Lady Susan

Lady Susan Jane Austen

Resenhas - Lady Susan

Le Franzin|@le_franzin 09/12/2021

Genial
Lady Susan é uma personagem genial de Austen, supera tudo o que esperamos dela. Além de ser distante de tudo o que imaginos para sua época.
Não é o meu livro favorito, nem chega perto de Orgulho e Preconceito ou Persuasao, mas admito ser incrível. Vale muito a pena ler. Jane Austen nunca decepciona!

Alessa Luna 05/12/2021

Razoável!
Não gostei das três histórias apresentadas neste livro.
Uma mulher muito má. Uma história sobre um cidadezinha litorânea e seus peculiares moradores e, os Watson que traz a história de Emma Watson que precisou voltar para a simplicidade de uma casa humilde depois de ter sido criada e educada por uma tia abastarda.

Ester448 22/11/2021

Muito bom!
Lady Susan é de longe o melhor conto (não é atoa que dá nome ao livro). A eloquência e manipulação de Lady Susan é de deixar qualquer um bobo, fico me perguntando o quão "UAU!" foi a Jane Austen escrever algo assim na época dela.

Os Watson me ganhou, de verdade, gostei muito desse conto, ele tinha potencial pra ser muito mais, mas acaba inesperadamente (na minha opinião)

O último conto foi o que menos gostei, a leitura é cansativa e nenhum personagem é particularmente interessante.

julibtz 18/11/2021

Nem sabia da existência desse livro até eu ver ele na biblioteca do colégio, peguei pra ler e foi ótimo. Me surpreendi com o rumo que a história tomou, porque geralmente eu não vejo muitas protagonistas que são manipuladoras e ?vilãs? de certa forma. E eu gostei de como a Lady Susan não é tão inocente quanto a maioria das mulheres nos livros de época. É refrescante quando uma personagem foge do padrão do resto.

Lia 18/11/2021

Jane Austen perfeita como sempre
A escrita de Jane Austen sempre me encanta e a cada livro me torno mais fã dela. Nessa novela curta mas não menos impactante, a maneira como alguns paradigmas acerca das mulheres são retratadas em uma época tão machista me tocou em vários aspectos.

julia.cout 16/11/2021

Está longe de ser minha heroína favorita de Jane Austen. Lady Susan é vulgar, autoritária e manipuladora.

Janaine.Mioduski 13/11/2021

Uma personagem odiosa e duas histórias com gosto de quero mais
É realmente uma pena que a Jane Austen tenha falecido tão jovem, se tivesse tido mais algumas décadas de vida, seu legado seria certamente inigualável.

Lady Susan é detestável, execrável e li principalmente pela força do ódio, torcendo para que ela se desse muito mal. Palmas para a querida Jane Austen por ter conseguido suscitar sentimentos tão fortes em tão poucas páginas. Pois não é nada difícil odiar a protagonista logo nas primeiras cartas.

Quanto aos Watson gostei bastante dos personagens, da profundidade e nuances de personalidade que a autora mesmo em um livro não acabado conseguiu transmitir. Não consigo deixar de ver os traços de um Mr Darcy no Mr Osborne, embora muito menos confiante e sedutor. Assim como traços em comum do Sr Watson com o Sr Bennet e também o pai de Emma. Se as mães criadas por Jane Austen tem traços em comum (casamenteiras e interesseiras) ou pais também os têm (bonachões, acomodados e auto conscientes). É uma pena não saber como a autora pretendia terminar a história.

Já Sanditon não me cativou, sendo a melhor parte a entrada das irmãs hipocondríacas e exageradas do Sr Parker e as observações que Charlotte estava começando a fazer da Lady Denham e dos demais personagens.

“Quando a estupidez e o orgulho se unem, não pode haver nenhuma dissimulação digna de nota”.

“Não consigo me decidir com facilidade num assunto tão sério como é o casamento; sobretudo por não estar, no presente momento, carente de dinheiro, e pela possível perspectiva de ser, até a morte do velho cavalheiro, bem pouco beneficiada com o enlace.”

“Ela era uma jovem dama muito ponderada, suficientemente versada em leitura de romances para ter uma imaginação abastecida de entretenimento, mas nem um pouco irracionalmente influenciada por eles”.

“Distúrbios e recuperações tão absolutamente fora do comum pareciam ser mais uma espécie de divertimento para mentes sôfregas necessitadas de ocupação do que efetivos sofrimentos e alívios”.

Andréia 05/11/2021

Muito legal
São ótimas histórias, e foi muito bom conhecer uma "vilã" da Jane, pois ela sempre tão incríveis nas descrições das personagens femininas, foi ótimo conhecer o lado "ruim" de uma delas. Para quem gosta da Jane Austen, é um livro ótimo de ser lido.

Emy 19/10/2021

Um livro que mostra claramente a evolução da escritora Jane Austen, mostra como ela enxergava claramente a sociedade em volta de sí desde seus 16 anos de idade, mostra a evolução dos seus personagens.
Só fiquei muito triste por não ter continuações de histórias como os Watsons que me prenderam muito, histórias muito interessantes que abordam temas que te prendem desde o começo!!

Gih 19/09/2021

Jane é Jane!
A escrita de Jane Austen ainda é capaz de me surpreender, mesmo depois de ter lido toda sua obra publicada. Lady Susan, que provavelmente foi escrito na primeira fase de escrita da Jane, é deliciosamente cheio de ironias sobre o comportamento de todos os personagens envolvidos na história, nenhum deles estando a salvo de ter seus verdadeiros "eus" expostos. Mas confesso que senti falta de mais da história, fiquei mal acostumada com os outros livros da Jane, no entanto, está tudo lá, seu talento e olhar clínico para a hipocrisia humana. Amei!

Daiane 16/09/2021

A novela Lady Susan é esplêndida! As cartas te prendem a leitura. Queria saber sempre o que dizia a próxima carta. Lady Susan é muito cruel, ardilosa e egoísta. Pobre Frederica, foi uma pena não ter a confirmação de quem ela se casou.

Os Wotson
Queria saber mais, uma pena ter tão pouca história, queria saber se a Penélope era realmente tão egoísta quanto a Elisabeth mencionava e sim queria saber com quem Emma ficou.

Sanditon
Todos os personagens são insuportáveis

Mari Ribeiro @oqueamarile 01/09/2021

Diferente de tudo o que já li da Jane
Lady Susan é a personagem mais cínica, manipuladora, persuasiva e perversa que eu já tive a oportunidade de conhecer e que me proporcionou uma mistura de raiva, surpresa, admiração e incredulidade com a audácia dessa mulher.

Esse romance é totalmente diferente dos outros da Jane, pois além de ser inteiramente epistolar (narrado através de cartas) é a protagonista mais peculiar e fora dos padrões da Jane Austen.

Com certeza tenho uma relação de amor e ódio por essa história e foi isso que me fez gostar tanto, são 111 páginas que apesar de serem preenchidas por cartas, não tiram a profundidade da história e dos personagens. Podemos sentir as mesmas emoções expressas por eles em cada carta e isso torna este livro único e 5 estrelas, sem mais.