Como ficar podre de rico na Ásia emergente

Como ficar podre de rico na Ásia emergente Mohsin Hamid

Resenhas - Como Ficar Podre de Rico na Ásia Emergente

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Ramon 04/07/2023

Inovou mas não cativou.
Eu li esse livro esperando engatar. Eu percebia a história passando mas não me sentia envolvido pela história pois não parecia evoluir, só passar mesmo. Menção honrosa para a inovação na forma de contar.

Marcus 01/07/2023

Mais que um manual
A história de um homem, da pobreza absoluta até sua morte, mostrando toda sua trajetória para se tornar um magnata. Os personagens não tem nome, o que não impede de serem muito bem descritos. Com bom humor e uma dose de sarcasmo, o livro é leve, profundo e divertido.

Lais.Lagreca 30/06/2023

Que experiência!
Um livro que me chamou a atenção desde seu título!

"Como ficar podre de rico na Ásia emergente"?
Como assim?

Vou ler a sinopse, que, na minha edicação, era assim:
Mude-se para a cidade grande.
Consiga um diploma.
Não se apaixone.
Aprenda com um mestre.
Trabalhe para si mesmo.
Esteja preparado para fazer uso da violência.
Faça amizade com um burocrata.
Pateocine os artistas da guerra.
Faça malabarismo com as dívidas.
Concentre-se no essencial.
Planeje uma estratégia de fuga.
(...)

Abri o livro.
Li a primeira página, pensei, o que esse cara está fazendo?
Jogando com a ideia de livros de autoajuda?!
Já gostei!
E ele segue, falando comigo, a leitora, o "você", e vai me contando a "minha história"...

A forma me despertou interesse, os personagens me envolveram, a história me tragou.

Com um humor cortante e uma ironia fina, Mohsin Hamid aborda temas como desejos de ascenção social em um meio precário, relações familiares, amor, passagem do tempo...

Valeu muito a leitura!

LaAs183 29/06/2023

Grata surpresa!
A forma peculiar como o autor conta a história, o mergulho em uma cultura bastante distinta da minha, a ascenção e queda do personagem principal, assim como o romance bastante delicado que enriquece a trama, fizeram da leitura uma experiência extremamente proveitosa.

Aline 25/06/2023

"quando lê um livro, o que você vê são rabiscos pretos numa superfície de pasta de madeira ou, cada vez mais, pixels escuros sobre uma tela clara. Para transformar esses símbolos em personagens e acontecimentos, você precisa imaginar. E quando você imagina, você cria. É ao ser lido que um livro se torna um livro, e em cada uma das milhões de leituras diferentes, um livro se torna um entre milhões de livros diferentes."

Eu adorei todos os momentos desse livro. Mas terminei de ler com a certeza de que quando em dúvida entre dinheiro e amor verdadeiro, temos que escolher o amor todas as vezes. De nada adianta uma vida plena em bens materiais se não é compartilhada com pessoas que amamos de verdade.

Andrea 23/06/2023

Amor, dinheiro e família
Em um lugar fictício, que poderia ser no Paquistão, na Índia, na África ou na América Latina, os personagens não possuem nome. É o pai, a mãe, o irmão da esposa, ou outro substantivo que substitui uma identificação formal.

É através do personagem principal e da nomeada menina bonita que o leitor acompanha décadas da vida dos dois. Do abandono do meio rural ainda na infância, a luta pela ascensão social durante a juventude e as oportunidades de sucesso que colocam em xeque qualquer ética na vida adulta, e uma grande história de amor que ultrapassa os anos seja próximo ou só na memória sem ser nunca esquecida ou reduzida.

Tudo acompanhado pelos conselhos com tom de autoajuda, que nada são que uma crítica a forma como ocorre o desenvolvimento em locais onde riqueza e miséria disputam espaço e recursos, onde os vencedores são conhecidos antes da queda de braço começar.

Resenha completa no blog: http://literamandoliteraturando.blogspot.com/2023/06/como-ficar-podre-de-rico-na-asia.html?m=0

luizagross 17/06/2023

Narrado na segunda pessoa, o autor traz o livro de forma irônica como autoajuda, mostrando a ascensão social da personagem principal em paralelo a história de amor nada convencional dele com a menina bonita. Livro não usual, mas que gera reflexões sobre objetivos e final de vida, principalmente no último capítulo.

__ElaMartins 17/06/2023

Genial
Pensa uma leitura que me pegou desprevenida! A sátira aos livros de auto ajuda foi perfeita, e de quebra, uma história incrível e diferente, onde me peguei várias vezes me perguntando "o que que Eu fiz depois" ou "Eu encontrei a Menina Bonita?"

Amei conhecer Minha história e aprender a ficar podre de rico na Ásia emergente

Marcos.Alexandre 11/06/2023

Como ficar rico na Ásia emergente
Um livro que gira em torno e traz a tona a ideia de ?o que é ser rico??

Narrado como se fosse um livro de autoajuda, acompanhamos a vida do protagonista desde a sua infância extremamente miserável até o fim da sua vida na velhice. Para no fim nos questionarmos ?o que é ser rico de verdade??

Jackson60 08/06/2023

Não se engane pelo título
Eu sei, título de autoajuda e, talvez, seja mesmo. Mas espere, dê uma chance. A escrita critativa, cativante e causal de Mohsim Hamid prende o leitor do início ao fim.

Nesta obra você é o protagonista em busca da podre riqueza. Assim como você, as outras personagens não têm nome próprio. O que no decorrer da obra, não fará a menor falta;

Em um cenário que parece o Paquistão (o autor não nomeia os lugares também), o livro aborda a sua história, você começa como um menino pobre e enfermo, mas será esse o seu destino final?

Com 12 passos, o autor cumpre o que o título promete, fazendo a obra em conjunto com o leitor, num processo de quatro mãos e quatro olhos.

Victor Vale 01/06/2023

Brilhante formato de obra que nos pega pela mão, nos guia por caminhos que achamos estar seguros e somos completamente jogados no caos e confusão de uma metrópole em formação repleta de fracassos e falcatruas. O sucesso é feito de sorte, golpes e mesmos fracassos, pois o protagonista só finalmente atingiu seu real sucesso no final, quando todos os seus fracassos se acumularam. A ironia e o deboche do título me ganhou aí.

Caroline Vital 01/06/2023

Muito bom. Narrativa diferente, sarcástica, mas também tocante, triste. Imitar auto ajuda é maravilhoso, engraçado, original.

Lusia.Nicolino 01/06/2023

Rico só de literatura! Vale a leitura
O título já é uma provocação do autor, porque não, não é um livro de autoajuda, mas é narrado nesse formato, como um manual. Uma crítica óbvia, mas que nos enreda. O humor é uma das camadas que revela uma história que traz à tona realidades sociais sem disfarce. O protagonista é o próprio leitor, um recurso estilístico arriscado, mas que funcionou muito bem. Acompanhamos a jornada de um garoto que, ao se mudar para a cidade grande, luta para encontrar o seu lugar entre os bem-sucedidos. Isso acontece quando consegue montar uma empresa de distribuição de água engarrafada. Em seu processo de ascensão, esbarra com a menina bonita que morava pela vizinhança, por quem nutre uma paixão e com quem divide parte de sua vida. A parte boa ou a parte não tão boa? Sensível, a dureza da luta não tira o sorriso de quem sabe que a vida cobra muito caro por qualquer tostão que nos dá. A história se passa em um país fictício, onde as semelhanças com as situações reais são mais do que coincidências, são gatilhos para uma boa reflexão.

Quote Imperfeitos: "Sua mãe e sua avó disputam um jogo de esperar. A mulher mais velha está esperando que a mais nova envelheça, enquanto a mais nova espera que a mais velha morra. É um jogo que ambas irão inevitavelmente ganhar. Enquanto isso não acontece, sua avó ostenta a autoridade dela quando pode, e sua mãe ostenta a força física de que dispõe."

Campa0 25/05/2023

Diferente!
A história é boa, fluida, apesar dr curta, tem um toque de realidade. O formato de livro de autoajuda esconde um romance de formação, e a gente acompanha o personagem principal desde a infância até a velhice , narrando em primeira pessoa, como se aconselhando o leitor, ao passo que conta a própria história . Vale a leitura pela originalidade da escrita.

1 | 2 | 3 | 4 | 5