Perdido em Marte

Perdido em Marte Andy Weir

Resenhas - Perdido em Marte

qojorgeop 13/02/2020

Surpreendentemente Encantador
Amo histórias de ficção científica e confesso que eu adorei essa em particular. Tinha começado a ler antes mesmo do filme, então posso dizer que sou fã muito antes. Só consegui terminar hoje, mas valeu cada minuto gasto. Há informações científicas surreais que o autor soube colocar perfeitamente, criando um ambiente equilibrado com humor e conhecimento científico perfeitos para o leitor não se cansar. Cada minuto é uma tensão, te prende, te faz querer mais.

Érico 21/02/2020

Um pouco "técnico"
Gostei bastante do livro, e sem dúvida aprendi um bocado - partindo do princípio que as informações técnicas sejam precisas.
Em alguns momentos achei um pouco maçante justamente essa parte mais técnica, mas ainda assim gostei muito do livro, e recomendo!

Cinthya 21/02/2020

Gostei bastante, a história foi muito bem escrita!
O livro tem muitas informações técnicas (que eu assumi como verdadeiras, pois não entendo do assunto), o que é justificável já que tem um formato de diário de bordo. Assim, além do Mark ter que sobreviver em condições precárias usando todo seu conhecimento, ele precisava explicar o que estava fazendo para caso alguém recuperasse o diário no futuro. E acredito também que isso ajudou a manter a mente dele sã.

Apesar de as vezes ser bastante técnico, foi perfeitamente possível visualizar todo o decorrer da história, perceber a tensão, torcer pelos experimentos e rir do senso de humor do protagonista. E as partes da Terra foram ótimas para balancear com o monólogo.

Dani 04/03/2020

Esse livro é de tirar o fôlego do início ao fim. O sarcasmo do Mark Watney me cativou.

Paloma.Cristina 10/03/2020

Um livro ótimo e inteligente
Um enredo futurista inteligente demais, que nos faz viajar não só para outro planeta, como também viajar sonhando com o futuro da ciência

Rafael1146 21/03/2020

Ficção científica realista
Livro escrito em forma de diário de bordo, com uma exorbitante quantidade de detalhes técnicos sobre física, engenharia e química, e que só não torna a leitura maçante pois o autor soube contrabalancear com o personagem sendo descontraído e simpático (pra não usar a palavra palhaço) agindo como alivio cômico.
O que talvez afaste os fãs mais críticos de ficção científica é que o autor explora e evolui muito pouco a psique de seus personagens e acabou enfatizando mais o "realismo" das descrições científicas - o que talvez seja um atrativo maior para engenheiros, físicos, matemáticos.
No geral é um bom livro, conciso e coerente, e além de tudo um ótimo entretenimento. Recomendo o filme também.

DessaJ.C. 24/03/2020

Uma pena
Eu realmente estava bem curiosa para fazer essa leotura, mas por fim vi que nao é tudo isso, esperava mais um tipo de 'romance' do que relatos cientificos, o qie estragou um pouco a leitura, mas...

Patt 08/04/2020

Inacreditável
Eu amei a forma que o autor escreve. Dá pra notar que ele estudou para escrever. A história é impactante.

Luiz 15/04/2020

Livro muito bem escrito, com uma quantidade absurda de detalhes técnicos que enriquecem a historia, porem algumas vezes acaba tornando ela um pouco lenta para quem não entende do assunto. O senso de humor que do Mark Watney é provavelmente a parte que mais gostei do livro, sempre fazendo piadas n importando o quão terrível sua situação esta.
Uma boa leitura para essa quarentena

Bru.knutz 16/04/2020

Maravilhosooo
Vi o filme esses dias e deu vontade de ler de novo haha muito bom, recomendo!!

Leo - Blog Livreiro. 19/04/2020

Leitura técnica com protagonista cativante
De início eu estranhei a leitura, pois cheguei a pensar que não entenderia os elementos que a envolviam. A linguagem por muitas vezes era técnica demais para mim, fato que me fez reler algumas páginas para melhor entender a narrativa. Mark Watney tem uma personalidade cativante, e que trouxe leveza a sua rotina em Marte. Entretanto, os diálogos que se passavam na NASA eram as partes que mais me prendiam atenção.

Até a primeira metade do livro, eu não senti muita emoção, porém nos 30% finais eu não queria desgrudar do universo da história. No último capítulo, eu esperava terminar com mais êxtase, porém, novamente a linguagem acabou atrapalhando a minha compreensão dos eventos narrados.

Mesmo diante dessas críticas tecidas, eu considero uma leitura grandiosa. Fez-me querer continuar lendo mais sobre o gênero e aprender mais para embarcar em outras experiências similares. No fim, sei que vou ficar com saudades de Marte e de seu Ex-habitante mais ilustre. Até as telinhas, Mark Watney!

Vanessinha 21/04/2020

Meu primeiro sci-fi
Não imagina que iria gostar tanto. Não tenho hábito de ler o gênero e li algumas críticas sobre a linguagem ser muito científica. Eu não senti a dificuldade na linguagem. Achei a primeira parte até 15% um monólogo (construindo pelo diários, suposições, tentativas, teorias) do personagem muito rico em informações. Adorei o protagonista lutar e querer modificar a situação difícil em que se encontrava. A narrativa ganhou mais velocidade depois que a NASA soube que o astronauta estava vivo. Valeu por muitos motivos, mas especialmente pela narrativa muito criativa e bem construído do autor.

thebnc 26/04/2020

Fantástico!
Particularmente, sou fanático por histórias relacionadas a qualquer tipo de viagens. Viagens pelo mundo, no tempo e é claro viagens espaciais. Para quem quiser ter uma melhor imersão aconselho estudar brevemente sobre qúimica, botânica e automação industrial. Talvez ajude a entender melhor algumas partes. Mas é só minha opinião kkk (não é um requisito).

Boa leitura!

Regina 26/04/2020

É um livro bem escrito, e em alguns momentos até engraçado. O personagem é inteligente até demais, mais o livro é composto por muitos detalhes técnicos e se tornou um pouco cansativo para mim.

Rodrigo 26/04/2020

Resenha de Rodrigo
Livro muito legal. Não é pesado de ler mesmo com definições técnicas. Uma aventura muito boa.