De Repente, Ana

De Repente, Ana Marina Carvalho

Resenhas - De Repente, Ana

Aline Natália 02/03/2015

De Repente, Ana - Marina Carvalho
"A verdade era que, de qualquer modo, eu estava frita. Não compreendia a política o suficiente para administrar uma nação. Como se não fosse o bastante, eu começava a sentir que a pouca liberdade que me sobrara acabaria reduzida a... nada."

Inicialmente ninguém esperava por uma continuação de "Simplesmente Ana", quando chegou a noticia, sim a princesa mineira ganharia novas aventuras.

Nesse livro vamos encontrar dois pontos de vista, ora é narrado por Ana, ora por Alex. Os personagens já conhecidos são cativantes, porém a narrativa começa de maneira densa e gradativamente vai ganhando ritmo diferente de seu antecessor que possui uma fluidez maior.

Podemos também encontrar referências musicais que até hoje fazem sucesso como: Backstreet Boys, Shakira, Bon Jovi...

Ainda podemos encontrar o humor leve característico da autora, que conseguiu mesclar fatos e personalidades existentes com países e línguas imaginárias, dando um ar todo misterioso à leitura.

"Eu pensava que viveria quase eternamente, feito a Dercy Gonçalves."
______________________________________________________________
Confira a Resenha completa no meu Blog:

Relíquias

site: http://reliquiasaline.blogspot.com.br/2015/03/livro-de-repente-ana-2.html

Jeziely 16/02/2015

Divertido

Letícia 07/02/2015

A moda agora é a Krósvia!
A continuação de Simplesmente Ana começa alguns anos após a coroação de Ana como princesa da Krósvia, agora ela já sabe Krosvi fluentemente e está a desfrutar de todas as regalias de ser uma princesa de verdade, como viajar com o seu namorado tudo de bom Alexander Jankowski, porém, como sempre, Ana tem um sexto sentido que não falha e quando é obrigada a voltar as pressas para a Krósvia a fim de assumir o trono no lugar de Andrej quando este sofre um terrível acidente, a nossa princesa se vê num mato sem cachorro! Cada ato de Ana é considerado uma afronta a oposição e quase sem nem um preparo, nossa heroína vai enfrentar maus bocados para mostrar que tem seu valor.
Com todos os acontecimentos, ela mal tem tempo para respirar, quem dirá para namorar! Alexander sente-se deixado de escanteio, por mais que tente entender que Ana está passando por um momento difícil e então, coisas misteriosas começam a acontecer... Para completar, um fantasma do passado surge para assombrar a nossa querida Ana, trata-se de Laika Romanov, vulgo nome de Cachorro.
Neste volume, Marina optou por dar voz a Alexander, o gato mais cobiçado de toda a Krósvia e nós podemos conhecer melhor o casal, visto que o livro é narrado tanto por Ana quanto por Alex. Porém, acho que a autora meio que despersonalizou o Alex ao usar termos que são comuns na fala de Ana. Sei que todos vão pensar que eles tem convivido muito juntos e pode ter acabado incorporando ao seu vocabulário, mas não dá para engolir tudo. Será mesmo que um jovem estrangeiro que acabou de aprender outra língua, no caso o Português, iria "pensar" usando palavras como "estou puto" ou "ela parece um cabrito" ou "que piegas"? Isto no primeiro volume eram marcas registradas da princesa Ana, logo não acho que tenha ficado muito de acordo com um jovem aristocrata krosviano, mas é um mero detalhe.
Gostei muito da autora ter explorado mais de política, de como um rei/rainha realmente tem que se portar, pois no primeiro volume nós somos levados a conhecer apenas o lado bom de tudo isso, mas foi bastante interessante conhecer o Andrej que dava duro para manter um país inteiro sob controle. Acho que foi uma assertiva e tanto.
Também apreciei o desfecho da história, acho que Marina consegue transmitir seriedade e um tom de comédia sem tornar nada exaustivo, o que considero muito positivo para este tipo de gênero. No mais a narrativa, como disse, segue o tom do eu-personagem, narrado em primeira pessoa por Alex e Ana, o enredo está muito bem construído e sem pontas soltas, gosto muito do tempo e espaço, estão bem explorado, enriquecendo a trama de forma considerável. O único ponto que destaco foi realmente o discurso de Alex e também a nomeação de alguns personagens. Não sei se essa regra valeria na Krósvia, mas geralmente em países como Rússia e Polônia, quando o nome do homem é Romanov, a mulher será Romanova, se é Markov, será Markova, se é Karenin, Karenina e assim por diante, pois indica que é do sexo feminino. Então, não sei, fiquei com essa dúvida, pois no livro não há essa distinção, porém é apenas uma observação minha.
Em relação ao primeiro livro, considero o primeiro muito superior. Esta continuação foi boa, mas acredito que o primeiro livro tenha sido mais bem elaborado, mesmo que neste tenhamos mais política e mistérios, ainda prefiro o primeiro. Enfim.
Gostei muito do livro, mesmo, e o recomendo sem pensar duas vezes para quem quer uma leitura leve e descontraída. Realmente um livro para ler em um dia!
No mais, até a próxima meus caros!

site: http://eraumavezlivrosecia.blogspot.com.br/

Poly 21/01/2015

Fofo!
Livro fofíssimo! Do mesmo modo que Simplesmente, Ana encantou os leitores acredito que De Repente, Ana também os conquistará com toda fofura e encantamento.
O prólogo já chega nos deixando morrendo de curiosidade em relação à história. Por ele já temos uma ideia de que as coisas não estão tão perfeitas para a princesa Ana e isso aumenta a curiosidade e o mistério com o que se sucede.

A vida é mesmo estranha. De repente ela dá uma guinada e pega o mundo todo despreparado, para o bem ou para o mal.
P. 50

Ana, princesa da Krósvia está de férias no Brasil com o seu namorado perfeito, Alexander, quando recebe a notícia de que seu pai sofreu um acidente e está muito mal no hospital. Ana fica devastada e pega o primeiro voo para o país. Se a preocupação com o pai não já é o suficiente para deixar qualquer pessoa fora de si, imagine a surpresa de Ana ao saber que terá que governar o país?!

Entendi que precisava seguir meus impulsos e avisei Ivan de que estava partindo; nada me faria mudar de ideia. Ele, sorrindo de modo esquisito, incentivou-me a ir mesmo para casa, deixando claro que, de manhã, estaria lá bem cedo, pronto para me dar serviço.
P. 64

Ana assume todos os compromissos e deveres legais de seu pai, Andrej. Mas além de ter que lidar com o trabalho, ainda há a preocupação com a saúde do rei e se não bastasse isso, a oposição política do país e a imprensa marrom não deixam a princesa em paz e todos os seus passos são seguidos e questionados.

Quando uma ameaça é feita, não deve ser ignorada, mesmo que, no final das contas, seja apenas uma brincadeira.
P. 139

E quando acreditamos que tudo de errado poderia acontecer, Laika, a Nome De Cachorro, reaparece depois de anos para infernizar o relacionamento de Ana e Alex, que já não está tão perfeito assim.
Será que Ana aguenta mais essa?

Sorri para Alexander de um jeito que deixou bem explícito quão agradecida eu estava. Então ele foi atrás dos apetrechos necessários e eu fiquei lá, parada na frente de Andrej, com o espírito renovado de esperança.
P. 159

Confesso que chorei rios de lágrimas nas últimas páginas. O livro é bem intenso, romântico, engraçadinho, um pouco dramático e com uma pitada de mistério.
Um diferencial que eu amei foi o fato de algumas partes terem sido escritas pelo Alex. E além da honra de saber os pensamentos do rapaz, as folhas ainda são de uma coloração mais acinzentada. Ficou lindo!

A palavra surgiu de repente, como um sopro do além. Pela primeira vez comecei a visualizá-la como algo concreto, possível.
P. 191

Gostei muito do trabalho de diagramação. O miolo é simples, com o único diferencial as páginas acinzentadas nas falas do Alex e uma fonte diferente, rebuscada, no título de cada capítulo. Simples, bonito e elegante.
A capa seguiu o modelo de Simplesmente, Ana, mas achei bem mais descolada e moderna.
Apesar de ter tudo para ser um clichê, não achei a história tão clichê assim. Claro que o final não poderia fugir do “felizes para sempre” (afinal, um livro sobre uma princesa só poderia terminar assim, né?), mas o que se passa no meio é bem… uou!
Gostei de ver Ana amadurecendo e gostei principalmente de ver a evolução na escrita da Marina Carvalho. Me surpreendeu positivamente.
Definitivamente, mais um livro para os favoritos do ano.

site: www.polypop.net

amanda 31/12/2014

Deus grego! "Alex"
Com o acidente de seu pai,o rei por sinal,Ana se viu abalada e obrigada a assumir o lugar de seu pai o trono da Krósvia. Ela passa por muitos problemas pois a oposição aproveita seu estado abalado para armar contra ela. Tudo parece estar contra sua felicidade, ele enfrenta problemas até cm o namorado!
Mas no final das contas apos até a policia intervir em toda situação,tudo se encaixa e o felizes para sempre tão sonhado se concretiza!

Natalia.Eiras 20/12/2014

Resenha publicada no blog Perdidas na Biblioteca
Depois do sucesso arrebatador que foi Simplesmente Ana, eu estava muito ansiosa por essa leitura.
Como já expliquei outras vezes aqui no blog, um livro pra levar 5 estrelas comigo precisa ser aquele livro que as páginas praticamente viram sozinhas, ou seja, que eu não consigo parar de ler enquanto não terminar.
Simplesmente, Ana foi assim e De repente, Ana não deixou a desejar.

Ana terminou a faculdade de direito e agora trabalha na embaixada de Krósvia, vive permanentemente nas terras de seu pai - o rei - e namora Alex, o afilhado do pai que conhecemos lá no primeiro livro.
Tudo estava indo muito bem, até que o helicóptero em que o rei viajava sofre um grave acidente, matando o piloto e deixando o pai de Ana em coma.
Por mais que o sofrimento de Ana seja grande, sem saber se o pai irá sobreviver ou não, o mundo não para de rodar porque estamos sofrendo... e um país não se governa sozinho.

Por isso, Ana se vê forçada a assumir o cargo do pai. Porém, ela não faz a mínima ideia do que isso representa, do que é esperado de uma princesa e como ela irá dar conta de um país inteiro. Ela não conhece os protocolos da realeza; não conhece as leis do país; e não sabe como lidar com a imprensa.

Como minha mãe já dizia: "Uma desgraça nunca vem sozinha"
Por isso, além dela ter que lidar com toda essa pressão, seu relacionamento com Alex não esta passando pelos melhores dias, pois a ex dele tem tentado uma reaproximação, e Ana passa a receber algumas mensagens estranhas no e-mail, como uma ameaça...

Sinto lhe informar que se você achou que a vida de Ana seguiria os padrões das suas colegas da Disney, se enganou...
Ser princesa de Krósvia irá se mostrar um trabalho nada fácil e até perigoso.

Marina Carvalho mantém a mesma escrita que nos fisgou no primeiro livro, porém ela acrescenta um elemento que, pelo menos pra mim, fez todo um diferencial e deu mais charme a esse livro: capítulos narrados por Alex.
Nada contra a narração de Ana. Ela é divertida e como ela narra como se estivesse conversando com você, isso te ajuda a se envolver na história. Mas eu amoooooo quando a autora resolve dar o lado masculino da situação.

Esse livro é uma conclusão bem condizente com toda a história e Marina Carvalho conseguiu manter o fôlego do primeiro livro. A diagramação do livro esta muito bem feita, com letras do tamanho correto para não cansar o leitor e nas partes narradas por Alex a cor das páginas é levemente acinzentada, além de ter uma fonte diferente da escrita para Ana.

Se você ainda não leu um livro da Marina Carvalho, sugiro que comece com Simplesmente, Ana e já emende com De repente, Ana. Se você gosta de livros no estilo Diários da Princesa, você vai se apaixonar por essa história!

site: http://www.perdidasnabiblioteca.blogspot.com.br/2014/08/de-repente-ana-por-marina-carvalho.html

Talita 16/12/2014

"Se em algum momento dei a impressão de que as coisas não seriam fáceis, digo agora que me enganei. Pelo jeito, estavam a um passo de serem terríveis."

Ana decidiu viver permanentemente na Krósvia, e tudo está às mil maravilhas. Além do namoro cada vez mais sério com Alexander, ela tem um emprego fixo na embaixada brasileira e dedica parte de seu tempo às meninas do Lar Irmã Celeste. Mesmo cumprindo tantos compromissos sociais como princesa, Ana nunca foi tão feliz. Sua vida, mesmo depois da grande revelação, acabou se acalmando e está conseguindo se dividir entre seus dois lados.

“Por que não liga para ele? – Alex sugeriu. – Não é vergonha nenhuma pra uma mulher de quase vinte e três anos sentir saudades do papai.”

Porém, de uma hora para outra, tudo muda. Seu pai, o rei Andrej Markov, sofre um grave acidente e vai parar na UTI. Não resta alternativa: Ana vai ter que assumir o trono da Krósvia e governar a nação. Pouco – ou quase nada – familiarizada com a função, ela vai precisar de ajuda não só para reger o seu país, mas também para manter perto de si aqueles que ama. Muita gente está interessada no seu fracasso.

“A verdade era que, de qualquer modo, eu estava frita. Não compreendia a política o suficiente para administrar uma nação. Como se na fosse o bastante, eu começava a sentir que a pouca liberdade que me sobrara acabaria reduzida a... nada.”

Achei um pouco curioso quando soube da continuação de “Simplesmente Ana”, porque não acreditava ser necessária uma continuação. Achava que não poderia render um livro, mas Marina conseguiu me surpreender. A verdade era que não havia percebido o quanto os personagens ainda precisavam crescer, esqueci o quanto Alex e Ana poderiam ser teimosos. Ainda era preciso que evoluíssem como um casal.

O ritmo do livro não é muito diferente do primeiro, mas sua apresentação mudou. Nessa leitura temos a repartição da história entre os pontos de vistas dos dois personagens: Alex e Ana. De início fiquei um pouco cética. No entanto, percebi que era necessário para o desenrolar da história. O bom humor continua presente, apesar do enredo um pouco mais sério. Não te fará rir incontáveis vezes como no primeiro, mas o suficiente para não deixar a leitura se prender muito em determinado tema e acabar se tornando pesado.

A autora tem uma escrita gostosa e envolvente e criou personagens adoráveis. Ana, que não é mais uma simples pessoa, finalmente começou a ter um papel como princesa ligado à política. Alex não sofreu grandes mudanças como Ana, a vida dele é um pouco mais simples, e teme o que acontecerá com a amada durante esse período em que se adapta a sua nova função: governar o país.

“Mais do que nunca, desejei que fôssemos um casal comum. Tudo seria bem mais simples no conforto do anonimato. Mas isso era querer demais.”

Os personagens se completam, ainda mais do que antes, e, mesmo que tenha sentido falta dos antigos diálogos entre os dois, não mudaria nada sobre isso. O primeiro livro já havia tido romance o suficiente para se repetir tudo outra vez. Marina mostrou que pode trazer algo novo. Não manteve o foco nos dois, mas gostaria de ter visto um pouco mais sobre Ana enfrentando os desafios que encontrou ao assumir as responsabilidades do pai, o que não aconteceria sem deixar o livro fatigante.

Quanto à estética do livro: ele é dividido pelas visões de Alex e Ana, como já havia dito, mas o interessante é a mudança dos capítulos onde isso acontece. As páginas ligadas a Alex são de uma coloração diferente. A capa é bem graciosa, mas não sou muito fã de pessoas estampadas. Em geral, achei-a muito bonita. Porém, a personagem na capa não expressa muito a vida de Ana nesse livro, além de se afastar muito do estilo da primeira capa.

Linguagem simples e fácil de se ler, envolvente. Um belo romance com uma estrutura bem jovial. “De Repente, Ana” traz tudo de melhor do primeiro livro com a adição do cumprimento de um dever e a evolução de um compromisso: o do casal, como também da autora com seus personagens. Agora é só esperar pelo próximo livro que contará a história da filha da nossa querida princesa: Elena.

“Porque a Ana é assim: transparente, verdadeira e apaixonada – pela vida, por tudo. Não tem como não amar essa garota.”

site: http://umlivroeu.blogspot.com.br/2014/12/resenha-de-repente-ana-marina-carvalho.html

Camilla 15/12/2014

Resenha no blog Segredos e Sussurros entre Livros

Quando Simplesmente Ana foi lançado, com uma capa linda e um conto de fadas brasileiro, eu não sabia que teria sequência, graças à boa finalização da história. Entretanto, aí está ela, dando uma sequência mais dramática e cheia de ação à história da princesa da Krósvia. De Repente, Ana é uma publicação do selo Novas Páginas, da Novo Conceito.

Agora que tudo se resolveu entre a princesa recém-descoberta e o reino de seu pai, Ana se divide entre suas obrigações no Brasil e na Krósvia, além de estar vivendo um sonho com seu amor, Alexander. Tudo caminha bem e, mais do que nunca, a princesa se sente no lugar certo. Infelizmente, algo acontece e ameaça a felicidade dela e de seus queridos. Ao sofrer um gravíssimo acidente, o rei fica entre a vida e a morte na Krósvia e Ana tem que partir para o país imediatamente. Ela só não esperava que, além da tristeza de estar na iminência de perder o pai, terá que lidar também com o trono, já que ela é a próxima na linha de sucessão.

Uma das características mais fortes de Ana é o senso de responsabilidade. Logo, sabendo ou não o que está fazendo, ela assume o papel do pai em todas as relações do reino, tendo que aprender política e muitos outros detalhes de sua posição. Sem tempo para si mesma, ou para Alex, vários problemas ameaçam seu relacionamento, e seu direito ao trono.

Basicamente, neste livro, notei um enorme amadurecimento de Ana, especialmente no que tange seu namoro. Ela prefere ouvir a versão dos outros, antes de tirar suas próprias conclusões, mas quando o assunto é seus próprios problemas, ela prefere não incomodar ninguém. Claro que isso lhe traria problemas ainda maiores em algum momento, mas esta é, justamente, a parte mais interessante da história. Temos alguns mistérios, mais ação e, até mesmo, capítulos sob o ponto de vista de Alex. O resultado é um misto de drama e diversão, que consegue tornar De Repente, Ana ainda melhor do que Simplesmente Ana.

Mais uma vez, temos um romance fofo muito bem representado em sua capa. Se o primeiro livro continha uma Ana que sentia-se vivendo um conto de fadas, o segundo nos mostra uma Ana bem resolvida, capaz de utilizar o melhor de seus dois mundos para ser feliz. E essa capa traduz muito bem isso.

Agora, meu momento de tietagem. Conheci a Marina Carvalho e consegui meu exemplar autografado em sua visita à Saraiva de Juiz de Fora. Fiquei bem feliz de ouvir um pouquinho sobre sua experiência como escritora e como foi publicar seu primeiro livro. O próximo romance será Elena, a filha da princesa, e, ao que parece, terá um enfoque diferente do mesmo universo de Ana, já que tratará da história de sua filha, Elena. O livro será lançado pela Galera Record, no ano que vem.

site: http://ssentrelivros.blogspot.com.br/2014/11/resenha-de-repente-ana-da-marina.html

Bela 09/12/2014

Leve e divertido
De Repente Ana #2. Autora: Marina Carvalho. Editora: Novo Conceito. Páginas: 320. Atenção pode conter spoiler de Simplesmente Ana #1.

Pelo que sei a Marina Carvalho inicialmente não pretendia escrever uma sequência para Ana, mas tudo deu tão certo e a princesinha mineira conquistou tantos admiradores que a história acabou acontecendo. Fiquei com um pouco de receio no inicio, esse negócio de série não planejada as vezes não sai muito certo, pode ficar forçado e repetitivo, mas resolvi arriscar.

O livro se passa dois anos e meio após o primeiro. Ana está passando suas férias com Alex no Brasil quando recebe a notícia de que seu pai sofreu um acidente de helicóptero e está gravemente ferido. Ana fica então desolada, volta o mais rápido possível para a Krosvia e lá as coisas só ficam ainda mais difíceis. Vemos que ela se aproximou bastante do pai nesse tempo que se passou e leva um grande baque com a notícia. E, ela ainda terá que lidar com a imprensa e com o trono, afinal é a única filha do rei.

Sua vida vira do avesso, enquanto tudo que ela queria era ficar ao lado do pai, precisará mais do que nunca estar em reuniões, eventos e conferências. Falando pelo povo da Krosvia, sempre com uma conduta exemplar. Seu tempo se torna escasso e seu relacionamento com Alex é o primeiro a sofrer. Depois ainda surge a Laika, dos infernos, querendo buscar algumas coisas que ela "esqueceu" no apartamento do Alex. --' (Aham, sei.)

Mas tinha esquecido de como o Alex pode ser teimoso... rs Sem falar que acaba surgindo mais um triângulo amoroso, muito bem bolado, para ver como a gente é inseguro as vezes... hahahahah Ana e Alex cresceram bastante, tanto quanto pessoa, como quanto casal, não acredito que possa ter um terceiro livro com o final que tivemos nesse, só se for para falar dos herdeiros de Ana. (Quem sabe?) Mas gostei bastante do final, apesar de achar aquele capítulo extra meio tosco (porque aquilo?) A autora dividiu o livro em capítulos contados pela Ana e pelo Alex (tá virando moda, isso?!) Não gosto tanto desse tipo de narração, prefiro contos extras... mas ficou legal, porque não deixou nenhum furo. ;)

O livro continua com bom humor, mas o enredo é um pouco mais sério, então não é tão engraçado, apesar de eu ainda ter dado umas boas risadas. Acho que foi o suficiente para deixar a historia leve e gostosa de se ler. Foi um livro que me prendeu bastante, o que me deixou um pouco frustrada já que estou meio sem tempo para ler devido a facul x.x rs Acho que a Marina utilizou os ingredientes certos e o resultado não poderia ser diferente. #Recomendadíssimo.

site: http://coisasdebelaa.blogspot.com.br/

Fabíola 03/12/2014

De repente, Ana
Se você não leu Simplesmente Ana, em qualquer resenha que ler sobre esse livro encontrará um spoiler! Recomendo que leia Simplesmente Ana antes.
Amei a continuação de Simplesmente Ana! A história escrita pela Marina Carvalho já te prende e o jeito que escreve também. Li esse livro em um dia! Tinha uma pequena pausa na aula e eu lia. No ônibus, no jantar, não parei até acabar! E não me decepcionei nenhum pouco!
Depois que Ana decidiu morar em Krósvia a sua vida mudou completamente! A sorte é que tem Andrej e Alex para ajudá-la.
É um spoiler mas ajuda a compreender o livro seu pai sofre um acidente e entra em coma! A partir daí Ana tem que assumir as responsabilidades do rei e descobre o quão difícil é. Como se não bastasse, tem diversas brigas com Alex pela sua falta de tempo, por ciúmes e pela sua ex, que está se metendo na vida dos dois.
O que eu adorei nesse livro, é que tem as partes na visão da Ana e do Alex e eu adoro ter duas visões diferentes de um mesmo assunto.
A última coisa que posso contar é que ela acaba sendo raptada e corre perigo! A sua família vai fazer de tudo para salvá-la!
Recomendo muito, mas leiam o primeiro antes!

site: perdidaemlivross.blogspot.com.br

Vanessa Sueroz 27/11/2014

Neste segundo livro teremos a continuação do conto de fadas. Ana está de volta com o seu namorado Alex. Já faz dois anos que os dois estão juntos e as coisas não poderiam estar melhor. Faz pouco tempo que Ana se mudou para Krósvia para assumir seu papel de princesa, onde ela trabalha na embaixada Brasileira e faz caridade no Lar Irmã Celeste. Agora o casal maravilha está de férias no Brasil e tudo estava um mar de rosas, mas como nenhum livro têm muita história quando tudo está perfeito Ana tem um sonho perturbador com seu pai, e logo descobre que é uma premonição.
Andrej sofre um acidente e vai para o hospital em estado grave, em coma. Além de ter que lidar com a dor de ver seu pai naquele estado Ana agora tem coisas ainda mais complicadas em sua vida. Alex também está abalado, coisa que ela nunca tinha visto, e agora ela tem que assumir o posto de seu pai e o trono de Krósvia.

site: http://blog.vanessasueroz.com.br/de-repente-ana/

Núbia Esther 20/11/2014

“A verdade era que, de qualquer modo, eu estava frita. Não compreendia a política o suficiente para administrar uma nação. Como se não fosse o bastante, eu começava a sentir que a pouca liberdade que me sobrara acabaria reduzida a… nada.” Página 94.

Quando me deparei com a continuação de Simplesmente Ana, fiquei tipo WTF? A história tinha sido bem concluída e tudo levava a crer que ele seria um livro único. Mas, aí a Marina decidiu surpreender e surgiu com uma trama que prometia uma boa história e resolvi conferir. E no geral foi uma história divertida de se acompanhar. Teve muito drama, muito romance, alguma intriga e um tiquinho de política palaciana.

Há dois anos e meio Ana e Alex estão juntos, e apenas, há poucos meses Ana mudou-se em definitivo para Krósvia, assumindo definitivamente seu papel de princesa, trabalhando na embaixada brasileira e dedicando parte de seu tempo às meninas do Lar Irmã Celeste. De férias no Brasil, tudo parecia correr às mil maravilhas. Mas daí, primeiro uma premonição… e então, seu pai sofre um grave acidente e entra em coma. Ana, além de ter que lidar com a dor de não saber se seu pai viverá, vê-se obrigada a assumir o trono de Krósvia. E é claro que os urubus politiqueiros não demoram a rondar e tornar sua obrigação ainda mais difícil. Para dar cabo desta tarefa, ela contará com a ajuda do primeiro-ministro, Zlater, e Ivan, relações públicas do rei que foi designado para se tornar a sombra de Ana e fazer Alex se morder de ciúmes e passar a se portar como um macho alfa bem babaca, diga-se de passagem, às vezes. As tarefas de rainha logo acabam separando ainda mais Ana e Alex e para piorar a situação, a ex com nome de cachorro está de volta e querendo manter contato. Além disso, Ana logo descobre que assumir o trono de Krósvia pode acabar se tornando uma tarefa bastante perigosa…

A narrativa de Marina melhorou muito desde o primeiro livro. O fato dela ter concedido o direito à palavra a Alex, contribuiu para deixar a narrativa mais dinâmica. Ela também soube situar o leitor, relembrando de forma sucinta eventos importantes do livro anterior, essenciais no acompanhamento dessa trama, sem ser repetitiva.

Mas, a história também tem suas falhas. Talvez a principal delas, tenha sido a tremenda falta de informação de Ana sobre política, o que de certa forma é bem incongruente. Ora bolas, ela já trabalhava na embaixada brasileira (mera informação, porque esse fato nunca foi trabalhado na trama) e é formada em direito, e nunca se interessou em aprender um pouco sobre as leis de Krósvia? Sério? Nem um pouquinho? Acho que seria muito mais legal e crível se ela fosse um pouco mais informada. Ela ainda assim poderia servir de presa para os tubarões da política e as hienas da mídia, mas teria mais recursos para se defender e não ficaria totalmente dependente de Zlater e Ivan como escudos e panos quentes. E por falar em Ivan, o relacionamento dele com Ana ganha uma nova faceta próximo ao encerramento da história, faceta que merecia ter sido explorada antes. Isso poderia ter conferido uma participação mais positiva do personagem que durante todo o tempo apenas criticou e serviu de sombra para Ana. Quanto aos ciúmes exacerbados de Alex e Ana, não vou nem tecer comentários.

Eu realmente adorei o fato do internetês (que tanto me incomodou no primeiro livro) ter virado coisa do passado. Mas, senti, sobretudo, falta dos diálogos, que já foram muito mais espirituosos, de Ana e Alex. Aqui, em 90% das vezes eles restringiram-se ao ciúme, possessividade e diálogo entre lençóis. Faltou o dia-a-dia, afinal, foram as conversas mundanas no livro anterior que tornaram este casal tão querido. Mas, no geral, foi uma história satisfatória. Se você gostou de Simplesmente Ana, provavelmente gostará desse segundo volume, só não vá com muita sede ao pote.

PS1: Comentário totalmente aleatório, mas não consegui me conter. Foi só eu que achei meio desproporcional a foto da garota na capa do livro? A perna dela está muito grande, a cintura deslocada e o braço muito comprido. No conjunto a capa é muito bonita (combina muito bem com a anterior), mas quando você se atenta aos detalhes essas estranhezas saltam aos olhos.

PS2 (Momento spoiler, nem tão spoiler assim): Terminada a leitura, outro momento WTF: Hã, como assim é uma trilogia? Depois de toda a finalização e o encaminhamento do futuro dos personagens? Pois é, descobri que a informação procede, mas não é bem uma trilogia, porque o foco nesse terceiro livro não será Ana. Dessa vez a história será dedicada a filha da princesa e o livro será lançado pela Galera Record, a nova casa editorial da Marina.

“No novo livro, Elena, filha de Ana, está fazendo trabalho voluntário na Nigéria quando recebe uma notícia que a faz voltar para a Króvia para ficar com a mãe. Lá Elena encontrará a monarquia abalada por um movimento separatista e uma antiga paixão que parecia adormecida.” Fonte: [Galera Record ]

Logo mais Elena, a Filha da Princesa deve estar pintando por aí.

[Blablabla Aleatório]

site: http://blablablaaleatorio.com/2014/11/19/de-repente-ana-marina-carvalho/

Patty Santos - PS Livros 13/11/2014

Marina Carvalho, nunca me decepciona!!! Amei!!!
Eu lembro quando vi pela primeira vez a capa de Simplesmente Ana na Fnac. Lembro-me da sensação de querer pegar o livro nas mãos e conferir do que se tratava. Lembro-me de ficar empolgada pelo fato do livro ser nacional. E lembro-me de como amei conhecer a autora Marina Carvalho, uma das pessoas mais doces e atenciosas das quais eu já tive contato. Na minha resenha de Simplesmente Ana eu comentei que depois de terminar o livro fiquei muito curiosa pra saber o que tinha acontecido depois do final, então dá pra imaginar como minhas expectativas estavam altas quando comecei a ler De repente Ana?

De repente Ana consegue ser tão envolvente quanto o primeiro livro, só que nesse livro temos uma presença maior de Alexander, conhecemos mais o personagem e entendemos melhor seus sentimentos, isso por conta da autora se utilizar da narrativa alternada nos capítulos do livro. Eu já tive experiências não tão boas com narrativas nesse estilo, mas em De repente Ana deu certo. Nas páginas em que a narrativa é do Alexander a Editora Novo Conceito optou por destacar as páginas deixando-as em outra cor, não que fosse necessário, não tem como confundir as narrativas, mais eu achei bem válida a diagramação escolhida pela editora.

Os personagens de Ana e Alex estão mais intensos, o relacionamento está em uma nova fase, nossa protagonista está morando na Krósvia e desfrutando dos prós e contras de ser a herdeira do trono. Muitos a julgam despreparada e quando um acidente acomete seu pai é que os verdadeiros problemas começam a aparecer. Quase não percebemos o que deixa Ana mais apavorada, se o medo de perder o pai ou o fato de ter que assumir o trono da Krósvia enquanto ele se recupera.

Ana se vê jogada aos leões, tendo de lidar com assuntos para os quais não está completamente preparada e sendo vítima de especulações da mídia, ela irá perceber o quanto é difícil administrar um país. A pressão aliada com o a agenda intensa, acaba afastando Ana e Alex, e é nessa ocasião que nosso galã nos apresenta um lado meio escondido de sua personalidade. Alex em determinados momentos não consegue entender os problemas pelos quais Ana está passando, e se mostra um tanto intransigente e muito, muito ciumento. (Aí Alex, eu quase tive vontade de te tirar das páginas e de dar uns bons cascudos, o homem turrão).

Para ajudar a piorar a situação de Ana e Alex, a ex namorada dele retorna. A famosa "nome de cachorro" quer a todo custo reatar com Alex e se vingar de Ana, e para isso ela ganha um aliado de peso, um homem perverso que quer destruir a possibilidade de Ana herdar o trono. Os dois farão de tudo para alcançarem seus objetivos. O inimigo pode estar mais perto do que você imagina.

De repente Ana não decepciona o leitor, escrito de uma forma envolvente o livro de prende do começa ao final. Drama, romance e pequenos toques de conspiração dão o charme ao livro. Mais uma vez me vi torcendo pelo casal, suspirando e achando os clichês as coisas mais fofas do mundo.

Adorei as novas tramas que Marina introduziu nesse segundo livro, mais uma vez a autora me ganhou, pela sua escrita e por me fazer sentir uma miríade de sentimentos. Fiquei com um nó na garganta com o acidente do pai de Ana, senti raiva do Alex em determinados momentos, e me surpreendi ao ver o quanto Ana amadureceu, ela está mais forte, e mesmo naqueles momentos que achamos que a atitude dela é meio imatura ela é totalmente fundamentada, naquelas circunstâncias seria impossível agir de outra forma.

Os problemas que Ana enfrenta para comandar a nação são bem plausíveis, ela vive um conta de fadas, porém é algo mais pé no chão, outro acerto da autora, nada nunca é um mar de rosas, todos enfrentam problemas e esse fato deixou a história mais real.

Mariana tem um texto redondinho, quando a proposta é divertir ela faz com que você ria sem parar, quando a proposta é emocionar, é bom preparar os lencinhos de papel. Nem preciso dizer o quando gostei e o quanto o livro me surpreendeu. E a você leitor que acompanhou a resenha até aqui, será que eu preciso dizer que eu recomendo o livro? Quer sonhar? Leia De repente Ana!

site: http://www.coracaodetinta.com.br/2014/11/resenha-143-de-repente-ana-marina.html#more

Bru | @umoceanodehistorias 28/10/2014

Um conto de fadas nem tão bom assim...
De repente, Ana era um livro que estava muito ansiosa para lê-lo, pois, quem leu minha resenha de Simplesmente, Ana, sabe o quanto adorei a escrita da querida Marina e como me identifiquei com a Ana e os sentimentos que partiam dela. Mas, talvez, toda essa ansiedade tenha atrapalhado um pouco.

ATENÇÃO: Essa resenha pode conter spoilers do primeiro livro da série.

No segundo volume da série, diferentemente do primeiro, o foco da história é a política que envolve a Krósvia. O Rei Andrej sofre um terrível acidente de helicóptero e fica entre a vida e a morte. Ana, que se encontrava no Brasil em um momento de descanso com o bad-boy Alex, precisa retornar às pressas para Krósvia e além de ser acometida pela dor de ter seu pai em coma é acometida pelo fato de que precisa ser a substituta do pai e assumir o cargo de rainha, coisa, para a qual, ela não estava preparada.

A vida de Ana muda completamente e ela deixa de ter tempo para as simples coisas que adorava fazer: visitar as órfãs, ler seus livros e, principalmente, curtir os momentos com seu namorado. Como se isso não bastasse, Laika Nome de Cachorro está de volta e disposta a trazer ainda mais problemas para o casal fazendo com que o relacionamento deles ficasse estremecido.

Apesar de já muito tumultuada a vida de nossa querida princesa, a novidade é que ela pode ficar ainda mais: repórteres perguntam se Ana não aceitaria fazer um exame de DNA para comprovar que ela é realmente filha de Andrej; começam a criar inúmeros problemas com as falhas de Ana; julgam-na adepta do terrorismo; causam problemas em seu relacionamento com Alex e os inimigos de seu pai querem vê-la perder tudo.

Em Simplesmente, Ana é notável o quanto a Ana cresceu, de uma simples plebeia tornou-se a princesa de Krósvia e conseguiu superar todas as rixas que existiam para mantê-la afastada de Alex e eu acreditei que isso permaneceria em De repente, Ana, mas não foi o que encontrei. Apesar de a história ter um foco político coisa que me agradou muito ela relata o que acontece nos bastidores com a princesa e ela, mesmo com diversos problemas, sempre trás mais problemas para o seu, nem tão sólido, relacionamento com Alex.

Senti que a Ana, além de não estar preparada para lidar com o acidente do seu pai, julgou-se ser o centro dos problemas, todas as dúvidas, medos e dores deveriam girar em torno dela e não gostei de ver isso nela, em todas as discussões que o acidente de Andrej poderia gerar eu sentia raiva da forma mesquinha que a Ana agia, pois, não era só ela quem sofria com isso, Alex também sentia essa dor e muito.

Algo que eu também esperava muito nesse livro era conhecer o ponto de vista de Alex, afinal, sempre tive uma queda ou melhor, um tombo por ele, mas a mente dele não era o que eu imaginava. No começo do livro senti o Alex muito fixado em seu relacionamento com a Ana, ele fazia de tudo para ser presente, mesmo ela se esquivando dele, e ao longo do livro seus capítulos foram melhorando muito, ele deixou de ter certos pensamentos que me incomodava e passou a agir como o homem maduro que é e esse foi um dos pontos positivos do livro.

A linda forma como a Marina escreve seus livros continua ali, enraizada na alma da Ana, Alex e os demais personagens, mas eu senti um pouco de falta de maturidade na Ana, tudo bem que não é fácil você descobrir que é filha de um rei, ter diversos problemas com um cara que ama e depois ter que assumir o posto de rainha coisa que você nem faz ideia de como fazer mas, eu achei que todos esses acontecimentos fariam com que a Ana ficasse mais madura, que ela quisesse se ver livre de todos os problemas que a cercavam e não trazer mais problemas ainda como acontece.

Outra questão que me incomodou foi o fato de conter palavrões no livro, tudo bem, sim, nós sempre pensamos/falamos palavrões quando alguma coisa não está boa, mas não esperamos encontrar isso em nenhum livro. Vejo que talvez o intuito da Marina seja aproximar o personagem ainda mais da realidade, mas essas palavras poderiam ter sido deixadas pra lá.

O meu amor pela Ana, Alex, Krósvia e, principalmente, a escrita da Marina não mudou em nada, pois eu já tive o final que eu queria em Simplesmente, Ana, as coisas haviam ficado por conta de minha nem tão boa imaginação, mas estavam lá e isso bastava. Conhecer como a Marina via a vida de Ana depois de tudo foi algo muito bom e proveitoso e é uma leitura totalmente recomendável, afinal, todas nós sonhamos mesmo que só um pouco em um dia nos tornarmos princesas e viver nosso conto de fadas.

site: http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/2014/10/de-repente-ana-marina-carvalho.html

Neiva 18/10/2014

Uma princesa... E um príncipe (nada convencionais)
Confesso que depois de ter concluído a leitura de Simplesmente Ana, (amei demais), pensei que não haveria muita coisa para acontecer no segundo livro. Mas, caramba, aconteceu um monte de coisa que eu sequer imaginaria.

Alex e Ana estavam passando férias, maior love no Brasil, quando, em uma noite ela tem um sonho maluco com o pai, o rei Andrej Markov. Felizmente é apenas um sonho, mas ela não descansa até falar com ele por telefone para ter certeza de que tudo está bem.

Só que, claro, o sonho nada mais era do que uma premonição. A notícia de que o rei sofreu um acidente em seu jatinho particular não demora a chegar, forçando-os a voltar para a Krósvia.

De volta a seu país, Ana, inconsolável com a situação do pai, ainda tem que enfrentar o assédio dos jornalistas seguindo-a a cada passo que dá. Mas o pior ainda está por vir. Com a ausência de Andrej, a responsabilidade recai sobre seus ombros e ela tem que assumir o cargo dele sem o menor preparo, afinal, jamais sonhou que isso viesse a acontecer um dia (impossível não rir com as trapalhadas da Ana durante essa fase).

Para assessorá-la surge em cena Ivan, um cara muito bonito, bem vestido e que não descola de Ana, para infelicidade de Alexander, que sente ímpetos de esbofeteá-lo toda vez que o vê. (aliás, o Alex extrapolou várias vezes e falou uma infinidade de palavrões como o legítimo macho desbocado rsrs)

Ah, sim, falando em Alex, uma das coisas mais legais no livro foi justamente termos o ponto de vista dele durante a história onde vários trechos foram narrados por sua linda pessoa rs.

Enfim... com tantas responsabilidades nos ombros de Ana, e sem tempo para ela e Alex se encontrarem como no passado, o relacionamento de ambos começa a ter alguns problemas. Uma hora Ana é intolerante, na outra é a vez do Alex ser e então eles acabam se afastando um pouco, ambos com aquela sensação de culpa. Eles se amam, isso é inegável, mas é tanto estresse a envolver essa fase da vida deles, tanta pressão que é impossível não refletir na relação deles.

O desfecho traz algo inusitado mas não surpreendente, porque ao longo da história, a autora deu pistas de que algo semelhante iria acontecer. E é então que Alex se mostra o perfeito cavalheiro que sempre foi, um verdadeiro príncipe, fazendo de tudo, tudo mesmo para livrar a princesa Ana da enrascada em que se meteu.

Não vou dar spoiler, mas posso garantir que vai rolar algo muuuuuuito bacana envolvendo os protagonistas.

Uma leitura de linguagem simples, mas envolvente, fácil de ler e gostar.
Para quem gosta de romances jovem, super recomendo.

site: http://neivameriele.blogspot.com.br/2014/10/resenhando-de-repente-ana-marina.html