Como ficar podre de rico na Ásia emergente

Como ficar podre de rico na Ásia emergente Mohsin Hamid

Resenhas - Como Ficar Podre de Rico na Ásia Emergente

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Natalie.Coppola 12/04/2023

O começo fluiu bem, pq o livro dá sempre a sensação de "agora acho que começa a ficar bom" mas não fica, e ai da metade pra frente foi difícil seguir a leitura. Achei criativa a proposta de contar a história em formato de auto ajuda, mas para mim não funcionou, eu detesto esse tipo de livro e detesto narração em segunda pessoa. Para mim esse livro não funcionou.
Nana Leffler 27/04/2023minha estante
Esse livro tá sendo um martírio pra mim. A narração em 2° pessoa não cola, satirizar livros de auto ajuda com um assunto tão sério quanto as mazelas do povo não dá e ainda se vc faz uma crítica ao livro no app da TAG, vc é massacrado. Afffff!!!!

Natalie.Coppola 28/04/2023minha estante
Olha eu nem uso esse aplicativo por isso, e a Tag mandou várias bombas ano passado, espero q esse ano melhore

Michel Pinto Costa 12/04/2023

Muito bem escrito
O título psoa tão bobo, mas a história prende muito.
Uma biografia de um homem desde a infância até a velhice, e os desafios e sacrifícios que tece de passar para se tornar um homem rico.
As sutilezas na transformação psicológica do personagem e as mudanças da cidade no tempo são um ponto de fundo muito bom.
Vale a leitura.

Gisele567 10/04/2023

Como ficar podre de rico na Ásia emergente
A obra de Mohsin Hamid , manual de autoajuda, descreve doze itens que devem ser seguidos para alcançar a riqueza. Destaque dessa obra é que os personagens principais não possuem nome próprio, o autor tem "você" como personagem principal, o que traz uma aproximação interessante do leitor, os demais personagens também não possuem nome, sendo chamados de moça bonita, esposa, filho.

esther.crisrocha 09/04/2023

Diferente
Quando vi o título desse livro logo pensei que seria um livro de autoajuda, mas não o é, o autor conseguiu trazer uma história totalmente diferente e inusitada. O livro conta a história de um menino pobre da zona rural de um país emergente da ásia, e que ao se mudar para cidade com a família ele começa a trabalhar em uma loja de produtos vencidos e mais tarde ele acaba se tornado tico por ter uma empresa de água engarrafada.
O livro é todo em terceira pessoa, onde o autor te coloca como o personagem principal da história, assim contando toda "sua trajetória" para se tornar uma pessoa rica. O que é muito interessante e diferente, pois na maioria dos livros tem um personagem principal e você lê a evolução desse personagem, nesse o autor conseguiu inovando colocando o leitor como personagem principal.
Além disso, a história conseguiu me prender desde do início, pois o autor conseguiu trazer na história um pouco de realidade misturada com a ficção. A todo momento eu queria saber quais seria o próximo passo do personagem e de como a história iria terminar. O livro me surpreendeu bastante, ainda mais ser um tipo de livro que está longe da minha zona de conforto.

Luquinhas 05/04/2023

Autoajuda (só que não)
Mascarado como um livro de autoajuda, esse livro se propõe a exatamente isso: ajudar o leitor. Mas ele faz isso de maneira genial, criando uma narrativa em segunda pessoa em que nós somos o protagonista: um homem sem nome que mora em uma cidade sem nome e ama uma garota denominada "menina bonita".
Nós vamos acompanhar a vida toda desse personagem (nós mesmos), enquanto este tenta se tornar um homem podre de rico na Ásia emergente.
É uma narrativa que expõe o lado cru da sociedade asiática. Toda a vida do personagem é dividida em capítulos que se assemelham muito a livros de autoajuda, com títulos que evocam um tipo de dica ou estratégia para se tornar rico. E isso se mistura com a história do livro em si, relacionando uma coisa a outra.
Um livro que mistura diversas emoções e mostra uma realidade que podia muito bem ser a brasileira. Podíamos ser nós mesmos a passar por tudo o que o personagem passa. Recomendo muito a leitura a qualquer pessoa (acima dos 13 anos) que tenha vontade de passar um bom tempo lendo um livro ótimo, que com certeza merece as cinco estrelas.

samscunha 05/04/2023

Surpreendente
Antes de ler já estava dando nota 0 para esse livro, mas ele me surpreendeu muito positivamente. É uma sátira a livros de autoajuda mas com um toque mais íntimo pois acompanhamos toda a vida de um único personagem (claro, com saltos enormes de tempo). Me arrependi de ter lido tão rápido, talvez aproveitasse melhor a leitura se tivesse diminuído o ritmo.

OssosDePapel - Instagram 04/04/2023

Não se engane com o título. O livro é uma mistura de A morte de Ivan Ilitch com O amor nos tempos do cólera. Maravilhoso!

Ediany 04/04/2023

Diferente
O formato diferenciado lembra um pouco o Afirma Pereira, também com um formato diferente que dá uma cadência interessante para a estória.
Cativante.

Valério 08/03/2018

Narrativa diferente e agradável
O autor foi muito feliz em sua criatividade narrativa. Logo no início do livro, diz tratar-se de um livro de auto ajuda e disserta sobre como quase toda a literatura por fim é auto ajuda.
Um livro para ajudar a ficar podre de rico na ásia emergente. Mas, na verdade, trata-se apenas da história da vida de um personagem. Seu nome? Não há. Nenhum personagem desse livro tem nome (tudo bem, Saramago já teve essa ideia antes. Mas aqui, ela é usada de modo diferente). O autor trata o personagem principal como se fosse o leitor.
"Quando você nasceu, foi o terceiro de três filhos". "Você então entrou na escola".
É narrada a vida, do início ao fim, do personagem principal (você) .
Cada capítulo traz uma das 12 regras para ficar rico. Como estudar. E então neste capítulo, narra como "você" foi o único dos filhos que conseguiu se manter na escola, já que a irmã mais velha foi destinada ao casamento e o irmão mais velho teve que trabalhar para ajudar nas despesas da casa.
Outro capítulo diz que deve ter seu próprio negócio. E então, narra como "você" abriu a sua própria empresa engarrafadora de água.
O capítulo que diz que para ficar podre de rico na Ásia emergente, narra como "você" se apaixonou por outro personagem sem nome, a "menina bonita".
A história é cativante. E soa bem real.
Um livro muito agradável de se ler. Surpreendente e bem escrito.
Leitura gratificante e com um bonito final.

Denis 10/07/2015

a leitura de "Como Ficar Podre de Rico na Ásia", logo nas primeiras páginas, me remeteu a uma letra dos Titãs que diz "miséria é miséria em qualquer canto; riquezas são diferenças". A trajetória do personagem central assemelha-se à trajetória e realidade social de qualquer garoto da zona rural brasileira em busca de uma vida mais digna. Aliás, pea leitura deste livro ficamos com a quase certeza, dada as similaridades, que as realidades de países em desenvolvimento no capitalismo globalizado são semelhantes.

Uma boa oportunidade de nos enxergarmos a partir de um país situado no outro lado do mundo. Vale a leitura.

1 | 2 | 3 | 4 | 5