A Vida Secreta das Abelhas

A Vida Secreta das Abelhas Sue Monk Kidd

Resenhas - A Vida Secreta das Abelhas

Kelly Moura 26/07/2023

Leitura maravilhosa
Para quem gosta de uma história contada com delicadeza e amor, certamente gostará desse livro. A história tem muitas personagens femininas fortes, sábias e sensíveis. O pano de fundo é os anos de 1960, onde o racismo é latente.
Vale muito a pena mergulhar nesse mundo.

Silva de Oliveira 22/07/2023

Eu queria poder dar um abraço bem apertado na Lily.
Este livro foi me recomendado pela bibliotecária da escola na qual eu estudo e me fez, fielmente, perceber a segregação racial.
Nunca tinha lido um livro com tal temática, e após algumas semanas de estudos e pesquisas sobre Nelson Mandela, pensei, "porque não?".
Apartir da leitura, conheci também o memorável Martin Luther King, outro grande nome no que toca a luta pelos direitos civis dos negros.

Laura Abboud 30/06/2023

Pertencimento
O livro aborda uma incrível jornada sobre pertencimento, irmandade e religião. A leitura é envolvente e instigante, nos levando a devorar o livro em busca de respostas e de conhecer mais sobre a vida de cada mulher sensacional nesta história!

Hanna 07/06/2023

Desafio Rory Gilmore
Li por causa da série Gilmore Girls.
A história se passa nos anos 1960 na Carolina do Sul gostei da forma com que o livro retratar o racismo da época.
O livro traz a história uma menina de 14 anos que foge de casa em busca de respostas sobre sua mãe que faleceu quando ela é bem pequena. (tem muito mais, não quis dá spoiler)

A história é muito boa, teria sido 5 estrelas. Porém, me senti muito incomodada como a todo momento Lilly descreve Rosaleen, achei gordofóbicas. Posso está exagerando, mas era constante. Achei desnecessário.

Vini 17/05/2023

Esta é uma história de amadurecimento, cheia de realização de desejos.
Seus personagens diversos têm histórias incomuns, o discurso de raça incomoda, há uma Virgem Maria negra e o livro descreve extensivamente a vida e a criação de abelhas. O livro traz uma atmosfera fresca de ar livre, além de provocar uma constante vontade de comer mel. Toda a mistura do livro se torna agradável no final da leitura, mas eu achei muitas das situações irreais e exageradas. 'A Vida Secreta das Abelhas' está recheado de questões raciais, e de maneira muito interessante, sabe explorar a espiritualidade feminina. Esta é uma história de amadurecimento, cheia de realização de desejos.

site: https://www.estantedovini.com.br/post/resenha-a-vida-secreta-das-abelhas

ekatherinah 09/03/2023

Uma boa e pertinente leitura
Peguei para concluir o desafio para o Buzzwordathon 2023. Eu já sabia que não estava muito na vibe de ler livros desse tipo, mas fico feliz de não ter pesado muito para mim e ter conseguido terminar.

o que me conquistou nesse livro é que a autora se mantém falando da história da Lily e mostrando como o ambiente dos anos 1960 nos EUA durante a conquista dos negros ao direito do voto afetou a vida dela e como ela lidava com esse ambiente. Fiquei com receio da autora acabar dando enfoque ao ambiente e eu perder a perspectiva que a personagem proporciona a história ? de uma garota de 15 anos branca perpetuando coisas racistas aprendidas, repensando esses comportamentos, vendo pessoas amadas sofrerem por isso, amando e sem perspectiva de poder ficar com a pessoa só por causa da cor delas.

foi maravilhoso ver ela conseguindo o acolhimento que tanto precisava, se tornando mais forte ao superar a perda da mãe e, apesar de romântico, também ver como as abelhas a guiaram para isso.

a linguagem é tranquila, o ritmo é rápido (eu que enrolei para ler mesmo) e trazendo para uma reflexão: que doido, que horror e que bom pensar que essa realidade retratada está tão próxima na História, logo ali atrás quando se coloca a perspectiva de história coletiva e social. "Que doido" e "que horror", porque é algo bem recente, e "que bom", porque significa que conseguimos mudar as coisas mesmo com a "demora".

Camilo 03/03/2023

Deveria ser obrigatório ler esse livro!
A leitura desse livro é tão nostalgiante, agradeço imensamente a minha professora de português por me incentivar a ler esse livro.
Simplemente magnífico!

Karine Monteiro 15/01/2023

Que livro gostoso pra começar 2023.

É um livro de força, de união, de amor. Me fazia imaginar cada cena na minha cabeça, e eu me entregava.

Lily, uma garotinha doce que tudo o que ela queria era ser amada. E quando amada, encontrou então a porta da liberdade para ser feliz, ser ela mesma.

Incrível o poder que um livro tem ??

Zelinha.Rossi 28/12/2022

A história é linda, há personagens especialmente cativantes (especialmente August e May) mas confesso que achei muito arrastada e que, por fim, estava louca para terminar de uma vez.

?? todas as coisas preciosas podem desaparecer com facilidade de onde foram postas com tanto cuidado.?

?A perda penetra em tudo mais cedo ou mais tarde, e vai corroendo o que encontra.?

?Percebi, pela primeira vez na vida, que tudo é mistério no mundo, que o mistério se esconde por trás do tecido dos nossos pobres dias, brilhando, e nós nem percebemos.?

?As histórias devem ser contadas, senão morrem; e, quando morrem, não nos lembramos quem somos nem porque estamos aqui.?

?Você precisa sonhar com o que ainda não existe.?

?A coisa mais difícil da vida é escolher o que importa.?

?? você pode não ser boa em uma coisa [?] mas se gostar de fazê-la, é o que basta.?

?Nós não podemos pensar em mudar a cor da nossa pele. É preciso mudar o mundo, é assim que devemos pensar.?

?As coisas precisam amadurecer [?] A gente precisa saber quando falar e quando calar, quando deixar as coisas seguirem seu curso.?

?O mundo tem a peculiaridade de continuar girando por mais tristes que sejam as coisas.?

Carol 05/12/2022

Sobre ele?
? Uma história de superação? de união em família? independente de qualquer coisa ?. Não tem como uma lágrima ? rolar no final!!

Nii 01/12/2022

Delicia de história, apesar do drama envolvido...
A narrativa segue um ritmo bem gostoso de acompanhar e a história é muito cativante, além de nos mostrar um pouco mais a realidade da segregação racial dos estados unidos dos anos 50/60.

Ana 27/11/2022

Sensivelmente chato
Um livro de 300 páginas e apenas 4 coisas acontecem.
Pelo menos a escrita é boa e carrega uma sensibilidade tremenda, mas isso não importa tanto se não tem absolutamente nada acontecendo na história.
Ao fim eu desejei não ter optado por ler este livro e ter gastado dois meses para terminar uma leitura tediosa.

Bruna 27/10/2022

Livro de uma sensibilidade tremenda
A vida secreta das abelhas.

O título não deixa claro do que a história se trata. E trata de tantas coisas...

Acompanha uma parte da história de Lily, uma adolescente norte-americana branca na década de 60, que sofre violência doméstica de seu pai e carrega muitos fantasmas do passado, e acaba sendo acolhida por mulheres negras, empreendedoras do mel.

Assim sendo, traz permeada na totalidade da história o racismo, explícito, estrutural e completamente absurdo na sociedade norte-americana da década de 60.

A autora consegue retratar de forma poética, com grande sensibilidade os dilemas comuns a adolescência, as incertezas e dúvidas, os medos, as oscilações de humor, assim como algumas particularidades da experiência de alguém que passou por traumas.

Trata de questões de gênero. De saúde mental. De vulnerabilidade. Tudo isso, bordado e entrelaçado com cuidado e empatia.

Foi a segunda vez que li o livro (a primeira aos 13 anos, a segunda com 24) e de ambas as vezes me marcou profundamente. Definitivamente lerei novamente um dia.