Americanah

Americanah Chimamanda Ngozi Adichie

Resenhas - Americanah

JuPenoni 26/09/2021

Livro lido no clube. Gostosa a leitura, a autora trás boas discussões, bacana conhecer um pouco sobre a Nigéria, mas o final pra mim decepcionou um pouco.

Vânia 13/05/2021

Chimamanda é uma ladra, roubou meu coração
Ifemelu nasceu e cresceu na Nigéria, mas quando chega nos EUA para estudar ela percebe que lá ela não é só Ifemelu, ela é negra (o que na Nigéria nunca tinha sido uma questão), africana e imigrante (o que a tornava uma pessoa "estranha" para os nativos).

Vivendo um momento completamente entregue ao seu amor por Obinze, Ifemelu precisou mudar de país em busca de melhores condições de estudos, já que a Nigéria vivia um regime militar que assolava o país, e por isso as universidades vinham passando por longos períodos de paralizações.

Com a proposta de que Obinze iria alguns meses depois para encontrá-la, eles se separaram, mas com o atentado de onze de setembro as fronteiras foram fechadas para imigrantes e seu namorado não conseguiu embarcar para os EUA.

Observando e vivendo todos os dias o racismo e as diferenças de tratamento entre negros nativos e estrangeiros, Ifemelu criou um blog para escrever sua percepção desses fatos, o que a leva para um caminho de sucesso e reconhecimento.

Só que mesmo estando no auge, existe aquele sentimento no coração de Ifem de que ela precisa voltar para a Nigéria, para a vida que deixou para trás há 15 anos.

Com 60% crítica social e 40% romance, Americanah foi um livro muito completo, do jeitinho que eu gosto.

Trazendo a luz várias questões para reflexão, o fato de ser mesclado com a vida amorosa da personagem principal torna a história muito vívida e fluída. A forma como o racismo é retratado foi bem cirúrgica ao meu ver e apesar de ser uma história em grande parte nos EUA, temos muitos pontos (negativos) em comum para refletir e melhorar.

site: https://www.instagram.com/bdebook/

anacarol.luz 20/09/2020

Um romance emocionante e uma outra história sobre a África. Vale muito a pena a leitura!

@umapaixaochamadalivrosblog 16/10/2020

Lindo, potente e viciante, a #leitura é fluída e prazerosa.
Boa noite, leitores.
Talvez essa seja minha obra preferida da autora (das 5 que li), mas pode ser que seja um arroubo por ter lido agora. Falarei mais detalhado do livro no YouTube, mas algumas coisas já desejo escrever.
Conta a história da Ifemelu, da sua juventude na Nigéria, país natal, seus amigos, seus pais, sua tia e primo, seu romance com Obinze, sua carreira acadêmica em Jornalismo e sua pós em Princeton, quando ela decide partir para os EUA e se descobre negra, seu blog sobre raça, suas dificuldades no país estrangeiro, um trauma que acontece, seus empregos como babá, seus namoros com um homem branco rico e com um professor afroamericano bem sucedido, a eleição de Barack Obama, em forma de memórias enquanto ela trança seus cabelos em um salão depois de 15 anos vivendo na América, antes de seu retorno à África. Também aborda os cuidados com cabelos crespos. Há a sensação de nostalgia presente, assim como a lição de que depois que nos distanciamos com o tempo, grandes tragédias não parecem mais tão importantes. Ela é a protagonista desse #livro, mas também temos alguns capítulos contados por Obinze, que permanece na Nigéria, até que as greves se tornam insustentáveis e ele parte para a Inglaterra. Mostrando todas as barreiras para imigrantes, o processo legal e injusto, até sua deportação de volta, onde ele se estabelece e faz dinheiro no ramo das construções, em um casamento cômodo e uma filha. Lindo, potente e viciante, a #leitura é fluída e prazerosa. #recomendo

Lagos, anos 1990. Enquanto Ifemelu e Obinze vivem o idílio do primeiro amor, a Nigéria enfrenta tempos sombrios sob um governo militar. Em busca de alternativas às universidades nacionais, paralisadas por sucessivas greves, a jovem Ifemelu muda-se para os Estados Unidos. Ao mesmo tempo que se destaca no meio acadêmico, ela depara pela primeira vez com a questão racial e com as agruras da vida de imigrante, mulher e negra. Quinze anos mais tarde, Ifemelu é uma blogueira aclamada nos Estados Unidos, mas o tempo e o sucesso não atenuaram o apego à sua terra natal, tampouco anularam sua ligação com Obinze. Quando ela volta para a Nigéria, terá de encontrar seu lugar num país muito diferente do que deixou e na vida de seu companheiro de adolescência. Chimamanda parte de uma história de amor para debater questões prementes e universais como imigração, preconceito racial e desigualdade de gênero. Bem-humorado, sagaz e implacável, Americanah é, além de seu romance mais arrebatador, um épico contemporâneo.

#americanah #chimamandangoziadichie #companhiadasletras #2014 #romance #notacinco #favorito #literaturanegrafeminina #leiamulheres #leiaautoresnegros

Beijos e até a próxima.

Braitete 20/10/2020

Não supriu minhas expectativas
Esperava muitas coisas desse livro, mas não gostei do estilo e do desenvolver, ficou arrastado e cansativo.
Imaginei que eu iria amar esse livro, pois ?No seu pescoço? é muito querido para mim e amei a escrita da Chimamanda, mas terminei a leitura na força do ódio.
A protagonista é interessante e gostei da sua linha de pensamento, gostei de ler textos do blog e amei as passagens entre presente e passado.
O livro trato de assuntos importantíssimo, mas isso não foi o suficiente para me ?capturar?.

Racestari 24/12/2022

Nigeriana
Somos mais que latinos, mais que Africanos, mais que Árabes. Somos brasileiros, nigerianos, iraquianos...

Mariana.Abreu 12/04/2020

Um dos melhores livros da vida.
A história é extremamente envolvente. A forma como a Chimamanda escreve é genial, de modo que terminamos de ler o livro determinados a procurar tudo que ela já publicou.

Michelle.Leonhardt 17/11/2022

Aquela coisa chamada expectativa....
É um livro muito comentado e elogiado, mas, para mim, não foi tudo isso.
Confesso que a relação entre o título, a sinopse, os comentários da mídia e a entrega não fez tanto sentido para mim.

Comecei a ler pensando em um contexto (o advindo da sinopse e da mídia – sobre a menina nigeriana que vai viver nos estados unidos, enfrenta preconceitos e volta para sua terra Natal com uma maior bagagem e vivências e um amor não superado) e recebi outro. O livro levanta questões importantes, claro, mas foge do escopo que é vendido.

Ifemelu de fato vai aos estados unidos e constrói para si uma vida lá. Quando volta é que toda a premissa vai se desfazendo. No fim eu não entendi que tipo de romance é para ser, ou não peguei a licença poética usada aqui. Uma história com começo, com muitos meios (muitas histórias cruzadas) e nenhum final concreto – ou um final frustrante.

Acho que aqui é uma questão de expectativa. Eu esperava muito e encontrei pouco. A autora é famosa e se posiciona fortemente na mídia, mas neste romance não fez passar sua essência. Importante pela questão racial, mas estranhíssimo na sua forma.
elle carmo 29/12/2022minha estante
eu nem consegui acreditar que a mesma chimamanda que escreve os livros teóricos escreveu esse romance aqui, sinceramente...

Marilu 25/06/2021

Muito além de uma história de romance
O livro à primeira impressão é sobre a história de amor de Ifemelu e Obinze, mas para mim foi muito além disso. Diversas pautas importantes foram abordadas, com ênfase na questão racial, de classe e nas dificuldades que imigrantes passam ao chegar num novo país. Talvez para algumas pessoas a leitura se torne maçante do meio para um pouco antes do final porque se torna rotineiro, sem grandes acontecimentos, mas para mim não foi nada que me deixou cansada e eu inclusive gosto de livros assim porque a vida real é isso. Ademais, é interessante acompanhar a mudança dos personagens com o passar do tempo, mas mais do que isso é ver que os sentimentos que tinham um pelo outro permanecem os mesmos apesar do tempo e distância. Confesso que me reconheci um pouco na história de amor dos dois, o que fez com que o final do livro mexesse bastante comigo, mas nada que tornasse a leitura difícil. Enfim, apesar de muitas pessoas dizerem que Americanah não é a melhor obra da Chimamanda, foi uma das minhas leituras favoritas do ano e que recomendo para todos. Não vejo a hora de ler outro livro dela.

Mabi21 02/05/2021

Chimamanda é genial e Ifemelu é real.
Americanah é uma história de amor que vai muito além do relacionamento entre dois personagens. O livro aborda, o tempo todo e todo o tempo, questões raciais e de gênero. Honestamente, o livro, em si, é cinco estrelas. Uma obra incrível, que extrapola os limites do que já li sobre racismo e nacionalidade. Chimamanda é simplesmente genial.

Como leitora de romances, devo confessar que Americanah demorou para desenrolar. Muita história contada - MUITA HISTÓRIA CONTADA - pela Ifem e pelo Obinze. Mas ao chegar nos 70% do livro, comecei a entender o motivo de a autora ter percorrido tanta estrada, apresentado tantos detalhes, abordado tantos assuntos. Americanah é muito rico em narrativa, ainda que os capítulos sejam longos e que a leitura não seja tão fluída.

Talvez fluída não seja a palavra exata. A leitura flui, mas senti dificuldade em perceber um real avanço na história. Por ser muito rica em informações, às vezes acaba sendo um pouco demorado para que esses mesmos elementos se cruzem novamente.

Não sei descrever exatamente o que achei de Ifemelu nem de Obinze. Eles apenas me pareceram reais de mais. Ler Americanah foi um exercício de desconstrução constante. O livro nos faz repensar muito sobre racismo e sobre a questão da migração de jovens para outros países. Sobre a visão estereotipada que temos da África num geral. Sobre a ilusão de não existir mais racismo.

É irônico o fato de Ifem ir para os Estados Unidos, país tão adorado por Obinze na época da faculdade. Toda a trajetória dela no novo país machuca aos pouquinhos. O fato de ela se sentir completamente perdida e ter que se encontrar em um lugar completamente estranho e longe de casa. As relações entre os grupos de negros, a denominação "negros não americanos". Os pensamentos de Ifem são sinceros, crus, e a maneira como ela escreve em seu blog é o que mais me passou a sensação de realidade. A história de Obinze, contada em paralelo, mostra uma face diferente do racismo, da migração, e da política da Nigéria.

É muito interessante ler Americanah. Chimamanda foi genial escrevendo.

site: https://www.instagram.com/surtosdeumaleitora/

Luciana 12/01/2021

Apesar do ponto central ser a questão racial e suas diversas nuances, a trama tem muitos outros pontos reflexivos, o tão aclamado sonho americano, corrupção, escolhas e suas consequências, imigração ilegal, traumas, humilhações.
A vida narrada de forma crua e ainda assim poética.

Konshal 16/08/2020

Diante do calendário inconstante das aulas universitárias na Nigéria, afetado pela ditadura militar que assolava o país, Ifemelu consegue, com certo custo, um visto de estudante para os EUA. E estudar no exterior era o desejo de todo jovem nigeriano na década de 1990.

Quem mais quis essa oportunidade, mas nunca a teve, foi Obinze. Namorado de Ifemelu desde os idos do ensino médio até a mudança dela para os EUA. Obinze até tentou se firmar no Reino Unido, mas tal tentativa acabou sendo frustrada por ser imigrante ilegal. Agora, os sonhos do jovem rapaz deveriam se adequar à realidade nigeriana. Não que a prosperidade fosse impossível em sua terra natal, mas ela seria conquistada sem que a plenitude da sua realização pessoal.

Mesmo com os requisitos legais cumpridos, a vida de Ifemelu em solo americano não era assim tão fácil. Tudo por motivos econômicos para se sustentar (mesmo com a ajuda da tia Uju que lá vivia com Dike, seu filho pequeno) e também pelo racismo. Situação essa que não estava habituada na Nigéria.

Essa batalha da protagonista para se firmar nos EUA, enfrentando o racismo quase que diariamente, é a espinha dorsal do romance de Chimamanda Ngozi Adichie. São diversas situações que ela acaba expondo em seu blog através de sua vivência no país do Tio Sam, narradas nas páginas e capitaneadas sempre por relacionamentos amorosos que Ifemelu constituiu ao longo de alguns anos, oferecendo sempre diferentes perspectivas da sociedade americana. Uma coisa é certa: tanto tempo longe não foi suficiente para apagar (e nem diminuir) a paixão existente entre Ifemelu e Obinze.

Rodrigo.Souza 25/09/2021

americanah
a realidade que imigrantes negros vivem nos estados unidos e em outros paises do "primeiro mundo". o racismo estrutural escancarado no cotidiano e trazido ao leitor por meio do olhar da protagonista. um livro que com certeza será relembrado como um clássico dos anos 2010.

Roberta 06/04/2021

Americanah
Livro muito bem escrito, leitura fluida e cheia de camadas. O livro conta a história de Ifemelu que é Nigeriana e mostra a mudança dela para os EUA, como se descobriu negra lá, as diferenças entre um negro americano e um africano e as diversas diferenças culturais. Ela conta sobre a cultura da Nigéria também, sobre o momento político que expulsa tantos jovens do país em busca de condições melhores, e mesmo não tendo nenhuma ligação com essa experiência de vida contada no livro, ainda assim me senti ligada a ela. Ela é uma mulher negra, feminista e com opinião autêntica que mesmo vindo de um país tão distante tem várias experiências, como mulher negra, iguais a minha. Essa ligação e a forma clara de explicar provoca empatia de forma diferenciada. Indico!

@days2a 14/01/2021

Fluído
Leitura fluída e instigante. Tive uma visão diferenciada dos EUA e foi ótimo também conhecer mais sobre a vida na Nigéria. A personagem Ifemelu é apaixonante. Recomendo a leitura!