Perdido em Marte

Perdido em Marte Andy Weir

Resenhas - Perdido em Marte

Antonio.Augusto 28/03/2021

"Toma essa Neil Armstrong"
Para aqueles que gostam de ficção científica e ciência, o livro é um prato cheio. O livro adentra toda a ciência envolvida com mais qualidade queno filme.
Outro ponto favorável é que o filme dramatizou muito o final, e os finais são diferentes.
Mas a saga de Watney no planeta vermelho é instigante, emocionante. Um botânico muito sagaz e inteligente!

Lendo no mato 12/04/2021

Um MacGyver espacial sensacional
Acho que a primeira coisa a se dizer sobre esse livro é que ele é muito maneiro. Muito mesmo. Me animei de lê-lo após terminar minha última leitura (Revolução das plantas, que tem resenha aqui).

Eu já conhecia o filme, já o tinha visto, mas o ele não me marcou muito. Lembro que concorreu a alguns Oscars e tal, mas a mim não foi tão sensacional. Um bom filme entre outros.

Comecei o livro meio que com essa ideia na cabeça. E quando você começa a ler e vê toda aquela ciência espacial, sei lá, jogada na sua frente, você vai ficando meio doido. Mas relaxa que passa. ?

Lembrando que o livro conta a história de Mark Watney, um astronauta, botânico e engenheiro que após um acidente acaba sendo 'largado' em Marte sozinho pelos companheiros que achavam que ele tinha morrido.

O que essa sinopse não conta e o filme não me expôs tanto, é que o tal do Mark Watney é o Macgiver do espaço. Porque vou te contar, o cara faz de tudo num ambiente inóspito onde tudo conspira contra ele. Fora seu eterno pensamento positivo. Eu não sobreviveria nem 20 páginas Marte.

O livro traz, ao meu ver, uma ficção científica hard core, mas consegue contar uma história incrível que deixa o leitor sempre instigado com o porvir. "Como Mark vai sair dessa?!" Essa sensação de angústia e expectativa é o que leva o leitor a torcer cada vez mais pelo tal do Mark Watney. É um personagem que devia ser brasileiro, porque esse não desiste nunca mesmo!

Mass...Apesar de tudo, a maior ficção do filme para mim foi a Nasa e todo o planeta Terra colocarem a vida de uma pessoa acima do dinheiro que seria necessário para seu resgate. Isso é realmente difícil de engolir. Todo o resto científico até vai. ?

Mass (2)..o livro termina com uma mensagem que vai diretamente em resposta a esse pensamento que eu tive. Escritor safado que previu isso! ?

Felpz 15/05/2021

Perdido no meu quarto com a mente em Marte
Andy Weir tem um espaço no meu coração como o meu autor favorito de ficção científica. Sua obra não perde uma página se quer, com bastante física, química e biologia, Perdido em Marte é uma verdadeira aula de Ciências da Natureza com aquele professor palhaço que faz piada em toda frase. Repleto de tensão e reflexões, seu livro mostra o lado mais forte do homem, como a solidão pode salvar e como nós temos a capacidade de adaptação que superar qualquer animal. Mark Watney é um botânico que acaba sendo deixado para trás como morto e tem que se virar para sobreviver num planeta desconhecido e sem comunicação alguma com outro ser humano. Perdido em Marte tem lugar reservado na minha prateleira, juntamente com Artemis, porque Andy Weir sabe realmente te ensinar enquanto causa questionamentos e muita risada. Já coloquei Project Hail Mary na minha lista, lançado dia 10 de maio de 2021, entrei em contato por email com o autor e ainda não tem previsão de lançamento no Brasil, mas ele escreve tão bem que vou me desafiar a ser em inglês. Recomendo totalmente

vnunes 15/05/2021

Bom, mas um pouco cansativo
Muito boa a história. Eu tinha visto o filme, mas não lembrava da história, então fiquei ansioso o livro inteiro. Algumas partes acabam sendo cansativas por ter muitos detalhes

Michele.Ventura 20/05/2021

Esse livro é incrível! A linguagem científica as vezes faz a gente se cansar, mas pra quem gosta de ciência é prazeroso acompanhar todos os raciocínios tidos por pessoas tao inteligentes. Quando vai chegando mais no final vai ficando ainda melhor! Fiquei nervosa e ansiosa lendo como se estivesse vivendo as situações. Só acho que poderia ter abordado mais o psicológico de Watney ao viver tanto tempo sem companhia humana, acredito que foi a única parte não tao realista: o entusiamo, humor e tranquilidade mesmo passando tanto tempo sem contato com outras pessoas. No mais: incrível!

Vinicius Nathan 28/05/2021

Um bom livro, que prende o leitor do início ao fim, pois relata diversos detalhes do dia a dia de um astronauta perdido, como um diário, no qual vamos descobrindo o destino deste e pensando em qual tipo de solução ele irá encontrar. Apesar de ter assistido o filme primeiro, acredito que seja um bom complemento do livro.

Rapha 04/06/2021

Só faltou dosar algumas informações
Acho que a quantidade de informações científicas e cálculos sobre a engenharia de tudo o que estava lá em marte cansa um pouco. Por outro lado, senti falta de uma melhor descrição de outras coisas, como por exemplo do tamanho dos materiais e máquinas que Mark estava manipulando ou vendo. Ficou meio difícil de visualizar às vezes. Mas é um bom livro (fiquei surpresa ao saber que é o primeiro do autor!) e eu gostei do humor do personagem principal e da tripulação também. Os últimos capítulos me prenderam bastante! Se tornou um de meus livros favoritos.

Tonha 07/06/2021

Angustiante e incrível
Foi sensacional acompanhar a jornada de sobrevivência de Watney, que é um protagonista simpático, inteligente e muito engraçado. As cenas finais me deixaram ansiosa, como se estivesse realmente acontecendo, e em seguida emocionada. Apesar de envolver bastante ciência, o livro é muito gostoso de ler, e os personagens incríveis. Gostei muito!!

Pam 07/06/2021

Para quem gosta física, química e botânica irá amar, também quem não gosta pode gostar.
Tem vários momentos engraçados, como momentos sérios e referências a cultura pop.

Corazón 11/06/2021

Perdido em Marte
Narrativa divertida de se ler. Ficção científica realista e minuciosamente inteligente, autor muito bem informado. Nota : Obrigatório para amantes de FC.

Natalia.Sorroche 13/06/2021

Livrasso!
Que livro bom!

A história é muito interessante, o bom humor do Mark é uma das peças chaves pra esse livro ser algo tão leve e gostoso de se ler, apesar de o tempo todo acontecerem problemas que cada vez mais dificultam e atrasam a vida dele, ele continua tendo bom humor e lidando com as situações da melhor forma possível.
Uma história envolvente e cheia de aventuras que a cada página tu fica preocupado se mais alguma coisa vai dar errado ao ponto de impedir que o Mark consiga sair de Marte. Apesar de já ter assistido o filme, foi uma experiência incrível essa leitura, mesmo que eu já soubesse o final de tudo, fiquei agoniada e torcendo muito para que as coisas parassem de dar errado.

Recomendo muito a leitura pra que gosta de livros de sci-fi, algumas pessoas podem se incomodar com a quantidade de descrição de assuntos técnicos, mas isso é essencial para que nós possamos entender a dimensão do problema em que o Mark se encontra.

Obrigada Mark Watney por me ensinar que mesmo na estando na merda, o melhor de tudo é sempre dar risada e tentar não surtar!

Henrii 15/06/2021

Fantástico
Vim parar aqui por causa do filme, o livro é muito mais rico em detalhes, uma história muito bem contada, você se apega demais ao personagem principal.
Os demais tem muito mais detalhes e histórias, você que gosta de ficção científica vai adorar!

Deco 15/06/2021

Aventura Marciana Cinematográfica.
O livro é excelente, de escrita fácil e estória envolvente. Um Sci-Fi no estilo "Hard Science" totalmente cinematográfico. Enquanto lia, senti que podia praticamente "ver a cena" se desenrolando na minha frente.

Recomendo para qualquer leitor, mas em especial para os fãs de ficção científica que vislumbram uma realidade mais próxima do que muitos imaginam.