Le Nom du Vent

Le Nom du Vent Patrick Rothfuss

Resenhas - O Nome do Vento

Jfhsif 11/09/2023

Impecável, uma das melhores fantasias que já lí, o tom de humor e os diálogos foram oque me fizeram lê-lo, o desenvolvimento e o mundo criado pelo autor me fizeram amá-lo.

CEmmanuel 10/09/2023

Iai qual o nome do vento?
Não curto muito fantasia mas resolvi me aventurar nesse livro. De começo eu não consegui me apegar muito ou entender as coisas, mas depois de algumas paginas começou a fluir e eu comecei a pegar gosto pelos personagens, pra mim ficou bom quando ele foi pra universidade e tem toda aquela rixa com o Ambrose, mas tirando isso eu achei bem ok, ele é bem detalhado e bem escrito, pra quem curte fantasia esse aqui é uma ótima escolha.

Guilherme.Vinicius 09/09/2023

Até hoje procuro um livro que me encante tanto quanto esse aqui. Prosa, mundo, personagens, não tem nenhuma falha - E se há, é a de que não é tão longo quanto merecia (Apesar de já ser um calhamaço);

É difícil até começar a sintetizar sobre o que é essa história. Apesar do aspecto fantástico, sua essência são sentimentos que todos temos, desde a mais profunda solidão até a eletricidade de um primeiro amor. Acho que é do tipo de obra que se aproveita mais quando não se sabe de nada. Não há um simples personagem, primário ou secundário, que te leve ao tédio, e até os momentos de calmaria são carregados pela prosa apaixonante do Patrick. Até os locais são alguns dos que nunca saíram da minha mente, desde os livros sem fim do Arquivo até os túneis subterrâneos da antiga Universidade. Acho que desse aqui, eu nunca vou enjoar, e sim retirar dele algo novo a cada releitura.

Pra mim, é o significado de "lar" em forma de livro ?

Maclara.Esteves 08/09/2023

Já li muitas fantasias, e essa aqui facilmente entraria no meu top 10. A construção do Kvothe é algo que eu não esperava mas que na dinâmica do livro fluiu bem, apesar de ter um começo bem arrastado, o que eu gostei foi que não caiu tanto no clichê de herói perfeito, ele é apenas um garoto traumatizado e com uma obsessão, tem seus pontos bons e ruins. Gostei da naturalidade das interações dos personagens, da complexidade da Denna e da riqueza de detalhes que existe nesse universo.
E sobre a riqueza do universo não tem como dizer que não foi bem construído, os continentes, os sistemas, as músicas, tudo muito bem elaborado.
Só tô dando 4 estrelas porque demorei pra ler e não fluiu tão fácil assim pra mim.

manu 02/09/2023

Incrível
Cara, QUE livro!!
Bom pra caramba, nao tava dando fé pra esse livro, achando que eu não ia conseguir chegar nem na metade mas com certeza se superou!
O início é parado, mas quando passa dessa parte... Tudo é extremamente bem ambientado, tu consegue sentir que tu está junto na história, consegue imaginar cada um dos personagens e principalmente, consegue se emocionar junto com o enredo.

Hleyna_iung 02/09/2023

O Nome do Vento - Patrick Rothfuss
"O Primeiro dia das Crônicas do Matador do Rei"

E mais uma vez, o que falar de um livro tão famoso? O queridinho de tantos... Sinceramente não foi nada do que eu imaginava e foi incrível.

Começando que o livro É BEM DEVAGAR no começo, mas é assim porque é o estilo dele, é uma história que parece real, as vezes parece tão real que incomoda, porque o que a gente queria ver era um herói, um protagonista invencível, um gênio imbatível, MAS o que encontramos é o Kvothe, um garoto simplesmente com uma memória incrível, uma vontade de descobrir o mundo e um episódio traumático na sua vida que o faz criar uma obsessão por um suposto monstro de contos de fada, mas que ele sabe que de conto não tem nada.

Com o passar do tempo acompanhamos o 1° dia da narração da trágica e incrível história de Knothe, com momentos altos e baixos, MUITO perrengues, música e magia, choros e alegrias, e muitos inimigos para serem superados (sejam eles monstros, ou simplesmente uma "pequena" mensalidade escolar). O livro é enorme, a riqueza de detalhes da história é impressionante e quanto mais a gente lê mais intrigados e animados ficamos pra próxima parte da história. Eu recomendo, mas ele não entrou nos meus livros favoritos, motivo? nenhum em específico, a história é incrível e vale a pena.

"Quando crianças, raramente pensamos no futuro. Essa inocência nos deixa livres para nos divertirmos como poucos adultos conseguem. O dia que nos inquietamos com o futuro é aquele que deixamos a infância para trás."

"É como se todo mundo contasse uma história sobre si mesmo dentro de sua própria cabeça. Sempre. O tempo todo. Essa história faz de você o que você é. Nós nos construímos a partir dessa história."

Lua 30/08/2023

Até agora não sei o nome do vento ?
Simplesmente fantástico, eu amei a dinâmica do livro, nunca li um livro que se passa em um dia ?, a mudança de narrador é muito bem feita. Amo o formato dele, de história sendo contada dentro de uma história, é uma novidade pra mim. Não conheço o homem que escreveu essa obra, mas já considero demais. A construção do universo, a dinâmica dos personagens e seus desenvolvimentos. O tanto que o personagem principal é carismático é surreal (acho que nunca li um livro focado em um protagonista homem). Todos os personagens na verdade são bem construídos, ainda tenho um pé atrás com a Denna, mas ainda assim, dá pra "entender" as ações e motivações dela (mesmo sem concordar). Enfim, amei tudo no livro, quero muito ler o próximo ?

Amanda3808 28/08/2023

Um dos melhores livros que li na minha vida
O início foi arrastado, pacato e eu sinceramente pensei muitas vezes em abandonar. Porém eu segui em frente, ainda bem. Depois de Kvothe chegar a universidade a história começa a fluir e ficar muito interessante, novos personagens trazem mais fluidez a história e tudo começa a caminhar para entregar ao leitor um dos melhores livros de fantasia que já foi escrito.

Vic 26/08/2023

Quase 8 meses pra ler por ser um livro totalmente fora da minha zona de conforto, mas entrou pra lista dos favoritos. Kvothe é genial e um protagonista apaixonante! Maluca pra ler o segundo livro.

barbiedoll 20/10/2023minha estante
crítica muito boa! pena que aqui no skoob só há elogio a esse livro

barbiedoll 20/10/2023minha estante
"Ouso dizer que é quase ofensivo que uma obra tão grande aborde suas temáticas de maneira tão superficial e inconstante."

infelizmente, isso é muito comum em livros de fantasia (e geralmente, obras - grandes - que pouco exploram seus temas narrativos costumam fazer muito sucesso).

pedro f. 22/10/2023minha estante
Muito obrigado pelo elogio. Foi um livro que mobilizou meu ódio, por isso houve muito esforço na escrita dessa crítica. De fato, uma pena que esse livro tenha avaliações tão elogiosas.
Também concordo que essas obras gigantescas com temáticas mal-exploradas são um grande defeito da fantasia. E mesmo quando são bem exploradas, tendem a ser temas masculinos e medievalescos de guerra e honra.

Juliane 19/08/2023

Um dos melhores livros que eu já li. A construção dos personagens é muito bem feita, todos são muito complexos. O universo que se ambienta o livro também é muito bem construído.

Qualquer um que consiga escrever assim, pra mim, merece ser exaltado:

"A maior faculdade que nossa mente possui é, talvez, a capacidade de lidar com a dor. O pensamento clássico nos ensina sobre as quatro portas da mente, e cada um cruza de acordo com sua necessidade.
Primeiro, existe a porta do sono. O sono nos oferece uma retirada do mundo e de todo o sofrimento que há nele. Marca a passagem do tempo, dando-nos um distanciamento das coisas que nos magoaram. Quando uma pessoa é ferida, é comum ficar inconsciente. Do mesmo modo, quem ouve uma notícia dramática comumente tem uma vertigem ou desfalece. É a maneira de a mente se proteger da dor, cruzando a primeira porta.
Segundo, existe a porta do esquecimento. Algumas feridas são profundas demais para cicatrizar, ou profundas demais para cicatrizar depressa. Além disso, muitas lembranças são simplesmente dolorosas e não há cura alguma a realizar. O provérbio ?O tempo cura todas as feridas?é falso. O tempo cura a maioria das feridas. As demais ficam escondidas atrás dessa porta.
Terceiro, existe a porta da loucura. Há momentos em que a mente recebe um golpe tão violento que se esconde atrás da insanidade. Ainda que isso não pareça benéfico, é. Há ocasiões em que a realidade não é nada além do penar, e, para fugir desse penar, a mente precisa deixá-la para trás.
Por último, existe a porta da morte. O último recurso. Nada pode ferir-nos depois de morrermos, ou assim nos disseram."

Efe Cafee 18/08/2023

O nome do vento
O nome do vento?
Mano, achei super legal a leitura deste livro, tipo, eu nunca li uma fantasia como essa?.
Adorei o livro, os diálogos são tão naturais que senti que fossem pessoas de verdade conversando, a descrição das paisagens é muito boa, achei muito imersivo
Vale muito a pena, definitivamente irei ler os próximos livros