A Letra Escarlate

A Letra Escarlate Nathaniel Hawthorne

Resenhas - A Letra Escarlate

Vanessa 12/04/2021

A letra escarlate
A estória em si é boa porém o autor enrola muito, ele vagueia muito pelos detalhes acabou sendo uma leitura cansativa... porém sem os delongas seria uma estória boa

Pedro Oliveira 02/04/2021

O livro pode não ser dos mais divertidos pra quem está acostumado com leituras mais contemporâneas. A forma que o autor escreve requer bastante atenção pra capturar dentro das descrições de fatos e personagens as críticas intrínsecas aos valores e situações naquele ambiente e por vezes é um pouco monótono e desafiador. Apesar disso, os temas discutidos ao longo da estória (patriarcalismo, fundamentalismo religioso, adultério, maternidade e afins) mostram o real valor dessa obra. Destaco a carga crítica valiosíssima e o posfácio da edição. Acho muito justa a importância atribuía a ele dentro da história da literatura mas admito que não é do tipo que agrada à todos os públicos hahaha

Arianeolga 24/03/2021

Chato
Achei que iria melhorar no final, mas só passei raiva. Já basta as raivas do dia a dia...

Logo no começo já suspeitei de quem era o pai.
Talvez seja interessante pra quem gosta de saber como era a vida na época, já que foi uma história baseada em um manuscrito de um caso de traição da época...

Ale 08/03/2021

Hester Prynne é condenada a usar para sempre no seu peito a letra escarlate por ter tido uma filha fora do casamento.
Um livro com uma ótima narrativa que me encantou do começo ao fim

Nelson 03/03/2021

Resenha
Esse é um livro interessante por contar como era a visão do povo puritano no começo da colonização americana, a história da personagem em si não é tão interessante assim.

Lisa 20/02/2021

"A"
Uma letra vermelha simbolizando toda hipocrisia e machismo que ainda permeiam a sociedade. No séc. XIX Hester é condenada por adultério e obrigada a carregar a letra A estampada em vermelho no peito, simbolizando seu "crime" e obrigando que sinta vergonha diante da sociedade. Essa sociedade puritana e hipócrita que esconde seus crimes e pecados, mas, apedreja a pobre mulher. Um clássico americano que vale a pena ser lido.

Aline Laís 17/02/2021

A introdução é um pouco chatinha, mas vale a pena a leitura deste clássico.
Um livro que foi escrito há mais de 100 anos, mas que traz questões atuais.

Juh Saint 29/01/2021

Um dos classicos mais chatinhos e ainda é importante igual
Nesse livro vemos duas mulheres terem suas reputações destruídas por conta dos valores da epoca e perderem o sossego, suas liberdades, várias vezes. A mãe comete adulterio e tem uma filha bastarda, ambas serão as protagonistas dessas estória. Por cartas deixadas, a mãe relata para a filha muita coisa triste que aconteceu em sua vida, por conta da punição que tomou da igreja conservadora da época pela filha que teve fora de um casamento, e é claro que o pai da criança não recebeu punição alguma e ainda saiu de bom moço. Ela foi deixada com o que da titulo A Letra Escarlate que marca um A de Adúltera em seu próprio corpo, uma tatuagem para as pessoas lembrarem dela com vergonha e nojo. Foi atormentada por isso. Agora a filha precisa enfrentar um tratamento diferente por ser bastarda, descobrir coisas sobre o passado da mãe. É claro que não vai ser tão fácil quanto o esperado. Acho que a história contando assim é bem interessante mas nossa que leitura chata, uma das mais chatas que já fiz. Machismo da época e o fanatismo religioso, o fundamentalismo, é tratado com honras. O que me deu preguiça do livro é a escrita chata de um clássico, cheio de coisas desnecessárias, os personagens secundários também são todos chatos e entediantes. O que ocorre no decorrer da estória demora muito e fica interessante no final. Dizendo essas coisas, acho que é um livro importante igual e quem gosta mais de clássicos e é tranquilo com linguagem difícil e enrolada, precisa ler!!
Bruna.Santos 13/02/2024minha estante
Esse demorei pra ler. Misericórdia, muito chato! O tema é importante mas a escrita é muito arrastada! Amo clássicos, mas esse é um dos poucos que o filme é melhor do que o livro ?

Celso 29/01/2021

A Letra Escarlate
A introdução é bem arrastada e cansativa meio autobiográfica, não consegui ler toda e fui direto para o capítulo 1. O livro é interessante, o que me chamou a atenção foi a colonização dos Estados Unidos, os assentamentos e a rigidez moral da época.

Dri 22/01/2021

A letra escarlate
Eu esperava que fosse um livro bem bombástico e não foi o que aconteceu. Embora eu ache sim que ele poderia contar o mesmo enredo, e ficar bom. Desde que ele desse ênfase às coisas certas, o que não é o que ele faz. Deixa muita coisa sobre o objeto principal da história em aberto, mas divaga horrores sobre "o que poderia ter acontecido se algo tivesse sido feito de outra forma".

Adriana 21/01/2021

Eu esperava mais do livro lido. Conspirações, intrigas, mistérios. Não sei se vou querer reler um dia. Achei os capítulos arrastados e cheios de divagações psicológicas.

14/01/2021

A LETRA ESCARLATE
?EM UM CAMPO NEGRO, A LETRA A ESCARLATE?
A letra escarlate conta a história de Hester Prynne, julgada e obrigada a usar um A escarlate no peito por puritanos. Após sua filhinha Pearl nascer Hester mulher solteira e colocada em frente aos puritanos e ao magistrado em um palanque de ignomínia. Questionada sobre quem seria o responsável junto a ela a mesma se recusa a falar. Com o passar dos anos Hester enfrenta uma luta diária contra a humilhação para criar a filha ilegítima. Porém passa por tudo com muita força e coragem.

Malu 14/01/2021

A letra escarlate
O livro é bom, merece o lugar de clássico que ocupa. Não tem um enredo muito floreado mas aborda pontos importantes da vida em sociedade. A letra escarlate, mais que a história de uma mulher adúltera, fala sobre o tratamento da mulher na sociedade em geral, a hipocrisia do povo e de como a religião pode ser uma luz e um limitante para algumas pessoas.