebeu o diagnóstico de um câncer devastador e junto sua sentença de morte que dizia que iria morrer em janeiro, pouco antes da virada ele tem seus devaneios melancólicos e sua solidão que compõe um triste, mas belo poema.
Em "Lindos sonhos dourados" o autor narra a vida de Guliver, um rapaz jovem e de família rica que nunca se deu bem com o pai. No decorrer da trama acompanhamos as novas aventuras de Guliver, as viagens ao seu passado e a metamorfose de sua relação com o pai.

Neste livro está contida uma compilação da vida da mais pura e cruel forma, que juntas podem levar uma pessoa sã ao delírio.