O senhor do vento

O senhor do vento Gabriel Requiém

Resenhas - O senhor do vento

rx.andrade 03/01/2023

O senhor do vento
Zezinho é um garoto, que ao vasculhar o sótão de sua casa, descobre um objeto mágico e o diário de seu avô, que narra uma vivência assustadora no tempo que participou da guerra do Paraguai.

O conto traz para seu leitor uma releitura de uma criatura do folclore nacional, de uma forma mais ?creepy?, mas sem exagerar. Não chega a dar medo, mas cria uma tensão.

É uma história bem escrita, a leitura fluiu muito bem, Gabriel Requiem fez um bom trabalho aqui.

Bia 30/12/2022

Muito bem construído
Amei a escrita do autor. Não é um dos meus gêneros favoritos, mas ele conseguiu me prender de um jeito que fazia muito tempo que não acontecia

Paulinha 27/12/2022

Nem bom bem ruim
Quando vc termina e não consegue descrever, não é horrível Tb não é maravilhoso, tem muita coisa ruim mas Tb dá para tirar algum proveito.

Achei o conto extremamente preconceituoso e isso já bastou para dizer que não gostei.

Mas as reflexões de como o cérebro raciocina os eventos e transforma eles em aceitáveis foi legal.

Jean Lopes 21/12/2022

Resenha
O livro em si, tem uma narrativa legal, porém utiliza alguns termos racistas em momentos do conto, a escrita cativa bastante, os termos da a impressão que o autor tenta imitar como eram chamados na época os povos indígenas, se for o caso deveria ter algo explicando sobre os termos e porque não se utiliza mais.

buracodefechadura 12/12/2022

Memória que não deveria ter sido resgatada
Ao final desta experiência, me parece que ficou uma lição: a curiosidade matou o gato. Qual a necessidade de fuçar no fundo do baú dos outros? O que podemos encontrar ali pode ser bem perigoso. As memórias desenterradas aqui formam um conto breve e muito bem situado no folclore brasileiro. Uma experiência rápida, intensa e super interessante - que encontrei gratuitamente no Kindle.

Laura B. E. 07/12/2022

Literatura nacional, nostalgia e terror
O conto explora o folclore brasileiro, dando um ar de terror no início, e usa como ambiente o sítio mais famoso da literatura infantil brasileira. Dá uma sensação de nostalgia ao ler, a escrita é realmente muito boa.
Mas confesso que tive mais apreço pelo monstro do que pelos personagens, talvez essa fosse a intenção do autor.
Enfim, é um conto bacana que proporciona uma leitura rápida e que prende a atenção do leitor. Recomendo para quem gosta de literatura nacional e principalmente para quem quer adentrar neste estilo de leitura.

VitAria.ValArio 28/11/2022

Poderia ter sido um bom conto? Poderia, mas as passagens racistas e a dedicatória final não deixaram

taissa 15/10/2022

??
No começo eu não estava entendendo nada, começou a chegar no final e eu também não estava entendendo... kkkkkkkkkkkkk
Ai chegou, de fato, no final e eu entendi!!!!!!
???????
Agora tudo faz sentido Monteiro Lobato! Além de racista ele era lelé da cabeça.

????

Cristiane 13/09/2022

Interessante
É um conto bem curto e interessante que aborda o folclore brasileiro e homenageia Monteiro Lobato. Vale a pena ler.
Sander.Garcia 13/09/2022minha estante
Fiquei interessado nesse ...

Cristiane 13/09/2022minha estante
está disponível no kindle unlimited e creio que também ainda seja possível adquirir o ebook gratuitamente na Amazon

Pechi 30/08/2022

Uma belíssima releitura
Conto simples e curto, porém muito interessante.

Um conto que usa o Sítio do Pica Pau Amarelo e lendas brasileiras como pano de fundo, porém sem nada de engraçado!

O autor faz uma maravilhosa releitura de um dos seres mais icônicos na mitologia brasileira.

Realmente vale a pena ler.

Gerson91 17/08/2022

Conto Nostálgico
Uma bela homenagem que me remeteu aos primeiros livros em uma infância cheia de fantasia e criações. Valeu, Gabriel!

Nina.Chermont 14/08/2022minha estante
Nossa, tá aí um livro que eu com certeza NUNCA vou ler

Gabrielle 31/07/2022

E aquele tipo de conto que serve para passar o tempo. A ambientação é muito boa, da pra sentir a história como se estivesse acontecendo a sua frente.
Não chega a ser um terror assustador, seria mais um conto de mistério fantástico do tipo que se conta em uma roda de histórias a frente de uma fogueira.