De Repente, Ana

De Repente, Ana Marina Carvalho

Resenhas - De Repente, Ana

ValGouveia 13/10/2014

Lindo
Durante férias românticas com Alex no Brasil, Ana descobre que seu pai, o rei Andrej sofreu um acidente de helicóptero, ficando em coma e ela tem que voltar à Krósvia para assumir o trono. E isso tem que acontecer às pressas e sem nenhum preparo. Ana se vê às voltas com reuniões com líderes políticos, sem entender nada sobre gerir um país inteiro.

Para ajudá-la nessa empreitada, aparece Ivan, chefe de relações públicas do governo, um cara novo, bem vestido, lindo e que tem que estar ao lado de Ana o tempo todo, para assessorá-la, o que fará com que Alex surte em vários momentos, com ciúmes.

Todas essas responsabilidades e nova rotina puxada de Ana, fará com que os dois acabem se distanciando, afinal Alex também tem sua profissão e acaba tendo que viajar algumas vezes a negócio. Sem contar no reaparecimento de Laika, a ex-namorada de Alex, chamada por Ana, de Cara de Cachorro.

Mais um livro que peguei pra ler com um certo receio, porque não imaginava que a história poderia render após o desfecho do primeiro livro: Simplesmente, Ana. Mas Marina Carvalho me surpreendeu.

A história se passa dois anos depois do primeiro livro. Os personagens continuam com as mesmas características. Confesso que me irritei um pouco com Ana e Alex por serem infantis em alguns momentos. Mesmo quando Ana tem que assumir o trono, após o acidente que ocorre com o rei Andrej.

A novidade é que neste segundo volume, a autora deu voz ao Alex. E isso fez com que os leitores conhecessem a trama pela visão dele. O livro ficou muito legal, as páginas mudam de tonalidade (do tom amarelado para o cinza) quando a narração é feita por Alex. Porém, devo confessar que o personagem me irritou em vários momentos, pelo ciúmes, imaturidade, por chegar a ser grosseiro em tantos outros e por desfiar uma série de palavrões em suas falas. De repente, à intenção era dar um tom leve e divertido ao personagem, mas isso fez com que eu o achasse grosseiro e muito desbocado.

Porém, isso não tira o mérito de Alex quando algo de muito grave acontece com Ana e ele luta de todas as formas para que a situação se resolva. É nesse momento que a participação dos vilões neste segundo livro se inicia. Mas infelizmente, não posso me aprofundar muito no assunto, pra não gerar spoiler. Só digo que tem partes no livro que são de tirar o fôlego.

No final, os personagens se tornam mais amadurecidos e decidem a não repetir os erros cometidos anteriormente.

A capa do livro está linda. Ana aparece com um rosto mais amadurecido, de menina/mulher mais velha. A diagramação do livro está muito boa. Como disse anteriormente, as páginas do livro foram alternando as cores entre as narrações da Ana e do Alex.

O que me fez gostar bastante do livro foi que a autora não focou apenas no romance entre Alex e Ana. Teve suspense, mistério, ação, intriga, amizade, traição. E isso tudo, fez com que o livro ficasse muito bom.

site: http://valgouveia.blogspot.com.br/

Carol D. Torre 09/10/2014

Simplesmente Ana foi um livro do qual não estava esperando nada, mas acabou se tornando uma leitura super agradável, divertida e viciante. E foi esperando uma leitura tão leve e apaixonante quanto a anterior que peguei De Repente, Ana para ler. Mas, infelizmente, a Marina Carvalho não conseguiu me ganhar tanto quanto no anterior.

Há dois anos Ana descobriu, de uma hora para outra, que era filha do rei da Krósvia, um pequeno país que não conhecia, fazendo dela uma princesa. Assim ela se viu conhecendo um pai que nunca imaginou encontrar e se apaixonando pelo cara mais inesperado de todos. Mas, depois de todas as loucuras e dificuldades do começo, Ana se vê agora em uma época muito confortável de sua vida. Ela mora na Krósvia, trabalha na embaixada e está mais apaixonada do que nunca por Alexander. Porém, durante uma merecida viagem de férias dos dois no Brasil, eles recebem a notícia de que o pai de Ana, o rei Andrej, sofreu um acidente e está na UTI, deixando para ela a função de assumir o seu lugar no comando do país.

Acho que o que mais me incomodou em De Repente, Ana é que não houve evolução em relação ao primeiro livro. Sim, a estória em si avança, mas os personagens, a narrativa e todos os outros elementos que compõem o enredo continuam na mesma. Eu comentei na resenha de Simplesmente Ana que me incomodei um pouco com a narrativa da Marina Carvalho e é um pena que o mesmo continua nesse segundo livro, e isso acontece porque a autora escreve algumas vezes de forma crua e superficial demais, dando em certos momentos a sensação de que o texto não tem um desenvolvimento natural. O que eu acho que falta é uma elaboração maior da escrita e um pouco de trabalho mais emocional.

O romance foi um dos pontos que mais me agradou no volume anterior, por ter aquela característica de envolver o leitor, de fazer quem está lendo torcer com todas as forças para que os dois fiquem juntos. E por mais que eu tenha sentido que a interação entre a Ana e o Alex foi muito mais intensa em Simplesmente Ana, nesse livro você consegue perceber a força do que eles sentem um pelo outro e não tem como não amar acompanhar o desenvolvimento do casal. Na verdade não tem como não amar o Alex, ele é um personagem incrível de se conhecer e acompanhar.

Eu achei a ideia do conflito principal do livro super interessante, dava para se trabalhar muitos aspectos que foram um pouco que deixados de lado anteriormente. E mesmo que as principais revelações tenham sido bem óbvias, eu gostei de como essa parte da estória foi desenvolvida e principalmente os efeitos que eles causaram em outros focos da estória como, por exemplo, a relação da Ana com o pai, algo que tinha deixado muito a desejar no primeiro livro.

Sinceramente eu ainda prefiro muito mais Simplesmente Ana, não que De Repente, Ana seja ruim, apenas não conseguiu ser tão bom quanto o primeiro e não conseguiu mostrar uma evolução tão grande ou uma razão de ser. Mas para qualquer um que gostou do primeiro livro De Repente, Ana é uma leitura que vale muito a pena e que com certeza vai agradar.

"Como que para deixar claro para todos ao redor o tipo de relação que tínhamos, puxou-me para um beijo intenso, desses que fazem os dedos dos pés se dobrarem de alegria."

"Mas aqui estou eu: inteira, feliz, vivendo meu conto de fadas maluco."

PorEssasPáginas 08/10/2014

Em primeiro lugar, a história de Simplesmente Ana tem um final fechado e convincente. Tanto é que se alguém não quiser ler a continuação, ele não vai sentir que tem algo faltando. Por isso, De repente, Ana tinha tudo para ser aquele livro sem quase nenhum propósito, a não ser o de encher uma série. Mas não, ele não foi isso. Os temas trabalhados nesse livro foram as continuações naturais do primeiro livro da série. Por isso que ele tem sim um propósito e complementa tão bem o enredo inicial.

De repente, Ana responde as perguntas de todo mundo que leu o primeiro livro da série e se apaixonou pela personagem. Mas e o relacionamento dela e Alex? E as suas tarefas como princesa? Como ela está realmente se adaptando a tudo isso? Bem, Ana está vivendo em Krósvia em um completo conto de fadas. Tudo ia bem com seu príncipe Alex, ela tem um emprego e está rodeada de pessoas que ama. Porém tudo muda quando o seu pai sofre um acidente de avião e fica internado no hospital. Segundo as leis de Krósvia, Ana teria que assumir o trono enquanto seu pai não se recuperasse (se é que ele iria se recuperar..). Para complicar ainda mais a situação, por conhecer o país há pouco tempo, Ana não está familiarizada com todas as leis e regras. E nem sempre as pessoas estão dispostas a ajudar

De todos os livros da Marina Carvalho que eu já li, esse foi o mais Bem, completo. Se vocês leram a minhas resenhas anteriores, apesar de AMAR os livros, eu sempre tenho alguma reclamação sobre o andamento do enredo. Essa foi a primeira vez que a leitura fluiu durante todo o livro. No primeiro capítulo, você já fica na ponta da cadeira, porque ele começa com a Ana narrando um pesadelo que ela teve com o pai. Você já fica Oh não, tenho que me preparar para o sofrimento!!!. E realmente: todas as cenas da Ana com o Andrej foram tão reais que não tinha como não se emocionar.

Além disso, esse livro trouxe uma surpresa muito boa: alguns capítulos são narrados pelo Alex! Dá para identificar facilmente no livro porque as folhas são mais escuras Mas nem precisava disse, porque a voz de Ana e Alex são tão diferentes que você só precisa de um trecho para poder conseguir diferenciá-los. E eu não sei quais recursos que a autora usa, mas a forma de narrar da Ana é muito diferente e caracteriza muito a personagem. Logo quando eu comecei a minha leitura, eu fui transportava para quando eu li Simplesmente Ana. É uma voz muito diferente de qualquer outro livro parecido. Ana e Alex são únicos, e isso é o que faz essa série ser tão querida para mim.

Mais do que nunca, desejei que fôssemos um casal comum. Tudo seria bem mais simples no conforto do anonimato. Mas isso era querer demais. Página 117

É claro que eles cometem vários erros e você fica se perguntando Por quêêê?. Mas quem nunca errou, que atire a primeira pedra! O interessante é que os personagens crescem nesse livro, tanto no sentido romântico quanto no pessoal. Ana descobre como realmente é difícil governar uma população principalmente quando não se tem nenhuma experiência. Na verdade, o meu único questionamento sobre o livro é que talvez a autora tivesse trabalho um pouco mais a função de princesa, que ficou um pouco esquecida em certos pontos por causa do romance.

Enfim, não tem como eu descrever muito mais sem dar spoilers (e acreditem em mim,vocês não vão querer ler De Repente, Ana já sabendo o que acontece) então o que eu posso dizer é LEIAM essa série linda da Marina Carvalho. E é com muita felicidade que, pela primeira vez, eu dou cinco estrelas para a autora. Isso mostra que, com certeza com a prática um autor aprimora o seu talento e esse é um ótimo conselho para quem quiser começar nessa área!

site: http://poressaspaginas.com/resenha-de-repente-ana

Izabela 30/09/2014

Eu não posso negar, esperava um pouco mais desse livro (eu sei que é horrível começar uma resenha assim, mas como eu sempre digo, pelo menos estou falando o que achei de verdade). Esperava um livro para ler em menos de um dia, uma história bem devorável, sabe? Exatamente como tinha sido o primeiro livro dessa trilogia (sim, é uma trilogia), mas esse eu tive vontade de fazer pausas na leitura bem mais de uma vez. Ok, meus horários andam uma loucura, mas se o livro é bom eu dou alok e viro a noite mesmo (dormir é para os fracos, sqn). No dia em que li Encontrada fiquei quase 24h acordada, mas não me arrependo, o livro fez isso valer a pena. O fato é que queria ter sentido o mesmo com esse, ainda mais porque adoro a autora. Vou contar um pouco do livro em si para vocês e depois, como sempre, dar a minha opinião de forma mais explicada. Vale lembrar que esse livro é uma continuação, ou seja, se você ainda não leu o primeiro livro pode considerar uma coisa ou outra dessa resenha como spoiler. Quem avisa, amiga é. Ah, eu dei quatro estrelas lá no skoob.

Descobrir que você é uma princesa, da noite para o dia, é o sonho de quase todas as meninas, ainda mais das que cresceram vendo os filmes Disney. Mas, na realidade, descobrir que você faz parte da realeza não é um conto de fadas, não o tempo todo, pelo menos. Princesas têm obrigações bem sérias e Ana descobre isso da pior forma existente. Logo no começo da história o rei da Krósvia, pai de Ana, sofre um acidente grave e sobra para a princesa tomar conta do trono, sim, assim sem mais nem menos e muito menos sem uma preparação prévia. Ela teria que colocar um terninho, respirar fundo e governar um país. O problema, além do óbvio, é que todos que são contra o governo atual decidem que é a hora exata para atacá-lo, uma vez que o rei está de fora. Ana precisa arranjar tempo para descobrir como ser uma rainha e ainda como lidar com toda a pressão que vem com o título.

"Se em algum momento dei a impressão de que as coisas não seriam fáceis, digo agora que me enganei. Pelo jeito, estavam a um passo de serem terríveis." - Página 84

Quando sobra tempo ela ainda precisa lidar com os problemas que aparecem em sua relação com Alex. Os dois são ridiculamente ciumentos e sempre acham um motivo para brigar, por mais que depois se resolvam muito bem. Mas como nem tudo são flores, além de todos os problemas com o país, o namoro e tudo mais Ana ainda tem que lidar com a ex-nomedecachorro-namorada de Alex, que resolveu reaparecer das cinzas, e ainda algumas ameaças anônimas. Todos os ajudantes do governo a cada minuto cobram mais de Ana e o povo, pelo menos uma parte dele, não sabe se pode confiar na princesa para algo tão sério como governar. Sem esquecer, é claro, que a imprensa não facilita para o lado dela. Enquanto isso, Alex não sabe se tem ou não medo da palavra casamento e como lidar com toda a pressão que é ser namorado da Rainha (por mais que temporária).

"Mas aqui estou eu: inteira, feliz, vivendo meu conto de fadas maluco." - Página 305

O livro é dividido pelas visões do Alex e da Ana, eu adorei isso, e o melhor é que até a cor da folha muda quando muda a visão (a editora está de parabéns pela diagramação, uau). Os dois personagens não mudaram muito de um livro para o outro, apenas ficaram ainda mais ciumentos, e coloque ênfase nesse muito. Ainda consegui dar boas risadas com as trapalhadas da personagem principal e até chorei em um determinado momento (vale comentar que estava de tpm?). O que me incomodou, de verdade, é que no segundo capítulo do livro eu chutei o que aconteceria até o final e acertei cada linha do chute. A história seguiu por uma via muito previsível e nem sempre isso é legal. Ok, algumas coisas, depois que a gente lê muito, ficam meio na cara mesmo, mas o livro todo? A única surpresa que tive foi nos quarenta e sete do segundo tempo, mesmo assim não era algo muito importante na história. Eu amo a escrita da autora, mas comparado ao primeiro livro eu esperava um pouco mais, por mais que não seja legal comparar. Eu só tive vontade de terminar mesmo o livro quando já tinha passado do meio, para mim isso nunca é um bom sinal.

Sei que é uma trilogia, ou seja, o terceiro livro deve chegar em breve e estou com muito medo do rumo que vai seguir, vou ficar sem esperar nada, acho que é a melhor opção. O livro não é ruim, pelo contrário, é muito bom. Mas, como disse, é muito previsível. Sem esquecer que a autora, meio indiretamente, criticou um pouco as pessoas que vivem muito no mundo Disney (entendo que era um modo de explicar a situação da personagem, mas mesmo assim isso me incomodou). Ah, o livro é um new adult, tem palavrões e indicações de umas cenas mais quentes. Argh, detesto falar certas coisas de alguns livros, mas pelo menos vocês podem ter certeza que isso tudo é o que realmente achei/senti do livro. Se você amou o primeiro livro, leia esse sem esperar muito, assim vai consegui aproveitar melhor a história. Nos resta, agora, esperar pelo último livro.

site: http://www.brincandodeescritora.com/

Fernanda 29/09/2014

Resenha: De repente, Ana
Resenha: Não tem como não ficar com as expectativas altas quando se trata de algum livro da autora Marina Carvalho. De repente Ana consegue ser tão envolvente quanto o primeiro (Simplesmente Ana) e expõe sentimentos mais intensos, reflexivos e completos. A ambientação também continua rica em detalhes, fazendo com que o leitor se sinta ainda mais próximo da trama e dos personagens.

CONFIRA A RESENHA COMPLETA NO BLOG SEGREDOS EM LIVROS:

site: http://www.segredosemlivros.com/2014/09/resenha-de-repente-ana-maricarvalho01.html

Dalila 28/09/2014

Eeeeee De Repente Ana !!!!
Assim como o primeiro livro, esse não deixou pontos sem nó.
É incrível como a escritora conseguiu dar continuidade a uma história que para ela (e mesmo eu) já havia terminado.
De repente Ana, mostra Ana de uma forma diferente, se tornando adulta, e adquirindo responsabilidades que não pensara nem tão cedo( substituir provisoriamente seu pai, no governo da Krósvia).
Para mostrar á todos sua capacidade, Ana passa por muita dificuldade, e pensa muitas vezes que não conseguirá, mas se mantem firme em seu objetivo.
Dessa vez, ela passa por uma emboscada pior que a primeira ( na Ilha de Catarina), a qual é o ápice da história!!!!
Marina Carvalho se tornou uma das minhas autoras preferidas, justamente pela sua narrativa objetiva!

Vale muuuuuuito a pena ler ;)

site: http://nuncadesnorteados.blogspot.com.br/2015/01/resenha-de-repente-ana.html

RUDY 28/09/2014

RESUMO SINÓPTICO
Ana Markov está na Bahia ao lado de seu namorado Alexander vivenciando toda plenitude de seu relacionamento. Dois anos haviam se passado e ainda continuavam juntos, cheios de amor e afeto um pelo outro.

Ana tem uma premonição que algo aconteceria a seu pai Andrej, o que a deixa muito angustiada. Alguns dias depois Andrej sofre um acidente (atentado?) de helicóptero e Ana volta para as pressas para Krósvia.

A lei de sucessão no país destina à Ana a governança e a continuidade dos projetos de Andrej. Totalmente despreparada, se vê envolta a um aprendizado relâmpago em como se portar, como agir, como se vestir e ainda tem de aprender o complicado idioma e as leis que regem o país. E uma oposição ferrenha que tenha de tudo para destituí-la do cargo.

Como se nada disso bastasse,tem de se adaptar a nova rotina longe dos amigos queridos, do Lar Irmã Celeste e do amado Alex. Não tem tempo para quase nada além das obrigações do reinado.
Se vê envolta em uma trama cheia de intrigas e traições, inclusive o ataque de Laika, ex-namorada de Alexander, em cima dele, o que abala o estável relacionamento entre eles e quase chega ao término.

Ana deseja ser apenas feliz e voltar a ser Simplesmente Ana, será que consegue?

site: http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/2014/09/resenha-73-de-repente-ana-literatura.html
Michelle 02/08/2022minha estante
que história tocante

Angela Cunha 17/07/2023minha estante
Um romance beirando o histórico!!! Fiquei aqui pensando em como Ana reagiu a tantas mudanças e recomeços!!!
Já adorei a proposta!!!!
Beijo

Jéssica 19/09/2014

Queria ter gostado mais
Quando fiquei sabendo que Simplesmente Ana teria continuação fiquei mega feliz, comprei o livro imediatamente afinal eu amei o primeiro livro.

Pena que com esse a história foi um pouco diferente. O livro não é ruim, continuo achando que a Marina escreve muito bem e o final até que compensa um pouco o desenvolvimento da história. Mas vamos aos pontos que me incomodaram:

As brigas sem sentido e infantis entre a Ana e o Alex.
A volta da Laika (totalmente desnecessário).
A mudança de personalidade do Alex. Ou a Ana o descrevia muito mal no outro livro, pois nesse ele parece uma pessoa diferente, em vez de servir de apoio em um momento difícil, ele passa a ser mais um problema, o que mostra o quão raso é o relacionamento deles.
Mas tudo isso não passa nem perto da decepção que eu tive com a imaturidade da Ana. Como é possível ela não saber nada sobre a politica, as leis e tudo que envolve a administração do país que ela cedo ou tarde herdaria o governo? Se ela é tão próxima do pai, porque ela nunca se interessou em aprender com ele? E ainda por cima ela ficava choramingando com o peso das responsabilidades ao invés de tentar ser forte pelo pai e pelo país todo que dependia dela naquele momento. Para mim isso provou que ela não tem nada de realeza e nunca poderia ser uma rainha, ao menos que ela mude bastante.

Mas apesar desses "pequenos" detalhes, gostei muito do desenvolvimento de outros personagens, como a Irina, a mãe da Ana e é claro o Ivan, melhor personagem nesse livro.

No geral eu dei algumas risadas, gostei do final.
Acredito que a leitura vale a pena sim para quem curtiu o primeiro livro, só não recomendo criar tantas expectativas como eu criei. Mas de qualquer forma, se tiver continuação irei ler e espero que alguns personagens voltem a me agradar.

Henri B. Neto 18/09/2014

Resenha: De Repente, Ana
Acho que não é segredo para ninguém: "Simplesmente, Ana" foi uma das minhas melhores leituras do ano passado. Na época, eu tinha pego o livro sem esperar praticamente nada (basicamente só para saber se o livro era ou não parecido com ''O Diário da Princesa'', de Meg Cabot), mas a narrativa de Marina Carvalho não só me conquistou como também catapultou a autora como uma das minhas escritoras nacionais contemporâneas favoritas. A cada livro lançado, eu me apaixonava mais pelos personagens e pelas histórias criadas pela mineira, e fazia questão de recomendar para todos os romances escritos por ela e publicados pela Novo Conceito.
Entretanto, mesmo tendo esta relação super positiva com tudo que já foi publicado pela Marina, eu confesso: Fiquei com medo de ler ''De Repente, Ana''. Este é um tipo de reação padrão que sempre tenho com todos os livros que amo acima da média e que eu descubro que ele é, na verdade, o primeiro de uma série... O que é meio engraçado pois, se eu sei que eles são parte de uma série antes de ler, este tipo de "terror literário" não me acomete. Mas o caso é: Eu achava que ''Simplesmente" era um stand-alone. Então, é lógico que com ele não foi diferente. Sim, tive medo de ler a continuação e acabar me decepcionando. E sim, não queria que isto acontecesse. Por isso, quando a editora mandou o livro aqui para casa, eu me vi preso em um misto de emoções conflitantes. Ao mesmo tempo em que eu queria muito ler, eu queria adiar o momento o máximo que podia.
Quando a Nine e a Mah resolveram escolher ele como o livro da vez da nossa leitura em grupo, eu respirei fundo e tomei coragem. Como se estivesse me preparando para tomar uma injeção. Pois era desse nível o meu medo do livro manchar a imagem imaculada que o seu antecessor deixou em mim. E que, hoje eu vejo, só serviu para que eu olhe para trás e me sinta ridículo, pois a história não tinha como me decepcionar. Assim como todas as outras da Marina.
Começando dois anos depois do primeiro volume, ''De Repente, Ana'' nos mostra uma Ana já formada na faculdade, em um relacionamento sério (me senti o Facebook agora! LOL) com o Alex e bem mais confortável com sua posição de princesa do que antes. Porém, é lógico que isto nada mais é do que a calmaria que precede a tempestade, e logo a jovem vai se ver jogada no meio do olho de um enorme furacão. Depois de ter um sonho terrível com a morte do pai, a moça descobre que o Rei Andrej sofreu um acidente de helicóptero e está em coma no hospital. Como se isto não fosse o bastante, Ana precisa assumir as difíceis funções diplomáticas do pai - um verdadeiro prato cheio para a Oposição, e para os jornalistas de situação - o que acarreta em vários problemas, inclusive com relação à ela e o seu namorado. Como se a princesa já não tivesse com problemas suficientes, eis que ressurge do passado a antipática Laika (mas comumente conhecida como ''Nome de Cachorro''), o que esquenta ainda mais as coisas, e deixa a protagonista no limite.
Logo nos primeiros capítulos, os meus medos infundados foram suprimidos e eu já era completamente enlaçado pela escrita da autora. Desta vez, nós temos a surpresa dos holofotes serem divididos tanto pela princesa da Krósvia como pelo Alexander - e a narrativa masculina da Marina me convenceu de verdade, o que também rendeu ótimas risadas em determinadas cenas, quando exite a troca do ponto de vista dos dois. O que me leva a dizer: sim, muitas vezes eu queria entrar no livro e amarrar os dois juntos, mas eles são uma dupla de cabeças duras - e eu sabia que esta faceta do casal não ia sumir de uma hora para outra.
Com o mesmo humor do primeiro, a história desta continuação segue por caminhos que o seu antecessor não percorreu. O clima político e os ataques da imprensa são muito mais fortes, e nós conhecemos mais da diplomacia da Krósvia através dos olhos inexperientes da Ana. O livro nos apresenta também novos personagens, e o meu favorito - sem sombra de dúvidas - é o empolado Ivan, que fica responsável em assessorar a princesa nos seus primeiros passos no "jogo do poder" do Leste Europeu (além de deixar o Alexander louco de ciúmes, o que também rende cenas hilárias).
Nem preciso dizer que simplesmente devorei a história, e que li tudo no tempo máximo de dois dias, não é mesmo? Repleto de reviravoltas, Marina Carvalho conseguiu retornar para o seu Conto de Fadas moderno de forma natural e empolgante, seguindo um caminho completamente diferente do apresentado em ''Simplesmente Ana'', e com direito à um clímax de tirar o fôlego e cheio de revelações. Eu realmente não sei o que pode acontecer agora, no terceiro volume da série, pois os caminhos e possibilidades apresentados nesta continuação se encerram nela mesma - e uma teoria que eu tinha do que poderia estar por vir meio que morre com os desdobramentos apresentados no último capítulo e no breve epílogo do livro. Mas uma coisa é certa: Mesmo tendo elevado demais o nível da história (e as minhas expectativas), eu não vou duvidar da capacidade da autora de criar uma boa trama. Afinal, ela já me provou do que é capaz... Quatro vezes consecutivas!
Henri B. Neto
''Na Minha Estante''

site: http://naestante-henribneto.blogspot.com.br/2014/09/resenha-de-repente-ana.html

Ver Sobreira 16/09/2014

Impressões de Leitura por Gabriela Taranto

De Repente, Ana é a continuação do livro Simplesmente Ana, de Marina Carvalho. Me apaixonei pela história da Ana, e confesso que senti um pouco de medo quando soube da continuação, porque achava que o romance tinha acabado bem e estava satisfeita com o resultado, mas me surpreendi.

Dois anos se passam desde que Ana e Alex decidiram namorar. Ana, ainda fica dividida entre Brasil e a Krósvia e a história começa a se desenrolar quando os dois vem ao Brasil passar férias, em Belo Horizonte. Porém nem tudo são flores e o helicóptero onde Andrej, pai de Ana, estava cai e ele entra em coma. Ana decide voltar à Krósvia e precisa assumir o trono, é aí que a vida dela muda completamente. As obrigações do trono a levaram a ter de aprender a se vestir e agir como uma rainha, aprender as leis da Krósvia e decidir o futuro do país. Como se não bastasse, a oposição aproveita essa situação para tentar derrubar a monarquia.

Tudo isso antecede um abalo em sua relação com Alex. Ana se vê no meio de um turbilhão de problemas e tenta lidar com tudo para não desapontar o pai, que ela espera ansiosamente que acorde. Em De Repente Ana, diferente do primeiro livro , senti uma maturidade na personagem, fazendo com que a trama tenha um ar mais adulto. Outro ponto positivo é que a narrativa não é narrada só em primeira pessoa, em alguns capítulos temos o ponto de vista de Alex que se mostrou tão intenso e verdadeiro com seus sentimentos para com a Ana. Além disso, o contexto político está mais presente, com Ana assumindo o trono. Trazendo mais ação a leitura. Gostei tanto deste quanto do primeiro livro. Marina Carvalho tem uma narrativa intensa, divertida e cheia de emoção, fazendo com que você devore uma página atrás da outra. Recomendo.

Gaby 15/09/2014

Resenha De Repente Ana | Leio na Rede | Gaby Monteiro
Uma semana foi mais do que suficiente para ler o que acontece na história de Ana e Alex.

Na continuação de Simplesmente Ana, Ana tem um sonho (ou pesadelo) com seu pai. Como na primeira vez, o sonho realmente indicou algo ruim que aconteceria, Andrej sofre um acidente e fica em coma. Agora, Ana tem de assumir o governo da Krósvia, manter seu namoro e preocupar-se com seu pai.

Amei reencontrar com tantos personagens queridos: Ana, Alex, Estela, Tia Marieva, Karerina, Olívia, Irina E nem tanto com outros: Laika e Tio Marcus.

- Ei lyubit, calma. - Sim, lyubit significa amor em krosvi, e era como Alex se referia a mim de vez em quando. Sei que antes achava o apelido piegas, mas não me importava nem um pouco em ser chamada desse jeito pelo cara mais maravilhoso do mundo, pelo menos do meu mundo. - Você estava sonhando. "

Neste volume encontramos uma Ana mais madura e profunda. Também encontramos discussões sobre a sede de poder e o que os homens são capazes de fazer para conseguí-lo. Além disso, acompanhamos a relação (mais que desejada por qualquer casal) entre Alex e Ana.

Achei muito legal o que Marina fez com o último capítulo: "Flashback? Deja vú? Conheço essa história", intertextualizando o final do primeiro livro e brincando com a expectativa do leitor.

O que mais falar sobre esse livro? Ele tem mais ação, deixa seu coração na boca em vários momentos, mas também é fofo e faz com que você queira o terceiro volume logo em seguida

Mais uma vez agradeço Marina por criar um país como a Krósvia, e me pergunto onde será que tem um cursinho para aprender a falar krosvi? Hehehe

site: http://leionarede.blogspot.com.br/2014/09/resenha-de-repente-ana.html

Karina 12/09/2014

Amei a continuação de Simplesmente Ana.
Adoro a escrita da Marina Carvalho, a leitura flui com facilidade e ela sabe exatamente como desenvolver a história. Cada acontecimento tem a duração correta que deve ter. Parece até uma história real, mesmo sendo de uma princesa.

Vinícius Dias 10/09/2014

Previsível e divertido até certo ponto
A missão deste segundo livro era fazer surtir o mesmo efeito em massa que teve "Simplesmente Ana", uma obra de narrativa simples e despreocupada, mesmo com algumas poucas semelhanças com "O Diário da Princesa" da gigante Meg Cabot, e enquanto alguns compraram a ideia, outros que talvez só não souberam relevar alguns detalhes mínimos (ou, no meu caso, não estão mais tão benevolentes com histórias infanto-juvenis), encontraram grandes empecilhos na leitura.
A narrativa continua fluida e ágil. Marina escreve bem, e muito.
Mas nenhum livro escapa a eventuais furos, e "De Repente, Ana" tem vários deles, que vão desde a comunicação entre os personagens (línguas faladas mesmo, e um pouco de formalidade demais em diálogos cotidianos), até atitudes inexplicáveis da protagonista, que não seriam tomadas nem pela protagonista mais alienada dos romances sobrenaturais americanos. Não há um grande suspense em torno da nova trama, pois vilões e mocinhos já são estampados obviamente na cara do leitor, mas o livro ainda é uma forma de entretenimento, mesmo com o "mistério burro" que deveria ser seu atrativo.