Como ficar podre de rico na Ásia emergente

Como ficar podre de rico na Ásia emergente Mohsin Hamid

Resenhas - Como Ficar Podre de Rico na Ásia Emergente

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Lili 25/05/2023

Como ficar podre de rico na Ásia emergente.
1. Mude-se para a cidade grande.
2. Consiga um diploma.
3. Não se apaixone.
4. Evite os idealistas.
5. Aprenda com um mestre.
6. Trabalhe para si mesmo.
7. Esteja preparado para fazer uso da violência.
8. Faça amizade com um burocrata.
9. Patrocine os artistas da guerra.
10. Faça malabarismo com as dívidas.
11. Concentre-se no essencial.
12. Planeje um estratégia de fuga.

"Qualquer semelhança não é mera coincidência com um livro de autoajuda", uma premissa bem bacana desse livro.
Poderia se passar em muitos lugares, não só na Ásia emergente. Somos protagonistas dessa história..... será?

Flavia416 21/05/2023

Estou tentando entender porque o livro tem uma nota média um pouco baixa. Acho que pode ser porque a história e os personagens não chegam a ser envolventes. Mas a escrita... Eu amei o livro, criativo, inteligente sensível, crítico, bem humorado e poético.

Monique | @moniqueeoslivros 18/05/2023

How to get filthy rich in Rising Asia
{Leitura 09/2023 - ?? Paquistão}
Como ficar podre de rico na Ásia emergente - Mohsin Hamid

Mohsin Hamid, escritor paquistanês, oferece aos leitores um livro irônico até no título. Como ficar podre de rico na Ásia emergente é uma grande ironia sobre os livros de autoajuda, e de como eles podem ser a sensação atual em países em desenvolvimento.

A grande estrela do livro é a linguagem. A história é dividida em doze capítulos ? doze dicas ? para você se tornar podre de rico. Afirmações como ?mude-se para a cidade grande?, ?não se apaixone? e ?trabalhe para si mesmo? são algumas das atitudes listadas. E o livro é escrito inteirinho na segunda pessoa, tal e qual uma receita de bolo. ?Se você fizer isso?, ?você se encontra nesse momento...?, e por aí vai.

Dessa forma, os personagens não têm nome. Até mesmo porque o protagonista da história é o leitor, é ?você?. E assim a gente descobre que o ?você? da história é um menino pobre, da zona rural de algum país asiático não nomeado, e que vai narrando sua vida em busca de fortuna.

Os personagens não são nomeados porque, afinal de contas, a função mais escancarada de um livro de autoajuda é fazer você acreditar que se trata mesmo de você. Mas a ironia contida na linguagem fica cada vez mais evidente, porque talvez uma das maiores coisas que o livro ensina é que o que funciona pra uma pessoa talvez não funcione para as outras, e a escolha de um caminho implica, necessariamente, em abrir mão de outros.

Um livro inteligente e irônico, que não vai funcionar pra todo mundo; nem todas as pessoas gostam de ironia e de certo deboche, e está tudo bem. Mas se você é como eu e se encanta com linguagem afiada e irônica, essa pode ser uma grande leitura.

juliocmofc 15/05/2023

O CARA É VOCÊ!
Você é o caçula de uma família que vive na área rural. Por ser o mais novo você não precisa trabalhar como seus irmãos, então pode se dedicar aos estudos.
Agora um pouco mais velho você se apaixona pela menina bonita, trabalha e estuda. Você sonha em ter melhores condições de vida e está preparado para conquistar isso.
Você segue o êxodo rural, todo esse reboliço econômico afeta várias pessoas na Ásia emergente, mas você quer mesmo é se tornar muito rico.
Você estuda, cria um empreendimento, forma uma família (não com a menina bonita).
Você começa a ?subir na vida?, tem bons contatos, passa por alguns perrengues, corre alguns riscos. Você vive conforme sua necessidade de ,cada vez mais, deixar o passado pobre pra traz e galgar patamares maiores de riqueza. Vez ou outra você acaba se esbarrando com a menina bonita.

Assim, narrado em segunda pessoa, esse livro é carregado de emoção. Retratando uma realidade história muitas vezes ignorada, mas que impactou o mundo todo.

Uma leitura ímpar, uma história envolvente, uma escrita incrível!

LeonardoGS89 14/05/2023

Achei o livro bem interessante, a narrativa é contada em segunda pessoa, dando a sensação de estar vivendo a história junto com o personagem.
Embora o título do livro sugira que ele se trata de um guia para enriquecer na Ásia, a história é na verdade uma profunda reflexão sobre a vida, a mortalidade e o que realmente importa na vida.
O livro é estruturado em capítulos que abrangem diferentes fases da vida do personagem. Cada capítulo é nomeado de acordo com o objetivo que o personagem está tentando alcançar, como "Mover-se para a Cidade", "Obter uma boa educação" e "Fundar uma empresa de sucesso".
A história se concentra em como o personagem utiliza suas habilidades, recursos e contatos para se mover em direção à sua meta de se tornar extremamente rico, no entanto, o livro não é apenas uma história de sucesso empresarial, Hamid utiliza a história do personagem para explorar as complexidades da vida em uma sociedade em rápida mudança, onde a pobreza e a desigualdade são endêmicas.
Recomendo.

Maria.Eugenia 13/05/2023

Uma leitura diferente
Não foi a minha melhor experiência de leitura, mas a abordagem desse livro é muito criativa. O livro parece se passar em algum lugar do Paquistão, com doses de humor o autor vai nos conduzindo por meio de conselhos motivacionais com muito ar crítico e ácido que beiram ao humor. Posso dizer que esse livro foi uma boa experiência, que de forma criativa mostra as impossibilidades da ascensão social.

Séia 10/05/2023

Como ficar podre de rico na Ásia emergente
Sem palavras ao finalizar esse livro. Recomendo essa leitura, pois nos impacta profundamente! Todos nós vamos nos identificar de alguma forma em suas páginas. Quem não? E o final, me deixou tão comovida! Sim, esse é o final de todos nós. E não importa o que você tenha feito nessa vida, tudo o que nos resta no fim, é ela que é certeira.

Monique @librioteca 09/05/2023

Uma leitura que surpreendeu...
Essa história começou de forma peculiar, com um título nem um pouco convidativo, e um texto escrito na segunda pessoa que mimetiza a estrutura de um livro de autoajuda. Parece estranho, mas, logo nas primeiras linhas a narrativa surpreende com um teor crítico social contundente, abordando temas complexos de maneira inovadora. O texto seguiu se desenvolvendo em um contexto de desigualdade, corrupção e violência, revelando as camadas de um sistema perverso e repleto das assimetrias brutais do capitalismo. No entanto, quase ao fim da obra, inesperadamente a narrativa envereda para um tom mais lírico, que traz uma nova dimensão à obra, mostrando que no fim a verdadeira riqueza não está na busca incansável por fortuna. Não esperava um final tão sensível, e gostei do que li. Recomendo.

site: https://www.instagram.com/librioteca/

Geovana189 08/05/2023

Um dos livros mais demorados que já li na vida, achei a leitura arrastada e não me prendeu também. Tem seus momentos, mas não é memorável.

@eleeoslivros 08/05/2023

Esse livro, mais do que como ficar podre de rico na Ásia emergente, fala sobre amor, sobre cumplicidade, sobre espera.

Anelena 08/05/2023

Uma viagem à Asia Emergente
Apesar de o formato, que emula um livro de auto ajuda, ter me causado estranhamento no começo, a leitura fluiu bem a partir do segundo capítulo.

Me agradou muito a forma como o autor conseguiu, através dos olhos do protagonista, conciliar uma visão global da sociedade e economia asiática, com uma trajetória pessoal e íntima do protagonista e da menina bonita.

Leitura que muitas vezes se mostra pragmática, mas que carrega em alguns momentos doçura e poesia, como, por exemplo, no capítulo final.

Recomendo muito.

Ana Paula 07/05/2023

Na minha opinião, apesar de ser um livro sem muita pretensão é uma baita leitura.
Gostei muito da escrita do autor, da forma como a história se desenrola e tem seu desfecho. Eu amo livros que mostram a vida real com todos os seus problemas e defeitos.

Josana.Baltazar 05/05/2023

Nada de autoajuda, muito interessante a forma da narrativa, a abordagem do personagem principal de uma paciência fantástica e foco na construção da sua fortuna saindo da miséria por sua dedicação, falcatruas e esforço, hehehehe, acaba tbm por descobrir o que perdeu e quais valores permanecem com um romance lindo de fundo, indico eu amei.

Jess 03/05/2023

Se você decidir ler este livro porque ele parece de auto ajuda, você está enganado. O livro é sobre eu, você, nós que buscamos uma vida melhor num país em desenvolvimento/emergente.
Gostei de como foram tratados certos assuntos e como países em desenvolvimento se parecem mas achei o livro meio arrastado apesar de ter apenas 176 páginas.

1. Mude-se para a cidade grande
2. Consiga um diploma