A Arte da Guerra

A Arte da Guerra Sun Tzu

Resenhas - A Arte da Guerra

Rosa282 25/11/2023

Um compêndio inesgotável de saberes...
Amei a leitura e suas lições! Quanto mais aprendemos, tanto mais temos a consciência de nossa ignorância, e isso é fantástico!! A lógica consiste em continuar nossa jornada e disseminar a outros o que já conquistamos! ?????

Pimpo 25/11/2023

A Lei da Guerra
Optei por iniciar minha resenha, justamente abordando a questão do título. De acordo com André Bueno, responsável pela tradução direta da obra de Sunzi, a tradução correta seria ´´A Lei da Guerra´´. Ainda, André enfatiza sobre as versões mais estilizadas da obra, como a versão do Padre Amiot, em 1772, utilizando-se de uma linguagem que englobaria o livro quase em um romance.

Durante a minha experiência com a obra, questionei-me sobre a história de Sunzi. Entretanto, cabe salientar o pouco material encontrado. Ainda na introdução do livro, relata sobre a única biografia que se dispõe, presente nos registros históricos de Sima Qian, esse, considerado o primeiro historiador chinês. Trabalha-se com a hipótese de Sunzi ser um personagem fictício, com intuito de cobrir a verdadeira identidade do general por trás dos manuscritos.

A Arte da Guerra, permeia-se em ensinamentos que podemos adicionar em diversas âmbitos de nossas vidas, seja em nossas carreiras profissionais, relacionamentos, etc. O livro é frequentemente recomendado por executivos, que, de certa forma trouxeram os ensinamentos de Sunzi para o mundo corporativista. Entretanto, na minha abordagem pessoal, utilizo alguns ensinamentos como perspectiva de evolução pessoal, seja em, tomada de escolhas, análise de eventuais cenários para futuros investimentos, disciplina para alcance de metas ,e, como abordado no primeiro capítulo, avaliações, pois, sem elas, não alcança a vitória, seja em qualquer área de nossas vidas. ´

A Arte da Guerra é um livro que vale a pena revisitar em determinados momentos, pois, como abordado na introdução do livro, o texto de Sunzi é redescoberto de tempos em tempos. Boa leitura.

Marcelo 23/11/2023

A lei da guerra
O livro faz referência aos ensinamentos de Sunzi, espécie de manual para um general seguir para liderar seu exército.

Eduardo1202 17/11/2023

Dividido em 13 capítulos ou estratégias, A Arte da Guerra nos ensina valiosas lições de gestão e liderança através da análise da atuação ideal de um exército. O leitor descobrirá aqui, dentre outras coisas, a importância de delegar tarefas, pois isto
"pode descobrir talentos ao usar a ambição dos sol-dados", ou ainda o poder de um objetivo comum, já que "vencerá aquele que tem as tropas unidas por
um propósito".

Rafaela1705 15/11/2023

A arte da guerra
Livro perfeito! Li em 1 semana, ajudou muito meu crescimento pessoal e me ajudou também a perceber outras coisas e muda-lás.
Super recomendo, acredito que seja um livro que todos deveriam ler.

DAbora.AmAvel 14/11/2023

A Arte da Guerra
Antes de ser um manual de guerra é uma obra filosófica, está é a razão de tanto sucesso.
"A guerra deve será última solução e só deve ser travada quando não existir outra saída."

eduardafelicci 14/11/2023

Do 🤬 #$%!& , livro bom demais, os coachs deveriam parar de pegar esse livro e aplicar no ramo empresarial bando de burguês nojento que busca no livro um jeito de explicar suas ações cruéis!!!!

Puxuti 11/11/2023

Um dos livros mais conquistadores
São muitos aspectos que devem ser levados em consideração ao comentar sobre um livro como esse, mas, a princípio, devo destacar a forma na qual o livro transmite as ideias, tanto na gramática quanto na persuasão. A linguagem do livro é bastante rebuscada, e isso, para os leigos como eu, é algo que te cativa muito por trazer essa vontade de conhecer. São palavras como ?sobrepujar?, ?imbuído?, ?estratagema?, às quais, comumente, não temos ciência sobre, que adicionam um tempero ao texto, com esse anseio por aprender um novo vocabulário para o livro fluir melhor, na minha visão. Outro fato é a persuasão, se assim posso denominar, presente no livro, não sei definir como direta ou indireta, porém, desde a introdução, com o contexto histórico, o livro demonstra fatos que criam a confiança sobre os capítulos subsequentes. Desde o início, você é manipulado pelos textos que fazem você criar uma grande expectativa, por se tratar de táticas conhecidas e utilizadas em momentos importantes da história.

O conteúdo do livro é de extrema qualidade, cada capítulo, cada tópico, cada citação, cada termo, tudo nesse livro pode ser considerado diferenciado. Quando digo que o conteúdo é de qualidade, quero dizer que é um conteúdo muito valioso por transmitir muitos ensinamentos, e, pelo fato de ser um livro de estratégia, transmite de forma bem direta com tudo muito bem explicado.

Em geral, é um livro que cria uma vontade enorme de busca no leitor, tanto para saber sobre momentos que essas táticas foram usadas quanto para saber sobre dinastias citadas nele.

A Arte da Guerra te ensina, enquanto te propõe, ao mesmo tempo que te encaminha.

jaredzinhoohsoouza 11/11/2023

Interessante
Foi o que eu esperava e bem detalhista. Um homem a frente de seu tempo, realmente. Uma boa leitura, leve.

Thay Rosa 11/11/2023

Livro bom, mas os coachs foram na onda...
Eu confesso que gostei do livro, a visão do homem é absurda de boa, a frente do tempo e o contexto histórico é interessante. Mas não entendi o porquê do hype entre os coachs, mundo dos negócios e afins. A questão de visão estratégica é real e é possível por em prática em todas as partes da vida, mas de um apanhado geral, é tudo bem abrangente. A impressão é que um falou que era guru do mundo empresarial e todos foram no embalo. O livro é SUPER curto e abstrato, é preciso saber trazer para a vida real. Talvez eu tenha lido com MUITA espectativa, aí não deu certo. Mas é bom, acho q cada um deve ter sua própria experiência com ele.

liv 09/11/2023

A arte da guerra
Li faz uns 6 messes e não lembro de quase nada mais kkkkkkkkkk, demorei bastante pra terminar, leitura chata

Camila de Almeida 09/11/2023

Sinopse da editora:
"Qual é a originalidade deste que é o mais antigo tratado de guerra? É que é melhor ganhar a guerra antes mesmo de desembainhar a espada. O inimigo não deve ser aniquilado, mas, de preferência, deve ser vencido quando seus domínios ainda estiverem intactos. Muitas vezes, a vitória arduamente conquistada guarda um sabor amargo de derrota, mesmo para os próprios vencedores. A arte da guerra do chinês Sun Tzu, um texto que remonta à turbulenta época dos Estados Combatentes na China há quase 2.500 anos, chegou até nos trazendo as idéias de um filósofo-estrategista que comandou e venceu muitas batalhas.

'A garantia de nos tornarmos invencíveis está em nossas próprias mãos. Tornar o inimigo vulnerável só depende dele próprio.'

'Por mais crítica que seja a situação e as circunstâncias em que te encontrares, não te desesperes. Nas ocasiões em que tudo inspira temor, nada deves temer. Quando estiveres cercado de todos os perigos, não deves temer nenhum. Quando estiveres sem nenhum recurso, deves contar com todos. Quando fores surpreendido, surpreende o inimigo.'

'Não adies o momento do combate, nem esperes que tuas armas se enferrujem e o fio de tuas espadas se embote. A vitória é o principal objetivo da guerra.'

'A rapidez é a seiva da guerra.'

'A invencibilidade está na defesa; a possibilidade de vitória, no ataque. Quem se defende mostra que sua força é inadequada; quem ataca mostra que ela é abundante'."

Confesso fazer uns 20 anos que devo o término da leitura deste livro e, finalmente, concluí.
Em uma época que guerras eram travadas corpo a corpo, a estratégia e o conhecimento eram as grandes armas utilizadas. Sun Tzu mostrou uma grande capacidade filosófica e impressionante poder de observação do homem, da natureza e da geografia, utilizando-os à favor de um objetivo único: Servir o imperador na ampliação de seu governo através da tomada de novos territórios e formando o exército perfeito.
Também não abriu mão das tradições ancestrais de consultar oráculos e observar os auspícios astronômicos. Honra, disciplina e planejamento eram fundamentais em cada passo rumo às conquistas almejadas.

Pedro2919 07/11/2023

Vou usar essas táticas no clash royale kk
O que falar sobre A Arte da Guerra, diria um clássico da literatura sobre estratégias. Apesar do livro ter uma leitura densa, já que foi escrito há mais de 2500 anos atrás, consegui entender boa parte dele, com várias estratégias usadas em guerras, que servem para os dias atuais, em outros meios de nossas vidas, não é à toa que o livro é atemporal. A despeito de o livro ter um foco maior em planejamentos estrategistas, percebi o quanto o livro pode te fornecer um caráter formidável, com várias filosofias expostas na obra como o estoicismo. Um dos versos que mais gostei no livro que está atrelado ao estoicismo é o seguinte: ?O que depende de mim posso fazer; o que depende do inimigo não está nas minhas mãos?. Emitindo bastante aquela ideia estóica sobre quando você não pode controlar alguma coisa ou certa situação, você não precisa se preocupar com ela. Poderia expor várias ideias e pensamentos dessa obra, mas creio que iria ficar muito grande a resenha kkkk, o livro é quase um provérbios. Minha nota sobre a obra não deixa a desejar, 4.3 para essa criação implacável e acrônica. Termino essa minha resenha com uma das frases mais tocantes do livro, que me deu um tempo para refletir nela sobre várias situações da vida e como o mundo se encontra atualmente: ?Um soberano não pode armar um exército somente porque se sente enraivecido, e um general não pode lutar apenas por se sentir ressentido, porque um homem enraivecido pode tornar a ser feliz e um homem ressentido tornar a ficar agradado, enquanto um Estado que pereceu não retorna, e os mortos não voltam para junto dos vivos?.

Rita571 06/11/2023

Não captei a mensagem
Confesso q tinha outro pensamento sobre esse livro. Acho q não era o momento da leitura, não absorvi nada e achei até chato

Karoline 06/11/2023

Um livro milenar que poderia ter sido escrito ontem. Não é atoa que é um clássico. Além das aplicações obvias em uma guerra, vários ensinamentos podem ser aplicados em situações de liderava cotidianas.