Mensagem

Mensagem Fernando Pessoa

Resenhas - Mensagem

Capitu 16/07/2022

Fuvest
Fiz estudo desse livro para a fuvest. Achei impressionante a divisão que Fernando Pessoa fez da história portuguesa e as referências neurológicas, além dos reinados português.
Pessoa nessa obra se refere a muito a Camões, e a nova ascensão portuguesa por meio da cultura, se referindo a chegada de um novo poeta: ele mesmo!
giovanna 16/07/2022minha estante
o supra Camões!

giovanna 16/07/2022minha estante
faço letras na usp e tive um semestre sobre Fernando Pessoa, se vc quiser posso te passar alguns textos que trabalhamos

Capitu 16/07/2022minha estante
Mandei mensagem pra vc

Ana Heloísa 23/04/2021

4/9 das obras obrigatórias da FUVEST
Eu gostei dos poemas. Achei uma versão 2.0 de Os Lusíadas, mas ainda acho a primeira obra melhor. Tem uma linguagem acessível e popular, além de ser bem fácil de entender.

Will 06/04/2024

Uma ode ao nacionalismo português
Punhado de versos exaltando Portugal e seu passado colonial imperialista. Só não diminuo mais ainda a nota porque, de fato, Fernando Pessoa sabe construir uma boa métrica, mas o tema não ajuda.

yungiglwxy 20/03/2024

Li por causa da escola, entendi quase nada e achei bem sem graça, mas tinha alguns poemas que eu gostei mt e me bateram um pouco

Clara TV 14/03/2024

Nunca tinha lido nada dele, agora que li entendo do por que ser eternizado, apesar de não ser clássico nacional, entendo do por que o Brasil ter acolhido ele, um português rico e palavras encantadoras, acho que o problema mesmo é o ano em que se passa.

bibi_nk 26/02/2022

Li para a escola e tudo que é obrigatório acaba sendo um pouco chatinho. Porém os poemas de Fernando Pessoa são lindos e tocam lá no fundo do coração!

Pedro.Arthur 04/11/2020

O poeta Fernando Pessoa compôs elaborada mente um poema intitulado "Informação" em canções patrióticas do século XX aos anos 1930, imaginando a Europa como um corpo de mulher. Após o alongamento, ela plantou o cotovelo direito na península italiana, a Inglaterra à direita e o esquerdo à esquerda, tornando Portugal um símbolo imaginário. Pode não ser assim, mas a localização geográfica de Portugal é um pequeno pedaço de terra voltado para as extensões infinitas de terra em sua frente de mar, e seu destino durou quase cinco séculos. A mensagem nada mais é do que Portugal perante a Europa, mas desde a sua orla, o seu Oceano Atlântico tornou-se universal. Pelo que foi dito anteriormente, pode-se perceber que este é um livro com finalidade universalista. O poema da Trindade propõe uma síntese - o coração da nobreza; o oposto - a posse do oceano; e uma síntese - a civilização intelectual do futuro. No resumo dos oito séculos, não apenas a poesia se tornou sublime, mas o mais importante, de acordo com as regras do alquimista, a poesia tornou-se obscura.

Daniel1841 08/02/2022

Incompreensível
Só pra deixar registrado para o Daniel do futuro, que o Daniel do presente não entendeu bulhufas do que Pessoa escreveu aqui.
A uma estrela é pela frase : 'Tudo vale a pena, se a alma não é pequena'.

Thábata 26/10/2020

Fernando Pessoa é sempre uma leitura sublime...

Clau7letrinhas 09/05/2023

Enfadonho
O livro todo fala de poemas que enaltecem Portugal e seus colonizadores. Quase desisti várias vezes. Gosto do autor, mas não foi uma leitura prazerosa.

Alana Nascimento 01/08/2022

Viajar pela obra de Fernando Pessoa é sempre fantástico, assinando por ele mesmo Pessoa nos convida à uma análise da história de Portugal.

adre 30/04/2022

"Quanto dessas águas
São lágrimas de Portugal?"

Um clássico, bem curto e rápido. A linguagem pode tornar a leitura um pouco difícil às vezes, mas gostei bastante.

Maria2140 03/03/2024

Ai
Achei muito insuportável, tinha uma expectativa totalmente diferente. é sim bem escrito e tudo mais, mas todo o endeusamento à Portugal me incomoda profundamente. Mesmo sabendo o contexto e oq quer q seja.

luiza2073 15/05/2023

Livro de exaltação à Portugal e as primeiras navegações
Li por causa do vestibular, achei razoável, nem fede nem cheira, e me irritou o jeito q ele romantiza Portugal, extremamente nacionalista, mas levando em conta q o cara é português e colonizador até faz sentindo eu acho, porém achei Nhé.