A Torre Acima do Véu Roberta Spindler

Resenhas - A Torre Acima do Véu

Jess 17/08/2016

" Essa é a história do final dos tempos, o apocalipse da humanidade. Não deixe que seja esquecida.Tudo acabou quando uma densa e venenosa névoa cobriu nossa superfície... Em vinte e quatro horas, metade da população da megacidade Rio-Aires estava dizimada diante do misterioso gás.Ninguém se preparara para uma tragédia daquela magnitude. Acusações foram bradadas por todos os lados, tratados de paz desfeitos, grupos terroristas apontados, mas o fato é que ninguém sabia explicar como aquela névoa havia surgido. "

QUE HISTÓRIA minha gente! Para sobreviver à névoa e seus inimigos, as pessoas subiram os edifícios e uma nova sociedade se formou acima do véu.

Todos sabem que a névoa é tóxica e que nela há seres assombrosos mas ninguém sabe como ou porque surgiu, muito menos como se livrar dela. O comando geral é na Torre e as pessoas sobrevivem como podem e se juntando de acordo seus interesses.

Após 50 anos, conhecemos nesse cenário Beca e sua família (Lion e Edu) que vivem de resgate de recursos abandonados. Em uma das missões, algo dá muito errado! E a profissão que já era perigosa se torna ainda mais em um conflito com traição, segredos e ameaças.

Uma narrativa bem simples e envolvente. Um cenário distópico com ação e mistério. As principais perguntas são respondidas até o fim do livro e de forma surpreendente a autora deixa uma pontas para um próximo volume, que mesmo sem saber se vai existir ou quando será lançado, está na minha lista de desejados!

site: www.instagram.com/saymybook

Caronte 15/07/2016

A Torre acima de tudo?
Uma névoa cobriu a Terra, matando as nações. Todos morreram? Não, alguns conseguiram subir os mais altos prédios até onde a névoa não alcançava. E o que sobrou da humanidade vive no topo desses megaedifícios. "Essa é a história do final dos tempos, o apocalipse da humanidade. Não deixe que seja esquecida." (Página 14).

No alto do mundo destruído um organização, a Torre, se formou e protege a sociedade que chamam de "Nova Superfície"; é dela os melhores recursos que sobraram do antigo mundo, remédios, comida, equipamentos, tecnologia, a rede de comunicação. Obedeça à Torre e sobreviva.

Outro ponto interessante da história são as intromissões entre capítulos que a Torre faz. O líder dela, Emir, de vez em quando faz umas transmissões explicando a situação das coisas para seus protegidos...

Para ler o texto completo: Blog Parágrafos Para Grifos. \o/

site: http://paragrafosparagrifos.blogspot.com.br/2016/07/a-torre-acima-do-veu-roberta-spindler.html

Sharon 28/05/2016

Eletrizante!
Muita ação. Uma ótima diversão para quem procura uma história bem escrita, com detalhes divertidos e protagonistas mulheres! Dá pra perceber que Roberta Spindler jogou muito RPG pela forma de narrar. Recomendo.

Claire 10/03/2016

Ótima distopia nacional
Roberta Spindler nos leva para um futuro sombrio da humanidade, onde nossa civilização sobrevive vivendo no topo dos arranha-céus e megaedificios, tentando sobreviver ao acontecimento fatídico acontecido há algumas décadas, quando uma misteriosa névoa tomou o mundo, dizimando as pessoas e as transmutando em algo diferente.
Os personagens são interessantes, temos a Beca, protagonista jovem e cheia de energia, com a qual vamos observando o desenrolar da trama que inicialmente parece simples, mas que então se segue encontrando raízes que podem vir até a explicar as verdadeiras razões da névoa ter surgido.
Há várias cenas de ação, bem descritas, com um bom ritmo (as cenas com os perros são ótimas), e o passado dos personagens vai se montando pouco a pouco diante do leitor.
Sem falar que a autora já está trabalhando na continuação, a qual já estamos esperando ansiosos.
Fiquei muito feliz de ver autores brasileiros escrevendo com tanta criatividade.

Tamirez | @resenhandosonhos 12/01/2016

A Torre acima do véu
Num futuro distópico uma névoa tóxica toma o mundo, e em contato com os seres vivos causa a morte. Tentando fugir desse fenômeno e buscando a sobrevivência, o que restou da população buscou os arranha-céus como refúgio, emergindo acima da névoa.

Nesse mundo acima do véu uma nova sociedade foi estabelecida, e Rio-Aires prosperou sendo comandada pela Torre mais alta e seu soberano, o Faysal. Esse prédio detém e controla os principais recursos desse novo mundo, tentando manter a ordem, mas deixando grande parte da população a mercê da pobreza.

Nesse contexto conhecemos nossa protagonista, Beca. Ela é uma saltadora, uma especialista em saltar entre os prédios e voar pelo ar, usando seus apetrechos que a locomovem de um arranha-céu a outro. Ela, seu pai e irmão adotivo possuem uma empresa que encontra objetos para outras pessoas e é em uma missão em busca de um cubo de luz, que a vida de Beca começa a mudar quando ela se vê em meio a uma trama muito mais complexa do que se pode imaginar.

O que ou quem causou essa névoa? O que são os seres mutantes que habitam abaixo dela? Como eles sobrevivem a quantidade tóxica? O que aconteceu com todos aqueles que caíram no véu durante os anos? Estão mortos? O que realmente há lá em baixo? E como é possível descobrir tudo isso, sem ser infectado e morto pela névoa?

Capa e Edição
O livro teve sua primeira edição em 2014, porém, tamanho foi o sucesso que em 2015 ele já ganhou uma nova edição toda repaginada, com nova capa, muuuuuito mais bonita, diga-se de passagem e muitas ilustrações legais que coroam o interior do livro.

Eu adoro quando o autor se preocupa em esclarecer ao leitor como as coisas se parecem e é pra isso que as ilustrações e os mapas servem, situar o leitor na história. No caso de A Torre Acima do Véu, engrandeceu bastante a edição.

Os capítulos são curtos e por vezes mudamos de narrador, podendo acompanhar outro ponto de vista. Outra coisa bacana são as transmissões da Torre que são inseridas algumas vezes no meio da história, ajudando a entender o contexto de como esse governo funciona e o que ele compartilha com a população geral sobre a real situação.

Minha opinião
Eu estava com grande expectativa em ler esse livro devido a todo o buzz que o lançamento dele causou e de todas as coisas boas que a blogsfera literária vinha falando sobre ele. O mundo criado por Roberta Spindler é muito interessante e quanto mais adentramos ele, mais descobrimos o quanto ele é rico e profundo.

Essa é uma daquelas histórias em que nada parece ser o que aparenta e você vai confirmando essa teoria conforme as páginas vão passando. As história começam a se revelar e os personagens mostram sua verdadeira face frente ao mistério que envolve toda essa história.

Meu personagem favorito é o Nikolai e eu acho que ele ainda pode dar muito pano pra manga na sequência dessa história. Acho a rixa dele com a Beca super previsível, mas mesmo assim muito divertida, o que nos aproxima dos personagens. Já a protagonista é a típica menina corajosa que não faz a menor ideia do que está fazendo ou onde está se metendo. O bom sobre sua construção é que ela é uma guerreira e não fica se fazendo de vítima.

Eu tive alguma dificuldade pra me prender na história logo no começo, mas quando realmente adentrei Rio-Aires (adooorei a mistura com o espanhol, inclusive em várias partes do texto, quando eles conversam) me vi encantada com a história e queria saber mais e mais sobre os segredos escondidos.

O final também chegou surpreendendo, pois não imaginei que descobriríamos o que descobrimos sobre a névoa ou sobre o que está embaixo dela. Isso mostra que há muito mais ainda por vir, já que o final deixa super aberto para uma continuação e eu estou, certamente, esperando por ela.

Acredito que Roberta Spindler, que também é coautora de Contos de Meigan – A Fúria dos Cártagos, construiu um universo rico e que ainda tem muito o que nos surpreender, marcando assim um ótimo inicio em sua careira oficial como escritora.

site: http://resenhandosonhos.com/a-torre-acima-do-veu-roberta-spindler/

@apilhadathay 09/01/2016

Surpreendente!
"A cidade uivava. Gritos de desespero ecoavam pela névoa cinzenta que engolia os prédios, as ruas e os carros..." (p. 7)

?SINOPSE
A Terra está reorganizada em megalópoles, megacidades e blocos econômicos, com megaedifícios por toda parte, High Tech e uma nova visão de mundo. Mas nem todos os artefatos avançados foram capazes de conter uma Névoa venenosa e estranha, que se espalhou pelo planeta, dizimando milhões de pessoas, há 50 anos, poupando apenas quem vivia no topo dos megaedifícios (M-E). O solo sob o véu passou a ser habitado por criaturas misteriosas, conhecidas como "Sombras". Agora, a megacidade Rio-Aires é controlada pela Torre, uma poderosa organização que oferece proteção e comida em troca de obediência aos seus princípios. É aí que mora a protagonista Beca, com seu pai, Lion, e seu irmão, Edu. Eles possuem uma empresa de buscas e resgates, e trabalham descendo aos níveis inferiores dos M-Es, para trazer objetos, medicamentos e outros tipos de itens a pedido. Mesmo que fiquem à mercê dos Sombras e de animais Alterados - que foram afetados pela névoa, eles sempre finalizam seu trabalho. Em uma dessaa buscas, Lion e família viram que a Torre não é tão perfeita assim!

?INOVADOR
Humanos e animais foram afetados pela Névoa e esta foi uma grande sacada de Roberta, que já se destaca na escrita da fantasia! Ela apresenta os Alterados, pessoas com habilidades acima da média: Combatentes, Oráculos, Teleportadores; Saltadores e outros. A leitura é fluída, apesar do universo de informações que Roberta traz. Os personagens são cativantes! Em especial, o RATO, que me encantou nas jogadas despretensiosas, com um fundamento todo especial. E Beca é uma protagonista complexa: ao mesmo tempo em que realiza trabalhos totalmente legais, possui alguns traços de anti-heroína, que é comum nas distopias. Amo o tom quase cinematográfico de cada cena. Consigo imaginar um filme e até uma série com essa história! Alô @netflixbrasil É sucesso!!

?QUERO A SEQUÊNCIA E A ADAPTAÇÃO PRA ONTEM?

Mandy 19/09/2015

"Rato"
Esse foi o primeiro livro que li de um autor brasileiro. Ele foi uma indicação e confesso que fiquei um pouco receosa se deveria ou não lê-lo, mas resolvi dar uma chance.
Eu amei o prólogo do livro. Sério, foi algo sem igual e deveras interessante, nesse momento, fiquei feliz por ter dado a chance a esse livro, contudo, na minha opinião, achei a história um pouco confusa.
Não entendi bem essa história do véu, tive que voltar algumas vezes para tentar entender melhor. Achei que os personagens precisavam ser melhores trabalhados, principalmente a personagem principal da história e o “Rato” pelo importante papel que ele tem na história.
Sério, no momento que teve a descrição do Rato eu logo pensem em Nico de Angelo da série Percy Jackson e imagina a risada que eu dei ao descobrir o verdadeiro nome do Rato. Todas as vezes que ele aparecia eu lembrava de Nico.
Suas ações e atitudes, obviamente, eram bem diferentes do filho de Hades e por isso não gostei dele, o máximo que senti por ele foi pena, apesar de um altruísmo que ele tenha feito não consegui gostar dele.
Porém o livro tem seus bons momentos, os Alterados contabilizaram muito nesses momentos apesar de poucos terem aparecido e eu gostei muito das cenas de ação.
Creio que o livro terá continuação e apesar de tudo que eu “disse” acima eu pretendo ler.

Geli 04/08/2015

Leiamos mais nacionais!!
Adorei a construção do mundo e as cenas de ação. Conseguia visualizar perfeitamente o que estava acontecendo. Gostaria apenas de ter visto mais das intrigas políticas entre a Torre e os demais e como é o dia a dia das pessoas ali.
Senti que algumas partes do enredo não tiveram uma conclusão satisfatória ou aconteceram rapidamente. Também não consegui me conectar com a Beca, infelizmente.
Mas em geral é um livro de aventura bem interessante e vale a atenção para os que querem ler mais livros nacionais.
Roberta, precisamos de uma sequência. Quero saber o que acontece depois!!

Carol 21/07/2015

Quero continuação!
Adquiri esse livro na IV odisseia de literatura fantástica, que aconteceu aqui em Porto Alegre. A autora estava lá e foi super atenciosa e legal. Assim que eu vi o livro fiquei encantada pela capa, mas a história me deixou com ainda mais vontade de lê-lo.

A personagem principal se chama Rebeca, uma saltadora que mora com seu pai e seu irmão. Juntos, os três trabalham como entregadores, e para isso Beca precisa se arriscar próximo à névoa.

Leia a resenha completa no blog!

site: http://goo.gl/xEOWXv

Laise Caroline 24/06/2015

Resenha @MundoSublinhado
Este que agora vos a leitura não poderia ser melhor, foi maravilhosa!!!
Amo distopias e esta história nada mais é que uma das melhores distopias que já li!
Guerra, briga, sangue, amor ao sangue, traições por poder e amor, mas amor a família. Uma verdadeira distopia, sem romance, sem frescura!
"A Torre Acima Do Véu" me conquistou por ser uma história sobre até onde o poder pode levar a humanidade e do que a humanidade é capas de fazer para ter sua 'humanidade' e dignidade novamente!
Perfeito! Indico a leitura!!

neo 13/06/2015

A Torre Acima do Véu foi um dos primeiros livros que comprei esse ano, lá em janeiro ou fevereiro, que foi quando o tentei ler pela primeira vez e acabei desistindo por não conseguir "entrar" na história. Ontem, porém, estava querendo ler alguma coisa e Mage's Blood, minha leitura atual, não estava se mostrando tão atraente assim, então resolvi dar uma nova chance para essa distopia brasileira (também faz um bom tempo que não leio livro físico, e estava com saudades, oops).

Em A Torre Acima do Véu nos é apresentada uma sociedade decadente e bem interessante. Em um futuro que os países cederam lugar para blocos econômicos, uma névoa assassina começa a se espalhar e em pouco tempo elimina um número assustador de pessoas. Cinquenta anos depois, o que restou da humanidade (até onde se sabe) vive no alto dos arranha-céus e mega edifícios da mega cidade de Rio-Aires para escapar da névoa venenosa. Isso mesmo, Rio de Janeiro + Buenos Aires, com seus habitantes falando o que acredito ser uma mistura de português com espanhol. Enfim, esse resto de humanidade é governado pela Torre e vive de jeito bem precário, sempre com medo que as sombras - os "zumbis", aka os infectados pela névoa, - subam os prédios e os ataque.

Entre as pessoas afetadas pela névoa, porém, existem aquelas que acabaram com poderes especiais. A protagonista, Beca, é uma delas, sendo uma saltadora, ou seja, tendo uma agilidade e velocidade acima do normal.

Eu gostei bastante da premissa de A Torre Acima do Véu. Bastante mesmo. Mas, como na primeira vez que tentei ler, não conseguir entrar na história de jeito nenhum. A escrita não me agradou nem um pouco e em certos trechos me fez revirar os olhos. Ela não chega a ser ruim (nope, nem de longe), mas é muito "na cara" e muito cheia de tell. É tipo, ~coisa acontece acontece~ ~explicação dos sentimentos dos personagens com a óbvia intenção de fazer o leitor se sentir de tal jeito~, e pronto, repete o esquema de novo. Faltou um tanto de sutilidade na escrita, melhor dizendo, o que deixou a história bem sem emoção e sem tensão pra mim.

Os personagens são okay. Não são unidimensionais ao extremo, mas também não os achei muito desenvolvidos não. No geral, cumpriram bem seu papel na história, mas acredito que com uma escrita mais polida (por assim dizer) teriam se saído melhor.

Outra coisa que me irritou bastante foi o narrador omnisciente que deu às caras de vez em quando. Aqui é questão de gosto pessoal mesmo (bem, toda resenha é, mas né), mas eu odeio, odeio, narrador omnisciente. Sabe quando você tá lá no POV de Fulano e do nada na narrativa há alguma passagem sobre as intenções ou sentimentos de Cicrano sem que haja alguma indicação de que Fulano os adivinhou/percebeu baseado em algo? Sabe quando a coisa sai do nada mesmo, só pra informar ao leitor que Cicrano se sente desse ou daquele jeito mesmo quando o POV não é dele? Então, eu tenho um verdadeiro horror a narrativas que usam essa técnica. Sei que é válida e sei que tem gente que gosta, mas pra mim é trapaça. Não funfa. Sorry.

O final também me deixou meio decepcionada porque foi bem previsível e meio aberto. A Torre Acima do Véu é um livro único, mas é um livro único que acabou e me deixou com a sensação de que a melhor parte da história ficou de fora.

(A não ser que não seja um livro único? Mas revirei a internet e em todo canto que olho diz que é, so).

Enfim, A Torre Acima do Véu é um livro que eu provavelmente teria adorado se a escrita tivesse sido melhor. Como disse lá em cima, a ideia é muito boa, mas poucas vezes um livro tão pequeno (270 páginas) me deixou tão distraída e desinteressada, o que é uma pena. Apesar das cenas de ação constantes eu mal conseguia me concentrar e me manter lendo, e mesmo vale para as partes com grandes revelações ou informações interessantes. A autora criou sim uma sociedade bem realística (dada as circunstâncias), mas até mesmo todo o a-Torre-não-é-tão-boa-assim-etc-etc-etc me pareceu chato e cliché graças à escrita óbvia (quantas vezes já vimos a história do governo em questão não sendo tão bom assim, né? A coisa tem que ser muito bem feita pra funcionar depois de certo tempo). Anyway, 2.0 estrelas para A Torre Acima do Véu.

PS: Impressão minha ou os poderes nunca são explicados? p.p

site: http://chimeriane.blogspot.com.br/

Mônica 11/06/2015

A Torre Acima do Véu
Achei o começo um pouco chato, mas depois o livro ficou bem interessante... porém, espero muito que o livro tenha continuação, quando ficou realmente bom acabou.

Lira Escarlate 02/06/2015

A Torre Acima do Véu
“Lembrem-se sempre do que a torre fez por vocês; pensem no que eram sem ela e no que poderiam ter se transformado. A Torre é grande e forte, salvadora da humanidade! A dívida que têm conosco é eterna e incalculável. Por isso, obedeçam nossas instruções, sejam cidadãos ordeiros. Vocês não querem perder a única proteção que resta, querem?”
Parece que teremos como tema o totalitarismo, mas não é só isso que encontramos na obra Nacional A Torre Acima do Véu, de Roberta Spindler, que na verdade é uma distopia pós–apocalíptica (aqueles que têm dúvida sobre o que é distopia, leiam Aqui). Com muita ação e mistério, é o tipo de livro que quando começamos a ler só soltamos no fim e ainda fica o gostinho de querer mais. Já aviso que é uma história fechada. Entretanto, há gancho para sequência, a qual já está sendo escrita pela autora.
A Edição do livro foi feita pela Giz Editorial é muito boa, e dou destaque especial para a capa; admito que foi o motivo de ter colocado ele na frente das leituras da lista. Comprei A Torre Acima do Véu por ser Nacional e ter uma sinopse que me interessou muito (adoro distopias), mas quando o coloquei na estante para terminar outros livros não conseguir olhar para nenhum, pois o degradê de lilás puxava minha vista sempre. Então, se não pode vencer junte-se a ele, e não me arrependo de ter devorado este livro.
“ – Sinto que, sem querer, acabei participando de um evento que vai marcar nossas vidas no futuro – disse pensativa.
- Talvez você esteja certa, hija – Lion passou o braço sobre seus ombros. – Mas agora devemos viver o presente.”
Se tratando de enredo, acho que a citação acima resume o gatilho da nossa história. Somos apresentados à Beca, uma saltadora (mutação genética devido à névoa que faz com que ela tenha facilidade com saltos) e trabalha com o pai Lion (ex-mergulhador da Torre – homens que descem para a superfície a fim de buscar informações) e seu irmão Edu (amante de informática). O negócio da família é entrega de itens necessários, ou seja, quando há necessidade eles vão atrás de itens específicos em andares mais baixos e perto da névoa, em prédios abandonados. Deste jeito, Beca se envolve numa disputa por um cubo de energia, algo extremamente útil para eles, só que a outra parte interessada no cubo é a Torre, aparentemente o objeto contem informações sobre os misteriosos seres monstruosos que moram na superfície e são conhecidos como ‘Sombras’.
O que não se imagina é que uma coisa simples pode esconder tanto jogo de intriga e até traição. Deste jeito, Beca se vê numa situação onde terá que enfrentar seu maior medo e entrar na névoa. O que será descoberto nesta aventura poderá mudar o mundo que nossos personagens conhecem.
Alguns pontos me chamaram bastante atenção no Livro, pois admito que no começo da leitura não o via como uma distopia. Afinal, nem todo livro que se passa em um mundo destruído é uma distopia. Contudo, alguns trechos de transições da Torre me fizeram ter a certeza do regime totalitário e imposto através do medo da névoa. “... a Torre cuida de sua manutenção. É claro que isso só é possível pelo respeito que o bloco Carrasco nos direciona. Quando são obedientes, as recompensas sempre vêm em mais quantidade.” Transmissão feita pelo Emir, líder da Torre. Outro ponto que achei muito interessante em ser abordado, mesmo de forma sutil, é a religiosidade. Como a história se passa na mega cidade Rio-Aires e nós da América Latina sempre tivemos muita força religiosa, neste mundo a religião não tem força! Claro que a função de elevar os ânimos do povo tem de ser do poder totalitário. Entretanto, vemos a formação de alguns conceitos de religião e até é falado de um culto à Névoa. Só que é a tentativa de um líder de gangue em fazer renascer o catolicismo que mais me deixou intrigada, pois ela coloca que o povo tem necessidade de se apegar em algo, de crer, e a Torre não está conseguindo suprir isso. Assim, interpretamos que o regime começa a mostra suas falhas.
Diante de tudo que eu falei posso concluir que é uma leitura muito boa e prazerosa, nos faz refletir sobre muitas coisas e principalmente nos faz rever muito de nossas relações pessoais, pois é de admirar a lealdade e o amor da Beca pela família. Contudo, tenho que destacar alguns pontos negativos: há um excesso de perguntas que foram formuladas em minha cabeça sobre o cenário e não consegui obter respostas. Explicando melhor, como foi que a sociedade sobreviveu sem plantações por mais de 50 anos? Todos os nutrientes são sintéticos? E o resto do mundo, pois só escutamos falar de Rio-Aires, mas todos têm helicóptero e computador, mas em momento nenhum vemos ninguém se comunicar com alguém de outra cidade. É basicamente isso que me incomoda, espero que seja explicado no próximo livro, que já estou esperando com muito afinco, e já estou treinando meu espanhol, pois nossos queridos personagens falam em portunhol! Todos os xingamentos são em espanhol, é muito legal, e dá um ar divertido e leve à leitura. Desejo que todos possam apreciar esta obra nacional, pois com toda certeza vale muito à pena a leitura e a autora está de parabéns pelo trabalho. Como sempre, deixo vocês com a sinopse oficial do livro.

site: http://www.domaingeek.com.br/torre-acima-veu/

erosgmmj 30/05/2015

Um Desvelar Empolgante!
Livro de leitura fácil, empolgante, cheio de reviravoltas, personagens e enredo cativantes... ( Rato é o Melhor! rsrs).

Me senti feliz por Roberta Spindler ser mais uma grata surpresa entre os escritores nacionais. - (Já sou ‘‘mega-fã’’ de André Vianco e Eduardo Spohr).

Demorei um pouco para se acostumar com a quantidade de gírias e expressões usadas pela autora, esperava mais com referência ao final também. Mas fiquei entusiasmado pela clara evidência de uma continuação, pois estes fatores não desmerecem a leitura e principalmente esta obra muito boa!

Parabéns Roberta! Viva a literatura e os escritores nacionais! Aliás, diga-se de passagem, o valor do livro é super acessível – R$ 9,90.