Fangirl

Fangirl Rainbow Rowell

Resenhas - Fangirl

Dani 21/09/2022

De leitora a escritora
A história é boa, apenas demora a desenvolver um ritmo. Do começo até o meio enrolei a leitura, por não ter prendido muito a minha atenção. Depois a leitura foi desenrolando bem rápido. A protagonista é extremamente chata no início, Cath amadurece ao longo do livro, apesar do curto período com ela. Não esperava que devido a personalidade das gêmeas eu tenha preferido a irmã não protagonista.

Gabriela.Marques 12/09/2022

Um livro sobre uma menina que escreve fanfics, mas que é muito mais do que isso o quanto ela ama esses personagens e se importa com eles. Cath e Levi são tão fofos juntos, um livro sobre o cotidiano de uma adolescente que acabou de entrar na faculdade.

Larissa2735 07/09/2022

Reconfortante e identificador <3
Fangirl é para todos que liam (ou continuam) lendo fanfics; para os que se perdem, às vezes, no mundo fictício, por medo do real; para todos que sentem uma pequena ânsia à menção de mudanças ou eventos repentinos; para todos que sentem uma ansiedade absurda ao se relacionar com alguém, não pela falta de confiança, mas por um medo de entrega e exposição; é para todos que procuram as ficções quando a vida está difícil, mas que ainda possuem esperança de possuir algo parecido ao que estão lendo; para todos que possuem paixões e ídolos, e que não têm vergonha de abraçar esse lado fã.

Fangirl realmente foi uma leitura deliciosa. Não por uma escrita magnífica ou trama viciante, mas pela EXTREMA verossimilhança a todos que participaram (ou participam), pelo menos uma vez na vida, de algum fandom. Parece bobo, mas a Rainbow Rowell sintetizou todos os sentimentos que é fazer parte disso: um amor meio irracional por pessoas ou personagens, e a sensação de se sentir parte de algo. Na história, Cath é uma menina de 18 anos que acabou de entrar para a faculdade, e tem dificuldade de conciliar a nova vida adulta com todos os hábitos e rotinas de sua adolescência, como as constantes atualizações de sua fanfic ?Sempre em Frente?. Ao longo da trama, é muito legal perceber, junto com a Cath, que esse lado fã não é algo que precisamos abandonar, porque ele sempre estará conosco. Também é incrivelmente reconfortante como a Rainbow Rowell expressa que não há necessidade de esconder ou de se envergonhar de algo que gostamos muito; no começo, Cath é relutante sobre expressar seu lado fã publicamente (no caso, à sua colega de quarto e ao amigo dela), mas ambos ficam fascinados com seu entusiasmo pela saga e seu talento para a escrita.

Em resumo, Fangirl não é um livro ?marcante?: ele não te fará chorar, ou virar a noite para terminá-lo, mas é extremamente reconfortante e calmo. Acompanhando a Cath, eu me identifiquei absurdamente com a personagem, e pra mim, essa é uma das principais razões pela qual histórias são e devem ser escritas: a possibilidade da trajetória de alguém, mesmo que fictícia, espelhar a de tantas pessoas que, muitas vezes, anseiam por uma identificação, por saberem que talvez não sejam só os que se sentem de tal maneira.

Só não dou 5 estrelas, pois o final não me agradou. Nunca tinha acontecido isso comigo: quando acabei o último capítulo (que eu não sabia que era o último), e encontrei os agradecimentos da autora, achei que talvez eu tivesse baixado um arquivo faltando o epílogo real, mas não, era realmente o fim. Foi meio esquisito, a sensação é de que você não acabou de fato o livro, o que me incomodou um pouco Além disso, esperamos o livro inteiro a Cath terminar ?Sempre em Frente?, e não temos o desfecho de sua fanfic, e nem se ela chegou a terminar (mas 99% de certeza que sim, ela a terminou).

Momento de spoiler, pois preciso falar deles: o desenvolvimento da Cath e do Levi é sensacional. Ver o relacionamento deles florescer ao longo do livro é muito fofo, pois ao começarmos a história, é algo que jamais esperaríamos, e é muito natural. Além disso, me senti muito grata ao ler sobre os medos da Cath: quando estamos imersos na ficção, a ideia de nos relacionarmos e nos entregarmos parece muito fácil e natural, mas na vida real, não é, há um medo genuíno quando é de verdade (mesmo que nem todos experienciem essa mesma sensação). Então, ao ver o quanto o Levi gostava dela, e não se importava de esperar o tempo que fosse até ela se sentir confortável o bastante para, por exemplo, beijá-lo, me aqueceu o coração, porque é muito comum tomarmos decisões precipitadas pelo receio de estar decepcionando quem gostamos, quando o importante é que nos sintamos bem com o que estamos fazendo.
Larissa2735 07/09/2022minha estante
* liam (ou continuam lendo) fanfics

ana carol 04/09/2022

Sem palavras, de verdade
Comecei essa leitura sem saber como terminaria e até pensei que me decepcionaria um pouco, mas me enganei, e muito!
Esse foi o primeiro livro que leio e não queria terminar.
Me identifiquei com Cath, me identifiquei com a autora, me apaixonei demais por Levi, tomei ódio de Nick, Wren virou uma irmã que eu sempre quis ter e talvez estou saindo dessa leitura com um novo vício: barrinhas de cereal.

A autora tem uma escrita tão leve que você nem percebe que se apegou a todo enredo do livro, somente quando chega no final e não quer terminar de viver o mundo de Cath.

Só digo uma coisa: LEIAM FANGIRL!!!!!!!!!!

catberryx 01/09/2022

O livro é bom, gostei da forma que mostrou a evolução e o amadurecimento delas. .

Joice80 27/08/2022

Não é pra mim!!!
Tem livros que são ruins pq são ruins mesmo, já outros são ruins pq não é nossa vibe. Ressaltando esse falto, percebi que esse romance pertence a segunda situação, ele tem seu público alvo e não sou eu, mas mesmo assim reconheço sua boa escrita e até bons momentos, nada além!!

Karen 26/08/2022

Acho que o livro perdeu um pouco de fôlego no final, queria que algumas coisas tivessem tido uma resolução, já que tomaram boa parte da narrativa ao longo do livro (a título de exemplo, o drama com a mãe, a doença mental do pai e os problemas da irmã).

Mas, no geral, o livro superou as minhas expectativas. Na verdade, eu não tinha criado expectativa alguma e essa é uma das melhores coisas de ler livros fora do hype, a sensação deliciosa de ser surpreendida positivamente.

Confesso que achei as partes específicas da fanfiction enfadonhas (já pensando aqui que, muito provavelmente, não vou conseguir ler Carry On), já o texto final da aula de ficção me fez derramar lágrimas.

Embora eu simpatize com a história de Cath, ela é muito enjoada. Haja paciência! A melhor personagem de FanGirl, sem sombra de dúvidas, é Reagan.

As lições sobre a escrita, vou levar para vida.

Bella 25/08/2022

Nota dó!
Meu Deus... QUE LIVRO É ESSE RAINBOW??? Enfim... vamos começar com os pontos da história:
1. A protagonista é CHATA DEMAIS!!!
2. A história seria da "escritora" de Carry On, isso quer dizer, uma história pra vender mais.
3. Eu li pelo romance mas não vi nenhum romance!!!

Apenas isso me decepcionei demais! ?

Instagram: @leitura_da_bella

Acassia 22/08/2022

Um de meus favoritos.
O começo é bem ruim, entediante, mas não de uma forma que te faz querer largar o livro e começar outro, não. Muito pelo contrário, tive muita vontade de continuar lendo por perceber que tinha algo sendo construído.

marina 21/08/2022

Fangirl
Já começando que o começo desse livro é um lixo porém depois da uma melhorada. Quando eu li ele eu tinha achado interessante, nunca tinha lido um livro nesse estilo, porém eu acho que atualmente eu não gostaria da história. Mas vale a experiência

Ana 17/08/2022

Achei "Fangirl" na estante de destaque na biblioteca do meu bairro. Estava em destaque por ser um livro novo, e numa edição nova e atraente. Queria lê-lo há tempos, pois já li "Eleanor & Park", da mesma autora, e gostei demais.

Com esse aqui, rememorei algo: aprendemos não só com livros instrutivos, mas também com os de ficção. Soube isso de forma mais profunda com esse livro. Me reconheci na personagem principal e isso me revelou coisas que eu insistia em ignorar sobre mim mesma.

Cath, a protagonista, é uma menina de 18 anos que vai começar a cursar a faculdade. Ela passou a vida grudadinha na irmã gêmea e detesta a ideia de seguir o seu próprio rumo, ter outra colega de quarto, conhecer pessoas novas. Para ela, a irmã é o suficiente. Além disso, Cath escreve fanfics sobre uma série cujo protagonista é um jovem mago (referência claríssima a Harry Potter). Mais do que escrever, ela é obcecada por esse universo.

Ela se recusa a se expor. Seja como escritora, seja buscando novas amizades, seja vivendo um amor e vencendo a ansiedade. Ver a jornada de amadurecimento dela nessas áreas foi especial para mim. Na verdade, em alguns trechos foi particularmente reconfortante ver que minhas inseguranças e bloqueios muito específicos não são um problema só meu - eles existem em outros seres humanos também, e o que a gente pode fazer é simplesmente escolher vencê-los, dia após dia. E a isso se dá o nome de amadurecimento. Algo incrível.

Amei a Cath, mesmo que em alguns trechos a esquisitice dela seja quase caricatural. Amei ainda mais o Levi - as cenas dos dois são lindas, a melhor parte de todo o livro. Todos os toques e sorrisos e o carinho, respeito e espera dele por ela...apaixonante demais da conta.

O ritmo do livro é meio arrastado do meio pro final - várias cenas desnecessárias e falta de aprofundamento no que precisava ser dito. Senti falta de mais cenas sobre o pai das meninas, a bipolaridade dele e mesmo flashbacks da infância delas com ele. Seria muito mais proveitoso se, em vez de tantos trechos chatões dos livros e fanfics do Simon, tivesse esses flashbacks, ou mesmo se ao final tivéssemos um trecho maior do livro da Cath, mostrando a cereja do bolo do processo de crescimento dela, digamos. Senti falta também de uma cena dramática com a família toda junta, Cath, Wren e os pais na emergência do hospital. E ainda faltou um encerramento...mas como vi em "Eleanor & Park", a autora não é muito fã dessas coisas, gosta mesmo é de encerrar a história de um jeito abrupto. Faz parte - acaba nos estimulando a escrever fanfics com o que gostaríamos que acontecesse mesmo. Assim como a Cath.

Bru 10/08/2022

Nerds e suas referências
Bom, gostei muito da escrita, realmente. Mas poxa, pra quê tanta citação da fanfic dela no meio das páginas? Fica muito cansativo e você acaba se perdendo no meio da história.

Eu adorei o jeito que ela e o Levi se envolvem, porém ficou muito em aberto o relacionamento deles, parece que faltou algo.

Mas o que não supero realmente é o final aberto de como fica a história dela que a professora deu uma segunda chance, tipo, deu a entender que ela começou a escrever o que já é um início, mas e aí, cadê?

O relacionamento com a irmã dela também, conseguiu passar por cima, mas cadê?

Sinto que ficou muito corrido o final, poderia completar mais o livro, mas deu vontade de ler os outros livros, para entender a fanfic dela :)

E tirando tudo sobre os finais em aberto, foi uma leitura realmente cativante e fofa de se ler, bem descontraída.

Bidrade 08/08/2022

in the others' shoes
Esse livro desgastou minha empatia a personagem principal é o verdadeiro significado de "antidiversão" e por muitas vezes quis desistir do livro mas ainda bem n fiz isso, o livro é EXTREMAMENTE BEM DESENVOLVIDO o final foi muito bem feito. Com certeza vou ler mais livros dessa autora. Por mais que ele seja cansativo no começo vale a pena ler ele ate o final.