Asylum

Asylum Madeleine Roux

Resenhas - Asylum

ElmiRabelo 15/04/2016

A simplicidade do medo
Sabe aquele livro que chama sua atenção só de olhar para a capa? Foi assim que Asylum me conquistou, com uma capa simples e sombria. O livro foi escrito por Madeleine Roux, uma autora desconhecida em meu ambiente, coisa que serviu apenas para ampliar meus horizontes.
Começamos o livro acompanhando Dan Crawford, um garoto de 16 anos bem misterioso. Pouco se sabe sobre o passado dele, e no decorrer da narrativa não se apresenta muita coisa também, apenas alguns detalhes importantes para o desenvolvimento da trama nós é apresentado. Quando estava lendo, senti uma certa distancia entre mim e Dan(que é o personagem principal), o que depois me pareceu proposital, para que se tenha um certo clima de tensão envolvendo-o. Dan Crawford chega ao CPNH(Curso Preparatório New Hampshire) com a esperança de fazer alguns amigos antes da faculdade, a preocupação dele de parecer uma pessoal normal sem problemas é muita ativa no decorrer da história. Não demora muito até Dan descobrir que o dormitório do CPNH foi um sanatório.
Os personagens Abby e Jordan, aparecem quase em sequência. Dan ver a necessidade de se enturmar, e nada melhor do que com uma linda garota animada, e que trás consigo Jordan, um garoto carismático que para ir ao CPNH teve que mentir aos pais(Leia, e saberá o simples motivo). Jordan e Abby aparecem muito no inicio do livro, o que também achei meio proposital para que Dan fosse incentivado a se interessar pela antiga história do sanatório. Abby demostra ter segredos assim como Dan, e em alguns momentos ela parece estar muito mais envolvida em mistérios do que Dan. Apesar da presença de Abby e Jordan no começo, em algum momento eles se distanciam da trama, pouco aparecendo.

A trama é bem desenvolvida em seu tempo, sem acelerar as coisas. A autora constrói um bom clima envolvendo o ambiente e os personagens. Apesar de pouco sabermos sobre Dan, ela desenvolve bem com o que sabemos. Abby e Dan acabam mostrando interesse um no outro, mas ainda tem coisas que os dois precisam saber sobre seus passados. Os diálogos são as partes mais pobres do livro, algumas vezes chega a ser infantil. O final da trama poderia ter sido melhor, achei que foi uma coisa muito rápida para o clima criado até ali. Porém, a autora deixou vários ganchos para o segundo livro, o que me deixou ansioso para ler o próximo.

site: http://farolcultural.com/resenha-asylum/

Karini.Couto 25/03/2016

Este livro desde a capa até o final da última linha escrita me pegou completamente! Definir em uma palavra é pouco, mas poderia escolher VICIANTE!

ASYLUM entrou para meus queridinhos na estante! Apesar de ter personagens adolescentes e ser um infanto-juvenil, não se engane, Asylum traz uma história mais complexa que remete a um passado com uma história macabra que está entranhada nas paredes de um manicômio cruel. Nos dias atuais (quando a história começa) o local não é mais um hospital psiquiátrico e sim alojamentos de uma faculdade, porém o ar sinistro permanece e é nele que o trio Dan, Abby e Jordan se conhecem e tornam-se amigos!

"A construção era de pedra - pedras de um tom cinza escuro retiradas das montanhas impiedosas. Era uma casa destinada aos que não sabiam se cuidar sozinhos, aos que ouviam vozes, tinham pensamentos estranhos e tomavam atitudes estranhas. A função da casa era mantê-los lá dentro. Os que ali entravam jamais saíam."

A ideia da faculdade é proporcionar um curso de verão para alunos que ainda cursam o ensino médio e também alunos focados que gostam de estudar e procuram se aprofundar mais dentro dos cursos que possuem aptidão! Mas o que Dan, Abby e Jordan não imaginavam é que esse curso do NHC iria trazer muito mais que aprendizado acadêmico. As coisas parecem bem até que Dan é surpreendido logo no seu primeiro dia com uma foto sinistra em sua gaveta do quarto. Seu colega de quarto acaba instigando ele a ir até uma ala desativada nos confins do alojamento, antes conhecido como Brookline - um local destinado a "tratar" assassinos e seriais killers. Dan sente-se atraído pela história e apesar de ser um jovem correto, focado nos estudos e que não quebra as regras, logo se vê impulsionado a visitar o porão e descobrir se existe mais fotos como a que encontrou em sua gaveta.

"Qual a origem da loucura? Uma paranoia e insegurança como a de Jordan ou uma obsessão inabalável como a de Abby?

A partir da primeira incursão a ala desativada tanto Dan, quanto Abby e Jordan começam a mudar. A amizade complica e os sentimentos estão a flor da pele.. Dan recebe ameaças constantes e tem apagões; Abby parece estar muito sensível e Jordan completamente irritadiço!

"Eles estão no limiar entre a genialidade e a loucura."

O trio irá ter uma experiência inimaginável e também descobrirão coisas sobre o passado que os liga as entranhas do antigo Brookline. Nada é por acaso, nem aleatório!

Eu curti muito essa leitura e foi muito complicado parar até para ir ao banheiro, mesmo imaginando quem estava por trás dos assassinatos e as motivações, não deixou de ser completamente curioso ver o desenrolar e conclusão da autora.

Durante a leitura minha mente dava voltas, pensando na loucura que estava saltando às páginas e duvidei diversas vezes da sanidade dos personagens; realmente é como se ali naquele alojamento algo modificasse as mentes de cada um deles e me deixava cada vez mais curiosa com o que estava por vir!

"A loucura é algo relativo. Depende muito do lado da grade que a pessoa está."

Posso dizer que a escrita da autora é completamente criativa e instigante e os motivos pelos quais os personagens estavam sendo direcionados também.. O final foi esperado, pois eu sabia que se tratava de uma série, então as pontas soltas existem para que possa dar gancho a continuidade (que eu já li e em breve irei resenhar aqui também!). Achei que seria algo mais terror, mais sinistro, afinal a capa é bem macabra! O livro é recheado de imagens sinistas que a meu ver deram um ar mais realista ao que estava lendo e logo ao término descubro que são imagens reais colhidas de diversos manicômios, então a minha expressão ao ler isso foi mais ou menos assim: "Ai meu Deus! Cruzes!".

O livro não chega a ser assustador, mas tem uma pegada de suspense e tensão que salta às páginas!

Se eu recomendo? Completamente!

MaywormIsa 17/03/2016

Capa notável e misteriosa. Sinopse sugestiva e intrigante. Você sente a vontade de saber mais e investigar. Você se sente atraído por ele, e até duvida da sua sanidade. Duvidar é ficar louco.

Asylum conta a história de três amigos que se conhecem em um curso de verão numa faculdade localizada em uma cidadezinha que guarda uma grande história macabra. Um manicômio que tratava assassinos e seriais killers chamado Brookline ficou conhecido por um escândalo envolvendo o último diretor medico que realizava experimentos a base de tortura nos pacientes afim de deixar um legado. O Brookline foi desativado ha muitos anos e comprado pela Faculdade nos dias de hoje, usado como alojamento para os alunos do curso de verão. A partir daí os três amigos começaram a investigar uma antiga sala interditada que revelam várias fotos e prontuários dos internados entre outras coisas, ao longo dos dias os amigos sofrem diversas atividades suspeitas, misteriosas e até quase paranormais.

Na minha opinião, a história poderia ter sido um pouco mais surpreendente. Esse tema é bem comum e até me lembrou muito a segunda temporada de AHS. O livro prende a sua atenção e a leitura flui muito bem. O suspense e o mistério se instalam e você embarca no dilema pessoal de cada personagem embora um em especial seja o personagem principal. O final não é lá grande coisa, primeiramente porque estamos lendo apenas o primeiro livro, o que indica que os mistérios não foram todos desvendados.

Apesar do grande potencial do livro, a autora não incluiu terror, novidade e nem mesmo algum fator que te deixasse com o queixo caído. Mesmo o livro sendo muito bom na questão suspense, o terror realmente deixou a desejar. Poderia ter sido um livro espetacular, mas ficou apenas na casa do bom.

Sobre a capa e as ilustrações vemos uma enorme discrepância. À medida em que a capa te remete algo misterioso e sombrio, as imagens dentro do livro são muito simples e fracas não causando nem um arrepio sequer. Mais um fator que poderia ter sido melhor explorado dando ao livro mais riqueza.

Lia @liaolivro 15/03/2016

É infanto-juvenil, não se engane pela capa
A capa é muito assustadora, as fotos são muito sombrias, mas sim, é um infanto-juvenil. O que não significa que seja ruim!!! Ele me prendeu muito, queria ficar lendo sem parar esse livro, envolve vários mistérios em volta do Dan, adolescente que vai fazer um curso de verão em outra cidade e seu alojamento é um "ex-manicômio". Ele e seus novos amigos, Abby e Jordan entram no escritório do antigo diretor da instituição e descobrem essas fotos e fichas de pacientes, além de um porão bem macabro.

É uma leitura fácil com um terror leve... só por isso levou 3 estrelas... mas também não poderia ser mais pesado já que é infanto-juvenil, mas enfim... é isso!

site: https://youtu.be/FogPau3EBZ8

nydia.milhomem 08/03/2016

Acho que esperava mais...
A capa assusta muito mais do que o conteúdo xD mas no fundo acho que criei uma expectativa sem bases pq é muito complicado gerar terror numa leitura. Para mais da minha opinião sobre o livro acesse meu blog.

site: http://mundodanyka.blogspot.com.br/2016/01/livros-da-bienal-asylum.html

Allan Ribeiro 08/03/2016

Asylum
O jovem Daniel Crawford, Dan, estuda no ensino médio e está chegando ao New Hampshire College (NHC) para fazer um curso de verão com duração de cinco semanas. O que Dan não espera é que nessas cinco semanas sua vida vai tomar outro rumo. Daniel, logo de cara, faz amizade com Abby e o amigo gay dela Jordan, porém as aulas no são as mesmas e o único tempo livre deles juntos são nos intervalos das aulas.
New Hampshire College
O grande problema com a NHC é que o prédio onde os alunos estão hospedados, é um antigo manicômio que atualmente está desativado, porém esse prédio ainda, mesmo muito tempo evacuado, guarda seus "segredos"e mistérios. Dan começa a sentir os fatos sinistros que estão acontecendo quando algumas fotos são largadas, deixadas ou plantadas em suas coisas, o mais estranho é que as pessoas nessas fotos são mais sinistras ainda.
Dentro do prédio, existe uma área que está interditada onde ainda guarda resquícios de prontuários, receitas e dados dos pacientes "irrecuperáveis" que um dia ali estiveram.
Dan, Abby e Jordan a cada dia que passa, precisam lidar com sentimentos e fatos sobrenaturais que só estão aumentando e cada vez deixando-os loucos. Mas nem tudo o que eles julgam ser normal é tão normal assim, e o que eles pensam ser apenas "coisas da cabeça deles" podem surpreender...

Minha percepção quanto ao livro: Preciso confessar que estava com uma super expectativa para ler Asylum, entretanto me decepcionei um pouquinho. O livro em si é bom, mas deixa a desejar no quesito de superação às expectativas, é um tanto previsível e logo no meio da trama você já deduz tudo o que está por trás do mistério do New Hampshire College. Em relação às imagens, eu adorei, achei todas muito expressivas e contribuiu para o "medinho" durante a leitura. Eu recomendo o livro para alguém que não tem costume de ler suspense e terror, em comparação a outros autores do gênero, logo nos primeiros capítulos percebemos a inexperiência e imaturidade na escrita.

Notas gerais sobre o livro: Como citado anteriormente, a capa, a diagramação e as imagens que compõem a obra são incríveis. Achei que as fotos internas complementam muito a história e até esclarecem algumas coisas que podem não ficar tão esclarecidas pela escrita. No final do livro temos uma listagem de onde todas as fotos foram retiradas, e também, a informação de que a maioria delas foram retiradas de manicômios reais, levando a imaginação ainda mais além! (Medo!!!)

site: http://www.clubeletters.blogspot.de/2014/11/resenha-escrita-asylum-madeleine-roux.html

Nasa 21/02/2016

Resenha Asylum, Madeleine Roux – Maratona Literária do Terror 2016
Eu compro livro pela capa. Comprei o E-book Asylum e deixei aqui guardado, não imaginei que era terror juvenil. O Livro me pegou no clima do terror, mas confesso que não completou minha fome por medo. A historia é bem estruturada, tem alguns momentos tensos, mas não assusta pra valer.

Dava para perceber pela sinopse, no entanto, eu não a li.

Mas vamos lá o livro tem um clima sombrio e de mistério. Tudo começa quando Dan Crawford decide fazer um curso de verão por 5 semanas na escola New Hampshire College, o que ele e nem os outros alunos desconfiam é que o prédio onde ficaram durante todo o curso já foi utilizado como instituição psiquiátrica para doente perigosos. Gente é só um prédio.Bem, é, mas as paredes estão impregnadas de dor e morte.

Mistérios e segredos começam vir a tona quando Dan, Abby e Jordan, os únicos amigos que fez durante sua estada na escola, descobrem a ala psiquiátrica fechada onde os pacientes ficavam internados e eram submetidos a tratamentos nada ortodoxos pelo diretor da instituição.

Brookline, o hospício, agora rebatizado de New Hampshire College, afeta os três amigos de formas diferentes e cria entre eles um clima de desconfiança, medo e animosidade.

Pesadelos, lapsos de memória por parte de Dan começam a afastar os três amigos e mais especialmente Dan e Abby que estavam desenvolvendo um pequeno romance.

Abby ficou completamente obcecada pela fotografia de uma menina com uma cicatriz na testa que encontrou entre as fotos e arquivos dos pacientes. Ela esteve internada em Brookline. Ela passa a ter pesadelos e desenha a menina repetidamente em paisagens sombrias.

O lugar transpira dor.

Quando um dos alunos aparece morto e em uma posição nada convencional a policia invade a instituição e o clima fica insuportável, Dan, Jordan e Abby percebem que todos tem algo a esconder e qualquer um pode ser o assassino.

Fantasmas, mistérios do passado e um assassino em série estão à solta em Brookline, o ou seria New Hampshire College? O lugar não é mais seguro, agora resta saber quem vai ficar e descobrir o mistério dos assassinatos, mesmo arriscando a vida, ou partir, e nunca mais voltar.

Beijos mordidos!

Anny 18/12/2015

Azylum - Suspense Juvenil
Quando comecei essa leitura espera mais terror e suspense, mas logo no início do livro já se percebe que é um livro juvenil.
Dan resolve fazer um curso de verão em New Hampshire College durante cinco semanas e la conhece Abby e Jordan, confesso que adorei o Jordan e seu sarcasmo rs.
Como o alojamento que eles deveriam ficar está em reforma, eles acabam ficando num alojamento onde no passado era um manicômio. A partir daí coisas estranhas começam a acontecer com Dan e seus amigos.

O livro é cheio de suspense a história te prende o que faz com que flua muito rápido, Vc fica com aquela sensação de o que será que vem depois??? A autora tenta engajar um romance entre Dan e Abby o que achei um pouco forçado mas gostei de como ela consegue da uma participação para os personagens secundários durante toda a história.
O final me surpreendeu!
Um ponto muito legal são as ilustrações que fazem parte desse livro, achei bem interessante.

Liv 04/03/2015

Não julgue o livro pela capa
Como sou uma grande fã do gênero suspense e terror, logo que vi o livro na livraria fiquei empolgada, dando uma folhada no livro, vi fotos "reais" que me deixaram muito empolgada para ler. Fui esperando ler um livro com muito suspense e talvez um pouco de terror.

O livro tinha tudo para ser ótimo, mas o foco recaiu nos conflitos adolescentes, e por isso o acabou ficando muito, mas muito ruim mesmo! O suspense foi deixando de lado e o terror chutado para longe. Nas poucas partes que senti um pouco mais de tensão e comecei a ficar um pouco mais animada, logo o suspense era esquecido e de novo vinham os mimimis adolescentes. Apesar de ainda acreditar no potencial do livro, pois tudo poderia mudar no final já que haveria uma continuação, decidi continuar lendo. A trama final foi muito vaga e nada surpreendente, me senti completamente perdida no final, claro que não poderia ter todas as respostas, já que Asylum é uma série. Mas mesmo assim, várias informações importante foram jogadas para o leitor sem qualquer tipo de importância ou desenvolvimento. Apesar de ser o primeiro livro da série, creio que algumas perguntas deveriam ser respondidas.
Em resumo, não gostei do livro, história vaga e nada empolgante.

Mariana 18/11/2015

Bobo
Pela a capa e pela sinopse achei q ia morrer de medo, mas não neste livro, ele é muito juvenil, tem fotos de dentro do livro que são mais medonhas do que a historia.

Se a Madeleine quis fazer um suspense juvenil, ela acertou, mas se ela quis fazer um suspense adulto, ela errou muito, faltou suspense, é um livro bem bobo...

Clube do Livro 30/10/2015

Resenha: Giuliana
A ida para um curso preparatório de verão, no campus de uma universidade, pode ser um experiência única e excitante para qualquer adolescente. No caso de Dan, é também uma ótima oportunidade de descobrir do que gosta e ficar um pouco longe da família. O New Hampshire College fica em uma pequena cidade e também é uma faculdade, mas, a parte interessante de verdade, está na história do alojamento dos alunos, no prédio imponente, sombrio e antigo do temido “Brokline”. Segundo site, ele era um “edifício histórico” e antes abrigava uma “Instituição de saúde mental”, ou hospício, há muito já desativado. Ao chegar naquele prédio um aviso surge na cabeça de Dan...

“Dê o Fora daqui agora mesmo.”

Apesar do receio inicial (e como sempre eles nunca ouvem a voz sábia e medrosa da consciência...), Dan se instala em um dos quartos do temido alojamento “Brokline”. Acaba conhecendo seu companheiro de quarto, Félix, um sujeito esquisitão, quieto e meio nerd. Ao abrir a cômoda, ele se depara com uma antiga foto com os olhos rabiscados...

“Era uma fotografia velha, quase completamente desbotada, na qual ele viu a imagem de um homem a encará-lo – um sujeito de certa idade, de óculos, usando um jaleco e uma camisa escura. Não havia nada de excepcional naquele retrato, a não ser pelos olhos, ou, mais exatamente, no local onde deveriam estar os olhos. Em um momento de distração ou até raiva – alguém havia rabiscado por cima deles."

Pausa para respirar. (começa aí, uma sucessão de fatos assustadores no decorrer dos próximos capítulos e com tantos detalhes que trazem uma veracidade de dar medo à historia).
Essa foto é o começo de tudo, onde imaginação e realidade, presente e passado, loucura e sanidade começam a se mesclar na trama. As revelações do livro começam quando Dan encontra dois novos amigos: Jordan (um rapaz que foi ao curso escondido dos pais) e Abby (uma garota que tem muitos mistérios a serem desvendados durante o decorrer da história).

Até aqui, consegui tentar dar um parâmetro geral do cenário que iremos encontrar, sem contar nenhum Spoiller... Até aqui, é apenas o começo do livro, então..., respire fundo e continue lendo.

Conforme os amigos vão se conhecendo, eles passam a investigar uma ala interditada cheia de fotos antigas e descobrem algumas bem chocantes que parecem ser dos pacientes. Ao revirarem a historia, eles acabam descobrindo segredos e historias intimamente ligados a eles mesmos....

Ufa! Esse texto ai em cima foi minha tentativa de resumir o que esperar do andamento geral do livro (sem spoiller), mas, pelos corredores frios de pedra do Brokline, existem mais segredos do que eu estava preparada...

Esse livro me surpreendeu, me tragou para dentro e me fez arrepiar de medo em algumas partes, principalmente, por mexer com nosso subconsciente com suas ilustrações de arrepiar (elas são baseadas em fotos de pacientes de manicômios reais!!) A historia mistura possibilidades assustadoras reais com ficção. Quem estudou um pouco da segunda guerra se deparou com os horrores praticados por alguns médicos em “experimentos humanos” ( https://pt.wikipedia.org/wiki/Experimentos_humanos_nazistas ) Nesse link de referência, podemos ter uma ideia de que, apesar de ficção, a realidade pode ser tão assustadora quanto...

site: http://clubedolivro15.blogspot.com.br/2015/10/especial-halloween-resenha-asylum.html

Giuliana Sperandio 30/10/2015

“Dê o Fora daqui agora mesmo.”

Se você espera desvendar todos os mistérios somente nesse livro, vai se decepcionar ou ficar muito curioso para ler uma possível continuação (isso ainda não sei se vai ter realmente, vou ter que checar...). Eu torço para que a autora continue e responda as interrogações que ela deixou no final...
Vamos torcer!!

Lucas.Costa 09/03/2015

Decepção
A primeira sugestão pra quem ainda vai ler este livro é: esqueça a capa! Ela gera uma falsa expectativa de que a história é terror ou suspense, quando não passa de um "suspensezinho infanto-juvenil"

A premissa da história é muito boa, Dan é um garoto adotado que vai fazer um curso de verão em New Hampshire e por ocasião fica hospedado em um antigo hospital psiquiátrico que abrigava uns "segredos a mais".

A sacada das fotos reais de manicômios fez aumentar uma estrela das duas que pra mim a história mereceria, por vezes o passar de página tornou-se uma surpresa com imagens sombrias!

Não me empolgou para ler uma provavel sequência...