Americanah

Americanah Chimamanda Ngozi Adichie

Resenhas - Americanah

Stella 01/05/2021

Conheci os livros da Chimamanda há uns anos, mas nunca tinha dado uma chance a eles, e me arrependo demais por isso. Americanah é um romance, um romance real, com personagens reais, com problemáticas reais. É muito além de Ifemelu e Obinze, é sobre questões raciais, sobre imigração, sobre amizades, sobre política... A lista de lições que esse livro nos traz ficaria grande. Não é um livro fácil de ler, ele tem que ser digerido aos poucos. À primeira vista pode parecer uma leitura densa e detalhada demais, mas não se atente a isso, ele só melhora. É uma leitura necessária e obrigatória a todos.

Acho que se eu pudesse resumir esse livro em uma única palavra seria reflexão. Ele me tirou totalmente da minha zona da conforto e me colocou pra ouvir, e refletir (não falar) sobre o que é racismo na pele de uma pessoa negra. Sobre quais são os desafios da imigração, contados por um imigrante. Sobre como tudo isso pode sim interferir em seus relacionamentos, e na forma como você lida com o mundo.
A Ifemelu e o Obinze podem ser personagens fictícios, mas tenho certeza de que muito do que eles passaram a autora também sentiu na pele. Obrigada Chimamanda, por nos fazer descer do pedestal, e escutar o que você tem a nos dizer.

Bibi 09/10/2021

Nada de mais
É um livro bom, mas não achei nada de mais ou de espetacular. Chimamanda tem livros melhores.

Custei para me "aquecer" a história. A personagem principal não me causou nada. A história em si também não é nada de diferente ou novo. Tem muitas reflexões? Tem, mas também não achei nada de "novo".

Não é um livro ruim, é fácil de ler e não deixa de ser educativo e de te fazer pensar, mas longe de ser um livro memorável.

@days2a 14/01/2021

Fluído
Leitura fluída e instigante. Tive uma visão diferenciada dos EUA e foi ótimo também conhecer mais sobre a vida na Nigéria. A personagem Ifemelu é apaixonante. Recomendo a leitura!

Leila.Cavalcante 16/01/2021

Na Nigéria dos anos 1990, marcada por um regime militar que gera um ambiente instável no país, Ifemelu é considerada uma garota "difícil", isso porque ela não aceita simplesmente as coisas sem questionar, desde o fanatismo religioso de sua mãe ao relacionamento de sua tia Uju com um general. Ao conhecer Obinze, um garoto bonito e popular, ela é surpreendida pelo primeiro amor, mas principalmente por uma espécie de compreensão que não encontrara em ninguém antes. Obinze não apenas corresponde aos sentimentos de Ifemelu, ele a respeita e a admira.
No entanto, o relacionamento dos dois é interrompido quando Ifemelu se muda para os Estados Unidos, onde descobre que o país que inspirou tantos sonhos é bastante diferente na realidade. É ali que Ifemelu descobre o racismo em suas mais diversas formas, seja através de suas experiências pessoas, do seu primo Dike ou observando as pessoas ao seu redor.
O que eu mais gosto nesse livro, além do estilo da escrita da Chimamanda Ngozi Adichie, é o tom crítico extremamente realista que ela usa para abordar as questões de raça. Trata-se de um romance, mas poderia ser uma história real, tamanha a acuidade com que a autora analisa a sociedade.

Mello 01/08/2020

Bom, mas cansativo
A pauta do livro é baseada nas diferenças raciais, no racismo velado, principalmente nos Estados Unidos. Ao fundo tem-se várias críticas sociais, sobre corrupção, machismo, depressão, relações sociais, traição e relacionamentos amorosos.
Achei a pauta um pouco cansativa, talvez por ser uma realidade na qual não vivo, mas muito muito válida.
Iniciei a leitura esperando um romance simples, mas dei de cara com um manifesto antirracista, o que me surpreendeu.

fernandamari.a 12/05/2021

Simplesmente perfeito.
Um livro perfeito e é isso.
Não estava preparada para me despedir dos personagens incríveis que Chimamanda construiu de forma tão grandiosa! Essa leitura foi um presente para mim: Chimamanda se tornou minha grande inspiração e o Americanah me ensinou tanto, mais tanto! Sou grata demais pela experiência e oportunidade de ler algo tão incrível, mesmo!
Uma leitura que me proporcionou um pout-pourri de sentimentos que só sei que amei!
Ifemelu, sentirei saudades de suas reflexões!

Beth 13/08/2020

Clássico contemporâneo
Foi minha primeira experiência com uma escritora negra e nigeriana. É incrível como ela faz uma crítica social sem deixar de se aprofundar nos personagens. Pretendo ler seus outros livros!

Konshal 16/08/2020

Diante do calendário inconstante das aulas universitárias na Nigéria, afetado pela ditadura militar que assolava o país, Ifemelu consegue, com certo custo, um visto de estudante para os EUA. E estudar no exterior era o desejo de todo jovem nigeriano na década de 1990.

Quem mais quis essa oportunidade, mas nunca a teve, foi Obinze. Namorado de Ifemelu desde os idos do ensino médio até a mudança dela para os EUA. Obinze até tentou se firmar no Reino Unido, mas tal tentativa acabou sendo frustrada por ser imigrante ilegal. Agora, os sonhos do jovem rapaz deveriam se adequar à realidade nigeriana. Não que a prosperidade fosse impossível em sua terra natal, mas ela seria conquistada sem que a plenitude da sua realização pessoal.

Mesmo com os requisitos legais cumpridos, a vida de Ifemelu em solo americano não era assim tão fácil. Tudo por motivos econômicos para se sustentar (mesmo com a ajuda da tia Uju que lá vivia com Dike, seu filho pequeno) e também pelo racismo. Situação essa que não estava habituada na Nigéria.

Essa batalha da protagonista para se firmar nos EUA, enfrentando o racismo quase que diariamente, é a espinha dorsal do romance de Chimamanda Ngozi Adichie. São diversas situações que ela acaba expondo em seu blog através de sua vivência no país do Tio Sam, narradas nas páginas e capitaneadas sempre por relacionamentos amorosos que Ifemelu constituiu ao longo de alguns anos, oferecendo sempre diferentes perspectivas da sociedade americana. Uma coisa é certa: tanto tempo longe não foi suficiente para apagar (e nem diminuir) a paixão existente entre Ifemelu e Obinze.

samuelmarquesu 05/10/2020

A quebra da Ilusão da América para todos.
Quando eu comecei a leitura desse livro, eu achei meio arrastada, porém a história começou a fiar muito legal.
Americanah: Conta a história de Ifemulu, uma garota nigeriana que vai morar no Estados Unidos para estudar, quando ela chega lá, ela vê que não era o que ela imaginava pois, como ela mesmo diz: "Eu sou de um país onde a raça não é um problema; eu não pensava em mim mesma como negra e só me tornei negra quando vim para os Estados Unidos."

O livro dá vários "Tapas na Cara", ele te apresenta as várias forma de racismo que perpetuam os 'EUA', Vária da realidade apresentas no livro se fundem com a realidade do nosso país.

O livro também conta uma história romântica com o personagem Obinze, e de como o amor que ambos sentiam continuou vivo, apesar da distância.

Um excelente livro, dá para aprender muito com ele, pois o racismo está em todo lugar, mas mascarados de diferentes formas!!

Luna 02/03/2022

Chimamanda é uma escritora fenomenal. Leitura obrigatória. Com suas análises afiadas, dá um tapa na cara do leitor a cada página.

Yasmin 28/01/2021

Eu gostei muito do livro e da escrita da Chimamanda, ela consegue nos ensinar muito através de diálogos, e não necessariamente através de textões. Eu tenho minhas críticas sobre a história, sobre a imaturidade de alguns personagens, mas fiquei sem saber o que esperar no fim, me surpreendi e fiquei com vontade de ler mais. Tive uma leve revolta quando vi que o livro acabou, quem nunca né? kkkkkk

Rafaella 28/01/2021

Pensando sobre racismo
A narrativa do livro é muito boa, bem como de outros livros que já li da autora.
Nele há uma dissecação de duas culturas bem diferentes por uma mulher negra que mergulha nas duas em momentos diferentes de sua vida.
Faz pensar sobre o racismo cru, como é visto e sentido por aqueles que o sofrem e sobre como é necessário sempre pensar e rever atitudes para não cair no lugar comum de reproduzir discursos vazios.
Muito bom!
Gosto muito da autora e acho seus livros enriquecedores, literalmente como viajar por um livro.

Lí­lian 18/07/2020

Q história! Amei mto esse livro. Chimamanda é incrível. Escrita deliciosa.

anicca 19/05/2020

Leitura indispensável e inigualável!
O tom de denúncia que Chimamanda sustenta através das páginas é provocante e muito inteligente. Ela consegue estabelecer uma trama detalhada e agridoce, que nos guia por acontecimentos dolorosos e que trazem grandes reflexões, se estiver aberto a enfrentá-las.

"Americanah" é palatável em sua prosa envolvente e lírica, mas também sabe dedilhar feridas socioculturais com maestria. É cru, honesto e enfático de maneira peculiar e grandiosa.

Ela traz sutilezas e nuances interessantíssimas sobre o comportamento humano, o que se percebe em trechos como: "Era como se acreditasse que eles compartilhavam uma série de piadas intrínsecas que não precisavam ser verbalizadas" ; "ficou surpreendida por ele parecer reconhecer o ego dos outros, embora estivesse perdido na névoa do seu"; "com os olhos cálidos de interesse indisfarçado".

Em suma, é um livro delicado e ardente, do qual é dificílimo de se despedir e que decerto ficará gravado na memória por sua excelência resplandecente.

Luccas 19/05/2020

Americanah sob a perspectiva de um negro de pele clara diaspórico
Comovente, inquietante, avassalador, sensível e direto. São esses adjetivos que me veem a mente quando se trata de americanah. Esse livro é uma verdadeira obra prima, traz à tona inúmeras reflexões que pensamos ter sobre estar em um ambiente totalmente desconhecido e ser um estrangeiro no meio de milhões. A narrativa é muito cativante, abraça questões raciais, sociais, políticas e amorosas. É um verdadeiro romance épico. Ifemelu é uma personagem forte, peculiar e verdadeira demais para ser vista como uma personagem de ficção. Conheço alguns trabalhos da Chimamanda, já vi vários TEDs que ela participou, é muito engraçado como a voz do narrador se personifica bastante com a personagem principal, a maneira que a narrativa nos transporta é de tirar o fôlego. Com o passar da narrativa, podemos observar a evolução dos personagens, ao mesmo tempo que se tem uma retomada ao passado, é interessante como as coisas vão se encaixando. Não é um enredo cansativo, mesmo sendo um romance longo de 520 páginas, eu não sou do tipo de pessoa que possui uma leitura rápida, mesmo assim, levei em torno de doze dias para concluir a leitura, mesmo tendo lido poucas páginas em determinado dia. Enfim, é um romance que espero um dia fazer parte dos clássicos literários, porque ele é tão marcante, é tão contemporâneo, este trata de questões tão importantes, é difícil você encontrar um livro que trate de racismo, feminismo, imigração, amor, tudo isso dentro de um romance de mais de quinhentas páginas não canstivo... Chimamanda Ngori conseguiu reestruturar a visão que eu tenho do mundo atualmente. Ler esse livro foi um verdadeiro aprendizado.