Delirium

Delirium Carlos Patricio

Resenhas - Delirium

Thainá - @osonharliterario 15/04/2020

Um declínio para a loucura
Delirium é uma coletânea composta por oito contos de horror, todos escritos e criados pelo autor nacional Carlos Patricio. O terror aqui exposto não é o de assustar ou de lhe causar medo, longe disso ser a intenção real do autor. Mas, sim, um terror feito para lhe deixar desconfortável, abominado.

Os contos mesclam delírios com insanidade, muitas vezes colocando a mente do leitor à prova e fazendo com que nós nos questionemos com o que estamos lendo e consumindo, assumindo assim mais uma característica dentro do terror: a de reflexão, principalmente ao tratar filosofia e religião como temas centrais em algumas histórias.

Mais uma leitura que espero uma coisa e encontro outra. Estava esperando, pelo título e capa, um livro cheio de angústias, terror psicológico e desespero, algo que me deixasse louca da cabeça e querendo mais, porém encontrei contos simples – e alguns até mesmo chatos – que se distanciaram do meu desejo pessoal, o que acabou estragando a experiência de leitura para mim.

Estou percebendo que não gosto quando misturam filosofia com “terror”, pois isso faz com que eu fique entendiada e sem entender nada, e infelizmente isso aconteceu aqui. Há diálogos enormes e exaustivos com base em filosofia e religião, pontos que não me agradaram, mas, sim, fizeram com que eu tivesse vontade de pular certas páginas para chegar logo ao fim.

Entretanto o livro não foi de suma ruim. Alguns contos me agradaram, como o Doutor Sádico, mas isso, infelizmente, não fez com que a experiência de leitura fosse recuperada ou melhorada, pois apesar de serem contos diversificados não encontrei a originalidade que esperava e que o próprio livro me prometeu. Por isso foi uma leitura lenta e cansativa, que não pretendo repetir.

Mesmo assim espero que o livro seja mais bem aproveitado e bem visto por outros leitores. Se você gosta dessa junção de filosofia e terror, recomendo que dê uma chance para a obra, mas peço que não vá com grandes expectativas para não se decepcionar assim como eu.

Resenha completa e com detalhes sobre cada conto no blog Sonhando Através de Palavras.

site: https://sonhandoatravesdepalavras.com.br/2020/04/15/resenha-delirium-carlos-patricio/

Grazi Silva 29/01/2022

Um misto de emoções
Composto com contos grandes e curtos, e até mesmo um poema, eu gostei bastante dos contos curtos, senti que a leitura fluiu mais e me deixou mais interessada na história. Os contos maiores, embora houvesse muitos pontos interessantes para se pensar, questionar e afins, chegava em um ponto que eu sentia que a leitura estava se tornando arrastada e cansativa.
Gostei muito de alguns, não muito de outros, mas o melhor conto para mim foi o último e acredito que isso finalizou o livro com chave de ouro.

mavi 27/02/2022

um delírio maior do que se imagina
desde que tive conhecimento do livro Delirium soube que iria gostar, mas foi além e superou minhas expectativas, que eram altas.
gostei muito da escrita, das citações, das músicas, cada detalhe reunido me fez delirar! é envolvente e me fez sentir cada momento, seja os de nojo e medo ou os cheios de reflexões e angústias. é uma leitura memorável.
tem bastante foco na questão da religião, o que eu como uma nem descrente e muito menos crente gostei bastante.
muito grata pela oportunidade de ter esse livro, eu definitivamente delirei, Carlos Patrício. obrigada :)

Kelly Midori @kemiroxtvliterario 01/03/2022

Resenha: Delirium | Carlos Patricio
Delirium é um livro de contos sádicos que foi escrito pelo autor Carlos Patrício, corresponde a editora Página 42 sendo de literatura nacional. Eu recebi o livro com dedicatória em parceria com o próprio escritor. Ele não usa o instragram mas enviarei o link dessa resenha para ele ler devido a parceria, com certeza se ele usasse o instagram repostaria os stories com certeza, esse escritor é mais adepto ao Facebook. Ele me ofereceu para comprar no skoob e assim fizemos parceria.

"E então, saio rumo ao endereço indicado no folheto, acompanhado de uma esperança frágil e doente, mas que ainda não morreu." p.68

Esse livro contém: sumário, prefácio por Estevan Lutz e contos nomeados. Ilustração de capa: Zambi, Ilustrações internas: Cassio Gois, Revisão: Página 42, Diagramação e capa: Marcelo Amado.

"Com passos iguais, pai e filho se aproximaram e se libertaram. Entreo o abraço, dois pedidos de desculpas." p.226

Essa obra é tem os seguintes contos: Doutor Sádico, Truco!, Agoniado, Telefone sem fio, A questão de todas as questões, O outro mundo de Henrique, Pouco antes da virada e Lindos sonhos dourados. Esse livro é diferente por ter assuntos polêmicos, sádicos e com gatilhos para certas pessoas, envolvendo sobre: assassinos, crenças, controversas a religião, Deep Web, com assuntos pesados se for muito religioso não vai gostar dos contos no livro, são oitos contos tem violência, estrupo, meus contos favoritos foram Agoniado e Telefone sem fio.

"O pai, atordoado com aquela declaração, despertou de seu choque e arriscou revalidar o que havia ouvido." p.185

Eu gostei do livro apesar de ser um livro bem pesado e sádico achei bem interessante por ser um horror nacional de contos e uma booktuber que eu gosto muito Tamirez do Resenhando Sonhos e o Rafael Honorato leram também. Foi uma leitura bem fluída e rápida. Esse livro está disponível para comprar na Facebook do autor e se falar diretamente com ele, ele envia com dedicatória. Se você curte contos sádicos, eu indico essa leitura.

"Clarisse fez Daniel acordar para o que realmente é importante na vida." p.154

site: http://kemiroxtv.blogspot.com/2022/03/resenha-delirium-carlos-patricio.html

Christian.Pablo 04/03/2022

Uma experiência delirante
Os contos apresentados no livro são escritos em uma linguagem boa, tem cenários bem descritos e trazem algumas discussões e reflexões interessantes sobre filosofia, crenças e etc. Mas infelizmente os personagens parecem ser muitas vezes superficiais e não aproveitados ao máximo, é muito difícil ter alguma forma de empatia por alguns personagens ou realmente ver suas convicções e objetivos.
Outro ponto negativo no livro é como em alguns assuntos ele aborda de uma forma não muito clara e técnica o bastante (não que isso seja uma obrigação do autor), por exemplo no último conto onde um dos assuntos debatidos são o uso de entorpecentes para se afastar da dura realidade (não que o livro defende essa prática, pelo contrário).
No geral é um livro bem escrito e eu gostei muito, realmente pude imergir nas histórias e foi muito prazeroso de ler, mas acredito que faltou desenvolvimento de alguns personagens e também mais profundidade em alguns temas.

Loryys 01/08/2022

Que final
O começo do livro um choque pra mim, argumenta um assunto pesado e que pra mim foi difícil de ler, mas eu consegui e não me arrependo de ler.
Contém diversos contos que mostram a crueldade humana, a hipocrisia e minha parte fav, o que a humanidade considera como louco e insano. Um livro muito bom! Com diversos conhecimentos e grandes falas de escritores.
Mas conforme fui lendo fui perdendo o interesse pq senti que o livro foi "amenizando" mas msm assim o final me surpreendeu até.
Gostei muito!

Júliah 09/05/2015

O Doutor Sádico
Só tive a oportunidade de ler esse conto e o que posso dizer sobre ele? Do caralho!
Achei que as muitas atrocidades ficam por conta da nossa imaginação pois não há tanta "sujeira" como eu imaginei, (mas imaginei muitas coisas e isso é legal!!). Foi chegando no final eu fui ficando sem fôlego, percebi que estava com as pernas tensionadas enquanto lia, tentei relaxar mas não consegui até o desfecho.
Gostei muito do final! Adorei o conto!

Nick 28/07/2015

Resenha: Delirium - Carlos Patrício
Delirium é um livro de 8 contos, 2 deles sendo de terror (odeio terror).
É um pouco difícil resenhar um livro desse tipo, afinal são oito estórias totalmente diferente. O autor prezou muito a diversidade literária neles.

Quer saber mais? acesse o link abaixo

site: http://obsessaooliteraria.blogspot.com.br/2015/07/resenha-delirium-carlos-patricio.html

Edir 20/02/2016

Literatura reflexiva
Minha dica, siga o roteiro de contos do livro, não deixe o Doutor Sádico para ser lido por último. Fiz isso porque quiz deixar o melhor para o final e em consequência, interrompi a leitura deste conto antes das atrocidades começarem de fato. Acho que fiquei sobrecarregado com as histórias um tanto mórbidas do livro, ficará para um outro mês.

É material para se ler com a mente aberta, mesmo quando o texto causa desconforto, como o poema no meu caso e este Doutor Sádico. Dos que li um me chamou mais a atenção.

"A questão de todas as questões"

Uma leitura agradável que resume os pontos de vista de uma atéia, um médico que odeia religiões mas crê em misticismo e uma cristã. O conto pega bem vários pontos comuns em discussões ao tema Religião, com abordagens de ambos os lados, a todo momento da leitura me peguei respondendo às perguntas de ambos os lados, como se estivesse participando do diálogo. Porém senti falta de um detalhe que nunca as pessoas o colocam em pauta. A natureza não é composta somente de animais e o homem, existem também as plantas, estas também são seres vivos em nosso planeta, porém quando se entra em assuntos como a existência da alma, esta espécie não tem vez. Alguém já imaginou uma planta tendo alma? O Hinduísmo já! Há vários experimentos analisando o comportamento das plantas e mostrando transmissões como as de sinais nervosos, memória, dor e até inteligência. Mas elas estão no mesmo patamar dos vírus, bactérias, e outros seres irrelevantes que habitam o planeta ou nos habitam. Se pessoas religiosas tem problema em não se verem como o centro da atenção de um Deus, o que dirá estas outras espécies de vida […] Enfim, assunto para uma vida inteira e o autor termina o conto de forma inspiradora.

Maravilhosas Descobertas 06/08/2016

Delirium - Site Maravilhosas Descobertas
O livro DELIRIUM, é composto de oito contos, sendo eles: Doutor Sádico, Truco!, Agoniado, Telefone Sem Fio, A Questão De Todas As Questões, O Outro Mundo de Henrique, Pouco Antes Da Virada e Lindos Sonhos Dourados. E ainda possui um prefácio maravilhoso feito por Estevan Lutz, onde ele diz:
[...] Eis a obra "Delirium", de Carlos Patrício, um autor que não se conforma com a conformidade do mundo. O livro é uma reunião de contos que mesclam o verídico com o fictício, o amor com a violência, a paz com o ódio e a sanidade com a insanidade, de forma a tomar a atenção do leitor, mantendo-o cativo e intrigado enquanto mergulha nessas linhas emotivas, cruéis, lisonjeiras, sádicas e, até, dilacerantes.

Doutor Sádico é o primeiro conto do livro, onde trás a história de Hans Mozart, que diz não ser nem satânico, nem cristão, mas que "as vezes" parece o demônio em pessoa. A história deste homem sombrio é composta por muito sangue, torturas, e alguns pensamentos de arrepiar. A aparição de Klose no bar onde Hans se encontrava, fará com que Klose e sua filha Elizabeth passe por muitas situações horripilantes, nas mãos de Hans e seu querido professor, Franz.

Uma coisa muito legal que gostei nesse conto, foi a explicação minuciosa de cada coisinha, e as citações de outros autores. Nas transições – se assim posso dizer – do conto há na maioria das vezes citações como de: Conde de Lautréamont, Marquês de Sade, Stephen King, Baruch de Spinoza, Edgar Allan Poe, Adolf Hitler, entre outros. E ele também os cita em uma "conversa" com o Klose, onde tudo o que ele fala, Hans responde com a citação de algum desses. Eu simplesmente achei isso genial.

O final do conto, é maravilhoso, eu fiquei abobada com a naturalidade que Carlos conseguiu escrever o desfecho da história. Só tenho uma coisa a dizer: bodite pazorni.

>> Veja a resenha completa no site

site: http://www.maraviilhosasdescobertas.com.br/2015/12/listando-resenhando-em-lista-sera-que-e.html

Ale 15/11/2016

Vamos de terror!
A resenha de hoje é uma das minhas leituras de outubro..O autor, Carlos Patricio é de Sampa e acho que esse é o seu primeiro livro.
É um livro de contos e os assuntos tratados são diversos...
Particularmente eu não gostei, isso não quer dizer que o livro seja ruim, apenas, não "casamos".
O primeiro conto é terror puro e para ser sincera não consegui terminar de ler, fiquei enojada...No segundo conto quando achei que ia começar, terminou...
Há um conto que ele vai filosofar sobre Deus...
" Deus construiu o mundo em sete dias?
Descansou no sétimo?
Deus precisa descansar?" Página 106
Minha sugestão é que leiam o livro e tirem suas próprias conclusões!
Beijinhos e até a próxima!
E você Tá lendo?

site: http://blogtalendo.blogspot.com.br/2016/11/vamos-de-terror.html