A Escola do Bem e do Mal

A Escola do Bem e do Mal Soman Chainani

Resenhas - A Escola do Bem e do Mal

Raíne 10/03/2023

Essa série foi de arrasta pra cima, literalmente!!!
Passou e muito o timing pra mim!!!

Quando li o primeiro livro eu ainda estava no ensino médio e lembro de ter adorado, então super recomendei para as pessoas mais próximas de mim, resultado: na Bienal em que o autor veio, convenci minha melhor amiga e duas primas minhas a comprar só para pegar um autógrafo e, claro, tirar fotos com o autor. Lembro até hoje do comentário da minha amiga ao conversar com o autor “Gastei todo meu inglês!”, então assim, memórias…

Então, quando fui reler o primeiro livro, eu só bati o olho, sabe? Melhor manter a memória afetiva intacta. Assisti ao filme e adorei, muito bem adaptado, não sei se terá continuações, mas torço para que sim, foi leve e divertido do jeitinho que eu gosto.

Então, como também tenho o segundo livro autografado, pensei “Já passou da hora, né gata?!” e fui, sem muita expectativa, claro e mesmo assim foi completamente perceptível como a época pra eu ler essa história já passou, gostei do primeiro livro quando li anos atrás e talvez tivesse gostado do segundo e do terceiro também, mas jamais saberei.

Sou uma adoradora nata e muito fã de releituras de contos de fadas, mas a história toda aqui é muito boba e muito mal aproveitada, tem uma série de situações envolvendo esses personagens que é bastante preocupante, relação de codependência e tóxicas, eu não conseguia torcer para ninguém, e isso das personagens mais velhas, as figuras de autoridade da escola, ficarem “Faça isso, não tenho tempo pra explicar, então se vira!”, me deixou bem irritada (na verdade é um recurso narrativo que me irrita sempre), mas ainda assim curiosa para saber onde isso tudo iria acabar (no terceiro livro, apenas, só para deixar claro).

Então mantive as 4 estrelas do primeiro livro, por memória afetiva.
Dei 3 estrelas para o segundo, pois me recuso a dar menos do que isso a um livro autografado!
E, por último, 2 estrelas para o terceiro, porque podia ser melhor.
Encerro por aqui a leitura dessa série, abandonando completamente os outros livros.

Mavis 09/03/2023

Eu amei!
Não esperava que iria gostar tanto , tanto é que tirou minha ressaca literária. Apaixonei na Agatha, os eventos na estória prendem muito, apenas o final que achei meio confuso mas dá pra entender. Fiquei com vontade de ler os outros logo. Amei a vibe contos de fadas. Surpreendente!

lahcullen 05/03/2023

Nem bom nem ruim
Voltei a fazer resenha, ent vamo lá
Esse livro eu achei ele com uma diagramação minúscula, parecia q eu n tava lendo quase nada, a história tbm é mto lenta, informações q ninguém se importa!! É um livro totalmente gordofóbico, na narrativa vive falando com pessoas gordas são feias e vários personagens falam q pessoa ruins sempre são as gordas

Os personagens, a Sophia é bem aguada no início, mas no meio pro final ela é o arraso, a Ágata é a personagem mais legal pra mim, pq ela quer ajudar de qualquer forma a Sophia e a menina é uma ingrata ainda

Enfim como tá no título, o livro é bom e ruim ao mesmo tempo ?

Bjos ?
(Leitura 2022)

Dandara39 02/03/2023

Achei o livro muito bom, principalmente a forma que a história é contada, de uma forma surpreendente e muito interessante. Comecei a ler o livro por conta do filme e fiquei surpresa pela forma que a história do livro e do filme são bastante diferentes.
Terminei o primeiro livro esses dias, e já estou no segundo.

ItsManutela 01/03/2023

Nhe
A única personagem legal desse livro é a Ágata, os outros personagens são chatos, irritantes e incômodos
O que mais me irritou nesse livro foi a Sophie ela não conseguia admitir que era má sendo que para os leitores (quem leu o livro) isso é muito claro
Além disso eu achei esse livro muito superficial.
Ps: O ego da maioria dos personagens desse livro parece ser muito alto

maris28 28/02/2023

Me surpreendeu!
Eu finalmente terminei esse livro e tenho muitas coisas a dizer!!

eu não pensei que fosse gostar tanto dele como gostei. achei a leitura bem divertida apesar de ter batido cabeça com MUITAS coisas, mas não deixa de ser uma boa história. apesar de parecer clichê (como eu mesma achei) por ser baseado em contos de fada e tudo o mais, o livro tem um enredo próprio, ele tem uma base, apesar de ter surgido de uma ideia já existente. ele consegue ser original da sua própria forma e eu gostei disso! eu amei a escrita e eu acho que isso foi uma das coisas que me ajudaram a praticamente ter devorado ele.

agora falando das protagonistas... acho que eu nunca passei tanta raiva lendo um livro como passei lendo esse por causa da sophie. eu senti ódio dela enquanto lia porque a única coisa que ela fez o livro INTEIRO foi se aproveitar da agatha, falar mal dela pelas costas pra depois pedir ajuda a ela quando precisava, magoar ela inúmeras vezes sem nunca pedir desculpas e milhares de outras coisas ridículas, tudo isso por causa de um maldito felizes para sempre, e nem por isso a agatha virou a cara pra ela, o que eu acho o auge da trouxisse. a sophie é muito mesquinha, falsa, covarde, e o que ela fazia com a agatha era o mesmo que ela fazia com todas as outras amigas dela, o que mostra que ela só queria se aproveitar das pessoas pra chegar no tão sonhado final feliz. eu espero muito que nos próximos livros ela tenha um desenvolvimento muito bom porque senão vou dropar essa saga e mandar e-mails xingando o autor. sobre a agatha, eu amo ela e ela virou minha protegida instantaneamente. acompanhar ela descobrindo que não era uma vilã só porque as pessoas diziam que ela era e descobrindo que possuía coisas boas dentro dela, que ela podia ter um príncipe E um final feliz me alegraram imensamente. espero que ela entenda que tem valor e que não precisa ficar se humilhado por essa amizade - que na verdade não é amizade coisíssima nenhuma. a agatha fez pela sophie coisas que ela não merecia e mostrou ser tudo que a sophie queria ser (e que nunca chegou nem perto de ser). ver o tanto que ela se desgastou por essa menina pra no fim ser retribuída só com coisas ruins me fez colapsar umas mil vezes.

as únicas coisas que me incomodaram nesse livro foi que tinham cenas que eu não conseguia visualizar? não sei se é porque eu sou lerda ou se porque o autor realmente não soube descrever. e também os personagens mudavam de opinião muito rápido? uma hora você via eles de boa e no mesmo parágrafo eles mudavam de opinião e foi mais de uma vez. mas isso não atrapalhou o livro, pelo contrário! eu tô empolgadissima pra começar os próximos e ver como a história vai se desenrolar, até porque esse final me deixou muito ???? mas espero que fique tudo bem!

Karen 28/02/2023

Surpresas e mistura de emoções
Eu, como uma apaixonada por contos clássicos de fadas e leituras de fantasias, estava esperando tudo menos isso, oa primeiros plots ja me estavam claros ate o baile, dai a diante so pude encarar chocada os acontecimentos. Amei, e eu quero mais, e apesar de Hort aparecer pouco e de fundo em grande parte do tempo ele me ganha nessa frase:
"Meu pai disse que vilões não podem amar, independentemente de qualquer coisa. Que é antinatural e repulsivo. Portanto, eu decididamente não posso amar, Mas se eu pudesse amar, amaria você.?
Serio eu quero mais dele.

bferrazr 28/02/2023

Me surpreendeu!
Até o meio do livro eu estava achando meio chato. Depois a trama realmente ficou MUITO melhor e engoli o livro nesses últimos dois dias. O final é incrivel. Mas se eu tivesse lido com 15/16 anos ia ter amado muito mais.

safereader 26/02/2023

Se eu amei o filme, o livro eu amei mais
ESSE LIVRO É MUITO BOM, é surpreendente como eu gostei, não esperava muita coisa por ele ser mais ?infantil? mas ele tem uma carga muito boa e te faz pensar em varias coisas

ansiosa pra ler os próximos

Tamiles 26/02/2023

Amei!
Comecei o livro esperando uma história infantojuvenil bobinha e clichê e acabei muito surpresa pelo tanto que a narrativa me prendeu. O livro é sim cheio de clichês de contos de fadas, mas eles são muito bem trabalhados, a história é cheia de reviravoltas e os personagens são muito cativantes. O tempo todo eu torci pela amizade entre Sophie e Agatha. Mal posso esperar para começar o segundo livro da série.

litya 26/02/2023minha estante
Eu fiquei TÃO decepcionada com o filme, eu tava felizona pq iriam fazer um live action da minha saga preferida, e sai essa merda. Infelizmente era de se esperar.

M&m 26/02/2023minha estante
SIM, mas ñ foi MUITO ruim, tem algumas partes que tem no livro, mas são POUCAS!!!

Laura449 25/02/2023

A ESCOLA DO BEM E DO MAL
Livro muito mais que incrível.

Estou completamente estupefada e confusa com o fim desse livro!?!?

Que sensação ruimmmm sair dos contos de fadas e voltar pro mundo reallll, que confusooooo ???

Fabiola.Dall 24/02/2023

Fazia muito tempo que não li um livro tão rápido e mal posso esperar para continuar a saga, porem achei a história bem problemática, com varias falas gordofóbicas e cenas que sexualizam crianças de 12 anos. Esse ultimo foi o que mais me incomodou, jovens adolescente agindo como se fossem adultos, indo para a guerra, se vestindo de forma inapropriada para a idade ( Sophie), alem dos comentarios sobre o corpo dos meninos. Achei muito chato mesmo.
Fora isso, a história é bem interessante, um universo bem diferente. Passei muita raiva mesmo com as protagonistas, uma é iludida e a outra é uma trouxa, mas enfim, espero que elas mudem e evoluam.
A narração é um pouco confusa, tive que reler varias vezes alguns trechos para conseguir entender.
Comecei a ler por causa do filme, que é extremamente diferente do livro, e agora irei continuar até o fim. Quero ver Agatha se tornando Rainha e tendo seu final feliz.

Maria 24/02/2023

A Escola do Bem e do Mal é uma fantasia completamente original e fantástica. Enrolei bastante para ler porém fui pega totalmente de surpresa por esse livro. Ele faz uma transição limpa entre os personagens e os pensamentos dos mesmos, você se perde facilmente na história. Recomendo para quem gosta de fantasia e romance.